Formação e Gestão Escolar Postado no dia: 15 abril, 2024

Como evitar o bullying na escola?

Como evitar o bulliyng

Tempo estimado de leitura: 4

O mês de abril é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Bullying, momento para refletir sobre como evitar o bullying na escola.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cerca de 150 milhões de adolescentes entre 13 e 15 anos tiveram alguma experiência de violência entre pares, dentro ou ao redor da escola, em todo o mundo.

Quer saber como evitar o bullying na escola? Então continue a leitura, que vamos mostrar maneiras de resolver essa questão.

O que é bullying?

O bullying escolar é um tipo de agressão intencional e repetitiva (acima de três vezes) que pode acontecer pela internet (cyberbullying) ou se manifestar em perseguições, piadas e violência física, causando danos físicos, psicológicos e emocionais na vítima.

Essa violência tem como ponto de partida o sentimento de superioridade, e é considerada crime pela legislação brasileira (Lei nº 14.811/2024).

Alguns especialistas afirmam que existem de 8 a 9 tipos comuns de bullying. Cada um deles tem as próprias particularidades e consequências. Saiba mais sobre as cinco modalidades mais frequentes dessa prática, no dia a dia escolar.

Como o bullying afeta a vida e a saúde mental dos alunos?

Quem é vítima de bullying pode sofrer traumas irreparáveis e guardar a dor para si, caso essas questões não sejam tratadas. Isso prejudica a saúde, as relações e os estudos da pessoa.

Os principais indícios desse tipo de violência são isolamento social, queda no rendimento escolar e quadros de depressão, deixando a saúde mental do aluno bastante fragilizada.

Conheça outras consequências:

  • Sintomas físicos – dores de cabeça, problemas gastrointestinais, dificuldades para dormir e distúrbios alimentares;
  • Comportamentos destrutivos – conduta agressiva e autolesão (formas de lidar com o estresse e a dor emocional).

Assim, reconhecer os sinais e agir rapidamente ao perceber que um estudante está sendo vítima de bullying são medidas essenciais para oferecer apoio e proteção e para possibilitar que a criança ou o adolescente se recupere desse tipo de agressão e supere essa experiência.

Como evitar o bullying na escola?

Evitar o bullying na escola requer uma série de medidas preventivas e de políticas bem-estruturadas, aliadas à abordagem desse tema pela gestão escolar. Além disso, é necessário um envolvimento ativo de educadores, alunos e famílias, a fim de combater a violência.

Veja algumas dicas de como evitar o bullying na escola:

  • Fique atento ao ambiente escolar

O primeiro passo para evitar o bullying na escola é estar atento e vigilante em relação ao que acontece no dia a dia da instituição. Assim, é importante que toda a comunidade compreenda que o bullying pode, sim, estar presente.

  • Crie estratégias para combater o bullying

Na sua gestão escolar, elabore políticas claras contra o bullying, inclusive com penalidades educativas bem-definidas para quem cometer esses atos de violência. Isso fará com que você tenha, na sua instituição, uma estratégia estruturada de combate a essas práticas.

De acordo com a Lei nº 13.185/2015, deve haver a responsabilização das agressões presenciais ou virtuais (cyberbullying, por exemplo) perpetradas por qualquer integrante da comunidade escolar.

Outra medida importante é a existência de uma supervisão ativa em corredores, banheiros e áreas comuns da escola, para identificar rapidamente os casos de bullying e tomar providências em relação a isso.

  • Faça campanhas de conscientização

Programas educacionais sobre bullying são boas oportunidades de desenvolver empatia em alunos, famílias e comunidade escolar como um todo.

Por causa de seu caráter educacional dentro e fora de sala, campanhas e ações de conscientização também podem reduzir a ocorrência de agressões entre os estudantes.

Ah, e que tal promover atividades escolares que incentivem a inclusão e o respeito à diversidade?

  • Mantenha um diálogo com as famílias

Estabelecer uma comunicação próxima com pais e responsáveis é fundamental para a compreensão do comportamento do aluno na escola, pois atitudes de agressividade, impaciência e intolerância podem ser reflexos de alguma situação conflituosa no ambiente doméstico.

Portanto, manter proximidade com as famílias ajuda a entender o cenário no qual os alunos estão inseridos e contribui para criar formas mais efetivas de aconselhar e acompanhar esse estudante.

  • Invista na comunidade escolar

Outra iniciativa essencial para evitar o bullying é implantar treinamentos específicos para professores e colaboradores. Para isso, é necessário estimular a participação da comunidade escolar nas atividades e ações de capacitação sobre o assunto.

