Formação e Gestão Escolar Postado no dia: 27 setembro, 2022

Marketing educacional: 6 dicas para aplicar na sua escola

Marketing Educacional

Tempo estimado de leitura: 4

O Brasil conta hoje com mais de 40 mil escolas particulares. Nesse mercado, é preciso planejamento para se destacar e continuar captando novos alunos e conquistando estudantes e famílias. Pensando nisso, apresentamos a seguir seis dicas de marketing educacional que vão ajudar sua escola a continuar crescendo.

Esteja presente nas redes sociais

Começamos pela estratégia mais utilizada atualmente: a presença da marca nas redes sociais. Estar ativo neste ambiente é fundamental para atrair novas famílias e manter um relacionamento próximo com as que já estão matriculadas.

O Brasil é o 5º país que mais acessa redes sociais. Então, existem grandes chances de os pais do futuro aluno de sua escola estarem usando esses aplicativos de relacionamento. Além disso, hoje, 6 em cada 10 consumidores afirmam pesquisar na internet antes de definir uma compra.

As redes sociais são a “vitrine” da marca no meio digital! Procure dar destaque para aquilo que ressalta os diferenciais da escola.

Uma dica de conteúdo que pode ser postado com frequência são os eventos e atividades, informações sobre o calendário escolar e dia a dia, destaques positivos do bimestre, entre outros. Mas atenção: depois de criar os perfis nas redes sociais, é preciso publicar regularmente. Deixar a página sem atualização durante muito tempo pode causar um efeito contrário e gerar uma má impressão.

Planeje a campanha de matrículas com antecedência

Ao falar de estratégia de marketing para escolas, é essencial pensar no período mais importante para a captação e retenção de alunos: a Campanha de Matrículas.

Fazer esse planejamento com antecedência deve ser uma das prioridades da escola. Definir metas de número de alunos, estabelecer um cronograma para as matrículas, treinar os colaboradores da escola são ações que contribuem para uma Campanha de Matrículas que conquista a todos!

Vale lembrar que na Conquista a escola tem acesso a materiais que podem ser usados nesse período. Eles ficam disponíveis para consulta e download no Portal da Conquista.

Para ajudá-lo a entender um pouco mais sobre esse assunto, temos um texto com dicas práticas de como fazer uma Campanha de Matrículas com os resultados esperados.

Campanha de Matrículas: 10 dicas para conquistar novos alunos e preservar os antigos

Considere as limitações geográficas

A localização é um fator que faz a diferença na segmentação do público-alvo. Ao fazer o planejamento, leve esse fator em consideração. Seus alunos são, na maioria, moradores do mesmo bairro ou região? Então foque em atingir o público dessa localidade.

Para escolas que se concentram apenas em uma cidade ou estado, uma dica é usar alguns regionalismos na comunicação, criando uma proximidade com o público local.

Construa uma marca forte

A marca é o que vai representar a instituição e seus propósitos. Por isso, podemos dizer que nome, logo e identidade visual são indispensáveis para uma estratégia de marketing sólida a longo prazo.

Eles representam o modo como a escola se comunica com a comunidade e se posiciona no mercado, portanto devem estar de acordo com a maneira como a escola quer ser reconhecida.

Se sua escola já tem uma identidade visual estabelecida, parabéns! Significa que você já deu um passo importante para construir uma marca forte no mercado. Se ainda não fez isso, é um ótimo ponto de partida.

Tenha um bom site

Mesmo com perfis nas redes sociais, ainda é muito importante ter um site bem estruturado. Nele, você pode divulgar a marca com mais profundidade, citando os diferenciais e os serviços oferecidos.

Aproveite que esse espaço é só seu e divulgue detalhes sobre a solução educacional que a escola utiliza, o projeto pedagógico, atividades extracurriculares, segmentos atendidos, calendário, campanha de matrículas, endereço e telefones, etc.

Para garantir mais visibilidade à escola, lembre-se de cadastrar gratuitamente a instituição no Google Meu Negócio. Com esse cadastro, a instituição aparece nos resultados de busca e em apps como o Google Maps.

Por fim, se sua escola não destinar verba à criação de um site, é possível desenvolver um de maneira simples com soluções rápidas e intuitivas, como Wix e Locaweb.

