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Um estudo realizado em Sobral (CE) pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), em parceria com o Instituto Ayrton Senna, mostrou importantes relações entre competências socioemocionais e o desempenho acadêmico dos alunos analisados. O estudo faz parte de uma pesquisa internacional conduzida pela OCDE.
Com o tema “Competências socioemocionais: ferramentas inovadoras para avaliação direta”, o estudo abrange dados de milhares de estudantes entre 10 e 15 anos. O objetivo principal foi avaliar 15 competências socioemocionais, compreender sua relevância na vida dos estudantes e identificar os fatores que promovem ou dificultam seu desenvolvimento.
A relação entre o desenvolvimento socioemocional e o desempenho escolar
Para a avaliação das habilidades socioemocionais, conduzida pela OCDE, os estudantes responderam a questionários que abordavam aspectos como persistência, autocontrole, empatia e curiosidade. Os resultados revelaram insights valiosos sobre o desenvolvimento dessas habilidades em diferentes faixas etárias e contextos socioeconômicos.
Uma das descobertas mais impactantes foi a diferença no desenvolvimento das competências entre estudantes de 10 e 15 anos. Enquanto os mais jovens demonstraram avanços significativos em áreas como determinação e otimismo, os mais velhos destacaram-se na competência de empatia. Essa divergência ressalta a necessidade de compreender os fatores que influenciam esse desenvolvimento e adaptar as estratégias educacionais de acordo.
Além disso, o estudo identificou uma relação direta entre as habilidades socioemocionais e o desempenho acadêmico. Competências como persistência, responsabilidade e curiosidade foram associadas a melhores notas escolares e menor número de faltas. Esses resultados desafiam a concepção de que o desenvolvimento socioemocional pode prejudicar o aprendizado tradicional, destacando, ao contrário, seu papel complementar.
Principais conclusões do estudo
A pesquisa destacou a importância do desenvolvimento de habilidades socioemocionais na vida dos estudantes. Confira a seguir os principais pontos das conclusões do estudo.
Influência da idade: O estudo revela disparidades no desenvolvimento de competências socioemocionais entre alunos de 10 e 15 anos. Os mais jovens demonstram mais habilidade em determinação, assertividade e otimismo, enquanto os mais velhos se destacam em empatia. A pesquisa sugere que a proximidade com um único professor nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pode facilitar esse avanço socioemocional.
Frequência escolar: Estudantes de Sobral faltam menos às aulas, embora cheguem atrasados com mais frequência. As faltas e atrasos podem indicar risco de abandono escolar.
Notas escolares: Habilidades como desempenho de tarefas e abertura ao novo estão relacionadas a melhores notas. Autogestão e curiosidade impulsionam o desempenho em disciplinas como Matemática e Leitura. Além disso, otimismo e entusiasmo influenciam positivamente o bem-estar dos estudantes.
Como a avaliação da OCDE foi realizada
Metodologia de avaliação
Na avaliação da OCDE, todos os estudantes preencheram um questionário detalhado, expressando seu nível de concordância ou discordância com uma série de afirmações. Essas afirmativas abrangiam uma variedade de aspectos, desde a persistência em tarefas até a capacidade de lidar com situações estressantes e defender interesses quando desafiados.
Participantes da pesquisa
A pesquisa envolveu a participação de alunos de 15 anos em todos os países e regiões, com a inclusão opcional de estudantes de 10 anos. Dezesseis locais, entre seis países e dez regiões subnacionais, foram avaliados. Além disso, os dados de sete locais que participaram da primeira rodada em 2019, mas não em 2023, foram incorporados sempre que possível, visando ampliar a abrangência da análise internacional. Em Sobral, 2.200 estudantes de 10 anos e 2.300 de 15 anos completaram a avaliação.
Habilidades avaliadas
O questionário da OCDE foi projetado para avaliar diversas habilidades, incluindo:
- habilidades de desempenho de tarefas, como persistência, responsabilidade, autocontrole e motivação para o sucesso;
- habilidades de regulação emocional, abrangendo resistência ao estresse, controle emocional e otimismo;
- habilidades de interação com os outros, como assertividade, sociabilidade e energia;
- habilidades de aceitação de novas ideias, que incluem curiosidade, criatividade e tolerância;
- habilidades de colaboração, como empatia e confiança.
O caminho para uma educação integral
As descobertas do estudo em Sobral representam um avanço significativo no entendimento das competências socioemocionais e de seu impacto na jornada educacional dos alunos, destacando a necessidade de uma abordagem centrada no aluno para promover seu desenvolvimento integral e seu sucesso futuro.
Esse desenvolvimento socioemocional e integral faz parte da Proposta Pedagógica da Conquista, formada por quatro pilares (Educação Socioemocional, Família, Empreendedorismo e Educação Financeira) e por uma metodologia estruturada que atende às demandas da educação contemporânea, buscando formar cidadãos de forma integral e desenvolver a capacidade de mobilizar conhecimentos e habilidades, com atitudes e valores que lhes permitam atuar de forma ética e transformadora no mundo.
Além disso, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, a Conquista oferta materiais de Educação Socioemocional. Baseado na metodologia Casel, o trabalho com a Educação Socioemocional abre espaço para falar de emoções e, mais que isso, ensinar sobre colaboração, criatividade, empatia, autorregulação, comunicação, autoconhecimento, resiliência e pensamento crítico, o que pode impulsionar o desenvolvimento cognitivo e tornar o aluno cada vez mais protagonista de seu aprendizado. Assim, ele pode explorar suas potencialidades e seus valores, tornando-se um cidadão empático e colaborativo.