Formação e Gestão Escolar Postado no dia: 12 setembro, 2022

Tudo o que você precisa saber sobre os 6 pilares essenciais da gestão escolar

Pilares da Gestão Escolar

Tempo estimado de leitura: 5

Como responsável pela coordenação pedagógica, você tem uma missão primordial: garantir uma educação de qualidade, com propósito e consciência, para todos os alunos da sua escola. Para alcançar esse objetivo, você precisa fazer um planejamento que esteja de acordo com os pilares essenciais da gestão escolar.

Mas você sabe quais são esses pilares e a importância deles na hora de garantir o progresso socioeducacional da sua instituição? Neste artigo, vamos contar detalhadamente para você quais são esses pilares e como construir uma gestão escolar democrática, que inclua a todos.

Mas, primeiro, qual a diferença entre gestão educacional e gestão escolar?

Antes de começar, é muito importante entender a diferença entre a gestão educacional e escolar. Muitos confundem esses dois conceitos, então, para deixar mais clara a diferença entre eles, vamos dividi-los em dois pontos:

  • A gestão educacional se refere às normas governamentais que regem as atividades das instituições de ensino. Ela está diretamente ligada à organização dos sistemas de ensino federal, estadual e municipal.
  • Já a gestão escolar tem mais a ver com a autonomia da sua instituição de ensino em relação à administração da escola. Isso envolve, além das normas, a infraestrutura da instituição, a área financeira, a captação de alunos, o relacionamento com a comunidade escolar etc.

Agora que você já sabe essa diferença, podemos contar um pouco mais sobre o que são os esses seis pilares e por que é tão importante tê-los alinhados na sua administração.

Conhecendo a fundo os pilares da gestão escolar!

Pilares da gestão escolar

Para desempenhar uma gestão escolar democrática de qualidade, é preciso alinhar a gestão de seguintes áreas na sua instituição: pedagógica, administrativa, financeira, de comunicação, de recursos humanos e de gestão de tempo e eficiência dos processos.

 1 – Gestão Pedagógica

Esse pilar trata dos parâmetros para planejamento-aprendizagem, em que o coordenador decide propósitos, conteúdos e métodos que serão usados na sua instituição. Por isso, é importante entender o papel da escola na construção social e nos assuntos políticos e socioeconômicos na hora de fazer a gestão pedagógica da escola.

Além disso, é por meio dele que você pensará metodologias pedagógicas, cursos e treinamentos para os professores alcançarem esses objetivos. Afinal de contas, para garantir uma gestão pedagógica bem-alinhada, você precisará da ajuda dos professores, para que eles consigam passar uma formação mais humanística, ética, científica, cultural e tecnológica.

É preciso ter cuidado para criar um projeto que esteja de acordo com a realidade dos alunos e seja democrático, dando espaço para as diferentes opiniões.

Por isso, vale sempre lembrar que a escola é um espaço que implica uma relação direta com família e comunidade: não dá para pensar a gestão pedagógica de uma escola de forma separada. Para ajudar você nessa missão, que tal conhecer um plano de aula flexível? Temos um artigo completo sobre o assunto, acesse aqui.

 2 – Gestão Administrativa

A manutenção do patrimônio e da infraestrutura, bem como questões burocráticas, a exemplo da emissão de notas e documentos: tudo isso tem a ver com a gestão administrativa escolar.

Ter um setor administrativo bem-organizado que entende as necessidades escolares é muito importante. Afinal de contas, é nele que será planejado o uso dos recursos da instituição. É ele que vai garantir que as ferramentas e os materiais necessários para o planejamento escolar serão adquiridos e que tudo seguirá o planejamento administrativo.

 3 – Gestão Financeira

É essa organização que permite que a escola tenha os recursos alocados nos locais de que precisa, com equilíbrio. Assim, não falta nada e você tem certeza de que a sua escola ficará em dia com as contas, e não no vermelho.

