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À medida que entramos em 2024, chegam as previsões do que estará em alta para o ano. Já se pode adiantar, inclusive, que a tecnologia educacional continuará sendo uma das maiores tendências da educação por um tempo. Isso porque ela aumentou de forma dramática o acesso a recursos de ensino e aprendizagem, segundo o Relatório de Monitoramento Global da Educação da UNESCO.
Atualmente, a inteligência artificial (IA) tem sido incorporada nas soluções tecnológicas como forma de melhorar ainda mais a entrega e a experiência dos usuários. Ademais, além da tecnologia, em 2024 será relevante estar por dentro de temas como desenvolvimento socioemocional, diversidade e inclusão e também a colaboração entre escola e família.
Quer saber mais? Então continue lendo o artigo e entenda quais serão as tendências da educação para 2024.
Tendências da educação para 2024
1. Tecnologia
O uso de recursos digitais vem transformando o cenário educacional há algum tempo. As escolas, gestores e professores precisam estar preparados para não somente lecionar utilizando esses recursos, mas também para estimular o desenvolvimento e autonomia dos alunos com apoio deles.
Alguns exemplos de ferramentas digitais que são verdadeiras aliadas à educação vão desde os “tradicionais” softwares de pesquisa, documentação e planilhas, até novidades como gamificação, e-books, portais e plataformas, videoaulas e podcasts.
Com essa expansão de possibilidades, o uso de celulares, tablets e computadores em sala de aula acaba aumentando. É importante que o educador, nesse caso, saiba dosar essa utilização e direcionar a atenção de seus alunos, para não gerar distrações desnecessárias.
1.2 Inteligência artificial (IA)
Nos últimos anos, temos aprendido muito com a ascensão da inteligência artificial. Ela favorece os recursos tecnológicos já existentes e também cria novas possibilidades, o que a fez se tornar uma das tendências da educação para 2024. Através do uso de IAs, é possível criar textos, fazer cálculos matemáticos, gerar códigos de programação e até configurar planilhas.
Com a popularidade, as escolas e professores começaram a instituir algumas regras para o uso da inteligência artificial na criação de trabalhos e atividades. Para evitar o famoso “copia e cola”, oriente os alunos a usarem o Chat GPT de maneira mais direcionada: para encontrar sinônimos de palavras, corrigir exercícios, criar conceitos, gerar perguntas e cenários para debates e até traduzir textos.
1.3 Acessibilidade
É importante lembrar que, mesmo com os benefícios da aplicação da tecnologia na educação, também há os contrapontos. A desigualdade no acesso existe e merece ser levada em conta: dados da UNESCO apontam que, em todo o mundo, apenas 40% das escolas primárias estão conectadas à internet.
“O direito à educação, cada vez mais, é sinônimo de direito à conectividade adequada.” (UNESCO, 2023)
Ademais, outro ponto a ser considerado são os próprios educadores, que podem sentir insegurança e despreparo para dar aulas usando tecnologia. Somente metade dos países têm padrões de desenvolvimento de habilidades em tecnologia da informação e comunicação para professores. Por isso, vale a pena investir na formação dos profissionais da sua escola.
2. Habilidades socioemocionais
O desenvolvimento de habilidades socioemocionais em sala de aula é uma das tendências da educação menos intercambiável entre as citadas neste artigo. Isso porque a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) determina que a escola seja um espaço de desenvolvimento dessas competências. Esse documento foi homologado em 2017 para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental e em 2018 para o Ensino Médio.
Contudo, muito além da determinação, esse assunto vem sendo discutido mais amplamente pela nova geração de crianças e adolescentes. Em suma, isso significa que os educadores precisam estar atentos e preparados para abordar e lidar com a educação socioemocional em sala de aula, aplicando conceitos da neurociência, psicologia e pedagogia.
3. Inclusão e diversidade
A pluralidade é muito importante na educação, pois está intrinsicamente ligada às pessoas. Saber trabalhar de forma diversa e com pessoas de contextos diversos é uma habilidade imprescindível para os professores de hoje em dia.
O trabalho com alunos que possuem distúrbios de aprendizagem, por exemplo, precisa ser adaptado e plural, para atender as necessidades específicas de cada um. Essas condições afetam as habilidades formativas, cognitivas e socioemocionais de estudantes em todo o mundo: cerca de 5 a 15% de crianças em idade escolar apresentam dificuldades educacionais, segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V, 2015).
Tendências da educação para 2024: novos caminhos e perspectivas
Em conclusão, você já sabe quais são as tendências da educação para 2024 e que essa é uma área que está constante transformação. Para manter a qualidade do ensino ofertado aos alunos, a escola precisa estar em movimento também.
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