Formação e Gestão Escolar Postado no dia: 11 julho, 2022

Custos, gastos e despesas de uma escola: entenda a diferença

Custos, gastos e despesas de uma escola entenda a diferença: na imagem há diversos papéis com gráficos impressos e no lado direito há um cofre no formato de porco e uma calculadora.

Tempo estimado de leitura: 2

Entender exatamente como os custos, gastos e despesas interferem na conta das instituições faz uma grande diferença quando falamos de organização de finanças. Isso porque, esses três conceitos afetam de forma direta o equilíbrio financeiro de uma escola.

Quando se tem essas informações em mãos, se torna possível tomar decisões administrativas de forma mais assertiva ou até mesmo cortar gastos desnecessários para manter a sua escola no azul. Continue a leitura e entenda como fazer isso!

O que são custos, gastos e despesas?

Embora pareçam sinônimos, os custos, gastos e despesas são diferentes formas de desembolsar os recursos financeiros em uma instituição. Confira:

  • Custos: O que é desembolsado para a produção ou prestação de um serviço
  • Gastos: É todo e qualquer desembolso que se realiza para ter acesso a um bem ou serviço – um gasto pode ser um custo ou até mesmo uma despesa
  • Despesas: O que é despendido para obter receita para a instituição.

Em resumo, os custos e despesas são gastos realizados com algum objetivo específico.

Custos de uma escola

Custos são todos os gastos indispensáveis para manter o bom funcionamento da escola no dia a dia.  De acordo com alguns conceitos financeiros, os custos são divididos entre diretos e indiretos:

  • Os diretos são referentes ao ensino
  • Os indiretos são relacionados à manutenção da instituição

Exemplos de custos diretos:

  • Mão de obra direta: Referente a folha de pagamento dos profissionais diretamente ligados à educação do aluno (professores, etc)
  • Materiais diretos: Todo e qualquer material destinado ao consumo dos alunos
  • Serviços diretos: Aqueles que são realizados para atender especificamente ao aluno

Exemplos de custos indiretos:

  • Mão de obra indireta: Referente a folha de pagamentos dos porteiros, inspetores e outros encarregados da manutenção
  • Materiais indiretos: Todo e qualquer material destinado para o funcionamento da escola, mas que não estão relacionados ao ensino do aluno
  • Serviços indiretos: Aqueles que são realizados para manter o funcionamento da escola

Despesas de uma escola

Como já falamos anteriormente, as despesas são todos aqueles gastos que se tem com a administração e investimentos – sejam eles fixos ou variáveis, são gastos fundamentais para manter um bom funcionamento da instituição.

Exemplos de despesas:

  • Aluguel da instituição
  • Qualificação da equipe
  • Folha de pagamento do setor administrativo
  • Marketing e publicidade

Importância da divisão de custos e despesas

Dividindo os custos e despesas e fazendo esse controle você consegue avaliar o lucro obtido, além de ajudar a identificar os problemas relacionados a gastos desnecessários e percepções precipitadas a respeito da saúde financeira da organização.

Acompanhe de perto a gestão financeira da sua instituição!

Assim como qualquer outro tipo de negócio, uma instituição de ensino precisa ser acompanhada de perto para que seja possível analisar com precisão como estão os custos e despesas da escola, eliminar desperdícios e realizar mudanças necessárias para aprimorar os resultados da instituição.

Saiba mais

Este artigo foi escrito pela Arcopay, parceira da Conquista. A Arcopay cuida da gestão das escolas por meio de soluções que dão previsibilidade de caixa e estabilidade no financeiro das instituições. Para saber mais, acesse o site.


Artigos Relacionados

Formação e Gestão Escolar
+
Custos, gastos e despesas de uma escola entenda a diferença: na imagem há diversos papéis com gráficos impressos e no lado direito há um cofre no formato de porco e uma calculadora.

Custos, gastos e despesas de uma escola: entenda a diferença

Entender exatamente como os custos, gastos e despesas interferem na conta das instituições faz uma grande diferença quando falamos de organização de finanças. Isso porque,…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
5 pilares da gestão financeira para escolas: a imagem mostra uma pessoa conferindo uma planilha financeira e usando uma calculadora.

5 pilares da gestão financeira para escolas

A gestão financeira de uma instituição de ensino envolve muitos desafios e, para que essa engrenagem complexa possa funcionar corretamente, as ações devem estar bem…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
5 passos para fazer um bom planejamento de gestão escolar: A imagem mostra duas pessoas com uma caneta na mão, analisando um livro.

5 passos para fazer um bom planejamento de gestão escolar

Aumentar o número de alunos, ser referência em ensino, reduzir as taxas de inadimplência… Como conseguir alcançar todos os objetivos importantes para sua instituição de…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
metodologias ativas

Metodologias ativas de aprendizagem mudam a experiência do aluno

As metodologias ativas estimulam a autonomia do aluno e proporcionam experiências educativas diferenciadas. Entenda melhor como usá-las. Neste texto você encontra: – o…

Leia mais

Educação Financeira
+
mesada para filhos

Mesada para filhos é uma boa ideia?

Como a mesada para filhos pode ajudar a desenvolver a maturidade financeira e a autorresponsabilidade. A mesada para filhos é muitas vezes o primeiro contato de…

Leia mais

Família e Socioemocional
+
saúde dos pais na pandemia

5 dicas para a saúde dos pais em tempo de pandemia

Acúmulo de tarefas na quarentena pode fragilizar a saúde dos pais  O ano de 2020 foi desafiador para todos. A pandemia causada pelo novo coronavírus colocou diante…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+

5 ferramentas para criar aulas on-line

Professor, economize seu tempo e abrace a cultura digital utilizando ferramentas para criar aulas on-line de maneira gratuita e prática. Está em busca de…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
plano de aula

Plano de aula flexível

O plano de aula guia o professor e não deve engessar o aprendizado. Flexibilidade enriquece a experiência do aluno protagonista. Entre as premissas para…

Leia mais

Ensino Médio
+

Itinerários formativos: 3 vantagens do ensino direcionado

Conheça os principais benefícios dos Itinerários Formativos, uma das mudanças propostas para o Novo Ensino Médio, que deve ser implementado até 2022 em todas as escolas…

Leia mais

Família e Socioemocional
+

Sustentabilidade para crianças: elas aprendem fazendo

Como incentivar os pequenos a praticarem a sustentabilidade em casa e na escola  Práticas de sustentabilidade devem ser abordadas no ambiente escolar sempre que…

Leia mais