Formação e Gestão Escolar Postado no dia: 28 outubro, 2022

Habilidades de um gestor que Conquista

Tempo estimado de leitura: 3

Sabemos que os resultados de uma escola são um espelho da gestão escolar: se a instituição é bem vista e os pais têm boas experiências, certamente há um bom gestor administrando essa instituição. O contrário também é verdadeiro: uma escola mal administrada pode ter problemas internos e afetar a qualidade de ensino.

Para ter uma gestão eficiente é importante saber definir suas prioridades, dar apoio a sua equipe e muito mais. Continue a leitura e veja quais são as maiores habilidades de um gestor de sucesso!

5 hábitos eficazes de um gestor escolar de sucesso

Definir metas

 É essencial que você tenha um objetivo para guiar o seu planejamento. Com o objetivo macro definido, você desdobra ações para o micro – estipule as metas a serem atingidas durante sua prática e entenda de fato como você pode caminhar para atingi-las.

Depois de estabelecer os objetivos, elabore um plano de ação para atingi-los e compartilhe com a sua equipe. Nesse plano as ações precisam estar detalhadas e devem ter também os responsáveis de cada atividade e os prazos.

Otimizar o tempo

 Uma das características de gestores de sucesso é que eles entendem que o tempo é super valioso e por isso optam por priorizar algumas tarefas, delegar outras ou até mesmo optam por investir em ferramentas ou serviços terceirizados para executar demandas mais administrativas e poupar tempo e desgaste.

Um gestor que tem tempo de qualidade e segurança financeira, por exemplo, consegue ter tranquilidade para cultivar uma relação mais próxima aos alunos e pais, e ainda inspira o seu time com a sua boa performance.

 Ter foco no cliente

 Atualmente, todas as ações e decisões devem ser voltadas para o cliente – melhorar a experiência do cliente constantemente e estar aberto para ouvir feedbacks é fundamental para retê-los.

Se a sua escola demonstra que está disposta a buscar melhorias e a resolver as questões apontadas de forma prática e eficiente, isso gera valor e o cliente identifica um diferencial na sua instituição.

Estar presente

 A função do gestor não é (e nem deve ser) cuidar só da parte mecânica da instituição. Para exercer sua função com êxito é preciso estar atento às movimentações e conversar com funcionários, pais, alunos, e frequentar os eventos promovidos pela sua instituição – esta postura mostra que você é acessível, participativo e dedicado à comunidade escolar.

 Ter um fluxo de caixa estruturado

Organizar e acompanhar as finanças é um passo fundamental para o crescimento das escolas e o fluxo de caixa é uma boa forma de medir se a gestão financeira da instituição vai bem ou não. Afinal, é o dinheiro que traz a possibilidade de fazer investimentos pedagógicos, e viabiliza uma boa gestão educacional, de modo geral.

 Nessa frente de gestão financeira você pode contar com uma parceira para alavancar a sua escola. Com a Arcopay você tem a previsibilidade no recebimento de mensalidades, estabilidade no fluxo de caixa e consegue ter mais tempo para gerir o financeiro de uma forma mais estratégica.

Veja mais:

4 métodos para melhorar a gestão de tempo na escola

Como inovar na administração escolar?

As regras de ouro para captação e retenção de alunos

Saiba mais

 Este artigo foi escrito pela Arcopay, parceira da Conquista. A Arcopay cuida da gestão das escolas por meio de soluções que dão estabilidade no financeiro das instituições. Para saber mais, acesse o site.


Artigos Relacionados

Formação e Gestão Escolar
+
Como evitar o bulliyng

Como evitar o bullying na escola?

O mês de abril é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Bullying, momento para refletir sobre como evitar o bullying na escola. De acordo com uma pesquisa realizada pelo…

Leia mais

Família
+
família na escola

Família na escola: como se engajar mais nas atividades do seu filho?

Com a correria do dia a dia, fica difícil encontrar tempo para dar atenção às tarefas escolares do seu filho, não é mesmo? Mas pensar a presença da sua família na escola…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Cultura Maker

Cultura maker na educação: o que é e principais ferramentas

Pensar na escola do futuro é pensar em um modelo pedagógico mais dinâmico e participativo. Pensando nisso, preparamos este post com informações importantes sobre o que é…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Educação digital

Educação digital: os desafios das escolas do futuro

A educação digital é considerada uma verdadeira revolução nos processos de ensino e aprendizagem do mundo atual. O fato é que a tecnologia vem assumindo um papel cada vez…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Marketing para escolas particulares

Marketing para escolas particulares: como captar mais alunos

Todo mantenedor sabe o desafio que é criar e gerir campanhas que sejam realmente aderentes aos pais, alunos e outras pessoas que fazem parte do público-alvo da escola. Por…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Formação continuada para professores

Formação continuada para professores: como promover na sua escola

Promover a formação continuada para professores nas escolas é imprescindível quando o assunto é evolução na sala de aula. O educador deve se manter atualizado e…

Leia mais

Família
+
Volta às Aulas Conquista

Volta às aulas: como ajudar os filhos no início do ano letivo?

Fevereiro e março sempre indicam a chegada do novo ano letivo. Nesse período, para muitas famílias, surge o desafio de garantir uma transição suave para seus filhos na…

Leia mais

Educação Financeira
+
Como organizar as finanças da escola

Como organizar as finanças da escola? Dicas essenciais e práticas de gestão financeira

É um grande desafio organizar as finanças da escola, principalmente quando falamos de instituições privadas. Isso exige um equilíbrio de diferentes contas: folha de…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
trabalhar metodologias ativas em sala de aula

5 formas de trabalhar metodologias ativas em sala de aula

Trabalhar com metodologias ativas em sala de aula é uma maneira de promover a participação mais autônoma dos estudantes na construção do conhecimento. Isso acontece…

Leia mais

Empreendedorismo
+
Empreendedorismo Social Conquista

Empreendedorismo social: atividades para incentivar os alunos

A promoção do empreendedorismo social ajuda a estimular as habilidades de comunicação, resiliência e trabalho em equipe dos alunos, colocando-os como protagonistas de suas…

Leia mais