Ensino Médio Postado no dia: 1 julho, 2021

Itinerários formativos: 3 vantagens do ensino direcionado

itinerários formativos

Tempo estimado de leitura: 3

Conheça os principais benefícios dos Itinerários Formativos, uma das mudanças propostas para o Novo Ensino Médio, que deve ser implementado até 2022 em todas as escolas brasileiras.

A oferta de diferentes possibilidades de escolhas no currículo escolar aos estudantes, com os chamados Itinerários Formativos (IF), faz parte das principais alterações propostas para o Novo Ensino Médio. A partir da Lei n.º 13.415/2017, que modificou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, alunos de todas as escolas do país terão acesso a um ensino mais direcionado e poderão optar por disciplinas de acordo com seus interesses, aptidões e objetivos. 

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os IF prometem trazer vantagens importantes ao ensino brasileiro e aos alunos, já que permitem um currículo mais flexível e melhor direcionamento para as aulas. Sendo assim, para ajudar você a conhecer quais são os benefícios, separamos três deles aqui. Confira!

1. Protagonismo juvenil

Com a possibilidade de escolher o Itinerário Formativo que deseja estudar, o aluno fortalece sua autonomia em relação à vida escolar. Essa segurança na sala de aula pode influenciar de maneira positiva na construção de sua personalidade pessoal e profissional, mas também na tomada de decisões ao longo da vida. 

O resultado? Jovens mais bem preparados e confiantes para atuarem em um mercado de trabalho em constante transformação, resolverem demandas complexas do cotidiano e realizarem seus projetos de vida.

2. Melhor rendimento no aprendizado

O novo currículo de disciplinas mais flexível e o direcionamento adequado das aulas podem contribuir para um processo de aprendizagem mais efetivo. 

Isso porque, ao definir as áreas de conhecimento com as quais se identifica e prefere seguir, o aluno tem a oportunidade de aprofundar seus estudos e ter mais interesse, familiaridade ou facilidade para assimilar o conteúdo. Isso ajudaria na sua permanência na escola e a manter a continuidade e produtividade nos estudos.

3. Capacitação profissional

A nova proposta para o Ensino Médio possibilita, para as escolas que desejarem, um período na grade curricular especificamente direcionado para a formação técnica e profissional dos jovens, além do ensino integral. 

Um dos principais objetivos é proporcionar aos estudantes o desenvolvimento de habilidades técnicas. Para, então, atuarem com qualidade em um mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo. Além de auxiliar no desenvolvimento pessoal, trabalhando responsabilidade, técnica e valorização pessoal. 

Entenda os Itinerários Formativos

As redes de ensino poderão definir quais Itinerários Formativos vão ofertar em suas instituições. Isso considerando sempre um processo que envolva a participação de toda a comunidade escolar.

Os itinerários podem ser organizados por áreas do conhecimento (Linguagens e suas Tecnologias, Matemáticas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas) ou ser integrados (quando envolvem mais de uma área). Outra opção é a Formação Técnica e Profissional (FTP).

Conheça outras mudanças do Novo Ensino Médio

A Lei n.º 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do Ensino Médio. A organização curricular contempla uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e será composta pela Formação Geral Básica (conteúdos obrigatórios) e por Itinerários Formativos (parte flexível). 

Língua Portuguesa e Matemática são componentes obrigatórios durante os três anos do Ensino Médio. A carga horária de estudos também foi modificada, sendo ampliada de 2.400 para 3.000 horas. Entre elas, 1.800 horas destinadas à Formação Geral Básica (60% do currículo) e pelo menos 1.200 horas para Itinerários Formativos (40% do currículo). 

Ademais, a nova estrutura proposta para o Ensino Médio deve ser implementada por completo nas escolas brasileiras até 2022.

Para saber mais sobre o universo da Educação, acesse outros artigos do Blog da Conquista e nossos perfis no Facebook e Instagram. Fale com nosso consultor e faça parte da solução educacional que conquistou o Brasil!

Leia mais: Sustentabilidade para crianças: elas aprendem fazendo


Artigos Relacionados

Família
+
família na escola

Família na escola: como se engajar mais nas atividades do seu filho?

Com a correria do dia a dia, fica difícil encontrar tempo para dar atenção às tarefas escolares do seu filho, não é mesmo? Mas pensar a presença da sua família na escola…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Cultura Maker

Cultura maker na educação: o que é e principais ferramentas

Pensar na escola do futuro é pensar em um modelo pedagógico mais dinâmico e participativo. Pensando nisso, preparamos este post com informações importantes sobre o que é…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Educação digital

Educação digital: os desafios das escolas do futuro

A educação digital é considerada uma verdadeira revolução nos processos de ensino e aprendizagem do mundo atual. O fato é que a tecnologia vem assumindo um papel cada vez…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Marketing para escolas particulares

Marketing para escolas particulares: como captar mais alunos

Todo mantenedor sabe o desafio que é criar e gerir campanhas que sejam realmente aderentes aos pais, alunos e outras pessoas que fazem parte do público-alvo da escola. Por…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Formação continuada para professores

Formação continuada para professores: como promover na sua escola

Promover a formação continuada para professores nas escolas é imprescindível quando o assunto é evolução na sala de aula. O educador deve se manter atualizado e…

Leia mais

Família
+
Volta às Aulas Conquista

Volta às aulas: como ajudar os filhos no início do ano letivo?

Fevereiro e março sempre indicam a chegada do novo ano letivo. Nesse período, para muitas famílias, surge o desafio de garantir uma transição suave para seus filhos na…

Leia mais

Educação Financeira
+
Como organizar as finanças da escola

Como organizar as finanças da escola? Dicas essenciais e práticas de gestão financeira

É um grande desafio organizar as finanças da escola, principalmente quando falamos de instituições privadas. Isso exige um equilíbrio de diferentes contas: folha de…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
trabalhar metodologias ativas em sala de aula

5 formas de trabalhar metodologias ativas em sala de aula

Trabalhar com metodologias ativas em sala de aula é uma maneira de promover a participação mais autônoma dos estudantes na construção do conhecimento. Isso acontece…

Leia mais

Empreendedorismo
+
Empreendedorismo Social Conquista

Empreendedorismo social: atividades para incentivar os alunos

A promoção do empreendedorismo social ajuda a estimular as habilidades de comunicação, resiliência e trabalho em equipe dos alunos, colocando-os como protagonistas de suas…

Leia mais

Educação Inclusiva
+
Distúrbios de aprendizagem Conquista

Distúrbios de aprendizagem: dicas para trabalhar em sala de aula

Os distúrbios de aprendizagem afetam as habilidades formativas, cognitivas e socioemocionais de diversas pessoas em todo o mundo. Cerca de 5 a 15% das crianças em idade…

Leia mais