Educação Financeira Postado no dia: 16 fevereiro, 2024

Como organizar as finanças da escola? Dicas essenciais e práticas de gestão financeira

Como organizar as finanças da escola

Tempo estimado de leitura: 4


É um grande desafio organizar as finanças da escola, principalmente quando falamos de instituições privadas. Isso exige um equilíbrio de diferentes contas: folha de pagamento, fornecedores, luz, água, telefone, material didático etc.

Sabemos que uma gestão financeira escolar eficiente permite que você, gestor, trabalhe com tranquilidade e mantenha o foco no crescimento ou no investimento em melhorias para a sua escola, seja na infraestrutura, seja na operação.

Mas como se organizar para ter uma previsibilidade de orçamento no fim do mês? O que fazer quando as atividades diárias impedem a criação de um planejamento financeiro estratégico?

Essas e muitas outras perguntas vão ser respondidas ao longo deste artigo. Separamos aqui algumas técnicas e ideias para você organizar as finanças da escola, de acordo com as necessidades do seu dia a dia. Continue a leitura!

Equilibrando as contas: conciliando a gestão financeira escolar com atividades do dia a dia

O diretor de um colégio é muito mais do que apenas um gestor financeiro. Ele é um líder que resolve as necessidades dos três pilares da comunidade escolar: alunos, professores e famílias.

Com tamanha responsabilidade, acabam sobrando poucas oportunidades para pensar na organização das finanças. Então, a fim de resolver esse desafio, primeiro é importante refletir sobre a otimização de tempo. E o que isso significa?

  1. Organizar os prazos e as tarefas do dia a dia, criando uma rotina

Estipule na sua agenda um horário para analisar os gastos e as necessidades de cada setor. Escolha um momento em que você tem mais tranquilidade durante o expediente.

  1. Criar um cronograma financeiro e organizar o fluxo de caixa

Faça uma lista para contar gastos básicos (itens essenciais para o funcionamento geral da escola, como água, luz, telefone e internet), custos necessários (salários de professores e demais colaboradores) e imprevistos (despesas esporádicas, que não trazem retorno para a escola).

  1. Dar um check no que já está feito e no que ainda está em resolução

Além disso, monte uma planilha para anotar os gastos. Isso também contribui para a visualização de todas as entradas e saídas.

Esses passos vão ajudar você a colocar as despesas em ordem, a produzir relatórios eficientes e a ter uma noção maior do orçamento disponível para investimento.

Outra coisa importante é manter todos os recibos e notas fiscais em uma pasta específica, referente àquele ano-calendário. Você pode inserir esses arquivos na própria planilha digital ou em uma pasta de documentos físicos.

Escolas parceiras Conquista têm acesso, na plataforma ConX, a essas e outras ferramentas de organização.

Sistemas de gestão escolar podem deixar a sua organização financeira mais eficiente

Se quiser otimizar ainda mais esses processos, os sistemas de gestão escolar são soluções eficazes. Eles personalizam o atendimento, ajudam a minimizar a burocracia e oferecem relatórios com dados apurados de acordo com a sua necessidade.

“Com um sistema financeiro, é possível visualizar as próprias despesas de forma clara e unificada, a fim de identificar oportunidades e se planejar para o futuro”, afirma Marcelo Brito, responsável financeiro pelas operações de software no Isaac, Activesoft e ClassApp.

Dessa forma, o gestor tem mais tempo para focar outros pontos de contato, como o bem-estar dos alunos e a relação família-escola.

Ainda segundo Marcelo, o sistema de gestão também otimiza a automação de processos: “isso acontece através do lançamento do plano de cobrança integrado ao meio de pagamento (para gerar os boletos automaticamente) e com a sua conciliação após o pagamento”.

Assim, é possível auxiliar na diminuição da inadimplência, já que “a redução é viabilizada pela melhoria dos indicadores, o que permite a gestão e o acompanhamento dos principais casos, bem como a sua capacidade de recuperação após a cobrança feita aos clientes”, comenta o especialista.

Dicas essenciais para diminuir a inadimplência no pagamento de mensalidades

Um dos maiores desafios de gestão é a inadimplência. Na hora de organizar as finanças da escola, a falta de pagamento em dia acaba prejudicando bastante. Se o índice de inadimplência estiver acima de 10%, esse fator já pode ser considerado preocupante.

Como calcular o índice de inadimplência?

O índice de inadimplência pode ser calculado a cada mês, trimestre ou semestre. Tudo depende da periodicidade de pagamento das mensalidades.

Para determinar o percentual de atraso, basta dividir o total das mensalidades pendentes pelo total das mensalidades a receber.

O que fazer em caso de inadimplência?

O respeito, a compreensão e a atenção são habilidades primordiais em situações como essa. Afinal de contas, educação é um direito, e o aluno precisa ser resguardado.

