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Pensar na escola do futuro é pensar em um modelo pedagógico mais dinâmico e participativo. Pensando nisso, preparamos este post com informações importantes sobre o que é cultura maker, ferramentas e como ela pode impactar o ensino em sua escola.
O que é cultura maker?
O conceito vem do movimento “Do It Yourself” (Faça Você Mesmo), que ganhou força nas últimas décadas. Em resumo, consiste na ideia de que qualquer pessoa pode construir ou consertar objetos.
A ideia de fazer algo com as próprias mãos ganhou força nas escolas, tornando-se uma prática pedagógica com diversos benefícios para os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio.
Cultura maker na educação
Do ponto de vista pedagógico, a cultura maker ajuda os estudantes a consolidar conteúdos teóricos por meio de atividades e projetos práticos. Por exemplo, a disciplina de Física pode se tornar muito mais interessante quando os alunos têm a oportunidade de construir um robô após aprender os conceitos teóricos.
Além disso, a prática estimula nos alunos outras habilidades, como:
- Criatividade
- Estímulo ao empreendedorismo
- Desenvolvimento de novas habilidades socioemocionais
Quais são as ferramentas necessárias para implantar a cultura maker na escola?
A escolha das ferramentas depende de alguns fatores. A indicação é que ela seja feita de acordo com as atividades que serão executadas e o espaço disponível na escola para o laboratório.
Mas, para auxiliar nessa tarefa, sugerimos uma lista de ferramentas indicada pelo Nave à Vela, parceiro da Conquista que leva até as escolas inovação, cultura maker e aprendizado mão na massa. Confira:
MÁQUINAS DE FABRICAÇÃO DIGITAL
- Impressora 3D
- Cortadora a laser
- Cortadora de vinil
- Roteadora CNC
- Fresadora
FERRAMENTAS MANUAIS E ELÉTRICAS
- Chave de fenda
- Chave de boca
- Alicate
- Martelo
- Broca
- Tesoura
- Réguas
- Serrote
- Furadeira vertical
- Furadeira morsa
- Serra tico-tico
- Lixadeira
- Trena
PARTE ELETRÔNICA
- Soldas e componentes
- Kits de robótica
- Placas
SOFTWARES
- Softwares para programação
- Softwares para modelagem (2D/3D)
PAPELARIA E INFORMÁTICA
- Cartolinas
- Tinta
- Cola
- Pincéis
- Notas adesivas
- Fita dupla face
- Papelão
- Caneta hidrográfica colorida
- Régua
- Estilete
- Tesoura
- Computadores
- Tablets
- Sucata (restos de acrílico, madeira, equipamentos velhos e quebrados — computadores, impressoras)
RECOMENDAÇÕES DE VESTUÁRIO
- Calças compridas (ou bermudas longas, abaixo do joelho)
- Sapatos fechados
- Cabelos longos presos com coque e rede
- Acessórios como colares, pulseiras, relógios e brincos devem ser retirados, assim como agasalhos amarrados na cintura
- Cadarço dos tênis e sapatos nunca soltos
EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO
- Óculos de proteção
- Luva tricotada
- Luva látex
- Protetor auricular (caso haja máquinas com ruído alto)
Quero saber mais sobre cultura maker
Caso tenha se interessado pelo tema e queira aprender mais e levar essa inovação para sua escola, este convite é para você!
No dia 27 de março, a Conquista recebe as parceiras do Nave à Vela Ana Humberto e Alice Silva, gestoras de Inteligência Pedagógica, para falar sobre educação maker e inovação em sala de aula.
Será o segundo dia do Congresso da Conquista. E você ainda pode se inscrever. É só clicar no botão abaixo:
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