Não categorizado Postado no dia: 25 janeiro, 2021

Como usar a interdisciplinaridade na escola para trabalhar o coronavírus com os alunos?

interdisciplinaridade

Tempo estimado de leitura: 3

Os cuidados com o novo coronavírus continuam fazendo parte da rotina de todos nós no Brasil e também no mundo. O vírus e as mudanças impostas pelo isolamento social são ferramentas que oferecem uma série de reflexões e possibilidades de aprendizado, por exemplo.

Essa construção de conhecimento pode acontecer em várias áreas, para estudar itens que já fazem parte do currículo escolar. A reprodução dos vírus e a propagação de fake news na mídia, bem como as mudanças nas relações sociais, são alguns exemplos. Para ajudar você a utilizar a interdisciplinaridade para trabalhar o coronavírus com os alunos, separamos algumas sugestões de atividades. Vamos lá?

A interdisciplinaridade na escola usando o coronavírus de acordo com cada matéria

Língua Portuguesa, no Ensino Médio 

A matéria pede reflexões que possam ser usadas em textos dissertativo-argumentativos, por isso, uma maneira de trabalhar a interdisciplinaridade na escola é abordando a disseminação de fake news sobre o coronavírus no momento presente, bem como informações, dados, referências e fontes confiáveis. 

Além disso, é possível pedir que os alunos assistam filmes (como “A Gripe” ou “Pandemia”) e escrevam dissertações com temas específicos. Essa é uma maneira de fazer com que treinem suas capacidades argumentativas e também de ajudá-los na criação das habilidades textuais listadas na Base Nacional Comum Curricular

Biologia, no Ensino Fundamental 2

A matéria pode abordar os aspectos vitais do vírus: reprodução, disseminação e doença. Essa é uma maneira de falar sobre o tema e relacionar com os conteúdos necessários para a formação do aluno em Biologia. 

Inclusive, uma das possibilidades é trabalhar assuntos como vacina, sua eficácia e reações, e seus impactos no Brasil e no mundo. Essa reflexão facilita a transmissão de conhecimentos e ainda constrói capacidades argumentativas que podem ser utilizadas em outros momentos. 

Uma sugestão de atividade é criar um quiz informativo, no qual os alunos podem ser divididos em grupos e cada um deles monta um jogo de perguntas sobre o novo coronavírus. Vence quem responder o maior número de perguntas corretamente. Dessa forma, há o incentivo à pesquisa, à montagem do quiz e ao trabalho em equipe.

História, no Ensino Fundamental 2

Aqui é possível trabalhar interdisciplinaridade na escola com fatos como a Gripe Espanhola, o movimento antivacina e seus desdobramentos para a época. Da mesma forma, pode-se fazer um link direto com a pandemia de 2009, também causada pelo vírus influenza (H1N1), e com os acontecimentos atuais, causados pelo coronavírus. 

Demonstre a evolução biológica conquista por meio da história com os números atingidos em cada uma das pandemias apresentadas, assim como a capacidade de conhecimentos biológicos e tecnológicos que temos na atualidade. Que tal sugerir aos alunos a criação de infográficos simples para representar e informar sobre essa evolução biológica? 

Geografia, no Ensino Fundamental 1 e 2

Para o estudo, uma das possibilidades é analisar mapas e países afetados pelo novo coronavírus. Dessa forma, os alunos conseguem desenvolver conhecimentos mais específicos sobre localização geográfica e os impactos dos atuais acontecimentos no mundo. 

A globalização também é um tema que pode ser explorado. A partir dele, crianças e adolescentes podem entender melhor sobre a integração política, econômica e cultural, além dos impactos que a pandemia gera no mundo. 

Para ilustrar esse efeito global, uma atividade que pode ser bastante produtiva e interativa é a criação de um globo terrestre, como um mapa-múndi. A turma dividida em pequenos grupos pode aproveitar os materiais em sala de aula, ou combinar de trazer objetos de casa, como bolas, isopor, revistas, etc., para bolar o globo.

