Tempo estimado de leitura: 2
Preparar-se para o Novo Ensino Médio é um grande desafio e precisa estar na pauta principal de todas as escolas do Brasil nesse momento. Isso porque grande parte das mudanças propostas pelo Ministério da Educação deve entrar em vigor até março de 2022.
Em meio à interrupção das aulas presenciais, a implementação do Novo Ensino Médio acabou competindo com agendas mais urgentes, como a de organização das aulas remotas e a de planejamento do Ensino Híbrido.
Mas é preciso retomar as atividades e discussões que dizem respeito à transição e colocar a mão na massa para fazer acontecer. Pensando nisso, conversamos com a Consultora Educacional Raquel Rocha e trouxemos algumas dicas sobre como se preparar para o Novo Ensino Médio na prática. Vamos lá?
Como se preparar para o Novo Ensino Médio
Atualmente, a formação dos alunos do Ensino Médio tem uma carga horária de 2.400 horas. Com as mudanças, até março do ano que vem (2022), as escolas precisam adaptar essa carga para 3.000 horas totais, divididas entre 1.800 horas para formação básica (com os direcionais previstos na BNCC) e 1.200 horas para os Itinerários Formativos.
A mudança é substancial, exige muito planejamento e tem como premissa estimular o protagonismo do aluno, promovendo autonomia e estimulando o pensamento crítico e a proatividade. O processo de ensino-aprendizagem deve fazer mais sentido e preparar o aluno para o futuro profissional.
Raquel indica o primeiro passo para colocar o Novo Ensino Médio em ação: conhecer a fundo os documentos que pautam essa grande mudança, a maior dos últimos 20 anos. Portanto, se você ainda tem dúvidas sobre a implementação, será preciso se debruçar em conteúdos como:
- BNCC a as possibilidades dos Itinerários Formativos.
- Guia de implementação do Novo Ensino Médio.
- Diretrizes Curriculares Nacionais para o Novo Ensino Médio.
Depois, é preciso organizar a comunidade escolar para que a construção do novo currículo seja colaborativa e para que garanta a escuta dos alunos, pais, professores, coordenadores e gestores.
Com o currículo escolar em mãos, é possível esquematizar mudanças estruturais:
- como distribuir a organização das aulas;
- como será a implementação dos Itinerários Formativos.
- sua escola vai optar pelos 20% de aulas a distância? Se sim, quais componentes curriculares serão abordados nessa modalidade de ensino?
Lembre-se de que a participação dos alunos é essencial no período de reelaboração curricular. Assim a escola garante uma transição que contempla as necessidades deles e ainda estimula, na prática, o protagonismo dos jovens antes mesmo da implementação do Novo Ensino Médio.
A Conquista ajuda sua escola
- A coleção da Conquista Solução Educacional tem estratégias que instigam o protagonismo, além de uma linguagem que se conecta com a identidade do aluno.
- O material reúne uma variedade de provas dos principais vestibulares do país e ainda aprofunda temas fundamentais, os quais preparam o aluno para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
- A proposta pedagógica permite aos alunos que atinjam seus objetivos pessoais com conhecimento, autonomia e criatividade, garantindo uma formação sólida para os estudantes.
- Os módulos de Formação Geral Básica e os Itinerários Formativos trazem assuntos atualizados, recursos digitais e também materiais de apoio para rotinas de estudo, investigações e atividades práticas.
Para saber mais sobre nossa proposta pedagógica e o composto do Novo Ensino Médio, fale com nosso consultor. Faça parte da solução educacional que conquistou o Brasil!
Para conferir mais dicas sobre o universo da Educação, acesse o Blog da Conquista e nossos perfis no Facebook e Instagram.
Leia mais: Mindfulness: o que é e porque você deve começar a praticar agora