Tempo estimado de leitura: 3
O próximo ano letivo está quase chegando e, com ele, chega também a tarefa de planejar as atividades escolares. Além das ações que são comumente realizadas, como comemorações em datas específicas, é interessante traçar um planejamento escolar para 2024 que seja também estratégico.
Dessa forma, os responsáveis pela gestão da instituição de ensino conseguem visualizar com clareza as metas – que podem ser aumentar as taxas de aprovação e diminuir as de evasão, por exemplo – e quais serão as ações que precisam ser tomadas para atingir os resultados desejados.
Por isso, pensando em te ajudar a criar um bom planejamento escolar para 2024, preparamos esse post com algumas dicas. De bônus, disponibilizamos um calendário gratuito para ajudar na sua organização anual.
Dicas para montar um planejamento escolar para 2024
1 – Pautas que não podem ficar de fora
Como citamos anteriormente, além de incluir os eventos de sempre e dias de recesso ligados às datas comemorativas, há outras pautas importantes que não devem ser esquecidas.
Um bom planejamento estipula datas de formações dos professores, reuniões com pais e responsáveis, palestras, gincanas, provas e simulados, maratonas, eventos culturais, feiras, reforços, dinâmicas, entre outros. Além disso, para que ele seja mais estratégico, deve também incluir possíveis trocas de fornecedores, datas de entrega de merenda, materiais didáticos e outros recursos, avaliações e outras questões internas que envolvem a gestão de prazos.
Dica extra da Conquista: alguns temas que estão em alta e que sua escola pode trabalhar com os alunos durante o ano são a saúde mental e habilidades socioemocionais, segurança e acolhimento, diversidade e inclusão social, educação midiática, projetos de vida para jovens e educação financeira.
2 – Não esqueça dos recursos
Seja recurso financeiro, material ou até mesmo humano, eles são essenciais para um planejamento ficar mais completo. Para cada ação tomada, você precisa prever qual o investimento necessário, quantas pessoas estarão envolvidas, quais materiais serão usados e quais são as etapas necessárias para se chegar ao resultado. Ademais, é importante delegar tarefas e responsáveis. Assim, as coisas vão acontecer de uma forma mais organizada.
3 – Alinhe as ações com as metas do ano
Cada ação possui um propósito, não é mesmo? Após traçar metas para 2024, alinhe o planejamento para estar em consonância com os resultados desejados.
Se você promover um evento sobre saúde mental, por exemplo, o esperado é que os alunos se sintam mais confortáveis e acolhidos dentro da escola. Assim, isso pode acabar impactando nos índices de rendimento e evasão.
4 – Ouça professores, alunos, pais e responsáveis
A comunidade escolar como um todo desempenha um papel fundamental no planejamento estratégico. Isso porque é ela quem será afetada pelo que for definido.
Promover questionários para os professores, alunos, responsáveis e colaboradores pode ser um jeito muito efetivo de entender as necessidades da sua escola.
Calendário com ações para incluir no planejamento escolar para 2024
Use esse calendário para se orientar sobre as ações que sua escola vai promover em 2024!
Solução em gestão escolar
Já pensou em utilizar uma solução tecnológica que facilita sua gestão escolar? A Conquista possui um Portal que integra o acesso de gestores, professores e aluno, permitindo que configurações como ensalamentos e turmas sejam feitas. Além disso, sua escola ainda terá acesso à uma Plataforma de Avaliações, Mural de Recados, Guias da Conquisita, Materiais de Marketing e Cursos EAD.
Clique aqui e saiba mais sobre nossa solução.
Continue acompanhando os conteúdos da Conquista em nosso Instagram e não se esqueça de se inscrever em nossa newsletter.
Leia mais: Desvendando a educação integral: estratégias para uma transformação educacional completa