Não categorizado Postado no dia: 25 janeiro, 2021

Como usar a interdisciplinaridade na escola para trabalhar o coronavírus com os alunos?

interdisciplinaridade

Tempo estimado de leitura: 3

Os cuidados com o novo coronavírus continuam fazendo parte da rotina de todos nós no Brasil e também no mundo. O vírus e as mudanças impostas pelo isolamento social são ferramentas que oferecem uma série de reflexões e possibilidades de aprendizado, por exemplo.

Essa construção de conhecimento pode acontecer em várias áreas, para estudar itens que já fazem parte do currículo escolar. A reprodução dos vírus e a propagação de fake news na mídia, bem como as mudanças nas relações sociais, são alguns exemplos. Para ajudar você a utilizar a interdisciplinaridade para trabalhar o coronavírus com os alunos, separamos algumas sugestões de atividades. Vamos lá?

A interdisciplinaridade na escola usando o coronavírus de acordo com cada matéria

Língua Portuguesa, no Ensino Médio 

A matéria pede reflexões que possam ser usadas em textos dissertativo-argumentativos, por isso, uma maneira de trabalhar a interdisciplinaridade na escola é abordando a disseminação de fake news sobre o coronavírus no momento presente, bem como informações, dados, referências e fontes confiáveis. 

Além disso, é possível pedir que os alunos assistam filmes (como “A Gripe” ou “Pandemia”) e escrevam dissertações com temas específicos. Essa é uma maneira de fazer com que treinem suas capacidades argumentativas e também de ajudá-los na criação das habilidades textuais listadas na Base Nacional Comum Curricular

Biologia, no Ensino Fundamental 2

A matéria pode abordar os aspectos vitais do vírus: reprodução, disseminação e doença. Essa é uma maneira de falar sobre o tema e relacionar com os conteúdos necessários para a formação do aluno em Biologia. 

Inclusive, uma das possibilidades é trabalhar assuntos como vacina, sua eficácia e reações, e seus impactos no Brasil e no mundo. Essa reflexão facilita a transmissão de conhecimentos e ainda constrói capacidades argumentativas que podem ser utilizadas em outros momentos. 

Uma sugestão de atividade é criar um quiz informativo, no qual os alunos podem ser divididos em grupos e cada um deles monta um jogo de perguntas sobre o novo coronavírus. Vence quem responder o maior número de perguntas corretamente. Dessa forma, há o incentivo à pesquisa, à montagem do quiz e ao trabalho em equipe.

História, no Ensino Fundamental 2

Aqui é possível trabalhar interdisciplinaridade na escola com fatos como a Gripe Espanhola, o movimento antivacina e seus desdobramentos para a época. Da mesma forma, pode-se fazer um link direto com a pandemia de 2009, também causada pelo vírus influenza (H1N1), e com os acontecimentos atuais, causados pelo coronavírus. 

Demonstre a evolução biológica conquista por meio da história com os números atingidos em cada uma das pandemias apresentadas, assim como a capacidade de conhecimentos biológicos e tecnológicos que temos na atualidade. Que tal sugerir aos alunos a criação de infográficos simples para representar e informar sobre essa evolução biológica? 

Geografia, no Ensino Fundamental 1 e 2

Para o estudo, uma das possibilidades é analisar mapas e países afetados pelo novo coronavírus. Dessa forma, os alunos conseguem desenvolver conhecimentos mais específicos sobre localização geográfica e os impactos dos atuais acontecimentos no mundo. 

A globalização também é um tema que pode ser explorado. A partir dele, crianças e adolescentes podem entender melhor sobre a integração política, econômica e cultural, além dos impactos que a pandemia gera no mundo. 

Para ilustrar esse efeito global, uma atividade que pode ser bastante produtiva e interativa é a criação de um globo terrestre, como um mapa-múndi. A turma dividida em pequenos grupos pode aproveitar os materiais em sala de aula, ou combinar de trazer objetos de casa, como bolas, isopor, revistas, etc., para bolar o globo.

