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A palavra empreender tornou-se recorrente nas rodas de conversa, na imprensa e, principalmente, nas redes sociais. Transformar ideias em negócios eficientes é realmente bastante desafiador e inspirador. Mas o verdadeiro significado de empreendedorismo vai muita além da criação de um produto inovador.
Esse termo é cada vez mais utilizado para definir pessoas capazes de identificar problemas, oportunidades e encontrar novas soluções. Neste post, você vai entender que ser um empreendedor é um conceito muito mais amplo, além de descobrir algumas qualidades comuns aos empreendedores de sucesso, importantes de serem desenvolvidas desde a educação básica.
O que é empreendedorismo?
Como já adiantamos, um empreendedor é alguém capaz de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade. Mas não confunda investir recursos com ter dinheiro no bolso. Trata-se de ter a ousadia de colocar suas ideias em práticas.
Portanto, ser empreendedor significa ser um realizador, que produz novas ideias através da congruência entre criatividade e imaginação. Isso muitas vezes significa mudar tudo o que já existe. Sabe aquelas pessoas que conseguem transformar crises em oportunidades? Que fazem do limão uma limonada e influenciam os outros com suas ideias? Provavelmente são bons empreendedores.
Como funciona a cabeça do empreendedor
Por definição, ninguém nasce empreendedor. O acúmulo de contatos sociais e conhecimentos do indivíduo é o que favorece o desenvolvimento de aptidões e características pessoais. Contudo, existem algumas características que podem ser consideradas comuns nos mais diversos perfis de empreendedores. São elas:
- carisma;
- motivação;
- realização;
- independência;
- autoconfiança;
- cognição;
- capacidade de gerar soluções e desenvolvimento a partir de decisões internas ou reforços externos.
Tipos de empreendedorismo
Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é necessário distinguir entre três tipos de empreendedorismo: o clássico, o social e o serviço social.
Empreendedorismo Clássico: é projetado para gerar lucro financeiro. Desde o início, a expectativa é que o empreendedor e seus investidores obtenham algum ganho financeiro pessoal. Ademais, o lucro é a condição essencial para um empreendimento sustentável.
Empreendedorismo Social: possui benefícios transformadores em maior ou menor escala, que são gerados em um segmento significativo da sociedadel. Porém, um empreendimento social pode gerar renda e pode ser organizado com fins lucrativos, apesar disso não ser uma prioridade.
Serviço social: são práticas empreendedoras que podem facilmente ser classificadas como empreendedorismo social. No entanto, fazendo uma análise mais cuidadosa dos objetivos e dos resultados de algumas delas, podemos classificá-las como serviço/assistência social ou ativismo social.
A assistência social é uma resposta a um problema social identificado e acolhido com coragem por alguém. Pode se transformar em uma solução para o problema, mas geralmente isto demanda um trabalho de atração de recursos sociais.
Já o ativismo social, por sua vez, trabalha no plano da influência mais do que no plano da ação. O ativista social pode provocar transformações por meio de ações indiretas sobre governos, ONGs, consumidores e trabalhadores para que esses, sim, sejam os agentes das mudanças.
Por que o empreendedorismo é importante na escola?
Bem, segundo a própria BNCC, hoje a formação de alunos deve ser muito mais abrangente e multidisciplinar. E essa ótica sobre o ensino pressupõe a implementação de práticas empreendedoras na escola. Isso porque um jovem pode não querer abrir seu próprio negócio no futuro, mas pensar como um empreendedor faz toda a diferença no seu projeto de vida. Com as transformações recentes nas relações de emprego, o empreendedorismo vem ganhando cada vez mais seriedade e importância.
É importante aprender o empreendedorismo desde cedo, pois será útil muito antes do que se imagina. Além disso, para aprender a empreender, é necessário desenvolver inúmeras competências gerais e específicas, bem como habilidades previstas na BNCC para todos os ciclos escolares.
Em conclusão, toda ação de empreendedorismo tem um objeto relacionado a um componente ou a um conjunto de componentes curriculares. Isso traz para as atividades escolares uma seleção perfeita de assuntos propícios para a aprendizagem inter e transdisciplinar.
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