Notícias Postado no dia: 12 janeiro, 2024

Tecnologia e IA: tendências da educação para 2024

Tendências da educação para 2024

Tempo estimado de leitura: 3


À medida que entramos em 2024, chegam as previsões do que estará em alta para o ano. Já se pode adiantar, inclusive, que a tecnologia educacional continuará sendo uma das maiores tendências da educação por um tempo. Isso porque ela aumentou de forma dramática o acesso a recursos de ensino e aprendizagem, segundo o Relatório de Monitoramento Global da Educação da UNESCO. 

Atualmente, a inteligência artificial (IA) tem sido incorporada nas soluções tecnológicas como forma de melhorar ainda mais a entrega e a experiência dos usuários. Ademais, além da tecnologia, em 2024 será relevante estar por dentro de temas como desenvolvimento socioemocional, diversidade e inclusão e também a colaboração entre escola e família. 

Quer saber mais? Então continue lendo o artigo e entenda quais serão as tendências da educação para 2024. 

Tendências da educação para 2024

1. Tecnologia

O uso de recursos digitais vem transformando o cenário educacional há algum tempo. As escolas, gestores e professores precisam estar preparados para não somente lecionar utilizando esses recursos, mas também para estimular o desenvolvimento e autonomia dos alunos com apoio deles.  

Alguns exemplos de ferramentas digitais que são verdadeiras aliadas à educação vão desde os “tradicionais” softwares de pesquisa, documentação e planilhas, até novidades como gamificação, e-books, portais e plataformas, videoaulas e podcasts.

Com essa expansão de possibilidades, o uso de celulares, tablets e computadores em sala de aula acaba aumentando. É importante que o educador, nesse caso, saiba dosar essa utilização e direcionar a atenção de seus alunos, para não gerar distrações desnecessárias. 

1.2 Inteligência artificial (IA) 

Nos últimos anos, temos aprendido muito com a ascensão da inteligência artificial. Ela favorece os recursos tecnológicos já existentes e também cria novas possibilidades, o que a fez se tornar uma das tendências da educação para 2024. Através do uso de IAs, é possível criar textos, fazer cálculos matemáticos, gerar códigos de programação e até configurar planilhas. 

Com a popularidade, as escolas e professores começaram a instituir algumas regras para o uso da inteligência artificial na criação de trabalhos e atividades. Para evitar o famoso “copia e cola”, oriente os alunos a usarem o Chat GPT de maneira mais direcionada: para encontrar sinônimos de palavras, corrigir exercícios, criar conceitos, gerar perguntas e cenários para debates e até traduzir textos. 

1.3 Acessibilidade  

É importante lembrar que, mesmo com os benefícios da aplicação da tecnologia na educação, também há os contrapontos. A desigualdade no acesso existe e merece ser levada em conta: dados da UNESCO apontam que, em todo o mundo, apenas 40% das escolas primárias estão conectadas à internet.  

O direito à educação, cada vez mais, é sinônimo de direito à conectividade adequada.” (UNESCO, 2023)  

Ademais, outro ponto a ser considerado são os próprios educadores, que podem sentir insegurança e despreparo para dar aulas usando tecnologia. Somente metade dos países têm padrões de desenvolvimento de habilidades em tecnologia da informação e comunicação para professores. Por isso, vale a pena investir na formação dos profissionais da sua escola.

2. Habilidades socioemocionais

O desenvolvimento de habilidades socioemocionais em sala de aula é uma das tendências da educação menos intercambiável entre as citadas neste artigo. Isso porque a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) determina que a escola seja um espaço de desenvolvimento dessas competências. Esse documento foi homologado em 2017 para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental e em 2018 para o Ensino Médio. 

Contudo, muito além da determinação, esse assunto vem sendo discutido mais amplamente pela nova geração de crianças e adolescentes. Em suma, isso significa que os educadores precisam estar atentos e preparados para abordar e lidar com a educação socioemocional em sala de aula, aplicando conceitos da neurociência, psicologia e pedagogia.

