Formação e Gestão Escolar Postado no dia: 31 janeiro, 2024

5 formas de trabalhar metodologias ativas em sala de aula

trabalhar metodologias ativas em sala de aula

Tempo estimado de leitura: 3

Trabalhar com metodologias ativas em sala de aula é uma maneira de promover a participação mais autônoma dos estudantes na construção do conhecimento. Isso acontece porque essa abordagem pedagógica estimula o aluno a ter mais iniciativa, colocando-o no centro do processo de aprendizagem. 

Para que isso aconteça de fato dentro de sala de aula, o(a) professor(a) deve promover atividades práticas que incentivem debates, trabalho em grupo e, principalmente, o pensamento crítico. 

Atividades para trabalhar com metodologias ativas em sala de aula 

Em resumo, diferentemente das metodologias tradicionais, onde o professor desempenha um papel mais central, as metodologias ativas envolvem os alunos em atividades colaborativas e reflexivas. 

1 – Aprendizagem baseada em problemas  

Nesse método de trabalho com metodologias ativas, um problema complexo diretamente ligado ao conteúdo da disciplina é apresentado aos estudantes. Ao invés de simplesmente absorverem informações, eles são desafiados a executar projetos em grupos, aplicando conhecimentos prévios e conduzindo pesquisas adicionais para identificar soluções eficazes. 

Depois, você deve incentivar os alunos a apresentarem os trabalhos e a debaterem os resultados, levantando questionamentos. Em conclusão, essa abordagem não apenas promove o domínio dos conceitos, mas também aprimora habilidades de resolução de problemas, pensamento crítico e comunicação, preparando os alunos para enfrentar desafios do mundo real. 

2 – Sala de aula invertida 

Nesse modelo, os estudantes têm acesso antecipado a materiais de aprendizado, como vídeos ou leituras, antes mesmo de chegarem à sala de aula. O tempo em classe é, então, dedicado a atividades práticas, discussões e esclarecimento de dúvidas, transformando o ambiente em um espaço colaborativo de aprendizado 

O papel do professor evolui para o de facilitador, orientando os alunos enquanto eles aplicam o conhecimento de forma ativa. Por isso, a sala de aula invertida promove a participação ativa dos estudantes, estimulando o pensamento crítico e a colaboração entre pares. 

3 – Simulações e aulas imersivas 

Através de simulações virtuais, os alunos têm a oportunidade de explorar ambientes que replicam situações práticas relacionadas ao conteúdo das disciplinas. Um exemplo é a possibilidade de observar células e ecossistemas em aplicativos e sites para aprender ciências. 

Por outro lado, também é possível dar aulas imersivas utilizando tecnologias como vídeos 360, proporcionando experiências sensoriais e autonômas aos estudantes.

A combinação dessas práticas é uma forma inovadora de trabalhar com metodologias ativas em sala de aula. Além disso, redefine a maneira como os alunos aprendem, tornando o processo educacional mais emocionante, participativo e alinhado com as demandas contemporâneas. 

4 – Estudo de caso 

Nesse formato, os alunos são desafiados a examinar casos que representam contextos significativos para o conteúdo da disciplina. Engajando-se em discussões aprofundadas, eles aplicam teorias e conceitos previamente aprendidos para desenvolver soluções ou estratégias que abordem efetivamente os casos apresentados.

Ademais, o estudo de caso não apenas proporciona uma conexão mais sólida entre a teoria e a prática, mas também aprimora as habilidades analíticas, críticas e de resolução de problemas dos alunos. 

5 – Gamificação 

A gamificação, uma abordagem inovadora na educação, traz elementos de jogos para o ambiente de aprendizagem, criando uma experiência mais motivadora e envolvente para os alunos.

A integração de desafios, recompensas e competições visa estimular a participação ativa, transformando a sala de aula em um espaço dinâmico e interativo. Dessa forma, essa estratégia não se limita a uma disciplina específica e pode ser aplicada de forma versátil em diversas áreas do conhecimento 

Em conclusão, ao introduzir a gamificação como forma de trabalhar com metodologias ativas em sala de aula, os educadores promovem o aprendizado por meio de experiências lúdicas e interativas, incentivando o desenvolvimento de habilidades, a resolução de problemas e a colaboração entre os alunos. 

O papel da solução Conquista no trabalho com metodologias ativas

A solução educacional Conquista trabalha com materiais didáticos que fornecem recursos que estimulam o protagonismo do aluno, com descrição de objetivos por capítulo, orientações ao professor, recursos visuais e gráficos, corpo teórico claro e coeso com exemplos do cotidiano, atividades a cada bloco de conteúdos e trabalho sistematizado com as competências socioemocionais. 

Quer entender como aplicar a solução Conquista em sua escola? Fale com um de nossos consultores! 

Leia mais: Empreendedorismo social: atividades para incentivar os alunos


Artigos Relacionados

Família
+
Festa Junina na escola

Festa Junina na escola: como incluir alunos e famílias

Chegou uma das épocas mais aguardadas do ano: o período da Festa Junina na escola, algo bastante esperado por alunos, professores e famílias. É um momento em que as…

Leia mais

Família
+
Família e escola

Família e escola: uma relação que transforma o desenvolvimento da criança

Construir uma relação entre família e escola é um grande desafio para as instituições escolares. Muitas vezes pais e instituição têm interesses e necessidades diferentes,…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Gestão de Pessoas

Gestão de pessoas na escola: tudo o que você precisa saber

A gestão de pessoas é uma parte essencial para o bom funcionamento de uma escola. Afinal de contas, são os colaboradores que fazem a dinâmica escolar acontecer todos os…

Leia mais

Socioemocional
+
Competências socioemocionais

Como competências socioemocionais ajudam no desempenho acadêmico

Um estudo realizado em Sobral (CE) pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), em parceria com o Instituto Ayrton Senna, mostrou importantes…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Como evitar o bulliyng

Como evitar o bullying na escola?

O mês de abril é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Bullying, momento para refletir sobre como evitar o bullying na escola. De acordo com uma pesquisa realizada pelo…

Leia mais

Família
+
Revista Projeto de Vida Conquista

Revista Projeto de Vida: reportagens, entrevistas e atividades repletas de conhecimento

Se você é aluno, professor, coordenador ou gestor de uma de nossas escolas parceiras, já pode baixar a revista na plataforma ConX (novo ambiente virtual da…

Leia mais

Família
+
família na escola

Família na escola: como se engajar mais nas atividades do seu filho?

Com a correria do dia a dia, fica difícil encontrar tempo para dar atenção às tarefas escolares do seu filho, não é mesmo? Mas pensar a presença da sua família na escola…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Cultura Maker

Cultura maker na educação: o que é e principais ferramentas

Pensar na escola do futuro é pensar em um modelo pedagógico mais dinâmico e participativo. Pensando nisso, preparamos este post com informações importantes sobre o que é…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Educação digital

Educação digital: os desafios das escolas do futuro

A educação digital é considerada uma verdadeira revolução nos processos de ensino e aprendizagem do mundo atual. O fato é que a tecnologia vem assumindo um papel cada vez…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Marketing para escolas particulares

Marketing para escolas particulares: como captar mais alunos

Todo mantenedor sabe o desafio que é criar e gerir campanhas que sejam realmente aderentes aos pais, alunos e outras pessoas que fazem parte do público-alvo da escola. Por…

Leia mais