Ensino Médio Postado no dia: 7 dezembro, 2023

Eletivas no Ensino Médio: como aperfeiçoar a oferta em sua escola

Eletivas no Ensino Médio Conquista

Tempo estimado de leitura: 5


As disciplinas eletivas no Ensino Médio são uma mudança significativa do Novo Ensino Médio e uma transformação de rotina e de aprendizado para professores e alunos.

Afinal, elas aparecem como um complemento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Um bônus de conhecimento e profissionalização para os estudantes!

Mesmo com as disciplinas eletivas em andamento, muitas escolas ainda enfrentam questões como, por exemplo: quais as melhores práticas para incentivar os alunos a cursarem as novas formações?

Se você deseja implementar mais opções de eletivas no currículo da sua escola, a Conquista possui um portfólio de disciplinas que contemplam os quatro eixos estruturantes estabelecidos nos referenciais curriculares para a elaboração de itinerários formativos. Leia mais sobre em nosso post: Conquista amplia opções de eletivas para os alunos do Ensino Médio em 2023.

Neste artigo, vamos te mostrar as formas da sua escola criar mecanismos a fim de auxiliar os alunos na hora de escolher a eletiva. Também vamos compartilhar atividades interativas para os professores aplicarem com eficiência essas matérias em sala de aula e para você aperfeiçoar ainda mais o ensino da sua instituição. Vem com a gente!

Por que as eletivas são tão importantes para os estudantes no Ensino Médio?

Apesar de não serem obrigatórias e a oferta variar de acordo com cada escola, essas disciplinas auxiliam na construção do projeto de vida no Ensino Médio.

Os alunos ganham uma formação extra, que vai além dos componentes curriculares da Formação Geral Básica. Além disso, ainda podem escolher atividades não ligadas diretamente ao seus itinerários formativos, o que representa mais um ganho no aprendizado.

Ademais, em outro post, já falamos sobre as principais mudanças do itinerário formativo e os benefícios que as disciplinas eletivas do Ensino Médio podem trazer para a educação brasileira.

Como auxiliar os alunos na escolha das disciplinas eletivas?

Os estudantes serão profissionais no futuro, portanto suas formações precisam ser trabalhadas sempre da melhor forma.

Por isso, a nossa solução trabalha com quatro pilares essenciais: educação socioemocional, educação financeira, empreendedorismo e família. Eles são introduzidos desde o Ensino Infantil e construídos ao longo do tempo, cumprindo um papel essencial nas futuras tomadas de decisão dos alunos.

Os materiais didáticos da Conquista são permeados por esses quatros pilares, e, quando nosso estudante estiver na época de escolher as disciplinas eletivas no Ensino Médio, ele encontrará uma base sólida para determinar os próprios caminhos.

Em conclusão, a decisão a respeito das eletivas é importante, pois ajuda os alunos a construir o futuro como protagonistas de seu aprendizado. Isso envolve muitos desafios, é claro, mas contar com a ajuda de professores e coordenadores pedagógicos é possível e faz toda a diferença no processo.

Trabalhe o tema dentro do projeto de vida e faça um planejamento com os estudantes

O projeto de vida é uma disciplina criada para refletir sobre o futuro. As eletivas podem contribuir na compreensão sobre os interesses pessoais e profissionais do estudante.

Por isso, reflita sobre os mecanismos necessários para inserir conteúdos que estimulem as seguintes habilidades durante as aulas:

  • Inteligência emocional: fundamental para tomar decisões conscientes.
  • Autoconhecimento e autonomia: quando nos conhecemos, agimos de acordo com nossas necessidades e valores.
  • Conhecimento de afinidades: se sabemos quais são as nossas habilidades e pontos fortes, reconhecemos com mais facilidade onde podemos nos destacar profissionalmente.

Esses assuntos podem ser trabalhados em casa ou na escola, por meio das atividades didáticas e ainda em diversos formatos. Se você é parceiro Conquista, é possível encontrar esses exercícios diretamente em nossos materiais e ainda contar com a nossa ajuda para preparar a sua escola.

Algumas ações do dia a dia inspiram os alunos a ter ideias para seus projetos de vida.

Atividades de mentoria coletiva podem auxiliar os estudantes a escolherem as disciplinas eletivas com a qual têm mais familiaridade. Conheça alguns exemplos:

Seminários

Proponha aulas e debates sobre temas diversos e incentive os alunos a pesquisarem se prepararem previamente para tirar dúvidas com os especialistas convidados.

  • Escolha temáticas relacionadas às eletivas que a sua escola disponibiliza. Se existe a oferta de alguma disciplina de tecnologia, sugira assuntos como: “Inteligência artificial e as suas implicações para o mercado digital”.
  • Convide duas ou mais pessoas que dominam o tema e reserve um tempo para os alunos deixarem comentários e fazerem perguntas.

Rodas de conversa

Converse com os professores das eletivas oferecidas pela sua escola e estipule um dia da semana para a realização de uma roda de conversa.

Assim, cada estudante pode compartilhar dúvidas, sonhos e projetos a respeito do futuro, além de entender melhor quais eletivas podem ajudá-lo a alcançar as próprias metas. Ademais, nessa situação, é essencial a figura de um orientador, como o educador.

Palestras

Diferentemente do seminário, aqui temos apenas um convidado que direcionará o assunto. É possível selecionar temáticas relacionadas às disciplinas eletivas oferecidas pela sua escola ou chamar um palestrante que trabalha na área.

A pessoa escolhida pode falar sobre mercado de trabalho, curiosidades sobre a profissão, desafios do dia a dia, a experiência pessoal dela na escolha de carreira etc.

Parcerias com empresas e universidades

Essa é uma ótima solução para inserir os alunos em projetos que eles já tenham vontade de realizar.

