Formação e Gestão Escolar Postado no dia: 4 junho, 2024

Gestão de pessoas na escola: tudo o que você precisa saber

Gestão de Pessoas

Tempo estimado de leitura: 3

A gestão de pessoas é uma parte essencial para o bom funcionamento de uma escola. Afinal de contas, são os colaboradores que fazem a dinâmica escolar acontecer todos os dias.

O gestor escolar também precisa desempenhar o papel da disciplina de recursos humanos para promover um ambiente de trabalho adequado e conseguir auxiliar cada membro da sua equipe.

Vale ressaltar que a gestão de pessoas é um dos pilares da gestão escolar, a qual também engloba a área pedagógica, administrativa, financeira, de comunicação, gestão de tempo e eficiência dos processos.

Escrevemos este artigo com o objetivo de orientar gestores e líderes escolares sobre o pilar de pessoas. Aproveite a leitura!

Como fazer a gestão de pessoas?

O pilar de gestão de pessoas tem a função de assegurar a integração, a qualidade técnica e os processos da equipe escolar para o funcionamento da instituição de ensino.

Confira alguns principais pontos:

  • Contratação: organize um processo de seleção eficaz, com etapas de entrevistas e testes para tornar essa parte da gestão mais ágil.
  • Motivação: converse, dê espaço para trocas e envolva a sua equipe nas tomadas de decisões. Assim, eles se sentirão parte integrante da equipe e mais motivados a colaborarem.
  • Demissão: prepare um processo de desligamento que reúna motivos válidos, políticas internas da escola e leis trabalhistas, além de documentações com avaliações de performance e de feedback.

Vale ressaltar que é comum as escolas terem processos de recrutamento e avaliações de desempenho organizados, mas é essencial ter todos os processos preparados de forma integrada e eficiente para uma verdadeira gestão de pessoas.

Confira 5 dicas para uma boa gestão de pessoas na escola

Faça um bom planejamento

O primeiro passo de uma boa gestão de pessoas é fazer um planejamento com objetivos claros e mensuráveis. A partir daí, você pode definir metas de curto, médio ou longo prazo a serem alcançadas.

Promova um espaço colaborativo

Conhece o ditado que diz que duas cabeças pensam melhor que uma? No ambiente de trabalho também não é diferente.

Um espaço colaborativo, onde a comunidade escolar pode participar, contribuir com ideias e ajudar no desenvolvimento do outro, pode gerar um impacto positivo na sua equipe e na instituição escolar.

Além disso, o trabalho em equipe traz vantagens, como o estímulo à inovação, capacidade de resolução de problemas e facilidade na tomada de decisões.

Crie canais de comunicação

Canais de comunicação acessíveis podem facilitar o relacionamento interno da sua equipe. Já que o compartilhamento de informações facilita a execução das tarefas e incentiva o engajamento e a integração da sua equipe escolar.

Vale destacar que canais de comunicação eficazes ajudam o gestor em questões práticas, como produtividade, organização de prazos e controle de entregas.

Outro ponto importante é explorar as ferramentas digitais disponíveis que podem otimizar ainda mais o fluxo de informações e enriquecer as trocas entre sua equipe escolar.

Incentive a educação continuada

As transformações no universo da educação são diárias, não é mesmo? Assim, incentive a capacitação de professores, pedagogos, secretarias e demais profissionais da sua escola.

O estímulo à busca pelo conhecimento sobre as práticas educacionais pode ajudar a evoluir a sua escola no mercado da educação. É importante incentivar o desenvolvimento profissional e pessoal da sua equipe. Para isso:

  • Faça palestras e cursos internos.
  • Crie grupos de discussão.

Ah, e que tal reservar uma verba do seu orçamento para oferecer um apoio financeiro para a sua equipe se capacitar, hein?

Implemente a cultura de feedback

O feedback é uma ferramenta essencial para o gestor melhorar a performance da equipe e entender o que precisa ser ajustado no seu planejamento.

Para te auxiliar, que tal implementar avaliações periódicas que medem o desempenho e fornecem feedbacks construtivos? Assim, você conseguirá ter rotina e tempo suficiente para avaliar o que melhorou e o que ainda precisa melhorar.

