Tempo estimado de leitura: 5
A adolescência e a juventude são momentos de tomar decisões que vão impactar o futuro. Os jovens de hoje em dia têm desejado finalizar os estudos com perspectiva de trabalho para já começarem uma carreira profissional.
Em geral, eles contam com o apoio e o suporte dos pais em escolhas significativas do projeto de vida. Além disso, com a tecnologia sempre na palma da mão, dispõem de milhares de oportunidades e alternativas que até então nem existiam.
A graduação, que antes parecia ser o caminho mais desejado, deixou de ser o primeiro plano. Cursos técnicos, cursos livres, cursos online e cursos com duração de dois a três anos têm sido mais cogitados antes da entrada na universidade.
Termos como soft skills e educação continuada vêm à tona em uma juventude com autoconhecimento. Os adolescentes estão cada vez mais bem-informados e procuram novas ferramentas para se prepararem e ingressarem cedo no mercado de trabalho.
Quer entender melhor essa tendência? Vamos explicar detalhe por detalhe neste artigo. Vem com a gente!
Mercado de trabalho: como os jovens enxergam o futuro de suas carreiras?
Uma pesquisa feita em março de 2022 pela Industry Insights Serviços de Educação – Globo ouviu a opinião de 1.300 jovens que pretendem ingressar no ensino superior e de 700 pais ou responsáveis.
O levantamento revelou em dados como os adolescentes estão cientes das mudanças do mercado de trabalho. 53% nunca tiveram dúvidas sobre cursar uma graduação, porém 77% acreditam que ter um diploma por si só não garante estabilidade e emprego.
Eles reconhecem as transformações que estão acontecendo e a preferência dos contratantes por capacidades que vão além das acadêmicas.
A prioridade do jovem de hoje é estar preparado para ingressar no mercado de trabalho assim que sair da escola.
Se a graduação não é mais a primeira opção da juventude, qual alternativa tem ocupado esse lugar?
A primeira escolha tem sido a preparação por meio do autoconhecimento e do estudo autônomo. Dessa forma, os adolescentes conseguem identificar melhor os pontos fortes e as oportunidades de melhoria em si mesmos.
Segundo a pesquisa feita pela Industry Insights, 64% acreditam que as oportunidades profissionais vão surgir para pessoas capacitadas, independentemente do curso que elas escolherem fazer, e 75% consideram que o curso técnico é uma boa alternativa para ingressar logo no mercado de trabalho.
Para isso, os jovens recorrem a cursos técnicos ou de curta duração, que podem ajudá-los a adquirir habilidades de uso prático.
Alguns cursos online ou presenciais que têm ganhado o interesse dos estudantes:
- Idiomas
- Ferramentas (como Excel, PowerPoint, Word etc.)
- Tecnologia, desenvolvimento e software
- Desenvolvimento pessoal (liderança, autoconhecimento, soft skills etc.)
- Finanças (investimento, contabilidade, economia etc.)
Mas não se engane! Mesmo com a oportunidade de escolherem cursos livres, muitos ainda querem fazer graduação. Afinal de contas, 42% acreditam que o diploma universitário proporciona mais chances de sucesso e de retorno financeiro.
Atualmente, qual é o papel dos pais nas escolhas dos filhos?
A tomada de decisão tem grande influência dos pais quando o assunto é educação. Ainda segundo o estudo da Industry Insights, essa influência é de 41% e está bem acima dos outros fatores, apesar de os jovens ainda terem a palavra final.
Isso sinaliza que os pais opinam, sim, mas sem imposição. Eles geralmente têm abertura para compartilhar pensamentos e indicar possibilidades, mas não costumam interferir nas escolhas profissionais dos filhos, deixando-os livres para escolher a graduação que quiserem.
Professores e amigos, por exemplo, também podem influenciar esse processo de escolha.
A educação continuada é o novo futuro: cursos técnicos e cursos online fazem parte desse método
A educação continuada, além de ser uma tendência, é uma necessidade. Com as mudanças na tecnologia e o surgimento de novas formas de trabalho, renovar-se e estar sempre atualizado vem se tornando cada vez mais importante.
