Formação e Gestão Escolar Postado no dia: 19 março, 2024

Educação digital: os desafios das escolas do futuro

Educação digital

Tempo estimado de leitura: 4

A educação digital é considerada uma verdadeira revolução nos processos de ensino e aprendizagem do mundo atual.

O fato é que a tecnologia vem assumindo um papel cada vez mais transformador em diversos aspectos da vida, e com a educação não poderia ser diferente. As tecnologias digitais já são usadas em sala de aula para apresentação de conteúdo multimídia, pesquisas on-line e tarefas complementares, por exemplo.

A integração dos recursos tecnológicos no ambiente escolar ampliou o conhecimento e as ferramentas metodológicas, mas também fez surgir novos desafios para as escolas do futuro.

Por isso, este artigo busca evidenciar essas questões existentes e as soluções possíveis, como forma de ajudar as escolas que já vivenciam a realidade da transformação digital. Continue a leitura!

Mas, afinal, o que é educação digital?

A educação digital corresponde ao uso de ferramentas tecnológicas nas práticas de ensino e aprendizagem. Ela se utiliza de softwares, plataformas on-line e recursos digitais no processo educacional, desde a educação básica até o ensino superior e a formação profissional.

De acordo com uma pesquisa divulgada em dezembro de 2020 pelo Instituto Península, 44% dos educadores acreditam que o futuro da educação terá um formato de ensino que alterna aulas presenciais e on-line.

Outro ponto importante da aplicação das tecnologias no âmbito escolar são as soluções digitais, que podem deixar a gestão escolar mais eficiente e ágil.

Por que é tão importante investir em ferramentas digitais para o aprendizado dos alunos?

Das dez competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), duas mencionam a tecnologia como habilidade essencial na formação do aluno.

De acordo com a competência 4, é importante utilizar as diferentes linguagens, inclusive a digital, para expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em vários contextos, bem como para produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

Já a competência 5 se refere à aplicação das tecnologias digitais de forma crítica, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, a fim de se comunicar e disseminar informações.

Assim, percebe-se que os direcionamentos da BNCC são reflexos do atual cenário tecnológico do mundo contemporâneo, em que os alunos precisam receber uma educação digital para que o uso da tecnologia no dia a dia seja saudável e pleno.

Conheça mais algumas vantagens da educação digital:

As ferramentas digitais oferecem uma oportunidade para expandir a criatividade, a inovação e a capacidade de resolver problemas no cotidiano. Elas também:

  • aumentam o repertório – o acesso fácil e rápido a uma grande quantidade de informações pode enriquecer o conteúdo educacional e elevar as possibilidades de aprendizagem;
  • promovem o engajamento – com uma gama variada de recursos digitais, como simulações e jogos educativos, há maiores chances de engajamento por parte dos estudantes;
  • possibilitam a personalização – o ensino digital permite uma melhor adaptação ao ritmo de aprendizado dos alunos, levando a uma abordagem mais individualizada;
  • permitem o desenvolvimento de habilidades – as ferramentas digitais proporcionam o fortalecimento das habilidades necessárias para desafios do mercado de trabalho, no qual a tecnologia terá cada vez mais destaque.

Confira os benefícios do uso de tecnologias no ensino das escolas

Que a educação digital é marcada pela utilização de tecnologias em sala de aula, você já sabe. Mas como, na prática, ela pode ajudar o dia a dia dos professores e gestores?

1. Para os professores:

  • A tecnologia pode ser uma importante aliada para chamar atenção e gerar engajamento nas atividades propostas, deixando os conteúdos mais interativos e atrativos. Exemplo: incentivar a produção de um vídeo ou podcast.
  • O monitoramento do desempenho dos estudantes é possível por meio de ferramentas digitais que permitem aos educadores identificar pontos de melhoria em relação à abordagem dos conteúdos e às dificuldades de aprendizagem que os alunos possam ter.

2. Para os gestores:

  • Os sistemas de gestão escolar são uma mão na roda, pois facilitam a otimização dos processos de atendimento e minimizam a burocraciaALoferecem relatórios com dados apurados de acordo com a necessidade do gestor.
  • As soluções digitais também propiciam que a inovação chegue às escolas de uma forma mais rápida, graças à maior conectividade com as tendências do universo da educação.

Quais são os desafios da educação digital nas escolas?

Por mais que o uso das ferramentas digitais já seja uma realidade, as escolas ainda enfrentam alguns desafios na hora de se adaptarem às tecnologias.

