Família Postado no dia: 10 junho, 2024

Família e escola: uma relação que transforma o desenvolvimento da criança

Família e escola

Tempo estimado de leitura: 4

Construir uma relação entre família e escola é um grande desafio para as instituições escolares. Muitas vezes pais e instituição têm interesses e necessidades diferentes, e, ao invés de trabalharem juntos, se afastam.

É muito comum delegar funções diferentes para a família e outras para a escola, na educação da criança, de forma a enxergá-las como elementos totalmente separados. Essa atitude tende a prejudicar o desenvolvimento da criança, uma vez que ela acaba perdendo o valor social e comunitário que nasce do encontro entre família e escola.

Neste texto vamos abordar formas e técnicas importantes para aproximar as duas instituições. A proposta é transformar a visão “separatista” em uma visão em que família e escola são complementares e parceiras no processo de aprendizagem infantil.

Vamos juntos?

Ubuntu: é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança

“Ubuntu” é um conhecido provérbio africano. Ele representa o resumo do que significa educar uma criança, uma vez que todo ser humano cresce em comunidade e são muitos fatores que se correlacionam para que esse processo seja bem-sucedido.

A aprendizagem da criança está diretamente relacionada à oferta de carinho e atenção, mas também de experiências. Sendo assim, a escola oferece uma rede plural de relações que ultrapassam o âmbito privado da família, já que ela passa a conviver com outros adultos e crianças diversas.

É claro que, muitas vezes, pais de alunos tem dificuldade em entender que o seu filho está em coletivo. Nessas situações, cabe à escola incentivar o diálogo e criar a ponte entre os pais, o filho e a comunidade escolar.

Ter a família presente na escola é incentivar o diálogo

Para melhorar essa relação, é preciso praticar a escuta ativa e identificar as questões propostas pela equipe escolar em relação aos pais. Responder a essas perguntas ajuda na criação de uma estratégia que funcione para a sua instituição, no trabalho de aproximação da família.

Antes de implementar ações práticas, fazer pesquisas direcionadas à equipe escolar é essencial. Ao utilizar essas perguntas, é possível identificar o que precisa ser melhorado para aproximar a escola da família.

Veja aqui algumas sugestões:

  • Como os pais se expressam para os professores? (levando em conta tratamento, aconselhamento e conversas corriqueiras)
  • Os pais e os responsáveis são bem recebidos em todas as circunstâncias? Se não, em quais momentos isso não acontece?
  • Quais famílias causam maior resistência à equipe ou, até mesmo, irritação? Por que isso acontece?

No caminho, você pode reconhecer outras questões e acrescentá-las a esse questionário. A partir das respostas, é possível visualizar o cenário que será trabalhado.

Os três eixos da construção de relação entre família e escola

De acordo com o artigo chamado “Relação família-escola: em busca de um projeto de Educação Infantil democrático”, publicado no site da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), existem três eixos de trabalho essenciais que se intercruzam quando pensamos na construção da parceria entre família e escola, principalmente para a educação infantil, são eles:

1 – O eixo do acolhimento

Já ouviu aquela expressão “a primeira impressão é a que fica”? Esse eixo é exatamente sobre isso. O primeiro contato entre família e profissionais escolares é decisivo para construir um relacionamento.

Portanto, procure se mostrar aberto, pronto para receber o novo e escutar as demandas que chegam das famílias. Afinal, a criança está saindo de um ambiente conhecido e privado para explorar o novo, e os pais também estão apreensivos por essa mudança na vida dos filhos.

2 – O eixo da partilha

É importante incentivar que a escola é um lugar diverso. Julgamentos e discordâncias quanto a métodos de ensino acabam dificultando a relação com as famílias. É inevitável que eles tenham seus valores e percepções, mas o papel da escola é o de partilhar.

A família é responsável pela educação doméstica, a escola pela educação coletiva.

Ambas podem até divergir, mas precisam caminhar juntas. Isso não quer dizer que uma deve concordar completamente com a outra, mas sim que é importante haver interação e a possibilidade de diálogo.