Lembrete importante: nunca realize a cobrança de mensalidade por meio de bilhetes na agenda do estudante. Além de ser arriscado, isso pode causar constrangimentos e até problemas jurídicos.

Existem formas práticas de lidar com atrasos no pagamento. Separamos algumas delas para você levar em consideração:

  • Ofereça descontos e bolsas para os alunos que comprovem dificuldades financeiras – mas estipule um número de vagas que não impacte o orçamento do seu colégio.
  • Diversifique os métodos e as condições de pagamento: crédito, débito, parcelamento, pix etc.
  • Renegocie a dívida com as famílias, sempre pensando em uma opção viável para ambas as partes.
  • Organize um canal de comunicação que seja eficiente e acolhedor, e que não cause ruídos entre os pais e a escola. Sistemas de gestão escolar oferecem excelentes mecanismos nesse sentido.

Plataformas e sistemas de gestão financeira escolar eficazes

A Conquista faz parte de um dos maiores grupos educacionais do Brasil. Sendo assim, temos parcerias que podem potencializar o crescimento de sua escola, com soluções pedagógicas inovadoras, estratégicas e focadas em resultado.

Veja alguns tipos de dados relevantes produzidos por nossos parceiros:

  • Fluxo de caixa.
  • Relatório de inadimplência.
  • Relação de títulos de cobrança.
    E muito mais!

Conheça dois sistemas de gestão financeira que são parceiros da Conquista e facilitam a vida do gestor na hora de organizar as finanças da escola:

Isaac

É a maior plataforma de solução financeira feita para escolas. Com ela, você conta com visibilidade de caixa e com relatórios de dados precisos, além de um suporte imediato para as famílias realizarem pagamentos de diversas formas.

Activesoft

É um software completo, seguro e integrado para a gestão das escolas. Ele oferece otimização de processos acadêmicos, financeiros e administrativos; redução e controle de inadimplência; segurança de dados, entre vários outros recursos!

Quer entender como aplicar a solução Conquista em sua escola e, assim, garantir acesso a essas plataformas? Fale com um de nossos consultores!

Leia mais: 5 formas de trabalhar metodologias ativas em sala de aula


Artigos Relacionados

Formação e Gestão Escolar
+
Como evitar o bulliyng

Como evitar o bullying na escola?

O mês de abril é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Bullying, momento para refletir sobre como evitar o bullying na escola. De acordo com uma pesquisa realizada pelo…

Leia mais

Família
+
família na escola

Família na escola: como se engajar mais nas atividades do seu filho?

Com a correria do dia a dia, fica difícil encontrar tempo para dar atenção às tarefas escolares do seu filho, não é mesmo? Mas pensar a presença da sua família na escola…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Cultura Maker

Cultura maker na educação: o que é e principais ferramentas

Pensar na escola do futuro é pensar em um modelo pedagógico mais dinâmico e participativo. Pensando nisso, preparamos este post com informações importantes sobre o que é…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Educação digital

Educação digital: os desafios das escolas do futuro

A educação digital é considerada uma verdadeira revolução nos processos de ensino e aprendizagem do mundo atual. O fato é que a tecnologia vem assumindo um papel cada vez…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Marketing para escolas particulares

Marketing para escolas particulares: como captar mais alunos

Todo mantenedor sabe o desafio que é criar e gerir campanhas que sejam realmente aderentes aos pais, alunos e outras pessoas que fazem parte do público-alvo da escola. Por…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Formação continuada para professores

Formação continuada para professores: como promover na sua escola

Promover a formação continuada para professores nas escolas é imprescindível quando o assunto é evolução na sala de aula. O educador deve se manter atualizado e…

Leia mais

Família
+
Volta às Aulas Conquista

Volta às aulas: como ajudar os filhos no início do ano letivo?

Fevereiro e março sempre indicam a chegada do novo ano letivo. Nesse período, para muitas famílias, surge o desafio de garantir uma transição suave para seus filhos na…

Leia mais

Educação Financeira
+
Como organizar as finanças da escola

Como organizar as finanças da escola? Dicas essenciais e práticas de gestão financeira

É um grande desafio organizar as finanças da escola, principalmente quando falamos de instituições privadas. Isso exige um equilíbrio de diferentes contas: folha de…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
trabalhar metodologias ativas em sala de aula

5 formas de trabalhar metodologias ativas em sala de aula

Trabalhar com metodologias ativas em sala de aula é uma maneira de promover a participação mais autônoma dos estudantes na construção do conhecimento. Isso acontece…

Leia mais

Empreendedorismo
+
Empreendedorismo Social Conquista

Empreendedorismo social: atividades para incentivar os alunos

A promoção do empreendedorismo social ajuda a estimular as habilidades de comunicação, resiliência e trabalho em equipe dos alunos, colocando-os como protagonistas de suas…

Leia mais