Veja os principais:

  • Infraestrutura tecnológica – por questões financeiras e estruturais, muitas escolas não conseguem adquirir equipamentos adequados e garantir um bom acesso à internet.
  • Capacitação do corpo docente – é necessário haver treinamento constante, a fim de que os educadores desenvolvam habilidades e metodologias digitais, e saibam conduzir os alunos rumo a uma boa qualidade de ensino.
  • Excesso de telas – especialistas, educadores e família ainda estudam como encontrar a solução para o uso equilibrado dos recursos tecnológicos.
  • Segurança digital – muitas vezes, nota-se certa dificuldade em controlar o acesso às informações que os estudantes podem encontrar no mundo virtual, além do desafio de lidar com questões ligadas a proteção de dados e privacidade.

Soluções que conquistam

Para auxiliar os professores e gestores, a Conquista – que faz parte de um dos maiores grupos educacionais do Brasil – tem soluções e parceiros capazes de oferecer suporte à educação digital da sua escola.

Plataforma ConX

É uma plataforma de tecnologia educacional focada na experiência de professores, gestores e alunos. Por lá, é possível acessar ferramentas completas, que ajudam no planejamento, nos estudos e na organização do dia a dia. Confira mais algumas vantagens:

  • Projetos de literatura;
  • Áudios, jogos e vídeos;
  • Livros didáticos digitais;
  • Simulados e avaliações.

Isaac

É a maior plataforma de solução financeira feita para escolas. Nela, você conta com visibilidade de caixa e precisão nos relatórios de dados, além de assistência imediata para as famílias realizarem pagamentos de diversas maneiras.

Congresso Conquista

Quer ficar por dentro da educação do futuro? Então não perca esta oportunidade!

Nos dias 26 e 27 de março de 2024, às 19h, acontecerá o Congresso da Conquista, que abordará o tema “Escola do futuro: experiências que conquistam”. O evento será on-line e gratuito, e trará convidados superespeciais para discutir sobre a escola do futuro. Para participar, basta se inscrever clicando aqui.

Acompanhe mais informações sobre o evento em nosso site e em nossas redes sociais, no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Leia mais: Marketing para escolas particulares: como captar mais alunos


Artigos Relacionados

Formação e Gestão Escolar
+
Como evitar o bulliyng

Como evitar o bullying na escola?

O mês de abril é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Bullying, momento para refletir sobre como evitar o bullying na escola. De acordo com uma pesquisa realizada pelo…

Leia mais

Família
+
família na escola

Família na escola: como se engajar mais nas atividades do seu filho?

Com a correria do dia a dia, fica difícil encontrar tempo para dar atenção às tarefas escolares do seu filho, não é mesmo? Mas pensar a presença da sua família na escola…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Cultura Maker

Cultura maker na educação: o que é e principais ferramentas

Pensar na escola do futuro é pensar em um modelo pedagógico mais dinâmico e participativo. Pensando nisso, preparamos este post com informações importantes sobre o que é…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Educação digital

Educação digital: os desafios das escolas do futuro

A educação digital é considerada uma verdadeira revolução nos processos de ensino e aprendizagem do mundo atual. O fato é que a tecnologia vem assumindo um papel cada vez…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Marketing para escolas particulares

Marketing para escolas particulares: como captar mais alunos

Todo mantenedor sabe o desafio que é criar e gerir campanhas que sejam realmente aderentes aos pais, alunos e outras pessoas que fazem parte do público-alvo da escola. Por…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Formação continuada para professores

Formação continuada para professores: como promover na sua escola

Promover a formação continuada para professores nas escolas é imprescindível quando o assunto é evolução na sala de aula. O educador deve se manter atualizado e…

Leia mais

Família
+
Volta às Aulas Conquista

Volta às aulas: como ajudar os filhos no início do ano letivo?

Fevereiro e março sempre indicam a chegada do novo ano letivo. Nesse período, para muitas famílias, surge o desafio de garantir uma transição suave para seus filhos na…

Leia mais

Educação Financeira
+
Como organizar as finanças da escola

Como organizar as finanças da escola? Dicas essenciais e práticas de gestão financeira

É um grande desafio organizar as finanças da escola, principalmente quando falamos de instituições privadas. Isso exige um equilíbrio de diferentes contas: folha de…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
trabalhar metodologias ativas em sala de aula

5 formas de trabalhar metodologias ativas em sala de aula

Trabalhar com metodologias ativas em sala de aula é uma maneira de promover a participação mais autônoma dos estudantes na construção do conhecimento. Isso acontece…

Leia mais

Empreendedorismo
+
Empreendedorismo Social Conquista

Empreendedorismo social: atividades para incentivar os alunos

A promoção do empreendedorismo social ajuda a estimular as habilidades de comunicação, resiliência e trabalho em equipe dos alunos, colocando-os como protagonistas de suas…

Leia mais