Tempo estimado de leitura: 2
Entender exatamente como os custos, gastos e despesas interferem na conta das instituições faz uma grande diferença quando falamos de organização de finanças. Isso porque, esses três conceitos afetam de forma direta o equilíbrio financeiro de uma escola.
Quando se tem essas informações em mãos, se torna possível tomar decisões administrativas de forma mais assertiva ou até mesmo cortar gastos desnecessários para manter a sua escola no azul. Continue a leitura e entenda como fazer isso!
O que são custos, gastos e despesas?
Embora pareçam sinônimos, os custos, gastos e despesas são diferentes formas de desembolsar os recursos financeiros em uma instituição. Confira:
- Custos: O que é desembolsado para a produção ou prestação de um serviço
- Gastos: É todo e qualquer desembolso que se realiza para ter acesso a um bem ou serviço – um gasto pode ser um custo ou até mesmo uma despesa
- Despesas: O que é despendido para obter receita para a instituição.
Em resumo, os custos e despesas são gastos feitos com algum objetivo específico.
Custos de uma escola
Custos são todos os gastos indispensáveis para manter o bom funcionamento da escola no dia a dia. Os custos podem ser divididos entre diretos e indiretos:
- Os diretos são referentes ao ensino
- Os indiretos são relacionados à manutenção da instituição
Exemplos de custos diretos:
- Mão de obra direta: Referente a folha de pagamento dos profissionais diretamente ligados à educação do aluno (professores, etc)
- Materiais diretos: Todo e qualquer material destinado ao consumo dos alunos
- Serviços diretos: Aqueles que são realizados para atender especificamente ao aluno
Exemplos de custos indiretos:
- Mão de obra indireta: Referente a folha de pagamentos dos porteiros, inspetores e outros encarregados da manutenção
- Materiais indiretos: Todo e qualquer material destinado para o funcionamento da escola, mas que não estão relacionados ao ensino do aluno
- Serviços indiretos: são realizados para manter o funcionamento da escola
Despesas de uma escola
Como já falamos anteriormente, as despesas são todos aqueles gastos que se tem com a administração e investimentos – sejam eles fixos ou variáveis. Portanto, são gastos fundamentais para manter um bom funcionamento da instituição.
Exemplos de despesas:
- Aluguel da instituição
- Qualificação da equipe
- Folha de pagamento do setor administrativo
- Marketing e publicidade
Importância da divisão de custos e despesas
Dividindo os custos e despesas e fazendo esse controle você consegue avaliar o lucro obtido. Ademais, também ajuda a identificar os problemas relacionados a gastos desnecessários e percepções precipitadas a respeito da saúde financeira da organização.
Acompanhe de perto a gestão financeira da sua instituição!
Assim como qualquer outro tipo de negócio, uma instituição de ensino precisa ser acompanhada de perto para que seja possível analisar com precisão como estão os custos e despesas da escola, eliminar desperdícios e realizar mudanças necessárias para aprimorar os resultados da instituição.
Saiba mais
Este artigo foi escrito pela Arcopay, parceira da Conquista. A Arcopay cuida da gestão das escolas por meio de soluções que dão previsibilidade de caixa e estabilidade no financeiro das instituições. Para saber mais, acesse o site.
Leia mais: 5 pilares da gestão financeira para escolas