Não categorizado Postado no dia: 25 janeiro, 2021

Como usar a interdisciplinaridade na escola para trabalhar o coronavírus com os alunos?

interdisciplinaridade

Tempo estimado de leitura: 3

Os cuidados com o novo coronavírus continuam fazendo parte da rotina de todos nós no Brasil e também no mundo. O vírus e as mudanças impostas pelo isolamento social são ferramentas que oferecem uma série de reflexões e possibilidades de aprendizado, por exemplo.

Essa construção de conhecimento pode acontecer em várias áreas, para estudar itens que já fazem parte do currículo escolar. A reprodução dos vírus e a propagação de fake news na mídia, bem como as mudanças nas relações sociais, são alguns exemplos. Para ajudar você a utilizar a interdisciplinaridade para trabalhar o coronavírus com os alunos, separamos algumas sugestões de atividades. Vamos lá?

A interdisciplinaridade na escola usando o coronavírus de acordo com cada matéria

Língua Portuguesa, no Ensino Médio 

A matéria pede reflexões que possam ser usadas em textos dissertativo-argumentativos, por isso, uma maneira de trabalhar a interdisciplinaridade na escola é abordando a disseminação de fake news sobre o coronavírus no momento presente, bem como informações, dados, referências e fontes confiáveis. 

Além disso, é possível pedir que os alunos assistam filmes (como “A Gripe” ou “Pandemia”) e escrevam dissertações com temas específicos. Essa é uma maneira de fazer com que treinem suas capacidades argumentativas e também de ajudá-los na criação das habilidades textuais listadas na Base Nacional Comum Curricular

Biologia, no Ensino Fundamental 2

A matéria pode abordar os aspectos vitais do vírus: reprodução, disseminação e doença. Essa é uma maneira de falar sobre o tema e relacionar com os conteúdos necessários para a formação do aluno em Biologia. 

Inclusive, uma das possibilidades é trabalhar assuntos como vacina, sua eficácia e reações, e seus impactos no Brasil e no mundo. Essa reflexão facilita a transmissão de conhecimentos e ainda constrói capacidades argumentativas que podem ser utilizadas em outros momentos. 

Uma sugestão de atividade é criar um quiz informativo, no qual os alunos podem ser divididos em grupos e cada um deles monta um jogo de perguntas sobre o novo coronavírus. Vence quem responder o maior número de perguntas corretamente. Dessa forma, há o incentivo à pesquisa, à montagem do quiz e ao trabalho em equipe.

História, no Ensino Fundamental 2

Aqui é possível trabalhar interdisciplinaridade na escola com fatos como a Gripe Espanhola, o movimento antivacina e seus desdobramentos para a época. Da mesma forma, pode-se fazer um link direto com a pandemia de 2009, também causada pelo vírus influenza (H1N1), e com os acontecimentos atuais, causados pelo coronavírus. 

Demonstre a evolução biológica conquista por meio da história com os números atingidos em cada uma das pandemias apresentadas, assim como a capacidade de conhecimentos biológicos e tecnológicos que temos na atualidade. Que tal sugerir aos alunos a criação de infográficos simples para representar e informar sobre essa evolução biológica? 

Geografia, no Ensino Fundamental 1 e 2

Para o estudo, uma das possibilidades é analisar mapas e países afetados pelo novo coronavírus. Dessa forma, os alunos conseguem desenvolver conhecimentos mais específicos sobre localização geográfica e os impactos dos atuais acontecimentos no mundo. 

A globalização também é um tema que pode ser explorado. A partir dele, crianças e adolescentes podem entender melhor sobre a integração política, econômica e cultural, além dos impactos que a pandemia gera no mundo. 

Para ilustrar esse efeito global, uma atividade que pode ser bastante produtiva e interativa é a criação de um globo terrestre, como um mapa-múndi. A turma dividida em pequenos grupos pode aproveitar os materiais em sala de aula, ou combinar de trazer objetos de casa, como bolas, isopor, revistas, etc., para bolar o globo.

Filosofia, para o Ensino Fundamental 2 e o Ensino Médio

Muitas reflexões vão surgir a partir do tema. Dentre elas, os caminhos que o mundo vai seguir a partir do fim da pandemia e a qualidade das interações humanas após um período tão grande de isolamento. Experimente trabalhar isso durante as aulas de Filosofia com o intuito de desenvolver capacidades argumentativas, conhecimento e criatividade. 

Ademais, uma sugestão de atividade é propor aos estudantes que expressem sua opinião sobre o tema, deixando a critério de cada um a escolha de como ela será expressa – pode ser um texto, um desenho, uma pintura ou um discurso.


E você, como tem usado a interdisciplinaridade na escola para trabalhar o coronavírus com os alunos? Tem alguma dica? Compartilhe com a gente aqui nos comentários ou nas nossas redes sociais. Acompanhe o Instagram, o Facebook e YouTube da Conquista e fique por dentro de todas as orientações para este período de pandemia e isolamento social.

Leia mais: O verdadeiro significado do empreendedorismo


Artigos Relacionados

Sem categoria
+

Como escolher material didático: para onde a gestão escolar deve olhar?

Você está naquele momento crucial do ano: pilhas de catálogos sobre sua mesa, representantes comerciais ligando todos os dias, promessas mirabolantes de “sistema…

Leia mais

Sem categoria
+

Como melhorar a comunicação com as famílias na escola

Fortalecer a comunicação escolar com pais é sem dúvida um dos maiores desafios — e também uma das maiores oportunidades — para os gestores escolares atualmente. Em um…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Importância da Formação Contínua de docentes

Importância da Formação Contínua de docentes

Gerir uma escola no Brasil não é uma tarefa simples. Afinal, são muitos os desafios enfrentados por diretores e coordenadores que, mesmo cansados, mantêm o compromisso de…

Leia mais

Sem categoria
+
Formação continuada para professores: futuro da educação

Formação continuada para professores: futuro da educação

Formação continuada: uma conexão com o futuro da educação As inovações tecnológicas, o surgimento de diversas metodologias e as demandas de uma sociedade cada vez mais…

Leia mais

Sem categoria
+

Como inserir e melhorar o uso da tecnologia na escola

Você já se sentiu paralisado olhando para aquele laboratório de informática com computadores de dez anos atrás enquanto escuta que “escola moderna precisa de realidade…

Leia mais

Sem categoria
+

Gestor escolar: como equilibrar liderança e bem-estar?

Você já parou para contar quantas horas por dia pensa na escola? Não estou falando apenas do horário de trabalho oficial. Estou falando daquelas ideias que pipocam durante o…

Leia mais

Sem categoria
+

A importância da educação socioemocional na escola

Na segunda-feira, João chegou na escola com olhos vermelhos e se isolou no canto do pátio. Na quarta, Maria explodiu numa crise de choro no meio da aula de matemática sem…

Leia mais

Sem categoria
+

Como fazer uma reunião pedagógica eficiente e acolhedora

Segunda-feira, 8h da manhã, primeira reunião pedagógica pós-férias. O ar condicionado ainda está gelado demais, o café chegou morno e você vê nos rostos da equipe aquela…

Leia mais

Sem categoria
+

Como usar o feedback de alunos e famílias na escola

Sabe aquela sensação de que você está fazendo o melhor possível pela escola, mas às vezes parece que algo não está conectando? Como se houvesse uma conversa importante…

Leia mais

Sem categoria
+

Inovação na escola pequena: o que implementar?

Quando se fala em inovação na educação, é comum imaginar salas de aula tecnológicas, laboratórios modernos, softwares avançados e metodologias sofisticadas. Mas, na…

Leia mais