O que é esse modelo educativo?
A educação continuada se baseia na premissa de que nunca é tarde para aprender algo novo ou complementar o conhecimento que você já tem.
Esse conceito se relaciona (e muito) com o “lifelong learning”, ou “aprendizado ao longo da vida”, ou seja, um aprendizado constante e permanente.
A partir dessa ideia, a principal finalidade é aprender e descobrir coisas novas sempre, não necessariamente em uma universidade – isso explica em parte por que cursos online e cursos técnicos estão em alta, por exemplo.
Muitos jovens acreditam que os cursos livres facilitam a entrada no mercado de trabalho. Além disso, é possível conciliá-los com os demais aspectos da rotina, sem se sobrecarregar, uma vez que permitem uma maior flexibilidade (ao contrário da graduação, que tende a exigir mais tempo de estudo).
O empreendedorismo também é um desejo: 44% dos entrevistados têm interesse em abrir um negócio próprio
O perfil atual dos estudantes reflete uma autonomia em relação aos estudos. Isso se relaciona à vontade de ter o próprio negócio e de buscar instituições e cursos cujas metodologias de ensino permitam e estimulem o protagonismo.
Os jovens têm buscado locais onde o “pensamento empreendedor” seja cada vez mais incentivado, de maneira que, para além da proposta de montar uma empresa do zero, sejam trabalhadas habilidades como tomar boas decisões e assumir riscos.
Essa tendência explica os números da pesquisa da Industry Insights, já que, segundo ela, 77% dos estudantes entrevistados desejam que as instituições pensem em métodos de ensino capazes de tornar os alunos mais ativos e de integrá-los melhor no processo de aprendizagem.
Projeto de vida na escola: do Ensino Fundamental – Anos Finais ao Ensino Médio
Escolhas são bem desafiadoras, por isso precisam ser construídas com o tempo. Instruir os estudantes e incentivar a elaboração de um projeto de vida antes mesmo do Ensino Médio ou da etapa do vestibular pode ajudar e muito no futuro.
O projeto de vida na escola existe para facilitar a tomada de decisão, estimular a autonomia e incentivar o autoconhecimento. É um caminho necessário para construir “quem você é” e “o que quer ser”.
Com o nosso material, os alunos começam a aprender sobre isso desde o Ensino Fundamental – Anos Finais e descobrem a importância de elaborar planos de curto, médio e longo prazo.
Ter essa noção faz toda a diferença na hora de fazer um planejamento financeiro para realizar algum projeto que envolva estudos ou propósitos pessoais, por exemplo.
Quer entender mais sobre o que é o projeto de vida e como essa disciplina é trabalhada na grade curricular? Temos um artigo completo sobre esse tema no Blog Conquista. É só acessar aqui!
Cursos de tecnologia e novas profissões
Pensar em disciplinas e em uma metodologia mais autônoma é fundamental em um mundo de tantas atualizações.
Inserir no ensino ferramentas como a inteligência artificial, o metaverso e as redes sociais, ou aplicar o conceito de gamificação pode tornar as aulas mais interativas, além de colocar o aluno no ponto central do aprendizado.
A procura por cursos de tecnologia tem crescido muito, e atualmente os jovens prezam instituições que investem em temas dessa área.
Considerando que muitos dos estudantes que vão se formar na próxima década trabalharão em profissões que ainda não existem, surgem diversos questionamentos sobre atualizações no ensino e mudanças estruturais que possam acompanhar essas tendências.
A juventude de hoje não será a mesma de amanhã, por isso é tão importante ter um espaço aberto de escuta e troca dentro das escolas. Só assim os adolescentes terão autonomia para aprender e criar de forma livre.
Quer saber mais sobre esse assunto e vários outros? Continue navegando pelo Blog Conquista!
Ah, e, para mais conteúdos sobre o universo da educação e suas transformações, fique de olho também em nosso canal do YouTube e em nossas páginas do Facebook e do Instagram.