Tempo estimado de leitura: 3
Conheça os principais benefícios dos Itinerários Formativos, uma das mudanças propostas para o Novo Ensino Médio, que deve ser implementado até 2022 em todas as escolas brasileiras.
A oferta de diferentes possibilidades de escolhas no currículo escolar aos estudantes, com os chamados Itinerários Formativos (IF), faz parte das principais alterações propostas para o Novo Ensino Médio. A partir da Lei n.º 13.415/2017, que modificou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, alunos de todas as escolas do país terão acesso a um ensino mais direcionado e poderão optar por disciplinas de acordo com seus interesses, aptidões e objetivos.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os IF prometem trazer vantagens importantes ao ensino brasileiro e aos alunos, já que permitem um currículo mais flexível e melhor direcionamento para as aulas. Sendo assim, para ajudar você a conhecer quais são os benefícios, separamos três deles aqui. Confira!
1. Protagonismo juvenil
Com a possibilidade de escolher o Itinerário Formativo que deseja estudar, o aluno fortalece sua autonomia em relação à vida escolar. Essa segurança na sala de aula pode influenciar de maneira positiva na construção de sua personalidade pessoal e profissional, mas também na tomada de decisões ao longo da vida.
O resultado? Jovens mais bem preparados e confiantes para atuarem em um mercado de trabalho em constante transformação, resolverem demandas complexas do cotidiano e realizarem seus projetos de vida.
2. Melhor rendimento no aprendizado
O novo currículo de disciplinas mais flexível e o direcionamento adequado das aulas podem contribuir para um processo de aprendizagem mais efetivo.
Isso porque, ao definir as áreas de conhecimento com as quais se identifica e prefere seguir, o aluno tem a oportunidade de aprofundar seus estudos e ter mais interesse, familiaridade ou facilidade para assimilar o conteúdo. Isso ajudaria na sua permanência na escola e a manter a continuidade e produtividade nos estudos.
3. Capacitação profissional
A nova proposta para o Ensino Médio possibilita, para as escolas que desejarem, um período na grade curricular especificamente direcionado para a formação técnica e profissional dos jovens, além do ensino integral.
Um dos principais objetivos é proporcionar aos estudantes o desenvolvimento de habilidades técnicas. Para, então, atuarem com qualidade em um mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo. Além de auxiliar no desenvolvimento pessoal, trabalhando responsabilidade, técnica e valorização pessoal.
Entenda os Itinerários Formativos
As redes de ensino poderão definir quais Itinerários Formativos vão ofertar em suas instituições. Isso considerando sempre um processo que envolva a participação de toda a comunidade escolar.
Os itinerários podem ser organizados por áreas do conhecimento (Linguagens e suas Tecnologias, Matemáticas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas) ou ser integrados (quando envolvem mais de uma área). Outra opção é a Formação Técnica e Profissional (FTP).
Conheça outras mudanças do Novo Ensino Médio
A Lei n.º 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do Ensino Médio. A organização curricular contempla uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e será composta pela Formação Geral Básica (conteúdos obrigatórios) e por Itinerários Formativos (parte flexível).
Língua Portuguesa e Matemática são componentes obrigatórios durante os três anos do Ensino Médio. A carga horária de estudos também foi modificada, sendo ampliada de 2.400 para 3.000 horas. Entre elas, 1.800 horas destinadas à Formação Geral Básica (60% do currículo) e pelo menos 1.200 horas para Itinerários Formativos (40% do currículo).
Ademais, a nova estrutura proposta para o Ensino Médio deve ser implementada por completo nas escolas brasileiras até 2022.
Para saber mais sobre o universo da Educação, acesse outros artigos do Blog da Conquista e nossos perfis no Facebook e Instagram. Fale com nosso consultor e faça parte da solução educacional que conquistou o Brasil!
Leia mais: Sustentabilidade para crianças: elas aprendem fazendo