Desenvolva um bom relacionamento com alunos e famílias

Todas as dicas dadas anteriormente são de extrema importância para sua escola, mas a melhor estratégia de marketing é desenvolver um bom relacionamento com alunos e famílias.

Nossa dica é estabelecer uma comunicação próxima, pessoal, e buscar saber o que a comunidade escolar mais valoriza na instituição.

Quando você se torna próximo do seu público e valoriza essa interação, as pessoas se tornam naturalmente defensoras da escola. E sabe por que isso é tão importante? Porque as indicações feitas no método “boca a boca” são essenciais para trazer novas famílias para a escola. A experiência de quem já está na comunidade escolar tem muito peso na decisão de quem está em busca de uma instituição de ensino.

Dica bônus: conte com a Conquista

Aqui na Conquista temos uma equipe de marketing pronta para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto. Além disso, no Portal da Conquista a escola tem à disposição cards prontos para serem usados nas redes sociais, com um espaço personalizável, onde é só incluir a logo da escola.

Acompanhando nosso blog, canal no YouTube e redes sociais, você também vai encontrar diversas dicas sobre o assunto. Para dar um gostinho, separamos uma playlist sobre marketing. Confira:

Venha ser um parceiro Conquista!

Se quiser conhecer melhor nossas soluções, assessorias e materiais didáticos, venha conversar com a gente! Estamos disponíveis para esclarecer suas dúvidas.

Já é parceiro? Para saber mais sobre esse e outros assuntos, continue no nosso blog ou acesse nosso Facebook e nosso Instagram.

 


Artigos Relacionados

Família
+
Festa Junina na escola

Festa Junina na escola: como incluir alunos e famílias

Chegou uma das épocas mais aguardadas do ano: o período da Festa Junina na escola, algo bastante esperado por alunos, professores e famílias. É um momento em que as…

Leia mais

Família
+
Família e escola

Família e escola: uma relação que transforma o desenvolvimento da criança

Construir uma relação entre família e escola é um grande desafio para as instituições escolares. Muitas vezes pais e instituição têm interesses e necessidades diferentes,…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Gestão de Pessoas

Gestão de pessoas na escola: tudo o que você precisa saber

A gestão de pessoas é uma parte essencial para o bom funcionamento de uma escola. Afinal de contas, são os colaboradores que fazem a dinâmica escolar acontecer todos os…

Leia mais

Socioemocional
+
Competências socioemocionais

Como competências socioemocionais ajudam no desempenho acadêmico

Um estudo realizado em Sobral (CE) pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), em parceria com o Instituto Ayrton Senna, mostrou importantes…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Como evitar o bulliyng

Como evitar o bullying na escola?

O mês de abril é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Bullying, momento para refletir sobre como evitar o bullying na escola. De acordo com uma pesquisa realizada pelo…

Leia mais

Família
+
Revista Projeto de Vida Conquista

Revista Projeto de Vida: reportagens, entrevistas e atividades repletas de conhecimento

Se você é aluno, professor, coordenador ou gestor de uma de nossas escolas parceiras, já pode baixar a revista na plataforma ConX (novo ambiente virtual da…

Leia mais

Família
+
família na escola

Família na escola: como se engajar mais nas atividades do seu filho?

Com a correria do dia a dia, fica difícil encontrar tempo para dar atenção às tarefas escolares do seu filho, não é mesmo? Mas pensar a presença da sua família na escola…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Cultura Maker

Cultura maker na educação: o que é e principais ferramentas

Pensar na escola do futuro é pensar em um modelo pedagógico mais dinâmico e participativo. Pensando nisso, preparamos este post com informações importantes sobre o que é…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Educação digital

Educação digital: os desafios das escolas do futuro

A educação digital é considerada uma verdadeira revolução nos processos de ensino e aprendizagem do mundo atual. O fato é que a tecnologia vem assumindo um papel cada vez…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Marketing para escolas particulares

Marketing para escolas particulares: como captar mais alunos

Todo mantenedor sabe o desafio que é criar e gerir campanhas que sejam realmente aderentes aos pais, alunos e outras pessoas que fazem parte do público-alvo da escola. Por…

Leia mais