Formação e Gestão Escolar Postado no dia: 7 março, 2024

Marketing para escolas particulares: como captar mais alunos

Marketing para escolas particulares

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Todo mantenedor sabe o desafio que é criar e gerir campanhas que sejam realmente aderentes aos pais, alunos e outras pessoas que fazem parte do público-alvo da escola. Por isso, ter uma boa estratégia de marketing para escolas particulares é essencial para a captação e retenção de alunos.

Sendo assim, para ajudar em seu planejamento de marketing escolar, reunimos algumas dicas neste post. Continue a leitura!

Estratégias de marketing para escolas particulares

O marketing para escolas particulares pode ser resumido como um conjunto de estratégias e táticas usadas para promover e comercializar os serviços educacionais oferecidos por uma instituição de ensino privada. O objetivo é atrair alunos e pais interessados, construindo uma reputação positiva na comunidade.

É possível fazer marketing para uma escola da maneira tradicional, com outdoors e panfletos, por exemplo; assim como criar campanhas digitais nas redes sociais.

Dicas de marketing educacional para captar e reter mais alunos

1. Tenha um diferencial que chame a atenção

Ter um ponto focal para sua campanha de marketing é superimportante. No caso das escolas particulares, é essencial comunicar benefícios e diferenciais que fazem a instituição se destacar entre as demais.

Se você oferece turmas menores, atenção individualizada, programas extracurriculares diversificados, instalações modernas, recursos adicionais ou valores diferenciados, por exemplo, foque em destacar esses benefícios para seus prospects (alunos e pais).

2. Construa uma proposta que encante

Depois de captar seu público com seus diferenciais, é hora de retê-lo com a proposta de sua escola na prática. Não meça esforços para oferecer um excelente atendimento aos pais e responsáveis e uma ótima experiência aos alunos, encantando seu público e motivando-o a continuar utilizando seus serviços.

Como adicional, você pode também promover campanhas de retenção, incluindo descontos para alunos antigos ou prêmios por mérito e permanência.

3. Use as ferramentas certas para comunicar

Tanto na fase de captação quanto na de retenção, é importante direcionar as comunicações da forma correta e nos locais corretos. Por isso, a dica é escolher as ferramentas de acordo com o que e para quem você pretende comunicar.

Por exemplo: se quer atingir especificamente as pessoas do bairro onde a escola se localiza, anúncios pagos e segmentados nas redes sociais podem ser úteis. Contudo, o bom e “velho” outdoor também pode auxiliar nessa tarefa: uma publicidade cativante com um posicionamento adequado na vizinhança pode ser uma ótima forma de atingir o público-alvo.

4. Construa uma presença on-line

Se sua escola ainda não tem perfil nas redes sociais, é hora de fazer um! Ter uma presença on-line é muito importante para passar credibilidade, informar a comunidade escolar do que acontece no dia a dia da instituição e alcançar mais pessoas.

Nesse caso, uma dica muito importante que vai além das redes sociais é criar um local no Google Maps para sua escola. Fazendo isso, as pessoas conseguirão encontrá-la de maneira fácil tanto no buscador do Google quanto na opção de mapas. Além disso, é possível incluir informações como horários de funcionamento, site e telefone(s) de contato. Isso com certeza vai dar mais visibilidade para sua instituição de ensino!

5. Treine sua equipe

Todas as estratégias citadas aqui vão funcionar melhor se sua equipe estiver treinada e capacitada para atender os pais e alunos da escola. É importante que todos os colaboradores consigam representar efetivamente os valores e diferenciais da proposta.

Além disso, é essencial manter uma comunicação constante com as famílias, promovendo um ambiente acolhedor e abrindo espaço para sugestões e feedbacks.

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Leia também: Formação continuada para professores: como promover em sua escola


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