Outro ponto importante é ter uma escuta ativa e atenta aos feedbacks que seus colaboradores poderão ter sobre a instituição escolar. Com eles, você pode ter insights valiosos que vão fazer a sua equipe e a escola evoluírem ainda mais.

Dica extra! Incentive o cuidado com o bem-estar

A saúde mental e física da sua equipe está em dia? A rotina de uma escola pode ser bem agitada, com muitos alunos, atividades e problemas a serem resolvidos diariamente.

Sendo assim, é importante que a equipe escolar cuide da saúde mental e física. Além disso, esse tipo de cuidado ajuda os seus colaboradores a lidarem com a correria e os imprevistos, que podem vir a acontecer, de uma forma mais saudável.

Para ajudar, a sua escola pode promover práticas de atividades físicas e de cuidados com a saúde mental.

Saiba mais sobre a gestão escolar da Conquista

Como já deu para perceber, a disciplina de gestão de pessoas demanda muitas habilidades dos gestores escolares para que eles consigam tomar decisões que sejam realmente eficazes para a equipe escolar.

Com isso, a nossa solução educacional, sempre atenta às necessidades das escolas, desenvolveu cursos EAD e eventos sobre o tema para as instituições de ensino parceiras.

Quer entender como a Conquista pode ajudar no dia a dia da sua escola? Fale com um de nossos consultores!


Artigos Relacionados

Família
+
Festa Junina na escola

Festa Junina na escola: como incluir alunos e famílias

Chegou uma das épocas mais aguardadas do ano: o período da Festa Junina na escola, algo bastante esperado por alunos, professores e famílias. É um momento em que as…

Leia mais

Família
+
Família e escola

Família e escola: uma relação que transforma o desenvolvimento da criança

Construir uma relação entre família e escola é um grande desafio para as instituições escolares. Muitas vezes pais e instituição têm interesses e necessidades diferentes,…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Gestão de Pessoas

Gestão de pessoas na escola: tudo o que você precisa saber

A gestão de pessoas é uma parte essencial para o bom funcionamento de uma escola. Afinal de contas, são os colaboradores que fazem a dinâmica escolar acontecer todos os…

Leia mais

Socioemocional
+
Competências socioemocionais

Como competências socioemocionais ajudam no desempenho acadêmico

Um estudo realizado em Sobral (CE) pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), em parceria com o Instituto Ayrton Senna, mostrou importantes…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Como evitar o bulliyng

Como evitar o bullying na escola?

O mês de abril é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Bullying, momento para refletir sobre como evitar o bullying na escola. De acordo com uma pesquisa realizada pelo…

Leia mais

Família
+
Revista Projeto de Vida Conquista

Revista Projeto de Vida: reportagens, entrevistas e atividades repletas de conhecimento

Se você é aluno, professor, coordenador ou gestor de uma de nossas escolas parceiras, já pode baixar a revista na plataforma ConX (novo ambiente virtual da…

Leia mais

Família
+
família na escola

Família na escola: como se engajar mais nas atividades do seu filho?

Com a correria do dia a dia, fica difícil encontrar tempo para dar atenção às tarefas escolares do seu filho, não é mesmo? Mas pensar a presença da sua família na escola…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Cultura Maker

Cultura maker na educação: o que é e principais ferramentas

Pensar na escola do futuro é pensar em um modelo pedagógico mais dinâmico e participativo. Pensando nisso, preparamos este post com informações importantes sobre o que é…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Educação digital

Educação digital: os desafios das escolas do futuro

A educação digital é considerada uma verdadeira revolução nos processos de ensino e aprendizagem do mundo atual. O fato é que a tecnologia vem assumindo um papel cada vez…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Marketing para escolas particulares

Marketing para escolas particulares: como captar mais alunos

Todo mantenedor sabe o desafio que é criar e gerir campanhas que sejam realmente aderentes aos pais, alunos e outras pessoas que fazem parte do público-alvo da escola. Por…

Leia mais