Ensino Médio Postado no dia: 7 abril, 2021

Novo Ensino Médio: como a Conquista ajuda sua escola a se preparar

Se preparar para o novo Ensino Médio

Tempo estimado de leitura: 2

Preparar-se para o Novo Ensino Médio é um grande desafio e precisa estar na pauta principal de todas as escolas do Brasil nesse momento. Isso porque grande parte das mudanças propostas pelo Ministério da Educação deve entrar em vigor até março de 2022. 

Em meio à interrupção das aulas presenciais, a implementação do Novo Ensino Médio acabou competindo com agendas mais urgentes, como a de organização das aulas remotas e a de planejamento do Ensino Híbrido

Mas é preciso retomar as atividades e discussões que dizem respeito à transição e colocar a mão na massa para fazer acontecer. Pensando nisso, conversamos com a Consultora Educacional Raquel Rocha e trouxemos algumas dicas sobre como se preparar para o Novo Ensino Médio na prática. Vamos lá?

Como se preparar para o Novo Ensino Médio

Atualmente, a formação dos alunos do Ensino Médio tem uma carga horária de 2.400 horas. Com as mudanças, até março do ano que vem (2022), as escolas precisam adaptar essa carga para 3.000 horas totais, divididas entre 1.800 horas para formação básica (com os direcionais previstos na BNCC) e 1.200 horas para os Itinerários Formativos. 

A mudança é substancial, exige muito planejamento e tem como premissa estimular o protagonismo do aluno, promovendo autonomia e estimulando o pensamento crítico e a proatividade. O processo de ensino-aprendizagem deve fazer mais sentido e preparar o aluno para o futuro profissional.

Raquel indica o primeiro passo para colocar o Novo Ensino Médio em ação: conhecer a fundo os documentos que pautam essa grande mudança, a maior dos últimos 20 anos. Portanto, se você ainda tem dúvidas sobre a implementação, será preciso se debruçar em conteúdos como: 

Depois, é preciso organizar a comunidade escolar para que a construção do novo currículo seja colaborativa e para que garanta a escuta dos alunos, pais, professores, coordenadores e gestores. 

Com o currículo escolar em mãos, é possível esquematizar mudanças estruturais: 

  • como distribuir a organização das aulas;
  • como será a implementação dos Itinerários Formativos.
  • sua escola vai optar pelos 20% de aulas a distância? Se sim, quais componentes curriculares serão abordados nessa modalidade de ensino? 

Lembre-se de que a participação dos alunos é essencial no período de reelaboração curricular. Assim a escola garante uma transição que contempla as necessidades deles e ainda estimula, na prática, o protagonismo dos jovens antes mesmo da implementação do Novo Ensino Médio. 

A Conquista ajuda sua escola

  • A coleção da Conquista Solução Educacional tem estratégias que instigam o protagonismo, além de uma linguagem que se conecta com a identidade do aluno. 
  • O material reúne uma variedade de provas dos principais vestibulares do país e ainda aprofunda temas fundamentais, os quais preparam o aluno para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 
  • A proposta pedagógica permite aos alunos que atinjam seus objetivos pessoais com conhecimento, autonomia e criatividade, garantindo uma formação sólida para os estudantes.
  • Os módulos de Formação Geral Básica e os Itinerários Formativos trazem assuntos atualizados, recursos digitais e também materiais de apoio para rotinas de estudo, investigações e atividades práticas.

Para saber mais sobre nossa proposta pedagógica e o composto do Novo Ensino Médio, fale com nosso consultor. Faça parte da solução educacional que conquistou o Brasil!

Para conferir mais dicas sobre o universo da Educação, acesse o Blog da Conquista e nossos perfis no Facebook e Instagram.

Leia mais: Mindfulness: o que é e porque você deve começar a praticar agora


Artigos Relacionados

Formação e Gestão Escolar
+
Como evitar o bulliyng

Como evitar o bullying na escola?

O mês de abril é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Bullying, momento para refletir sobre como evitar o bullying na escola. De acordo com uma pesquisa realizada pelo…

Leia mais

Família
+
Revista Projeto de Vida Conquista

Revista Projeto de Vida: reportagens, entrevistas e atividades repletas de conhecimento

Se você é aluno, professor, coordenador ou gestor de uma de nossas escolas parceiras, já pode baixar a revista na plataforma ConX (novo ambiente virtual da…

Leia mais

Família
+
família na escola

Família na escola: como se engajar mais nas atividades do seu filho?

Com a correria do dia a dia, fica difícil encontrar tempo para dar atenção às tarefas escolares do seu filho, não é mesmo? Mas pensar a presença da sua família na escola…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Cultura Maker

Cultura maker na educação: o que é e principais ferramentas

Pensar na escola do futuro é pensar em um modelo pedagógico mais dinâmico e participativo. Pensando nisso, preparamos este post com informações importantes sobre o que é…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Educação digital

Educação digital: os desafios das escolas do futuro

A educação digital é considerada uma verdadeira revolução nos processos de ensino e aprendizagem do mundo atual. O fato é que a tecnologia vem assumindo um papel cada vez…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Marketing para escolas particulares

Marketing para escolas particulares: como captar mais alunos

Todo mantenedor sabe o desafio que é criar e gerir campanhas que sejam realmente aderentes aos pais, alunos e outras pessoas que fazem parte do público-alvo da escola. Por…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Formação continuada para professores

Formação continuada para professores: como promover na sua escola

Promover a formação continuada para professores nas escolas é imprescindível quando o assunto é evolução na sala de aula. O educador deve se manter atualizado e…

Leia mais

Família
+
Volta às Aulas Conquista

Volta às aulas: como ajudar os filhos no início do ano letivo?

Fevereiro e março sempre indicam a chegada do novo ano letivo. Nesse período, para muitas famílias, surge o desafio de garantir uma transição suave para seus filhos na…

Leia mais

Educação Financeira
+
Como organizar as finanças da escola

Como organizar as finanças da escola? Dicas essenciais e práticas de gestão financeira

É um grande desafio organizar as finanças da escola, principalmente quando falamos de instituições privadas. Isso exige um equilíbrio de diferentes contas: folha de…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
trabalhar metodologias ativas em sala de aula

5 formas de trabalhar metodologias ativas em sala de aula

Trabalhar com metodologias ativas em sala de aula é uma maneira de promover a participação mais autônoma dos estudantes na construção do conhecimento. Isso acontece…

Leia mais