Formação e Gestão Escolar Postado no dia: 1 julho, 2021

Plano de aula flexível: como fazer

plano de aula flexível

Tempo estimado de leitura: 3

Um plano de aula flexível guia o professor e não deve engessa o aprendizado, enriquecendo a experiência do aluno como protagonista.

Entre as premissas para elaborar um bom plano de aula flexível, estão: 1) somos todos diferentes; 2) não temos controle sobre todas as coisas; 3) se algo sair fora do planejado, tudo bem. A importância do planejamento das aulas é inquestionável, mas ter flexibilidade para conduzir um plano B é essencial em um contexto com tantas variáveis.

Além de realidades diferentes, cada aluno tem suas dificuldades e seu ritmo de aprendizado. Seguir um plano de aula com rigidez, repetindo o mesmo para todas as turmas, sem adaptações, vai contra a inclusão e o respeito à individualidade do aluno protagonista. 

Flexibilidade

Uma sugestão é usar metodologias ativas que tornam o conteúdo mais agradável, facilitam a assimilação e personalizam o aprendizado. O professor pode usar filmes, mapas mentais, quiz, poesias, músicas, jogos analógicos e digitais, sala de aula invertida, oficinas literárias, podcasts, passeios, simulações, experimentos, enfim, uma variedade de recursos que conversam com alunos plurais. 

Imprevistos no plano de aula

O plano de aula está perfeito, mas o aluno não evolui como esperado ou uma pandemia chega para mudar completamente o que já estava estruturado. Às vezes, acontece o que ninguém imaginava. É um desafio para o professor administrar as surpresas que surgem no caminho. 

Sem falar nas recorrentes distrações, tanto no formato presencial quanto no on-line. Em uma turma com os pequenos, por exemplo, uma tempestade ou a presença de um arco-íris já é capaz de alterar os ânimos e o andamento das aulas. A saída é acolher o inesperado, analisar a situação e aproveitá-la para enriquecer o plano de aula. 

Um planejamento flexível tira proveito dos recursos disponíveis no ambiente de aprendizado. Por exemplo: quais possibilidades se abrem em sala de aula, ao ar livre e no on-line para trabalhar o consumo consciente? Explorar novos caminhos e adequações no plano de aula potencializa as práticas pedagógicas. Sair do piloto automático é exercitar a capacidade de inovar. Professores e alunos só têm a ganhar com isso. 

Objetivos

Clareza e objetividade são fundamentais em um plano de aula. O documento tem direcionais que estruturam o aprendizado e guiam o professor. Não é uma receita exata porque depende muito da evolução dos alunos. 

Confira este checklist de perguntas para compor um bom plano de aula: 

  • Quais são os objetivos de aprendizagem? 
  • Quais habilidades os alunos devem desenvolver?
  • O que os alunos já sabem a respeito do tema? 
  • Como os alunos se relacionam com o tema? 
  • Quais serão as referências e fontes de pesquisa do professor? 
  • O plano de aula terá quantas e quais etapas?
  • Quais metodologias serão usadas? 
  • Qual será a sequência de atividades? 
  • Quais materiais de apoio serão utilizados na atividade?  
  • Qual será o ambiente de aprendizagem? 
  • A atividade será individual ou em grupo?
  • Qual situação-problema vão resolver? 
  • Como os alunos vão relacionar as informações? 
  • O que observar e registrar do comportamento dos alunos? 
  • Quais comparações o professor pode fazer? 
  • Os alunos entenderam o conteúdo? 
  • Quais pontos precisam ser retomados? 

Algumas vezes o que foi proposto no plano de aula não é cumprido, mas isso não deve fazer com que o professor se sinta frustrado, afinal é algo que pode acontecer. Em conclusão, ao montar o planejamento e selecionar as atividades, é importante pontuar possíveis contratempos.

Gostou de ler esse conteúdo? Para saber mais sobre o universo da Educação, acesse outros artigos do Blog da Conquista e nossos perfis no Facebook e Instagram. Fale com nosso consultor e faça parte da solução educacional que conquistou o Brasil!

Leia mais: Itinerários formativos: 3 vantagens do ensino direcionado


Artigos Relacionados

Família
+
família na escola

Família na escola: como se engajar mais nas atividades do seu filho?

Com a correria do dia a dia, fica difícil encontrar tempo para dar atenção às tarefas escolares do seu filho, não é mesmo? Mas pensar a presença da sua família na escola…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Cultura Maker

Cultura maker na educação: o que é e principais ferramentas

Pensar na escola do futuro é pensar em um modelo pedagógico mais dinâmico e participativo. Pensando nisso, preparamos este post com informações importantes sobre o que é…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Educação digital

Educação digital: os desafios das escolas do futuro

A educação digital é considerada uma verdadeira revolução nos processos de ensino e aprendizagem do mundo atual. O fato é que a tecnologia vem assumindo um papel cada vez…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Marketing para escolas particulares

Marketing para escolas particulares: como captar mais alunos

Todo mantenedor sabe o desafio que é criar e gerir campanhas que sejam realmente aderentes aos pais, alunos e outras pessoas que fazem parte do público-alvo da escola. Por…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Formação continuada para professores

Formação continuada para professores: como promover na sua escola

Promover a formação continuada para professores nas escolas é imprescindível quando o assunto é evolução na sala de aula. O educador deve se manter atualizado e…

Leia mais

Família
+
Volta às Aulas Conquista

Volta às aulas: como ajudar os filhos no início do ano letivo?

Fevereiro e março sempre indicam a chegada do novo ano letivo. Nesse período, para muitas famílias, surge o desafio de garantir uma transição suave para seus filhos na…

Leia mais

Educação Financeira
+
Como organizar as finanças da escola

Como organizar as finanças da escola? Dicas essenciais e práticas de gestão financeira

É um grande desafio organizar as finanças da escola, principalmente quando falamos de instituições privadas. Isso exige um equilíbrio de diferentes contas: folha de…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
trabalhar metodologias ativas em sala de aula

5 formas de trabalhar metodologias ativas em sala de aula

Trabalhar com metodologias ativas em sala de aula é uma maneira de promover a participação mais autônoma dos estudantes na construção do conhecimento. Isso acontece…

Leia mais

Empreendedorismo
+
Empreendedorismo Social Conquista

Empreendedorismo social: atividades para incentivar os alunos

A promoção do empreendedorismo social ajuda a estimular as habilidades de comunicação, resiliência e trabalho em equipe dos alunos, colocando-os como protagonistas de suas…

Leia mais

Educação Inclusiva
+
Distúrbios de aprendizagem Conquista

Distúrbios de aprendizagem: dicas para trabalhar em sala de aula

Os distúrbios de aprendizagem afetam as habilidades formativas, cognitivas e socioemocionais de diversas pessoas em todo o mundo. Cerca de 5 a 15% das crianças em idade…

Leia mais