Formação e Gestão Escolar Postado no dia: 19 outubro, 2023

Como escolher a melhor solução educacional para a sua escola?

solução educacional

Tempo estimado de leitura: 5

É possível encontrar no mercado opções diferentes de plataformas de ensino e soluções educacionais para as escolas privadas, mas como saber qual é a melhor solução ou a que mais combina com a proposta pedagógica da sua instituição?

Se você tem essa dúvida, escrevemos este artigo para te auxiliar nessa missão.

O que é uma solução educacional?

Uma solução educacional consiste em um conjunto de práticas com pilares bem-definidos e capazes de contribuir para uma formação integral do aluno. Ela atende às necessidades reais da escola e compartilha pilares e valores importantes para sua instituição.

Além disso, uma solução completa é uma parceira direta na formação dos seus professores, auxilia na gestão escolar, oferece materiais de qualidade alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e disponibiliza recursos digitais, avaliações e simulados para a evolução contínua do aprendizado dos alunos. Ela também fornece o suporte e a assessoria pedagógica necessários no dia a dia e no processo de implantação.

Outro ponto característico de uma solução educacional é ir além dos sistemas de ensino convencionais. Os conteúdos são inovadores e permitem que os professores trabalhem de forma flexível, a partir das propostas pedagógicas do material didático.

Como o próprio nome sugere, elas apresentam SOLUÇÕES para desafios e problemas reais das escolas.

 

Educação integral: por que é tão importante?

Esse modelo de aprendizagem olha para o aluno como um indivíduo completo e único. Trata-se de um formato educacional que propõe relacionar todas as dimensões: intelectual, física, emocional, social e cultural.

Como projeto coletivo, a educação integral tem o intuito de formar sujeitos autônomos, críticos e autorresponsáveis. Alguns fatores tornam esse modelo ainda mais importante. Por exemplo:

  • Inclusão: reconhece os sujeitos em suas individualidades e identidades.
  • Sustentabilidade: aliando o conceito com a vivência na prática, ressalta a ligação entre aluno e meio ambiente.
  • Equidade e diversidade: valorizam o direito ao aprendizado para todos, enfrentando as desigualdades educacionais e usando instrumentos que incentivam diferentes linguagens, saberes e condições.

O principal ponto da educação integral é o aluno. Isso significa que ele está no centro de todas as esferas do projeto pedagógico.

Portanto, é fundamental identificar se o sistema de ensino adotado no seu colégio também compartilha dessas finalidades e oferece as ferramentas necessárias para a implementação delas.

Quais são os pilares e propósitos que guiam a sua instituição?

Outro fator importante é ter em mente que a solução educacional escolhida deve conversar com o escopo da sua escola.

Além disso, é necessário que esse modelo respeite os valores e os pilares educacionais da sua instituição.

A respeito desse assunto, em 1996 a Unesco lançou um relatório que até hoje é uma grande referência quando se trata de educação.

Segundo esse documento, o aprendizado é dividido em quatro pilares principais:

  • Aprender a conhecer: implica dominar maneiras de estudar algo novo.
  • Aprender a fazer: é um complemento de conhecer, e significa pôr o conhecimento em prática e lidar com as situações e os desafios do dia a dia.
  • Aprender a conviver: relaciona-se à harmonia necessária para nos estabelecermos em sociedade.
  • Aprender a ser: é o elo entre todos os outros pilares e trata de nos reconhecermos como pessoas que têm processos de formação próprios.

Todos esses pontos formam uma solução educacional única!

Se você encontrou um modelo que se alinha a esses pilares e que coloca o aluno no centro do aprendizado, é provável que esteja diante de uma solução educacional ideal.

A Conquista Solução Educacional segue os parâmetros da BNCC e guia-se principalmente pela educação integral, adotando um composto que valoriza pilares fundamentais para um ensino de qualidade. São eles:

  • Educação financeira;
  • Educação socioemocional;
  • Empreendedorismo;
  • Família.

Todos esses pilares se complementam e trazem diretrizes essenciais para o desenvolvimento do aprendizado dos alunos.

Venha conhecer um pouco mais do conteúdo e das vantagens de usar nosso material didático e nossas propostas pedagógicas!

Educação Infantil

Os livros da Conquista Solução Educacional são completos em todas as fases, e desde o início da trajetória escolar contribuem para a formação dos alunos.

O aprendizado é sempre feito de maneira lúdica e criativa. Isso garante a assimilação do conteúdo, que se relaciona às vivências das crianças e aos desafios de cada etapa do crescimento.

Nossos materiais vão do G2 ao G5 e são entregues semestralmente. E é a partir do Ensino Infantil que já começamos a trabalhar as competências socioemocionais, a educação financeira e o empreendedorismo.

Quer ver mais informações? É só clicar aqui.

 

Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais

Nossos materiais do Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais ajudam os docentes a irem além da sala de aula e incentivam a criatividade e o pensamento crítico dos estudantes.

E é nessa fase do ensino que os livros digitais ficam disponíveis na plataforma da Conquista. Assim, as crianças e os adolescentes ganham mais flexibilidade no acesso aos livros.

Outra vantagem é que eles recebem vários outros conteúdos complementares, de acordo com a necessidade de cada etapa da aprendizagem. Além disso, no Ensino Fundamental começam tanto os simulados bimestrais quanto os estudos de inglês, com os livros completos do Just for Kids.

