Formação e Gestão Escolar Postado no dia: 7 março, 2024

Marketing para escolas particulares: como captar mais alunos

Marketing para escolas particulares

Tempo estimado de leitura: 3


Todo mantenedor sabe o desafio que é criar e gerir campanhas que sejam realmente aderentes aos pais, alunos e outras pessoas que fazem parte do público-alvo da escola. Por isso, ter uma boa estratégia de marketing para escolas particulares é essencial para a captação e retenção de alunos.

Sendo assim, para ajudar em seu planejamento de marketing escolar, reunimos algumas dicas neste post. Continue a leitura!

Estratégias de marketing para escolas particulares

O marketing para escolas particulares pode ser resumido como um conjunto de estratégias e táticas usadas para promover e comercializar os serviços educacionais oferecidos por uma instituição de ensino privada. O objetivo é atrair alunos e pais interessados, construindo uma reputação positiva na comunidade.

É possível fazer marketing para uma escola da maneira tradicional, com outdoors e panfletos, por exemplo; assim como criar campanhas digitais nas redes sociais.

Dicas de marketing educacional para captar e reter mais alunos

1. Tenha um diferencial que chame a atenção

Ter um ponto focal para sua campanha de marketing é superimportante. No caso das escolas particulares, é essencial comunicar benefícios e diferenciais que fazem a instituição se destacar entre as demais.

Se você oferece turmas menores, atenção individualizada, programas extracurriculares diversificados, instalações modernas, recursos adicionais ou valores diferenciados, por exemplo, foque em destacar esses benefícios para seus prospects (alunos e pais).

2. Construa uma proposta que encante

Depois de captar seu público com seus diferenciais, é hora de retê-lo com a proposta de sua escola na prática. Não meça esforços para oferecer um excelente atendimento aos pais e responsáveis e uma ótima experiência aos alunos, encantando seu público e motivando-o a continuar utilizando seus serviços.

Como adicional, você pode também promover campanhas de retenção, incluindo descontos para alunos antigos ou prêmios por mérito e permanência.

3. Use as ferramentas certas para comunicar

Tanto na fase de captação quanto na de retenção, é importante direcionar as comunicações da forma correta e nos locais corretos. Por isso, a dica é escolher as ferramentas de acordo com o que e para quem você pretende comunicar.

Por exemplo: se quer atingir especificamente as pessoas do bairro onde a escola se localiza, anúncios pagos e segmentados nas redes sociais podem ser úteis. Contudo, o bom e “velho” outdoor também pode auxiliar nessa tarefa: uma publicidade cativante com um posicionamento adequado na vizinhança pode ser uma ótima forma de atingir o público-alvo.

4. Construa uma presença on-line

Se sua escola ainda não tem perfil nas redes sociais, é hora de fazer um! Ter uma presença on-line é muito importante para passar credibilidade, informar a comunidade escolar do que acontece no dia a dia da instituição e alcançar mais pessoas.

Nesse caso, uma dica muito importante que vai além das redes sociais é criar um local no Google Maps para sua escola. Fazendo isso, as pessoas conseguirão encontrá-la de maneira fácil tanto no buscador do Google quanto na opção de mapas. Além disso, é possível incluir informações como horários de funcionamento, site e telefone(s) de contato. Isso com certeza vai dar mais visibilidade para sua instituição de ensino!

5. Treine sua equipe

Todas as estratégias citadas aqui vão funcionar melhor se sua equipe estiver treinada e capacitada para atender os pais e alunos da escola. É importante que todos os colaboradores consigam representar efetivamente os valores e diferenciais da proposta.

Além disso, é essencial manter uma comunicação constante com as famílias, promovendo um ambiente acolhedor e abrindo espaço para sugestões e feedbacks.

Conte com a solução Conquista

A Conquista promove diversas capacitações gratuitas para diretores e outros profissionais de papel estratégico nas escolas, como a Semana do Diretor e a Semana de Marketing.

Além disso, oferecemos Consultorias de Marketing, com todo o suporte para melhorar a divulgação e o posicionamento de sua escola, como enxoval de peças, calendário editorial, treinamentos, pesquisas, geomarketing, identidade visual e muito mais!

Conheça mais sobre nossa solução! Clique aqui e converse com um especialista.

Leia também: Formação continuada para professores: como promover em sua escola


Artigos Relacionados

Formação e Gestão Escolar
+
Como evitar o bulliyng

Como evitar o bullying na escola?

O mês de abril é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Bullying, momento para refletir sobre como evitar o bullying na escola. De acordo com uma pesquisa realizada pelo…

Leia mais

Família
+
família na escola

Família na escola: como se engajar mais nas atividades do seu filho?

Com a correria do dia a dia, fica difícil encontrar tempo para dar atenção às tarefas escolares do seu filho, não é mesmo? Mas pensar a presença da sua família na escola…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Cultura Maker

Cultura maker na educação: o que é e principais ferramentas

Pensar na escola do futuro é pensar em um modelo pedagógico mais dinâmico e participativo. Pensando nisso, preparamos este post com informações importantes sobre o que é…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Educação digital

Educação digital: os desafios das escolas do futuro

A educação digital é considerada uma verdadeira revolução nos processos de ensino e aprendizagem do mundo atual. O fato é que a tecnologia vem assumindo um papel cada vez…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Marketing para escolas particulares

Marketing para escolas particulares: como captar mais alunos

Todo mantenedor sabe o desafio que é criar e gerir campanhas que sejam realmente aderentes aos pais, alunos e outras pessoas que fazem parte do público-alvo da escola. Por…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Formação continuada para professores

Formação continuada para professores: como promover na sua escola

Promover a formação continuada para professores nas escolas é imprescindível quando o assunto é evolução na sala de aula. O educador deve se manter atualizado e…

Leia mais

Família
+
Volta às Aulas Conquista

Volta às aulas: como ajudar os filhos no início do ano letivo?

Fevereiro e março sempre indicam a chegada do novo ano letivo. Nesse período, para muitas famílias, surge o desafio de garantir uma transição suave para seus filhos na…

Leia mais

Educação Financeira
+
Como organizar as finanças da escola

Como organizar as finanças da escola? Dicas essenciais e práticas de gestão financeira

É um grande desafio organizar as finanças da escola, principalmente quando falamos de instituições privadas. Isso exige um equilíbrio de diferentes contas: folha de…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
trabalhar metodologias ativas em sala de aula

5 formas de trabalhar metodologias ativas em sala de aula

Trabalhar com metodologias ativas em sala de aula é uma maneira de promover a participação mais autônoma dos estudantes na construção do conhecimento. Isso acontece…

Leia mais

Empreendedorismo
+
Empreendedorismo Social Conquista

Empreendedorismo social: atividades para incentivar os alunos

A promoção do empreendedorismo social ajuda a estimular as habilidades de comunicação, resiliência e trabalho em equipe dos alunos, colocando-os como protagonistas de suas…

Leia mais