3. Inclusão e diversidade

A pluralidade é muito importante na educação, pois está intrinsicamente ligada às pessoas. Saber trabalhar de forma diversa e com pessoas de contextos diversos é uma habilidade imprescindível para os professores de hoje em dia. 

O trabalho com alunos que possuem distúrbios de aprendizagem, por exemplo, precisa ser adaptado e plural, para atender as necessidades específicas de cada um. Essas condições afetam as habilidades formativas, cognitivas e socioemocionais de estudantes em todo o mundo: cerca de 5 a 15% de crianças em idade escolar apresentam dificuldades educacionais, segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V, 2015).  

Tendências da educação para 2024: novos caminhos e perspectivas 

Em conclusão, você já sabe quais são as tendências da educação para 2024 e que essa é uma área que está constante transformação. Para manter a qualidade do ensino ofertado aos alunos, a escola precisa estar em movimento também. 

Baixe nosso e-book “Tendências da Educação: novos caminhos e perspectivas” e confira informações sobre novos modelos de aprendizagem, educação 5.0, a relevância da educação socioemocional, educação financeira, principais tendências e muito mais! 

Para ter acesso a esse conteúdo, clique no botão abaixo!

Baixar e-book - Tendências da educação 2024

Leia também: Educação financeira nas escolas: como trabalhar o tema 


Artigos Relacionados

Família
+
Festa Junina na escola

Festa Junina na escola: como incluir alunos e famílias

Chegou uma das épocas mais aguardadas do ano: o período da Festa Junina na escola, algo bastante esperado por alunos, professores e famílias. É um momento em que as…

Leia mais

Família
+
Família e escola

Família e escola: uma relação que transforma o desenvolvimento da criança

Construir uma relação entre família e escola é um grande desafio para as instituições escolares. Muitas vezes pais e instituição têm interesses e necessidades diferentes,…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Gestão de Pessoas

Gestão de pessoas na escola: tudo o que você precisa saber

A gestão de pessoas é uma parte essencial para o bom funcionamento de uma escola. Afinal de contas, são os colaboradores que fazem a dinâmica escolar acontecer todos os…

Leia mais

Socioemocional
+
Competências socioemocionais

Como competências socioemocionais ajudam no desempenho acadêmico

Um estudo realizado em Sobral (CE) pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), em parceria com o Instituto Ayrton Senna, mostrou importantes…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Como evitar o bulliyng

Como evitar o bullying na escola?

O mês de abril é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Bullying, momento para refletir sobre como evitar o bullying na escola. De acordo com uma pesquisa realizada pelo…

Leia mais

Família
+
Revista Projeto de Vida Conquista

Revista Projeto de Vida: reportagens, entrevistas e atividades repletas de conhecimento

Se você é aluno, professor, coordenador ou gestor de uma de nossas escolas parceiras, já pode baixar a revista na plataforma ConX (novo ambiente virtual da…

Leia mais

Família
+
família na escola

Família na escola: como se engajar mais nas atividades do seu filho?

Com a correria do dia a dia, fica difícil encontrar tempo para dar atenção às tarefas escolares do seu filho, não é mesmo? Mas pensar a presença da sua família na escola…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Cultura Maker

Cultura maker na educação: o que é e principais ferramentas

Pensar na escola do futuro é pensar em um modelo pedagógico mais dinâmico e participativo. Pensando nisso, preparamos este post com informações importantes sobre o que é…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Educação digital

Educação digital: os desafios das escolas do futuro

A educação digital é considerada uma verdadeira revolução nos processos de ensino e aprendizagem do mundo atual. O fato é que a tecnologia vem assumindo um papel cada vez…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Marketing para escolas particulares

Marketing para escolas particulares: como captar mais alunos

Todo mantenedor sabe o desafio que é criar e gerir campanhas que sejam realmente aderentes aos pais, alunos e outras pessoas que fazem parte do público-alvo da escola. Por…

Leia mais