Não categorizado Postado no dia: 4 fevereiro, 2021

Escolha da profissão na pandemia: 4 dicas para guiar os alunos

escolha da profissão

Tempo estimado de leitura: 2

A escolha da profissão inicia ainda na adolescência. É no Ensino Médio que o aluno começa a perceber melhor suas aptidões e pensar no futuro. No entanto, a pandemia pode trazer outro sentido para esse momento. Primeiro, porque a atuação dos profissionais da área da saúde, ciência e tecnologia, pode instigar a curiosidade e influenciar na tomada de decisão dos adolescentes. Além disso, é possível que questionamentos como “Qual o meu propósito?” estejam ainda mais presentes.

Como a escola pode ajudar na escolha da profissão?

Confira as dicas e reflexões para que toda a comunidade escolar trabalhe com o aluno neste momento.

Comunicação é a chave de tudo!

Primeiramente, é preciso entender que o momento de pandemia deu aos alunos uma noção maior de pertencimento. De fato, a reflexão sobre o impacto que decisões individuais têm no coletivo está mais forte. Para ajudar os jovens a alinhar seus propósitos, é preciso que a comunicação seja clara e objetiva. Então, fique atento: não ignore os impactos emocionais que o momento pode ter causado nos alunos. Também é papel da escola ampará-los e orientá-los em caso de dúvidas e inquietações.

Utilize a tecnologia

É possível usar ferramentas de pesquisa para entender o mercado de trabalho e as áreas que geram interesse nos adolescentes. Além disso, redes sociais, vídeos de entrevista e podcasts ajudam a conhecer a realidade dos profissionais que já estão em atuação. 

Milena Santiago, Coordenadora Editorial da Conquista Solução Educacional, reforça a importância dos professores ouvirem atenciosamente os alunos. “É preciso que estejam mais atentos às dúvidas sobre a escolha da profissão. Isso só é possível ao permitir espaços de fala e abordagens de temas que sejam do interesse do aluno”, explica. Uma forma de colocar isso em prática é repensando o currículo e adotando práticas que estimulem a autonomia e a reflexão sobre essa decisão.  

Aproxime os alunos do mercado de trabalho

“A escola precisa buscar formas de aproximar o aluno da realidade do mercado de trabalho, para que ele acompanhe as rápidas mudanças que estamos vivenciando”, comenta Osmir Kmeteuk Filho, Gerente de Gente, Cultura e Performance na Conquista Solução Educacional. Para ele, a aproximação com o mercado faz com que os alunos tomem decisões mais sábias e certeiras para seu futuro. Portanto, se a curiosidade sobre determinada área cresceu com a pandemia, é preciso que exista uma aproximação para que o jovem compreenda se ela contempla suas aptidões e vontades. Esse processo pode acontecer por meio de bate-papos com profissionais já atuantes, por exemplo.  

Estimule a reflexão

“Questionar e fazer refletir podem ser atitudes interessantes para estimular os alunos a entenderem melhor seus interesses e vontades” garante Norton Frehse Nicolazzi Junior, coordenador da Assessoria de História da Conquista Solução Educacional. Ele afirma, ainda, que é esse processo que faz com que os alunos encontrem suas aptidões, propósito e vocação. Essa é uma forma de ajudar os alunos que ainda não conseguiram ter uma visão sobre futuro e carreiras que podem seguir. Além de estimular essa reflexão, o projeto de vida é uma ferramenta que pode ajudar bastante neste momento, já que permite que o aluno se entenda como parte essencial, visualize sua atuação no mundo e, assim, tome as melhores decisões para o seu futuro.

Para mais dicas como essas, continuem nos acompanhando. Acesse também nosso Facebook e Instagram para acompanhar todas as ações que estamos fazendo para a comunidade e escolas parceiras.

Leia mais: Como usar a interdisciplinaridade na escola para trabalhar o coronavírus com os alunos?


Artigos Relacionados

Formação e Gestão Escolar
+
Formação continuada para professores

Formação continuada para professores: como promover na sua escola

Promover a formação continuada para professores nas escolas é imprescindível quando o assunto é modernização escolar. O educador deve se manter atualizado e bem-informado…

Leia mais

Família
+
Volta às Aulas Conquista

Volta às aulas: como ajudar os filhos no início do ano letivo?

Fevereiro e março sempre indicam a chegada do novo ano letivo. Nesse período, para muitas famílias, surge o desafio de garantir uma transição suave para seus filhos na…

Leia mais

Educação Financeira
+
Como organizar as finanças da escola

Como organizar as finanças da escola? Dicas essenciais e práticas de gestão financeira

É um grande desafio organizar as finanças da escola, principalmente quando falamos de instituições privadas. Isso exige um equilíbrio de diferentes contas: folha de…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
trabalhar metodologias ativas em sala de aula

5 formas de trabalhar metodologias ativas em sala de aula

Trabalhar com metodologias ativas em sala de aula é uma maneira de promover a participação mais autônoma dos estudantes na construção do conhecimento. Isso acontece…

Leia mais

Empreendedorismo
+
Empreendedorismo Social Conquista

Empreendedorismo social: atividades para incentivar os alunos

A promoção do empreendedorismo social ajuda a estimular as habilidades de comunicação, resiliência e trabalho em equipe dos alunos, colocando-os como protagonistas de suas…

Leia mais

Educação Inclusiva
+
Distúrbios de aprendizagem Conquista

Distúrbios de aprendizagem: dicas para trabalhar em sala de aula

Os distúrbios de aprendizagem afetam as habilidades formativas, cognitivas e socioemocionais de diversas pessoas em todo o mundo. Cerca de 5 a 15% das crianças em idade…

Leia mais

Notícias
+
Tendências da educação para 2024

Tecnologia e IA: tendências da educação para 2024

À medida que entramos em 2024, chegam as previsões do que estará em alta para o ano. Já se pode adiantar, inclusive, que a tecnologia educacional continuará sendo uma das…

Leia mais

Educação Financeira
+
Educação financeira nas escolas

Educação financeira nas escolas: como trabalhar o tema

Em fevereiro de 2023, cerca de 78% das famílias brasileiras estavam endividadas, segundo um levantamento feito pela Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Campanha Matrículas 2024

Campanha de matrículas 2024: dicas para captar e reter mais alunos

Conquistar e reter alunos nem sempre é fácil. Mas a boa notícia é que, com uma estratégia adequada, sua campanha de matrículas 2024 pode ser um grande sucesso….

Leia mais

Família
+
Férias escolares Conquista

Férias escolares: atividades para fazer com as crianças

Com a chegada das férias escolares, surge também a oportunidade de criar momentos inesquecíveis com os pequenos. Se você está em busca de maneiras encantadoras de…

Leia mais