Filosofia, para o Ensino Fundamental 2 e o Ensino Médio

Muitas reflexões vão surgir a partir do tema. Dentre elas, os caminhos que o mundo vai seguir a partir do fim da pandemia e a qualidade das interações humanas após um período tão grande de isolamento. Experimente trabalhar isso durante as aulas de Filosofia com o intuito de desenvolver capacidades argumentativas, conhecimento e criatividade. 

Ademais, uma sugestão de atividade é propor aos estudantes que expressem sua opinião sobre o tema, deixando a critério de cada um a escolha de como ela será expressa – pode ser um texto, um desenho, uma pintura ou um discurso.


E você, como tem usado a interdisciplinaridade na escola para trabalhar o coronavírus com os alunos? Tem alguma dica? Compartilhe com a gente aqui nos comentários ou nas nossas redes sociais. Acompanhe o Instagram, o Facebook e YouTube da Conquista e fique por dentro de todas as orientações para este período de pandemia e isolamento social.

Leia mais: O verdadeiro significado do empreendedorismo


Artigos Relacionados

Empreendedorismo
+

Criatividade na escola: estratégias essenciais para tornar sua instituição um ambiente mais criativo

Incentivar a criatividade na escola forma alunos mais conscientes e proporciona o desenvolvimento de habilidades na hora de pensar em soluções práticas e eficientes para…

Leia mais

Ensino Médio
+
Novo ensino Médio

Novo Ensino Médio: confira as mudanças que você precisa conhecer

Em março deste ano, a Câmara dos Deputados aprovou um conjunto de mudanças para o Novo Ensino Médio (NEM). O projeto, que desde 2017 movimenta o debate sobre os rumos da…

Leia mais

Família
+
Festa Junina na escola

Festa Junina na escola: como incluir alunos e famílias

Chegou uma das épocas mais aguardadas do ano: o período da Festa Junina na escola, algo bastante esperado por alunos, professores e famílias. É um momento em que as…

Leia mais

Família
+
Família e escola

Família e escola: uma relação que transforma o desenvolvimento da criança

Construir uma relação entre família e escola é um grande desafio para as instituições escolares. Muitas vezes pais e instituição têm interesses e necessidades diferentes,…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Gestão de Pessoas

Gestão de pessoas na escola: tudo o que você precisa saber

A gestão de pessoas é uma parte essencial para o bom funcionamento de uma escola. Afinal de contas, são os colaboradores que fazem a dinâmica escolar acontecer todos os…

Leia mais

Socioemocional
+
Competências socioemocionais

Como competências socioemocionais ajudam no desempenho acadêmico

Um estudo realizado em Sobral (CE) pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), em parceria com o Instituto Ayrton Senna, mostrou importantes…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Como evitar o bulliyng

Como evitar o bullying na escola?

O mês de abril é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Bullying, momento para refletir sobre como evitar o bullying na escola. De acordo com uma pesquisa realizada pelo…

Leia mais

Família
+
Revista Projeto de Vida Conquista

Revista Projeto de Vida: reportagens, entrevistas e atividades repletas de conhecimento

Se você é aluno, professor, coordenador ou gestor de uma de nossas escolas parceiras, já pode baixar a revista na plataforma ConX (novo ambiente virtual da…

Leia mais

Família
+
família na escola

Família na escola: como se engajar mais nas atividades do seu filho?

Com a correria do dia a dia, fica difícil encontrar tempo para dar atenção às tarefas escolares do seu filho, não é mesmo? Mas pensar a presença da sua família na escola…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Cultura Maker

Cultura maker na educação: o que é e principais ferramentas

Pensar na escola do futuro é pensar em um modelo pedagógico mais dinâmico e participativo. Pensando nisso, preparamos este post com informações importantes sobre o que é…

Leia mais