Formação e Gestão Escolar Postado no dia: 17 fevereiro, 2023

Como captar alunos pela internet?

Como captar alunos pela internet

Tempo estimado de leitura: 3

A internet se tornou a principal fonte de busca das pessoas. Por isso, estar presente no meio online é obrigatório se a sua escola quer ser reconhecida. Assim, é por meio das redes sociais, site, marketplaces de educação, e muitas outras ferramentas que sua instituição pode captar alunos pela internet.

Antes de escolher o colégio ideal para os pequenos, os pais e responsáveis fazem muitas pesquisas e reflexões. E todo gestor e gestora de escola particular sabe que é preciso ter um diferencial para conquistar esses pais. Por isso, a sua escola precisa ser a primeira a aparecer nesse momento incessante de busca e, não só isso, é preciso que ela conquiste a atenção dos responsáveis pelos alunos. Mas, como fazer isso?

São diversas as formas para captar alunos utilizando o meio online. Neste artigo, vamos listar alguns dos modos mais comuns, veja a seguir.

Como funciona a captação de alunos pela internet?

Fazer estratégias para captar alunos é uma atividade que não pode faltar nas instituições de ensino privado para obter cada vez mais estudantes. Por isso, utilizar o meio online, é mais que um diferencial, é uma necessidade para as escolas.

É muito comum que os colégios utilizem formas de divulgação off-line, como por exemplo, panfletos e banners. De fato, elas são muito importantes para a marca das escolas. Porém, a divulgação online ajuda a aumentar o poder de captação de forma mais estratégica pois, geralmente, tem como medir os resultados.

4 formas de captar alunos pela internet

A internet e o meio online vieram para ficar. Por isso, utilizar o marketing digital para que as escolas consigam captar alunos é essencial. Confira a seguir algumas formas de como fazer isso:

1)   Redes Sociais

As redes sociais são ótimas maneiras da sua escola marcar presença online. Aplicativos como Instagram, Facebook e TikTok ocupam grande parte do dia de muitas pessoas no Brasil e no mundo.

Dessa forma, realizar publicações que falem sobre a sua escola é uma excelente forma de divulgação. Temas que falam sobre a história da instituição, o dia a dia dos alunos no colégio, a infraestrutura, as aulas dos professores e qualquer outro diferencial da escola, são ótimas formas de conquistar futuros pais e alunos.

Além disso, outra recomendação é atualizar constantemente as redes sociais com os benefícios que a sua instituição oferece. Dessa forma, os resultados da geração de matrículas serão muito bons.

2)   Crie um site completo

Ter um site é um passo fundamental para que a sua escola capte mais alunos. Assim, é preciso que nele tenha todas as informações institucionais, os procedimentos para matrícula, os documentos necessários, cursos, grade curricular, fotos da instituição e muito mais.

É importante também que no site tenha um canal direto para que os pais possam entrar em contato com a escola. Portanto, inserir um botão com link para Whatsapp ou então um chat para dúvidas pode reduzir muito o caminho da matrícula.

3)   Produza conteúdos relevantes

A maioria dos pais buscam escolas que sejam referência em educação e que proporcionem experiências inovadoras para os seus filhos. Por meio de conteúdos relevantes é possível atrair responsáveis que podem vir a matricular os seus filhos na sua escola.

Isso é feito, geralmente, na forma de uma troca. Por exemplo, a sua escola oferece um conteúdo relevante, como, e-books, infográficos etc e, em troca, os potenciais clientes deixam os dados para contato.

Assim, é necessário guiar esse possível cliente em sua jornada de compra e nutrí-lo com mais conteúdos de qualidade, e-mail marketing com ofertas e muitas outras ações. O importante é que a escola não seja invasiva e que sejam oferecidos conteúdos que irão fazer diferença.

4)   Parceria com marketplaces educacionais

Um marketplace pode ser definido como uma plataforma online que reúne diferentes lojas, como se fosse um shopping virtual. Dessa forma, uma das vantagens de fazer parceria com marketplaces educacionais é que o número de pessoas que não conheciam a sua instituição e passam a conhecê-la aumenta.

Assim, com um número maior de responsáveis conhecendo seu colégio, maior a chance de captar mais alunos. Dentre os marketplaces educacionais se encontra o Melhor Escola, um site que já conta com mais de 7 mil escolas particulares parceiras e que recebe, ao longo do ano, mais de um milhão de acessos de pais e mães buscando por instituições de ensino.

Captar alunos pela internet pode ser um desafio para escolas particulares. Mas, com essas estratégias mostradas acima, as escolas particulares podem aumentar sua visibilidade na internet e atrair um número maior de alunos interessados em seus serviços educacionais.

 


Artigos Relacionados

Ensino Médio
+
Novo ensino Médio

Novo Ensino Médio: confira as mudanças que você precisa conhecer

Em março deste ano, a Câmara dos Deputados aprovou um conjunto de mudanças para o Novo Ensino Médio (NEM). O projeto, que desde 2017 movimenta o debate sobre os rumos da…

Leia mais

Família
+
Festa Junina na escola

Festa Junina na escola: como incluir alunos e famílias

Chegou uma das épocas mais aguardadas do ano: o período da Festa Junina na escola, algo bastante esperado por alunos, professores e famílias. É um momento em que as…

Leia mais

Família
+
Família e escola

Família e escola: uma relação que transforma o desenvolvimento da criança

Construir uma relação entre família e escola é um grande desafio para as instituições escolares. Muitas vezes pais e instituição têm interesses e necessidades diferentes,…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Gestão de Pessoas

Gestão de pessoas na escola: tudo o que você precisa saber

A gestão de pessoas é uma parte essencial para o bom funcionamento de uma escola. Afinal de contas, são os colaboradores que fazem a dinâmica escolar acontecer todos os…

Leia mais

Socioemocional
+
Competências socioemocionais

Como competências socioemocionais ajudam no desempenho acadêmico

Um estudo realizado em Sobral (CE) pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), em parceria com o Instituto Ayrton Senna, mostrou importantes…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Como evitar o bulliyng

Como evitar o bullying na escola?

O mês de abril é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Bullying, momento para refletir sobre como evitar o bullying na escola. De acordo com uma pesquisa realizada pelo…

Leia mais

Família
+
Revista Projeto de Vida Conquista

Revista Projeto de Vida: reportagens, entrevistas e atividades repletas de conhecimento

Se você é aluno, professor, coordenador ou gestor de uma de nossas escolas parceiras, já pode baixar a revista na plataforma ConX (novo ambiente virtual da…

Leia mais

Família
+
família na escola

Família na escola: como se engajar mais nas atividades do seu filho?

Com a correria do dia a dia, fica difícil encontrar tempo para dar atenção às tarefas escolares do seu filho, não é mesmo? Mas pensar a presença da sua família na escola…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Cultura Maker

Cultura maker na educação: o que é e principais ferramentas

Pensar na escola do futuro é pensar em um modelo pedagógico mais dinâmico e participativo. Pensando nisso, preparamos este post com informações importantes sobre o que é…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Educação digital

Educação digital: os desafios das escolas do futuro

A educação digital é considerada uma verdadeira revolução nos processos de ensino e aprendizagem do mundo atual. O fato é que a tecnologia vem assumindo um papel cada vez…

Leia mais