Formação e Gestão Escolar Postado no dia: 11 julho, 2022

5 passos para fazer um bom planejamento de gestão escolar

5 passos para fazer um bom planejamento de gestão escolar: A imagem mostra duas pessoas com uma caneta na mão, analisando um livro.

Tempo estimado de leitura: 3

Aumentar o número de alunos, ser referência em ensino, reduzir as taxas de inadimplência… Como conseguir alcançar todos os objetivos importantes para sua instituição de ensino? Com planejamento de gestão escolar!

O planejamento é o ponto de partida para manter a escola organizada e para que nada saia dos eixos. Continue a leitura que nós iremos mostrar como você pode fazer um planejamento para a sua escola seguindo 5 passos!

O que é um planejamento de gestão escolar?

O planejamento de gestão escolar nada mais é que uma organização periódica das tarefas de uma instituição. Ele geralmente é feito semestralmente ou anualmente, e envolve a administração de toda a escola, desde o gerenciamento de processos ao gerenciamento de pessoas, dentro dos pilares da gestão educacional.

Para garantir o progresso socioeducacional da sua escola e possibilitar que ela promova o aprendizado dos estudantes de forma efetiva, é fundamental que o planejamento esteja em dia.

Com um planejamento bem feito, é muito mais fácil atingir seus objetivos: a equipe se mantém alinhada, as atividades são realizadas dentro do prazo e todos os esforços serão direcionados para um mesmo propósito. Quando se tem um plano de ação bem estruturado, a organização e disciplina interna impacta a todos de forma positiva.

Como fazer um planejamento de gestão escolar em 5 passos:

  • Faça uma análise do cenário atual

Faça um levantamento do histórico da sua instituição e avalie as condições atuais da sua instituição; isso inclui a parte de infraestrutura, pedagógico, financeiro e acadêmico. É importante que você tenha clareza de como as coisas estão no momento atual para que seja possível pensar em mudanças.

  • Trace metas mensuráveis

É fundamental definir as metas em números e estabelecer isso de forma gradual. Determine o indicador que você vai utilizar, o intervalo de tempo e o índice que você deseja alcançar. Além de manter a sua escola organizada, o levantamento e a interpretação de indicadores adequados são essenciais para auxiliar no crescimento da sua instituição.

  • Faça um plano de ação

Depois de identificar os problemas é importante que você monte um plano de ação para solucionar as problemáticas elencadas e dar continuidade ao projeto. Nesse planejamento deve ter ações de curto, médio e longo prazo e deve envolver toda a sua equipe, com indicadores que devem ser acompanhados de perto ao longo do ano letivo.

  • Tenha uma equipe alinhada  e delegue as funções

Garanta que todos estão alinhados com a proposta do planejamento! É fundamental que as metas estejam claras para todos os colaboradores e que cada um saiba quais são as suas responsabilidades – os projetos fluem melhor com uma equipe alinhada e engajada em suas atividades.

  • Acompanhe o andamento do planejamento

A mensuração de resultados é uma das etapas mais importantes do processo de planejamento e o acompanhamento dos indicadores, seja na área financeira, acadêmica ou pedagógica.

Ademais, o gestor deve avaliar se as ações que delegou para as equipes estão dando resultados e, caso tenha algo fora dos eixos, converse com o colaborador e se necessário, reveja o planejamento e pense em possíveis estratégias para inserir no plano. Por isso, ajustar o planejamento não é um problema, o importante é manter o seu cronograma vivo!

Esteja com tudo em dia!

O planejamento escolar é um dos fatores essenciais para que tudo corra bem no cotidiano escolar. A partir de um cronograma, as atividades se tornam coesas e fundamentadas, ou seja, sua organização está de acordo com os objetivos da escola que, por sua vez, se atrelam ao Projeto Político Pedagógico, tornando a escola mais produtiva e eficiente. Em conclusão, organize a sua rotina e otimize o tempo – tanto o seu quanto o da sua equipe!

Saiba mais

Este artigo foi escrito pela Arcopay, parceira da Conquista. A Arcopay cuida da gestão das escolas por meio de soluções que dão previsibilidade de caixa e estabilidade no financeiro das instituições.

Para saber mais, acesse o site.

Leia mais: Metodologias ativas de aprendizagem mudam a experiência do aluno


Artigos Relacionados

Família
+
família na escola

Família na escola: como se engajar mais nas atividades do seu filho?

Com a correria do dia a dia, fica difícil encontrar tempo para dar atenção às tarefas escolares do seu filho, não é mesmo? Mas pensar a presença da sua família na escola…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Cultura Maker

Cultura maker na educação: o que é e principais ferramentas

Pensar na escola do futuro é pensar em um modelo pedagógico mais dinâmico e participativo. Pensando nisso, preparamos este post com informações importantes sobre o que é…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Educação digital

Educação digital: os desafios das escolas do futuro

A educação digital é considerada uma verdadeira revolução nos processos de ensino e aprendizagem do mundo atual. O fato é que a tecnologia vem assumindo um papel cada vez…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Marketing para escolas particulares

Marketing para escolas particulares: como captar mais alunos

Todo mantenedor sabe o desafio que é criar e gerir campanhas que sejam realmente aderentes aos pais, alunos e outras pessoas que fazem parte do público-alvo da escola. Por…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Formação continuada para professores

Formação continuada para professores: como promover na sua escola

Promover a formação continuada para professores nas escolas é imprescindível quando o assunto é evolução na sala de aula. O educador deve se manter atualizado e…

Leia mais

Família
+
Volta às Aulas Conquista

Volta às aulas: como ajudar os filhos no início do ano letivo?

Fevereiro e março sempre indicam a chegada do novo ano letivo. Nesse período, para muitas famílias, surge o desafio de garantir uma transição suave para seus filhos na…

Leia mais

Educação Financeira
+
Como organizar as finanças da escola

Como organizar as finanças da escola? Dicas essenciais e práticas de gestão financeira

É um grande desafio organizar as finanças da escola, principalmente quando falamos de instituições privadas. Isso exige um equilíbrio de diferentes contas: folha de…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
trabalhar metodologias ativas em sala de aula

5 formas de trabalhar metodologias ativas em sala de aula

Trabalhar com metodologias ativas em sala de aula é uma maneira de promover a participação mais autônoma dos estudantes na construção do conhecimento. Isso acontece…

Leia mais

Empreendedorismo
+
Empreendedorismo Social Conquista

Empreendedorismo social: atividades para incentivar os alunos

A promoção do empreendedorismo social ajuda a estimular as habilidades de comunicação, resiliência e trabalho em equipe dos alunos, colocando-os como protagonistas de suas…

Leia mais

Educação Inclusiva
+
Distúrbios de aprendizagem Conquista

Distúrbios de aprendizagem: dicas para trabalhar em sala de aula

Os distúrbios de aprendizagem afetam as habilidades formativas, cognitivas e socioemocionais de diversas pessoas em todo o mundo. Cerca de 5 a 15% das crianças em idade…

Leia mais