Com formações específicas, os educadores estarão mais preparados para identificar possíveis agressões verbais, psicológicas e até físicas, tomando as medidas adequadas para resolver o que estiver acontecendo.

  • Fomente entre os estudantes a criação de grupos de ajuda

Já parou para pensar que o bullying pode acontecer longe dos olhos dos educadores? Sendo assim, é importante que os próprios alunos saibam reconhecer e combater o problema entre si.

Nesse sentido, a organização de grupos estudantis para debater e identificar casos de agressão pode contribuir para evitar essa prática, além de ser um excelente modo de formação integral dos alunos e de incentivo a ações pautadas em valores, ética e respeito mútuo.

  • Abra canais de denúncia

Outra forma de garantir um ambiente seguro e propício à denúncia de casos de bullying é a criação de canais anônimos para registrar a ocorrência de algum tipo de agressão.

Dessa forma, caso presenciem ou vivenciem práticas de violência no ambiente escolar, os alunos se sentirão mais confortáveis em denunciar.

Educação socioemocional e prevenção do bullying

Compreender as emoções e as maneiras mais adequadas de reagir diante de discordâncias e atritos faz toda a diferença no processo de evitar o bullying nas escolas e de beneficiar a formação do estudante. Afinal de contas, saber lidar com os próprios sentimentos gera inteligência emocional.

Com essa ferramenta, as crianças e os adolescentes se tornam mais autoconscientes para enfrentar divergências e situações de conflito. Além disso, desenvolvem empatia e constroem relacionamentos mais saudáveis.

Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental – Anos Finais, os materiais Conquista trabalham todas as práticas de educação socioemocional.

Quer descobrir como evitar o bullying adotando a nossa metodologia? Fale com os nossos consultores.

Continue acompanhando o Blog da Conquista e os nossos perfis no Facebook, Instagram e LinkedIn, para saber mais sobre as novidades do universo da educação.


Artigos Relacionados

Formação e Gestão Escolar
+
Como evitar o bulliyng

Como evitar o bullying na escola?

O mês de abril é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Bullying, momento para refletir sobre como evitar o bullying na escola. De acordo com uma pesquisa realizada pelo…

Leia mais

Família
+
Revista Projeto de Vida Conquista

Revista Projeto de Vida: reportagens, entrevistas e atividades repletas de conhecimento

Se você é aluno, professor, coordenador ou gestor de uma de nossas escolas parceiras, já pode baixar a revista na plataforma ConX (novo ambiente virtual da…

Leia mais

Família
+
família na escola

Família na escola: como se engajar mais nas atividades do seu filho?

Com a correria do dia a dia, fica difícil encontrar tempo para dar atenção às tarefas escolares do seu filho, não é mesmo? Mas pensar a presença da sua família na escola…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Cultura Maker

Cultura maker na educação: o que é e principais ferramentas

Pensar na escola do futuro é pensar em um modelo pedagógico mais dinâmico e participativo. Pensando nisso, preparamos este post com informações importantes sobre o que é…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Educação digital

Educação digital: os desafios das escolas do futuro

A educação digital é considerada uma verdadeira revolução nos processos de ensino e aprendizagem do mundo atual. O fato é que a tecnologia vem assumindo um papel cada vez…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Marketing para escolas particulares

Marketing para escolas particulares: como captar mais alunos

Todo mantenedor sabe o desafio que é criar e gerir campanhas que sejam realmente aderentes aos pais, alunos e outras pessoas que fazem parte do público-alvo da escola. Por…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Formação continuada para professores

Formação continuada para professores: como promover na sua escola

Promover a formação continuada para professores nas escolas é imprescindível quando o assunto é evolução na sala de aula. O educador deve se manter atualizado e…

Leia mais

Família
+
Volta às Aulas Conquista

Volta às aulas: como ajudar os filhos no início do ano letivo?

Fevereiro e março sempre indicam a chegada do novo ano letivo. Nesse período, para muitas famílias, surge o desafio de garantir uma transição suave para seus filhos na…

Leia mais

Educação Financeira
+
Como organizar as finanças da escola

Como organizar as finanças da escola? Dicas essenciais e práticas de gestão financeira

É um grande desafio organizar as finanças da escola, principalmente quando falamos de instituições privadas. Isso exige um equilíbrio de diferentes contas: folha de…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
trabalhar metodologias ativas em sala de aula

5 formas de trabalhar metodologias ativas em sala de aula

Trabalhar com metodologias ativas em sala de aula é uma maneira de promover a participação mais autônoma dos estudantes na construção do conhecimento. Isso acontece…

Leia mais