Saiba mais sobre os Anos Iniciais e os Anos Finais.

 

Ensino Médio

Nessa fase do aprendizado, nossos livros têm uma proposta inovadora, construída em conjunto, por alunos, professores e gestores.

Os estudantes das nossas escolas parceiras contam com uma plataforma de avaliações que tem atividades e mais de 140 mil questões, além de salas virtuais, videoaulas, planner para professores, e muito mais!

Os alunos do Ensino Médio ainda podem escolher as disciplinas eletivas que preferirem, entre elas:

  • Princípios da gastronomia;
  • Produção de conteúdo para redes sociais;
  • Desvendando os mistérios das ciências da saúde;
  • Educação financeira.

Ah, e os materiais de língua espanhola também são ofertados a partir desse período escolar. É mais uma opção de aprendizagem para os nossos estudantes!

Quer conhecer os detalhes dos materiais do Ensino Médio Conquista? Clique aqui e descubra.

Uma solução educacional atualizada também está no digital

Em um mundo tão conectado, saem na frente dos concorrentes aquelas escolas que têm na palma da mão ferramentas digitais destinadas a facilitar os estudos. Sabendo disso, criamos o Portal Conquista para os nossos parceiros.

O portal é uma plataforma online e exclusiva que disponibiliza materiais para pais, professores, gestores e alunos, além de permitir o acesso a salas virtuais (pelo Google Meet, por exemplo) ou a ferramentas de organização diária, como o Trello.

 

A capacitação de colaboradores e o recebimento de assessorias especializadas podem ser pontos-chave para o crescimento da sua instituição

Um dos maiores desafios das escolas é cuidar da gestão de uma forma completa. Por esse motivo, é importante ter à disposição profissionais aptos a realizar tarefas específicas do dia a dia.

Mas não só isso: certos assuntos do setor administrativo ou do marketing costumam gerar dúvidas, então contar com especialistas nesses temas faz toda a diferença.

Pensando nessas questões, idealizamos a Gestão que Conquista, na qual nossos parceiros podem usar serviços exclusivos e participar de cursos e formações online sobre o tema.

Venha ser um parceiro Conquista!

Quer ter essa solução educacional completa na sua escola ou tirar dúvidas com um de nossos especialistas? Clique aqui e preencha o formulário.

Para mais conteúdo, continue navegando pelo Blog Conquista e aprenda mais sobre diversos assuntos relacionados à educação.

Ah, e fique de olho também em nosso canal do YouTube e em nossas páginas do Facebook e do Instagram.


Artigos Relacionados

Formação e Gestão Escolar
+
Como evitar o bulliyng

Como evitar o bullying na escola?

O mês de abril é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Bullying, momento para refletir sobre como evitar o bullying na escola. De acordo com uma pesquisa realizada pelo…

Leia mais

Família
+
família na escola

Família na escola: como se engajar mais nas atividades do seu filho?

Com a correria do dia a dia, fica difícil encontrar tempo para dar atenção às tarefas escolares do seu filho, não é mesmo? Mas pensar a presença da sua família na escola…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Cultura Maker

Cultura maker na educação: o que é e principais ferramentas

Pensar na escola do futuro é pensar em um modelo pedagógico mais dinâmico e participativo. Pensando nisso, preparamos este post com informações importantes sobre o que é…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Educação digital

Educação digital: os desafios das escolas do futuro

A educação digital é considerada uma verdadeira revolução nos processos de ensino e aprendizagem do mundo atual. O fato é que a tecnologia vem assumindo um papel cada vez…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Marketing para escolas particulares

Marketing para escolas particulares: como captar mais alunos

Todo mantenedor sabe o desafio que é criar e gerir campanhas que sejam realmente aderentes aos pais, alunos e outras pessoas que fazem parte do público-alvo da escola. Por…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Formação continuada para professores

Formação continuada para professores: como promover na sua escola

Promover a formação continuada para professores nas escolas é imprescindível quando o assunto é evolução na sala de aula. O educador deve se manter atualizado e…

Leia mais

Família
+
Volta às Aulas Conquista

Volta às aulas: como ajudar os filhos no início do ano letivo?

Fevereiro e março sempre indicam a chegada do novo ano letivo. Nesse período, para muitas famílias, surge o desafio de garantir uma transição suave para seus filhos na…

Leia mais

Educação Financeira
+
Como organizar as finanças da escola

Como organizar as finanças da escola? Dicas essenciais e práticas de gestão financeira

É um grande desafio organizar as finanças da escola, principalmente quando falamos de instituições privadas. Isso exige um equilíbrio de diferentes contas: folha de…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
trabalhar metodologias ativas em sala de aula

5 formas de trabalhar metodologias ativas em sala de aula

Trabalhar com metodologias ativas em sala de aula é uma maneira de promover a participação mais autônoma dos estudantes na construção do conhecimento. Isso acontece…

Leia mais

Empreendedorismo
+
Empreendedorismo Social Conquista

Empreendedorismo social: atividades para incentivar os alunos

A promoção do empreendedorismo social ajuda a estimular as habilidades de comunicação, resiliência e trabalho em equipe dos alunos, colocando-os como protagonistas de suas…

Leia mais