Formação e Gestão Escolar Postado no dia: 14 julho, 2021

5 ferramentas para criar aulas online

ferramentas para criar aulas

Tempo estimado de leitura: 2

Professor, economize seu tempo e abrace a cultura digital utilizando ferramentas para criar aulas on-line de maneira gratuita e prática.

Está em busca de ferramentas para criar aulas on-line mais atrativas? Selecionamos cinco para te ajudar a inovar nas atividades, tanto para a Educação Infantil quanto para o Ensino Fundamental. Trabalhe com jogos e proporcione outras maneiras de interação para suas turmas.

Confira as ferramentas que facilitam suas tarefas e otimizam o tempo de montagem de aulas criativas. Com a aliança cada vez mais forte entre ensino presencial e on-line, esses recursos são super bem-vindos para abraçar a cultura digita. Além, de potencializar o processo de aprendizagem. 

Roleta virtual

Personalize uma roleta virtual e use-a para atrair a atenção dos alunos. Acesse sites de ferramentas gratuitas on-line como a wheeldecide ou wheelofnames. É só preencher os campos com o conteúdo que deseja e acionar a roleta. Você pode usá-la em sorteios de temas para redação, na formulação de perguntas ou em uma atividade com novas palavras para as crianças adivinharem o que é. Solte sua criatividade!

Wordwall

Com a opção de inscrição gratuita, você cria até cinco atividades nessa ferramenta e pode reaproveitá-las, customizando para cada turma ou conteúdo. Tem várias opções como caça-palavras, quizzes, classificações e combinações. Você também pode imprimir algumas lições para usá-las no modo presencial, além do on-line. Vale a pena conhecer a variedade de recursos e ideias do Wordwall e aplicar nas suas aulas. 

Kahoot

Monte um quizz com a ferramenta Kahoot e jogue com seus alunos. Crie perguntas de múltipla escolha, adicione imagens ou vídeos, comece o jogo on-line e aumente a conexão com os estudantes. Existem vários quizzes prontos para utilizar. Contudo, você também pode editar um que gostou, sem precisar começar do zero. Para utilizar, inscreva-se na ferramenta e opte pelo plano gratuito. 

Google Jamboard

Como se fosse no presencial, vários alunos podem “escrever” nessa lousa e contribuir ao mesmo tempo. A diferença é que cada uma fará do seu dispositivo. Com uma conta no gmail, é possível acessar o Google Jamboard. A ferramenta permite desenhar, inserir imagens e usar as notas adesivas que são muito legais para construir ideias em grupo. Cada aluno adiciona a sua contribuição em um brainstorm, por exemplo. O professor consegue monitorar a atividade, vendo todas as interações no histórico.

Mindmeister

Os mapas mentais organizam o pensamento, clareiam o raciocínio e são bastante usados na solução de problemas. Servem para anotar, planejar e construir ideias, facilitando a apresentação para outras pessoas. Ademais, para os alunos, é um ótimo recurso para memorizar conteúdos e eles mesmos podem produzir seus mapas. Conheça o MindMeister para criar mapas mentais.

Dica extra: Playkids

Playkids é uma plataforma com jogos educativos, livros digitais e desenhos animados com personagens que as crianças adoram. As atividades estimulam a coordenação motora, a criatividade, a autonomia e outras habilidades. Sabia que escolas conveniadas à Conquista Solução Educacional têm condição especial para adquirir a plataforma Playkids? É uma experiência que ensina brincando e pode ser agregada ao ensino formal.

Para saber mais sobre o universo da Educação, acesse outros artigos do Blog da Conquista e nossos perfis no Facebook e Instagram. Fale com nosso consultor e faça parte da solução educacional que conquistou o Brasil!

Leia mais: Plano de aula flexível: como fazer


Artigos Relacionados

Formação e Gestão Escolar
+
Como evitar o bulliyng

Como evitar o bullying na escola?

O mês de abril é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Bullying, momento para refletir sobre como evitar o bullying na escola. De acordo com uma pesquisa realizada pelo…

Leia mais

Família
+
família na escola

Família na escola: como se engajar mais nas atividades do seu filho?

Com a correria do dia a dia, fica difícil encontrar tempo para dar atenção às tarefas escolares do seu filho, não é mesmo? Mas pensar a presença da sua família na escola…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Cultura Maker

Cultura maker na educação: o que é e principais ferramentas

Pensar na escola do futuro é pensar em um modelo pedagógico mais dinâmico e participativo. Pensando nisso, preparamos este post com informações importantes sobre o que é…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Educação digital

Educação digital: os desafios das escolas do futuro

A educação digital é considerada uma verdadeira revolução nos processos de ensino e aprendizagem do mundo atual. O fato é que a tecnologia vem assumindo um papel cada vez…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Marketing para escolas particulares

Marketing para escolas particulares: como captar mais alunos

Todo mantenedor sabe o desafio que é criar e gerir campanhas que sejam realmente aderentes aos pais, alunos e outras pessoas que fazem parte do público-alvo da escola. Por…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Formação continuada para professores

Formação continuada para professores: como promover na sua escola

Promover a formação continuada para professores nas escolas é imprescindível quando o assunto é evolução na sala de aula. O educador deve se manter atualizado e…

Leia mais

Família
+
Volta às Aulas Conquista

Volta às aulas: como ajudar os filhos no início do ano letivo?

Fevereiro e março sempre indicam a chegada do novo ano letivo. Nesse período, para muitas famílias, surge o desafio de garantir uma transição suave para seus filhos na…

Leia mais

Educação Financeira
+
Como organizar as finanças da escola

Como organizar as finanças da escola? Dicas essenciais e práticas de gestão financeira

É um grande desafio organizar as finanças da escola, principalmente quando falamos de instituições privadas. Isso exige um equilíbrio de diferentes contas: folha de…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
trabalhar metodologias ativas em sala de aula

5 formas de trabalhar metodologias ativas em sala de aula

Trabalhar com metodologias ativas em sala de aula é uma maneira de promover a participação mais autônoma dos estudantes na construção do conhecimento. Isso acontece…

Leia mais

Empreendedorismo
+
Empreendedorismo Social Conquista

Empreendedorismo social: atividades para incentivar os alunos

A promoção do empreendedorismo social ajuda a estimular as habilidades de comunicação, resiliência e trabalho em equipe dos alunos, colocando-os como protagonistas de suas…

Leia mais