3 – O eixo de trabalho

O último eixo é sobre pensar ações práticas para promover a participação das famílias na vida escolar das crianças.

É importante deixar claro que essa relação é necessária para consolidar o projeto educativo porque relaciona as vivências da criança no âmbito familiar e no âmbito cultural.

Para isso a criação de atividades interativas e materiais específicos para a família podem ajudar nesse processo.

Um ponto importante a ser lembrado é que essas dinâmicas não podem parecer uma imposição sobre como os pais devem criar seus filhos e, sim, em tom de aconselhamento. O trabalho precisa demonstrar empatia e principalmente acolhimento.

A solução Conquista oferece materiais para estimular a relação família e escola

Pensando nisso, nossa solução tem materiais específicos do Ensino Infantil ao Ensino Médio para estimular e desenvolver o relacionamento entre família e escola.

No Ensino Infantil, temos o Almanaque da Família. O livro traz atividades e informações importantes para estimular o interesse dos pais e responsáveis pela vida escolar da criança.

Também apresenta conteúdos voltados para os pais refletirem sobre a educação da criança. Como um pequeno manual, os responsáveis entendem mais sobre a importância de pequenas ações no dia a dia para melhorar o desenvolvimento da criança de forma efetiva.

Quer conhecer todos os materiais e as ações feitas pela nossa equipe para melhorar a relação família e escola? Fale com os nossos consultores.

Continue acompanhando o Blog da Conquista e os nossos perfis no Facebook, Instagram e LinkedIn, para saber mais sobre as novidades do universo da educação.


Artigos Relacionados

Família
+
Festa Junina na escola

Festa Junina na escola: como incluir alunos e famílias

Chegou uma das épocas mais aguardadas do ano: o período da Festa Junina na escola, algo bastante esperado por alunos, professores e famílias. É um momento em que as…

Leia mais

Família
+
Família e escola

Família e escola: uma relação que transforma o desenvolvimento da criança

Construir uma relação entre família e escola é um grande desafio para as instituições escolares. Muitas vezes pais e instituição têm interesses e necessidades diferentes,…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Gestão de Pessoas

Gestão de pessoas na escola: tudo o que você precisa saber

A gestão de pessoas é uma parte essencial para o bom funcionamento de uma escola. Afinal de contas, são os colaboradores que fazem a dinâmica escolar acontecer todos os…

Leia mais

Socioemocional
+
Competências socioemocionais

Como competências socioemocionais ajudam no desempenho acadêmico

Um estudo realizado em Sobral (CE) pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), em parceria com o Instituto Ayrton Senna, mostrou importantes…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Como evitar o bulliyng

Como evitar o bullying na escola?

O mês de abril é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Bullying, momento para refletir sobre como evitar o bullying na escola. De acordo com uma pesquisa realizada pelo…

Leia mais

Família
+
Revista Projeto de Vida Conquista

Revista Projeto de Vida: reportagens, entrevistas e atividades repletas de conhecimento

Se você é aluno, professor, coordenador ou gestor de uma de nossas escolas parceiras, já pode baixar a revista na plataforma ConX (novo ambiente virtual da…

Leia mais

Família
+
família na escola

Família na escola: como se engajar mais nas atividades do seu filho?

Com a correria do dia a dia, fica difícil encontrar tempo para dar atenção às tarefas escolares do seu filho, não é mesmo? Mas pensar a presença da sua família na escola…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Cultura Maker

Cultura maker na educação: o que é e principais ferramentas

Pensar na escola do futuro é pensar em um modelo pedagógico mais dinâmico e participativo. Pensando nisso, preparamos este post com informações importantes sobre o que é…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Educação digital

Educação digital: os desafios das escolas do futuro

A educação digital é considerada uma verdadeira revolução nos processos de ensino e aprendizagem do mundo atual. O fato é que a tecnologia vem assumindo um papel cada vez…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Marketing para escolas particulares

Marketing para escolas particulares: como captar mais alunos

Todo mantenedor sabe o desafio que é criar e gerir campanhas que sejam realmente aderentes aos pais, alunos e outras pessoas que fazem parte do público-alvo da escola. Por…

Leia mais