É por meio dessa gestão que se decide como gastar os recursos e se analisa se está entrando mais dinheiro do que está saindo: trata-se, então, do controle efetivo de contas a pagar e a receber, do planejamento detalhado com os gastos fixos e variáveis do mês. Essa área deve trabalhar de mãos dadas com a administrativa, a fim de viabilizar um planejamento escolar alinhado.

Muitas escolas investem em softwares ou em contratação de pessoas específicas para o setor, outras já terceirizam o trabalho. O ideal é ter um setor financeiro na própria escola, pois assim é mais fácil fazer o controle desse pilar e alinhá-lo aos outros.

Temos um artigo completo com 5 princípios essenciais para o planejamento da sua escola! Quer saber mais? Acesse aqui.

4 – Gestão de Recursos Humanos

Também conhecido como “gestão de pessoas”, é uma parte essencial para garantir que os pilares funcionem em harmonia. Afinal de contas, os responsáveis para que tudo aconteça são as pessoas, e gerenciar bem os recursos humanos é garantir a aprendizagem e o bem-estar de alunos, pais, funcionários, fornecedores e coordenadores. Além disso, com uma gestão escolar participativa, assegura-se a integração do corpo docente em assuntos do dia a dia.

Nesse sentido, trabalhar habilidades de liderança ajuda a manter o respeito e a cooperação, ferramentas importantes no trabalho em equipe.

5 – Gestão da Comunicação

A forma como transmitimos uma informação muda tudo, não é mesmo? Por isso, uma boa gestão de comunicação na sua instituição faz toda a diferença. É com ela que você consegue organizar campanhas de matrícula em períodos de férias escolares e até mesmo ganhar autoridade com o nome da sua escola.

É nela que se pensa o marketing institucional, o posicionamento de marca e a maneira de melhorar a comunicação entre a escola e a família.

 6 – Gestão de Tempo e Eficiência dos Processos

A gente sabe como as horas passam num piscar de olhos, né? Elas passam mais rápido ainda se não tivermos a organização necessária para garantir que todas as tarefas sejam cumpridas.

Por isso, falar em tempo e eficiência dos processos é um pilar essencial na gestão escolar, afinal de contas, precisamos estabelecer prioridades em vez de passar o tempo todo “apagando incêndios” e resolvendo questões cotidianas que, se tivessem sido bem planejadas e feitas com paciência e tempo, talvez não estivessem falhando.

Por isso, listar as prioridades, desenhar processos e delimitar tarefas entre os colaboradores de acordo com as funções de cada um faz parte do dia a dia de um gestor escolar e incentiva uma gestão escolar participativa.

Conquiste todos esses pilares com as nossas soluções!

Com as soluções educacionais da Conquista, você tem o apoio de especialistas para colocar todos esses pilares em dia e garantir uma gestão escolar mais democrática, organizada e estruturada.

Oferecemos assessorias especializadas para te ajudar a trabalhar essas áreas no dia a dia. Conheça cada uma delas!

Assessoria Pedagógica

Você recebe orientações pedagógicas com coordenadores especialistas em solução, via e-mail, telefone, Skype e webconferência.

Você também tem acesso a conteúdos digitais completos e exclusivos, com planos de aula para cada componente curricular e webconferências sobre temas pedagógicos. Clique aqui e saiba mais!

Assessoria de Marketing

Nosso time de especialistas no assunto semanalmente compartilha dicas com você, realiza webinars, disponibiliza diversos e-books, artigos, ferramentas, modelos de pesquisa, peças digitais e impressas para divulgação da campanha de matrículas e um combo de cards digitais, tudo isso para fortalecer a imagem digital da sua instituição e para garantir uma melhor gestão de comunicação entre a escola e a família. Saiba mais aqui.

Assessoria Financeira

Como alguém responsável pela gestão, é preciso que você esteja sempre atento às necessidades da escola em que atua e, com a ajuda dos nossos times de especialistas, você encontra todo o suporte necessário para transformar a área financeira da sua instituição.

