Família Postado no dia: 26 março, 2024

Família na escola: como se engajar mais nas atividades do seu filho?

família na escola

Tempo estimado de leitura: 3

Com a correria do dia a dia, fica difícil encontrar tempo para dar atenção às tarefas escolares do seu filho, não é mesmo? Mas pensar a presença da sua família na escola é um desafio que precisa ser superado. Afinal, quanto mais próximos da instituição os pais e responsáveis estiverem, melhor será o desempenho escolar do estudante.

Isso foi o que comprovou uma pesquisa divulgada em 2022 pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa).

A diferença se deu pela avaliação da disciplina de ciências. Os resultados apontaram que alunos com acompanhamento familiar tiveram uma média alcançada de 414 pontos na matéria, enquanto os estudantes que tiveram menos influência da família na escola marcaram 357.

Mas como os pais podem se organizar no dia a dia para se tornarem mais presentes na vida escolar dos filhos? Basta ler a agenda e ajudar nos deveres de casa? Essas e outras perguntas vamos responder neste artigo. Vem com a gente!

Educação x escolarização

O primeiro passo é entender as responsabilidades de cada uma das partes envolvidas: tanto da escola quanto da família. Ambas devem caminhar juntas no desenvolvimento do aluno como ser humano, e a escola auxilia na integração com a sociedade.

Portanto, é importante lembrar que detalhes individuais do cotidiano (como acompanhar a tarefa de casa, cuidar do horário de sono, controlar o uso de telas e levar a criança ao médico, quando necessário) são funções dos pais.

Já a escola entra em ação nos momentos de aconselhamento, tutoria e suporte, uma vez que os comportamentos aprendidos em casa se refletem na sala de aula e no desempenho do estudante.

A importância da família na escola

A presença diária da família na escola e na vida do aluno faz toda a diferença. Essa é uma forma eficiente de mostrar ao seu filho que você reconhece o esforço dele. Isso contribui para o processo de aprendizagem e para a vida de crianças e adolescentes.

Todo o interesse pelo desempenho escolar dos mais jovens é também uma demonstração de proteção, segurança e acolhimento.

Com essas atitudes eles entenderão que podem recorrer a você quando sentirem necessidade, afinal foi estabelecido um vínculo de confiança.

Crie uma rotina, e defina metas, recompensas e momentos de descanso

O cansaço do dia a dia muitas vezes nos impede de seguirmos determinados ritos que, se respeitados, podem ser muito benéficos para a saúde escolar e pessoal dos nossos filhos.

Portanto, algumas mudanças de hábito são fundamentais para uma rotina equilibrada, como:

  • Adotar uma alimentação saudável, com mais ingestão de frutas, legumes e, claro, água.
  • Ter entre 8h e 10h de sono por dia.
  • Estipular um horário específico para realizar a lição de casa.
  • Praticar esportes, assistir à TV, usar as telas e brincar.

Tudo isso faz a criança e o adolescente criarem, desde cedo, senso de organização, prioridade e responsabilidade. E não se trata apenas de cumprir a rotina, mas de contar também com recompensas por ter realizado algumas tarefas.

Assim, que tal vocês, pais ou responsáveis, inserirem momentos para passar um tempo com os mais jovens e desenvolver atividades em conjunto (por exemplo, brincar com um jogo de tabuleiro, preparar um piquenique, ir ao cinema etc.)?

Essa proximidade no dia a dia também se reflete na escola, e a presença dos pais torna a infância e a adolescência mais completas.

Auxilie na lição de casa sempre que puder

Mostrar interesse pela vida escolar do seu filho, principalmente quando ele é criança, é uma forma de expressar segurança e afeto, e de incentivar o gosto pelo estudo.

Isso tem a ver com ajudá-lo nas tarefas sempre que for possível, e não apenas pedir que ele faça a lição. E, nesse processo, você ainda relembra assuntos que há muito não via.

Claro que isso não significa dar as respostas “de bandeja”. Em vez disso, você pode encontrar meios divertidos de trabalhar as matérias, descobrir mais sobre seu próprio filho e identificar melhor os desafios e os pontos fortes dele como estudante.

