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A escolha da profissão inicia ainda na adolescência. É no Ensino Médio que o aluno começa a perceber melhor suas aptidões e pensar no futuro. No entanto, a pandemia pode trazer outro sentido para esse momento. Primeiro, porque a atuação dos profissionais da área da saúde, ciência e tecnologia, pode instigar a curiosidade e influenciar na tomada de decisão dos adolescentes. Além disso, é possível que questionamentos como “Qual o meu propósito?” estejam ainda mais presentes.
Como a escola pode ajudar na escolha da profissão?
Confira as dicas e reflexões para que toda a comunidade escolar trabalhe com o aluno neste momento.
Comunicação é a chave de tudo!
Primeiramente, é preciso entender que o momento de pandemia deu aos alunos uma noção maior de pertencimento. De fato, a reflexão sobre o impacto que decisões individuais têm no coletivo está mais forte. Para ajudar os jovens a alinhar seus propósitos, é preciso que a comunicação seja clara e objetiva. Então, fique atento: não ignore os impactos emocionais que o momento pode ter causado nos alunos. Também é papel da escola ampará-los e orientá-los em caso de dúvidas e inquietações.
Utilize a tecnologia
É possível usar ferramentas de pesquisa para entender o mercado de trabalho e as áreas que geram interesse nos adolescentes. Além disso, redes sociais, vídeos de entrevista e podcasts ajudam a conhecer a realidade dos profissionais que já estão em atuação.
Milena Santiago, Coordenadora Editorial da Conquista Solução Educacional, reforça a importância dos professores ouvirem atenciosamente os alunos. “É preciso que estejam mais atentos às dúvidas sobre a escolha da profissão. Isso só é possível ao permitir espaços de fala e abordagens de temas que sejam do interesse do aluno”, explica. Uma forma de colocar isso em prática é repensando o currículo e adotando práticas que estimulem a autonomia e a reflexão sobre essa decisão.
Aproxime os alunos do mercado de trabalho
“A escola precisa buscar formas de aproximar o aluno da realidade do mercado de trabalho, para que ele acompanhe as rápidas mudanças que estamos vivenciando”, comenta Osmir Kmeteuk Filho, Gerente de Gente, Cultura e Performance na Conquista Solução Educacional. Para ele, a aproximação com o mercado faz com que os alunos tomem decisões mais sábias e certeiras para seu futuro. Portanto, se a curiosidade sobre determinada área cresceu com a pandemia, é preciso que exista uma aproximação para que o jovem compreenda se ela contempla suas aptidões e vontades. Esse processo pode acontecer por meio de bate-papos com profissionais já atuantes, por exemplo.
Estimule a reflexão
“Questionar e fazer refletir podem ser atitudes interessantes para estimular os alunos a entenderem melhor seus interesses e vontades” garante Norton Frehse Nicolazzi Junior, coordenador da Assessoria de História da Conquista Solução Educacional. Ele afirma, ainda, que é esse processo que faz com que os alunos encontrem suas aptidões, propósito e vocação. Essa é uma forma de ajudar os alunos que ainda não conseguiram ter uma visão sobre futuro e carreiras que podem seguir. Além de estimular essa reflexão, o projeto de vida é uma ferramenta que pode ajudar bastante neste momento, já que permite que o aluno se entenda como parte essencial, visualize sua atuação no mundo e, assim, tome as melhores decisões para o seu futuro.
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