Formação e Gestão Escolar Postado no dia: 11 julho, 2022

Custos, gastos e despesas de uma escola: entenda a diferença

Custos, gastos e despesas de uma escola entenda a diferença: na imagem há diversos papéis com gráficos impressos e no lado direito há um cofre no formato de porco e uma calculadora.

Tempo estimado de leitura: 2

Entender exatamente como os custos, gastos e despesas interferem na conta das instituições faz uma grande diferença quando falamos de organização de finanças. Isso porque, esses três conceitos afetam de forma direta o equilíbrio financeiro de uma escola.

Quando se tem essas informações em mãos, se torna possível tomar decisões administrativas de forma mais assertiva ou até mesmo cortar gastos desnecessários para manter a sua escola no azul. Continue a leitura e entenda como fazer isso!

O que são custos, gastos e despesas?

Embora pareçam sinônimos, os custos, gastos e despesas são diferentes formas de desembolsar os recursos financeiros em uma instituição. Confira:

  • Custos: O que é desembolsado para a produção ou prestação de um serviço
  • Gastos: É todo e qualquer desembolso que se realiza para ter acesso a um bem ou serviço – um gasto pode ser um custo ou até mesmo uma despesa
  • Despesas: O que é despendido para obter receita para a instituição.

Em resumo, os custos e despesas são gastos feitos com algum objetivo específico.

Custos de uma escola

Custos são todos os gastos indispensáveis para manter o bom funcionamento da escola no dia a dia. Os custos podem ser divididos entre diretos e indiretos:

  • Os diretos são referentes ao ensino
  • Os indiretos são relacionados à manutenção da instituição

Exemplos de custos diretos:

  • Mão de obra direta: Referente a folha de pagamento dos profissionais diretamente ligados à educação do aluno (professores, etc)
  • Materiais diretos: Todo e qualquer material destinado ao consumo dos alunos
  • Serviços diretos: Aqueles que são realizados para atender especificamente ao aluno

Exemplos de custos indiretos:

  • Mão de obra indireta: Referente a folha de pagamentos dos porteiros, inspetores e outros encarregados da manutenção
  • Materiais indiretos: Todo e qualquer material destinado para o funcionamento da escola, mas que não estão relacionados ao ensino do aluno
  • Serviços indiretos:  são realizados para manter o funcionamento da escola

Despesas de uma escola

Como já falamos anteriormente, as despesas são todos aqueles gastos que se tem com a administração e investimentos – sejam eles fixos ou variáveis. Portanto, são gastos fundamentais para manter um bom funcionamento da instituição.

Exemplos de despesas:

  • Aluguel da instituição
  • Qualificação da equipe
  • Folha de pagamento do setor administrativo
  • Marketing e publicidade

Importância da divisão de custos e despesas

Dividindo os custos e despesas e fazendo esse controle você consegue avaliar o lucro obtido. Ademais, também ajuda a identificar os problemas relacionados a gastos desnecessários e percepções precipitadas a respeito da saúde financeira da organização.

Acompanhe de perto a gestão financeira da sua instituição!

Assim como qualquer outro tipo de negócio, uma instituição de ensino precisa ser acompanhada de perto para que seja possível analisar com precisão como estão os custos e despesas da escola, eliminar desperdícios e realizar mudanças necessárias para aprimorar os resultados da instituição.

Saiba mais

Este artigo foi escrito pela Arcopay, parceira da Conquista. A Arcopay cuida da gestão das escolas por meio de soluções que dão previsibilidade de caixa e estabilidade no financeiro das instituições. Para saber mais, acesse o site.

Leia mais: 5 pilares da gestão financeira para escolas


Artigos Relacionados

Formação e Gestão Escolar
+
Como evitar o bulliyng

Como evitar o bullying na escola?

O mês de abril é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Bullying, momento para refletir sobre como evitar o bullying na escola. De acordo com uma pesquisa realizada pelo…

Leia mais

Família
+
família na escola

Família na escola: como se engajar mais nas atividades do seu filho?

Com a correria do dia a dia, fica difícil encontrar tempo para dar atenção às tarefas escolares do seu filho, não é mesmo? Mas pensar a presença da sua família na escola…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Cultura Maker

Cultura maker na educação: o que é e principais ferramentas

Pensar na escola do futuro é pensar em um modelo pedagógico mais dinâmico e participativo. Pensando nisso, preparamos este post com informações importantes sobre o que é…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Educação digital

Educação digital: os desafios das escolas do futuro

A educação digital é considerada uma verdadeira revolução nos processos de ensino e aprendizagem do mundo atual. O fato é que a tecnologia vem assumindo um papel cada vez…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Marketing para escolas particulares

Marketing para escolas particulares: como captar mais alunos

Todo mantenedor sabe o desafio que é criar e gerir campanhas que sejam realmente aderentes aos pais, alunos e outras pessoas que fazem parte do público-alvo da escola. Por…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Formação continuada para professores

Formação continuada para professores: como promover na sua escola

Promover a formação continuada para professores nas escolas é imprescindível quando o assunto é evolução na sala de aula. O educador deve se manter atualizado e…

Leia mais

Família
+
Volta às Aulas Conquista

Volta às aulas: como ajudar os filhos no início do ano letivo?

Fevereiro e março sempre indicam a chegada do novo ano letivo. Nesse período, para muitas famílias, surge o desafio de garantir uma transição suave para seus filhos na…

Leia mais

Educação Financeira
+
Como organizar as finanças da escola

Como organizar as finanças da escola? Dicas essenciais e práticas de gestão financeira

É um grande desafio organizar as finanças da escola, principalmente quando falamos de instituições privadas. Isso exige um equilíbrio de diferentes contas: folha de…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
trabalhar metodologias ativas em sala de aula

5 formas de trabalhar metodologias ativas em sala de aula

Trabalhar com metodologias ativas em sala de aula é uma maneira de promover a participação mais autônoma dos estudantes na construção do conhecimento. Isso acontece…

Leia mais

Empreendedorismo
+
Empreendedorismo Social Conquista

Empreendedorismo social: atividades para incentivar os alunos

A promoção do empreendedorismo social ajuda a estimular as habilidades de comunicação, resiliência e trabalho em equipe dos alunos, colocando-os como protagonistas de suas…

Leia mais