 Fique de olho na agenda e compareça aos eventos, principalmente às reuniões

A família na escola é importante para conectar o aspecto privado e social. Portanto, comparecer e estar atento ao que acontece na instituição é essencial.

Muito mais do que olhar a agenda do filho, é preciso colocá-la lado a lado com a sua e alinhar os compromissos, para se fazer presente quando necessário. Dessa forma, você consegue encaixar momentos importantes, como reuniões escolares.

É por meio desses eventos que você consegue perceber o desenvolvimento escolar da criança e do adolescente, na visão do próprio colégio. Então, além de acompanhar a agenda, lembre-se de colocar as responsabilidades escolares na prioridade do seu dia, combinado?

Eventos como Dia da Família, Festa Junina e Feira de Ciências também são essenciais para a interação e incentivam essa proximidade. Inclusive, é nesse tipo de situação que você demonstra confiança e interesse na individualidade dos seus filhos.

 Seu filho estuda em uma escola parceira?

Olha só que legal: os materiais da Conquista oferecem agendas para todos os anos do Ensino Infantil, bem como ferramentas de organização que podem facilitar muito o seu dia a dia. Além disso, na plataforma ConX você tem acesso a informações importantes sobre a vida escolar do seu filho.

Gostou deste conteúdo? Se quiser ficar ainda mais por dentro do universo da educação, continue navegando pelo nosso blog ou acesse nossos Facebook e Instagram.


Artigos Relacionados

Formação e Gestão Escolar
+
Como evitar o bulliyng

Como evitar o bullying na escola?

O mês de abril é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Bullying, momento para refletir sobre como evitar o bullying na escola. De acordo com uma pesquisa realizada pelo…

Leia mais

Família
+
família na escola

Família na escola: como se engajar mais nas atividades do seu filho?

Com a correria do dia a dia, fica difícil encontrar tempo para dar atenção às tarefas escolares do seu filho, não é mesmo? Mas pensar a presença da sua família na escola…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Cultura Maker

Cultura maker na educação: o que é e principais ferramentas

Pensar na escola do futuro é pensar em um modelo pedagógico mais dinâmico e participativo. Pensando nisso, preparamos este post com informações importantes sobre o que é…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Educação digital

Educação digital: os desafios das escolas do futuro

A educação digital é considerada uma verdadeira revolução nos processos de ensino e aprendizagem do mundo atual. O fato é que a tecnologia vem assumindo um papel cada vez…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Marketing para escolas particulares

Marketing para escolas particulares: como captar mais alunos

Todo mantenedor sabe o desafio que é criar e gerir campanhas que sejam realmente aderentes aos pais, alunos e outras pessoas que fazem parte do público-alvo da escola. Por…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Formação continuada para professores

Formação continuada para professores: como promover na sua escola

Promover a formação continuada para professores nas escolas é imprescindível quando o assunto é evolução na sala de aula. O educador deve se manter atualizado e…

Leia mais

Família
+
Volta às Aulas Conquista

Volta às aulas: como ajudar os filhos no início do ano letivo?

Fevereiro e março sempre indicam a chegada do novo ano letivo. Nesse período, para muitas famílias, surge o desafio de garantir uma transição suave para seus filhos na…

Leia mais

Educação Financeira
+
Como organizar as finanças da escola

Como organizar as finanças da escola? Dicas essenciais e práticas de gestão financeira

É um grande desafio organizar as finanças da escola, principalmente quando falamos de instituições privadas. Isso exige um equilíbrio de diferentes contas: folha de…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
trabalhar metodologias ativas em sala de aula

5 formas de trabalhar metodologias ativas em sala de aula

Trabalhar com metodologias ativas em sala de aula é uma maneira de promover a participação mais autônoma dos estudantes na construção do conhecimento. Isso acontece…

Leia mais

Empreendedorismo
+
Empreendedorismo Social Conquista

Empreendedorismo social: atividades para incentivar os alunos

A promoção do empreendedorismo social ajuda a estimular as habilidades de comunicação, resiliência e trabalho em equipe dos alunos, colocando-os como protagonistas de suas…

Leia mais