Família Postado no dia: 16 dezembro, 2020

Qual a importância da contação de histórias na educação infantil?

contação de histórias

Tempo estimado de leitura: 2

A contação de histórias é uma atividade que desenvolve a criatividade, o senso crítico, a observação, a reflexão e a memória das crianças. Além disso, proporciona momentos de  união, confraternização e trocas de experiência entre os envolvidos. Ficou curioso sobre como essa prática pode ajudar no processo educacional? Separamos algumas informações que podem te ajudar a entender melhor sua importância e benefícios. 

Contação de histórias na Educação Infantil

Contar histórias pode parecer apenas um momento de lazer. Mas essa interação com as crianças e o ato de guiá-las para dentro de uma história completamente nova pode gerar inúmeros benefícios: 

Se a história aborda personagens do folclore nacional, por exemplo, a criança tem a oportunidade de conhecer e entender melhor sua identidade cultural. Por serem completamente imaginativos, qualquer história – das simples às mais complexas – pode ser um gatilho para a criação de universos novos, em que esses personagens serão incorporados e valorizados. 

Se a contação acontece por partes (um capítulo por dia, por exemplo), esse processo ajuda desenvolver a memória e o raciocínio lógico. De início, é importante ambientá-la e lembrá-la dos personagens principais (processo que pode ser feito por meio de perguntas). 

O hábito de ler para as crianças pode instigar sua curiosidade. Assim, as chances delas se interessarem pelo universo dos livros pode ser ainda maior com o passar do tempo. 

Como realizar a contação de histórias para meus filhos? 

É simples, basta ter um livro em mãos e separar algum tempo para ler essa história para as crianças. Lembre-se de que é natural que elas façam perguntas durante esse processo, já que estão se ambientando em um universo completamente novo. 

Se você não se sentir confortável em contar histórias, algumas dicas podem ajudar: 

Busque no YouTube

Existem diversos canais de contação de histórias. Basta selecionar os livros que julgar mais interessantes e colocá-los para as crianças assistirem. 

Seja participativo

Ainda que não conte as histórias, não deixe de participar! Conversar e fazer perguntas pode ajudar (e muito!) no desenvolvimento da criatividade, memória e imaginação. Por isso, ao final do vídeo, pergunte detalhes sobre os personagens, questione a continuação da história e deixe que a criança lhe conte o que aprendeu com esse momento.

Invista em livros infantis 

Tenha livros infantis em casa! Mesmo que seu filho ainda não saiba ler e escrever. O contato com os livros, as imagens e os personagens podem ajudar a atiçar a curiosidade da criança, fazendo com que ela se sinta mais motivada quando começar a ser alfabetizada. 

E você, pratica a contação de histórias? Para te ajudar nesse processo separamos algumas histórias contadas pela “Fafá Conta” no nosso YouTube.

Para saber mais sobre o universo da Educação, acesse outros artigos do Blog da Conquista e nossos perfis no Facebook e Instagram. Fale com nosso consultor e faça parte da solução educacional que conquistou o Brasil!

Leia também: Como foi a primeira Jornada da Conquista


Artigos Relacionados

Formação e Gestão Escolar
+
Como evitar o bulliyng

Como evitar o bullying na escola?

O mês de abril é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Bullying, momento para refletir sobre como evitar o bullying na escola. De acordo com uma pesquisa realizada pelo…

Leia mais

Família
+
Revista Projeto de Vida Conquista

Revista Projeto de Vida: reportagens, entrevistas e atividades repletas de conhecimento

Se você é aluno, professor, coordenador ou gestor de uma de nossas escolas parceiras, já pode baixar a revista na plataforma ConX (novo ambiente virtual da…

Leia mais

Família
+
família na escola

Família na escola: como se engajar mais nas atividades do seu filho?

Com a correria do dia a dia, fica difícil encontrar tempo para dar atenção às tarefas escolares do seu filho, não é mesmo? Mas pensar a presença da sua família na escola…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Cultura Maker

Cultura maker na educação: o que é e principais ferramentas

Pensar na escola do futuro é pensar em um modelo pedagógico mais dinâmico e participativo. Pensando nisso, preparamos este post com informações importantes sobre o que é…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Educação digital

Educação digital: os desafios das escolas do futuro

A educação digital é considerada uma verdadeira revolução nos processos de ensino e aprendizagem do mundo atual. O fato é que a tecnologia vem assumindo um papel cada vez…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Marketing para escolas particulares

Marketing para escolas particulares: como captar mais alunos

Todo mantenedor sabe o desafio que é criar e gerir campanhas que sejam realmente aderentes aos pais, alunos e outras pessoas que fazem parte do público-alvo da escola. Por…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Formação continuada para professores

Formação continuada para professores: como promover na sua escola

Promover a formação continuada para professores nas escolas é imprescindível quando o assunto é evolução na sala de aula. O educador deve se manter atualizado e…

Leia mais

Família
+
Volta às Aulas Conquista

Volta às aulas: como ajudar os filhos no início do ano letivo?

Fevereiro e março sempre indicam a chegada do novo ano letivo. Nesse período, para muitas famílias, surge o desafio de garantir uma transição suave para seus filhos na…

Leia mais

Educação Financeira
+
Como organizar as finanças da escola

Como organizar as finanças da escola? Dicas essenciais e práticas de gestão financeira

É um grande desafio organizar as finanças da escola, principalmente quando falamos de instituições privadas. Isso exige um equilíbrio de diferentes contas: folha de…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
trabalhar metodologias ativas em sala de aula

5 formas de trabalhar metodologias ativas em sala de aula

Trabalhar com metodologias ativas em sala de aula é uma maneira de promover a participação mais autônoma dos estudantes na construção do conhecimento. Isso acontece…

Leia mais