Parceiros Conquista têm uma assessoria online para conversar sobre o universo da gestão escolar e ganham acesso a ferramentas de gestão e a conteúdos de apoio, além de poderem tirar dúvidas quando precisam. Clique aqui e saiba mais.

Assessoria Jurídica

Parceiros Conquista têm acesso a um sistema de gestão escolar inovador que auxilia a organização jurídica da instituição. Com a assessoria online, você poderá sanar dúvidas a respeito de temas jurídicos e ter acesso a materiais complementares sobre o assunto. Saiba mais aqui.

Vem ser um parceiro Conquista!

Se quiser conhecer mais as nossas soluções, assessorias e materiais didáticos, venha conversar com a gente! Estamos disponíveis para responder as suas dúvidas.

Já é parceiro? Para saber mais sobre esse e outros assuntos, continue no nosso blog ou acesse nosso Facebook e nosso Instagram.

 


Artigos Relacionados

Formação e Gestão Escolar
+
Formação continuada para professores

Formação continuada para professores: como promover na sua escola

Promover a formação continuada para professores nas escolas é imprescindível quando o assunto é modernização escolar. O educador deve se manter atualizado e bem-informado…

Leia mais

Família
+
Volta às Aulas Conquista

Volta às aulas: como ajudar os filhos no início do ano letivo?

Fevereiro e março sempre indicam a chegada do novo ano letivo. Nesse período, para muitas famílias, surge o desafio de garantir uma transição suave para seus filhos na…

Leia mais

Educação Financeira
+
Como organizar as finanças da escola

Como organizar as finanças da escola? Dicas essenciais e práticas de gestão financeira

É um grande desafio organizar as finanças da escola, principalmente quando falamos de instituições privadas. Isso exige um equilíbrio de diferentes contas: folha de…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
trabalhar metodologias ativas em sala de aula

5 formas de trabalhar metodologias ativas em sala de aula

Trabalhar com metodologias ativas em sala de aula é uma maneira de promover a participação mais autônoma dos estudantes na construção do conhecimento. Isso acontece…

Leia mais

Empreendedorismo
+
Empreendedorismo Social Conquista

Empreendedorismo social: atividades para incentivar os alunos

A promoção do empreendedorismo social ajuda a estimular as habilidades de comunicação, resiliência e trabalho em equipe dos alunos, colocando-os como protagonistas de suas…

Leia mais

Educação Inclusiva
+
Distúrbios de aprendizagem Conquista

Distúrbios de aprendizagem: dicas para trabalhar em sala de aula

Os distúrbios de aprendizagem afetam as habilidades formativas, cognitivas e socioemocionais de diversas pessoas em todo o mundo. Cerca de 5 a 15% das crianças em idade…

Leia mais

Notícias
+
Tendências da educação para 2024

Tecnologia e IA: tendências da educação para 2024

À medida que entramos em 2024, chegam as previsões do que estará em alta para o ano. Já se pode adiantar, inclusive, que a tecnologia educacional continuará sendo uma das…

Leia mais

Educação Financeira
+
Educação financeira nas escolas

Educação financeira nas escolas: como trabalhar o tema

Em fevereiro de 2023, cerca de 78% das famílias brasileiras estavam endividadas, segundo um levantamento feito pela Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Campanha Matrículas 2024

Campanha de matrículas 2024: dicas para captar e reter mais alunos

Conquistar e reter alunos nem sempre é fácil. Mas a boa notícia é que, com uma estratégia adequada, sua campanha de matrículas 2024 pode ser um grande sucesso….

Leia mais

Família
+
Férias escolares Conquista

Férias escolares: atividades para fazer com as crianças

Com a chegada das férias escolares, surge também a oportunidade de criar momentos inesquecíveis com os pequenos. Se você está em busca de maneiras encantadoras de…

Leia mais