Pesquise empresas que topem fazer parcerias (startups, por exemplo). Você também pode entrar em contato com universidades, a fim de levar os estudantes em feiras de profissões ou fazer visitas guiadas para eles conhecerem determinado curso.

Lembre-se sempre de conectar os temas das atividades realizadas com as eletivas que a sua escola oferece!

Eletivas do Novo Ensino Médio Conquista

Oferecemos, em nossa solução, disciplinas eletivas que contemplam os quatro eixos estruturantes presentes nos referenciais curriculares para a elaboração de itinerários formativos: mediação e intervenção sociocultural, investigação científica, processos criativos e empreendedorismo. São elas:

Educação financeira

A proposta dessa disciplina é que o aluno entenda a importância do planejamento, da gestão e do controle de finanças, para ter uma futura vida mais tranquila e próspera.

Ela envolve as áreas de conhecimento de Matemática e suas Tecnologias, e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Dica de atividade: fazer um quadro de planejamento financeiro para a realização de sonhos.

Princípios da gastronomia

Essa disciplina é para quem quer entender mais de culinária e aprimorar suas habilidades no assunto ou começar a fazer pratos em casa.

O curso envolve as Ciências Humanas e Sociais Aplicadas como área de conhecimento.

Dica de atividade: culinária cultural. Explore os hábitos alimentares de diferentes países, com técnicas e receitas únicas.

Produção de conteúdo para as redes sociais

Em um mundo cada vez mais conectado, essa disciplina acaba sendo essencial. Ela introduz estratégias de conteúdo online ao estudante e envolve a área de Linguagens e suas tecnologias.

O intuito principal é que o estudante aprenda o funcionamento da comunicação e da linguagem digital, por meio de uma criação de conteúdo consciente.

Dica de atividade: faça um perfil da sala nas redes sociais para que, juntos, vocês produzam conteúdos diários, de acordo com os temas e aprendizados das aulas.

Desvendando os mistérios das Ciências da Saúde

A disciplina tem como finalidade apresentar as áreas das Ciências das Saúde, assim como suas competências, possibilidades e campos de atuação. Ela envolve a área de Ciências da Natureza e suas tecnologias.

Dessa forma, o aluno pode explorar o interesse em vários cursos e profissões relacionadas: medicina, enfermagem, nutrição etc.

Dica de atividade: faça uma aula de alongamentos e ensine quais músculos e partes do corpo são trabalhados em cada exercício.

Quer ter essas disciplinas eletivas na sua escola ou saber mais sobre a solução Conquista?

Clique aqui e cadastre-se no formulário ao final da página!

Agora, se você quer mais conteúdos sobre o universo da educação e suas transformações, fique de olho no Blog da Conquista, em nosso canal do YouTube e em nossa página no Instagram.

Leia mais: Dicas de planejamento escolar para 2024 [BÔNUS: calendário]


Artigos Relacionados

Formação e Gestão Escolar
+
Formação continuada para professores

Formação continuada para professores: como promover na sua escola

Promover a formação continuada para professores nas escolas é imprescindível quando o assunto é modernização escolar. O educador deve se manter atualizado e bem-informado…

Leia mais

Família
+
Volta às Aulas Conquista

Volta às aulas: como ajudar os filhos no início do ano letivo?

Fevereiro e março sempre indicam a chegada do novo ano letivo. Nesse período, para muitas famílias, surge o desafio de garantir uma transição suave para seus filhos na…

Leia mais

Educação Financeira
+
Como organizar as finanças da escola

Como organizar as finanças da escola? Dicas essenciais e práticas de gestão financeira

É um grande desafio organizar as finanças da escola, principalmente quando falamos de instituições privadas. Isso exige um equilíbrio de diferentes contas: folha de…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
trabalhar metodologias ativas em sala de aula

5 formas de trabalhar metodologias ativas em sala de aula

Trabalhar com metodologias ativas em sala de aula é uma maneira de promover a participação mais autônoma dos estudantes na construção do conhecimento. Isso acontece…

Leia mais

Empreendedorismo
+
Empreendedorismo Social Conquista

Empreendedorismo social: atividades para incentivar os alunos

A promoção do empreendedorismo social ajuda a estimular as habilidades de comunicação, resiliência e trabalho em equipe dos alunos, colocando-os como protagonistas de suas…

Leia mais

Educação Inclusiva
+
Distúrbios de aprendizagem Conquista

Distúrbios de aprendizagem: dicas para trabalhar em sala de aula

Os distúrbios de aprendizagem afetam as habilidades formativas, cognitivas e socioemocionais de diversas pessoas em todo o mundo. Cerca de 5 a 15% das crianças em idade…

Leia mais

Notícias
+
Tendências da educação para 2024

Tecnologia e IA: tendências da educação para 2024

À medida que entramos em 2024, chegam as previsões do que estará em alta para o ano. Já se pode adiantar, inclusive, que a tecnologia educacional continuará sendo uma das…

Leia mais

Educação Financeira
+
Educação financeira nas escolas

Educação financeira nas escolas: como trabalhar o tema

Em fevereiro de 2023, cerca de 78% das famílias brasileiras estavam endividadas, segundo um levantamento feito pela Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Campanha Matrículas 2024

Campanha de matrículas 2024: dicas para captar e reter mais alunos

Conquistar e reter alunos nem sempre é fácil. Mas a boa notícia é que, com uma estratégia adequada, sua campanha de matrículas 2024 pode ser um grande sucesso….

Leia mais

Família
+
Férias escolares Conquista

Férias escolares: atividades para fazer com as crianças

Com a chegada das férias escolares, surge também a oportunidade de criar momentos inesquecíveis com os pequenos. Se você está em busca de maneiras encantadoras de…

Leia mais