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O Brasil conta hoje com mais de 40 mil escolas particulares. Nesse mercado, é preciso planejamento para se destacar e continuar captando novos alunos e conquistando estudantes e famílias. Pensando nisso, apresentamos a seguir seis dicas de marketing educacional que vão ajudar sua escola a continuar crescendo.
Esteja presente nas redes sociais
Começamos pela estratégia mais utilizada atualmente: a presença da marca nas redes sociais. Estar ativo neste ambiente é fundamental para atrair novas famílias e manter um relacionamento próximo com as que já estão matriculadas.
O Brasil é o 5º país que mais acessa redes sociais. Então, existem grandes chances de os pais do futuro aluno de sua escola estarem usando esses aplicativos de relacionamento. Além disso, hoje, 6 em cada 10 consumidores afirmam pesquisar na internet antes de definir uma compra.
As redes sociais são a “vitrine” da marca no meio digital! Procure dar destaque para aquilo que ressalta os diferenciais da escola.
Uma dica de conteúdo que pode ser postado com frequência são os eventos e atividades, informações sobre o calendário escolar e dia a dia, destaques positivos do bimestre, entre outros. Mas atenção: depois de criar os perfis nas redes sociais, é preciso publicar regularmente. Deixar a página sem atualização durante muito tempo pode causar um efeito contrário e gerar uma má impressão.
Planeje a campanha de matrículas com antecedência
Ao falar de estratégia de marketing para escolas, é essencial pensar no período mais importante para a captação e retenção de alunos: a Campanha de Matrículas.
Fazer esse planejamento com antecedência deve ser uma das prioridades da escola. Definir metas de número de alunos, estabelecer um cronograma para as matrículas, treinar os colaboradores da escola são ações que contribuem para uma Campanha de Matrículas que conquista a todos!
Vale lembrar que na Conquista a escola tem acesso a materiais que podem ser usados nesse período. Eles ficam disponíveis para consulta e download no Portal da Conquista.
Para ajudá-lo a entender um pouco mais sobre esse assunto, temos um texto com dicas práticas de como fazer uma Campanha de Matrículas com os resultados esperados.
Campanha de Matrículas: 10 dicas para conquistar novos alunos e preservar os antigos
Considere as limitações geográficas
A localização é um fator que faz a diferença na segmentação do público-alvo. Ao fazer o planejamento, leve esse fator em consideração. Seus alunos são, na maioria, moradores do mesmo bairro ou região? Então foque em atingir o público dessa localidade.
Para escolas que se concentram apenas em uma cidade ou estado, uma dica é usar alguns regionalismos na comunicação, criando uma proximidade com o público local.
Construa uma marca forte
A marca é o que vai representar a instituição e seus propósitos. Por isso, podemos dizer que nome, logo e identidade visual são indispensáveis para uma estratégia de marketing sólida a longo prazo.
Eles representam o modo como a escola se comunica com a comunidade e se posiciona no mercado, portanto devem estar de acordo com a maneira como a escola quer ser reconhecida.
Se sua escola já tem uma identidade visual estabelecida, parabéns! Significa que você já deu um passo importante para construir uma marca forte no mercado. Se ainda não fez isso, é um ótimo ponto de partida.
Tenha um bom site
Mesmo com perfis nas redes sociais, ainda é muito importante ter um site bem estruturado. Nele, você pode divulgar a marca com mais profundidade, citando os diferenciais e os serviços oferecidos.
Aproveite que esse espaço é só seu e divulgue detalhes sobre a solução educacional que a escola utiliza, o projeto pedagógico, atividades extracurriculares, segmentos atendidos, calendário, campanha de matrículas, endereço e telefones, etc.
Para garantir mais visibilidade à escola, lembre-se de cadastrar gratuitamente a instituição no Google Meu Negócio. Com esse cadastro, a instituição aparece nos resultados de busca e em apps como o Google Maps.
Por fim, se sua escola não destinar verba à criação de um site, é possível desenvolver um de maneira simples com soluções rápidas e intuitivas, como Wix e Locaweb.
Desenvolva um bom relacionamento com alunos e famílias
Todas as dicas dadas anteriormente são de extrema importância para sua escola, mas a melhor estratégia de marketing é desenvolver um bom relacionamento com alunos e famílias.
Nossa dica é estabelecer uma comunicação próxima, pessoal, e buscar saber o que a comunidade escolar mais valoriza na instituição.
Quando você se torna próximo do seu público e valoriza essa interação, as pessoas se tornam naturalmente defensoras da escola. E sabe por que isso é tão importante? Porque as indicações feitas no método “boca a boca” são essenciais para trazer novas famílias para a escola. A experiência de quem já está na comunidade escolar tem muito peso na decisão de quem está em busca de uma instituição de ensino.
Dica bônus: conte com a Conquista
Aqui na Conquista temos uma equipe de marketing pronta para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto. Além disso, no Portal da Conquista a escola tem à disposição cards prontos para serem usados nas redes sociais, com um espaço personalizável, onde é só incluir a logo da escola.
Acompanhando nosso blog, canal no YouTube e redes sociais, você também vai encontrar diversas dicas sobre o assunto. Para dar um gostinho, separamos uma playlist sobre marketing. Confira:
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