Filosofia, para o Ensino Fundamental 2 e o Ensino Médio

Muitas reflexões vão surgir a partir do tema. Dentre elas, os caminhos que o mundo vai seguir a partir do fim da pandemia e a qualidade das interações humanas após um período tão grande de isolamento. Experimente trabalhar isso durante as aulas de Filosofia com o intuito de desenvolver capacidades argumentativas, conhecimento e criatividade. 

Ademais, uma sugestão de atividade é propor aos estudantes que expressem sua opinião sobre o tema, deixando a critério de cada um a escolha de como ela será expressa – pode ser um texto, um desenho, uma pintura ou um discurso.


E você, como tem usado a interdisciplinaridade na escola para trabalhar o coronavírus com os alunos? Tem alguma dica? Compartilhe com a gente aqui nos comentários ou nas nossas redes sociais. Acompanhe o Instagram, o Facebook e YouTube da Conquista e fique por dentro de todas as orientações para este período de pandemia e isolamento social.

Leia mais: O verdadeiro significado do empreendedorismo


Artigos Relacionados

Empreendedorismo
+
gestão-escolar

4 sinais de que sua gestão escolar precisa melhorar

A rotina de quem está à frente de uma escola costuma ser intensa. Entre reuniões, prazos, decisões pedagógicas e cobranças administrativas, é comum que o gestor se veja…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Planejamento escolar

Ferramentas para ajudar no planejamento escolar do segundo semestre

Quando o primeiro semestre chega ao fim, muitos gestores escolares já estão no limite da energia. Afinal, foram meses intensos de planejamento, execução, resolução de…

Leia mais

Educação Financeira
+
gestão financeira escolar

Como melhorar sua gestão financeira escolar?

Cuidar das finanças da escola é um desafio constante para qualquer gestor. Afinal, manter a saúde financeira da instituição de ensino exige planejamento, organização e uma…

Leia mais

Empreendedorismo
+
Conquista-na-Bett

A Conquista na Bett: preparando uma participação memorável em 2025

A Bett Brasil 2025 já está no radar dos principais eventos da educação, e a Conquista Educacional está preparando uma participação que promete ser inesquecível! Com o…

Leia mais

Socioemocional
+
habilidades socioemocionais

5 habilidades socioemocionais para trabalhar na escola

Leitor, como a sua escola tem trabalhado as habilidades socioemocionais no dia a dia? A escola é, por excelência, um espaço de desenvolvimento humano. Muito além dos…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Bett Brasil

A educação socioemocional no contexto da Bett Brasil 2025

A temática central da Bett Brasil 2025, “Educação para enfrentar crises e construir futuros regenerativos”, enfatiza a necessidade de preparar estudantes não apenas…

Leia mais

Empreendedorismo
+
eventos na escola

Como organizar eventos na escola: um guia completo para envolver toda a comunidade

Saber como organizar eventos na escola é essencial para promover o envolvimento de alunos, professores, famílias e da comunidade em geral. Mais do que simples celebrações,…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Cenário-educacional

Cenário educacional dos próximos anos: como vai ser?

Com o avanço das tecnologias, as mudanças sociais profundas e um mercado de trabalho em constante transformação, o cenário educacional dos próximos anos exige atenção,…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
atividade de educação inclusiva

5 livros essenciais sobre educação inclusiva que todo gestor escolar precisa conhecer

Leitor, você tem lido livros sobre educação inclusiva que podem apoiar a sua gestão? Garantir uma escola para todos é mais do que uma meta: é, sem dúvida, uma necessidade…

Leia mais

Empreendedorismo
+
trabalhar metodologias ativas em sala de aula

Empreendedorismo criativo na escola: como incentivar jovens alunos a pensar fora da caixa?

A sociedade atual é impulsionada pela inovação, e a criatividade se tornou uma habilidade essencial para resolver problemas e idealizar soluções práticas. Nesse contexto, o…

Leia mais