Não categorizado Postado no dia: 10 dezembro, 2020

Como foi a primeira Jornada da Conquista

Tempo estimado de leitura: 2

A Jornada da Conquista foi nosso primeiro evento on-line voltado a gestores parceiros. E não poderíamos estar mais felizes em compartilhar conhecimento com as escolas. Mesmo distantes, nos sentimos mais próximos. Perdeu nosso encontro? Vamos fazer um breve resumo para você!

A primeira parte da live apresentou novidades para as escolas conveniadas. Na sequência, falamos com algumas instituições de ensino sobre boas práticas na quarentena e emendamos com um intervalo musical.

Para finalizar com reflexões, trouxemos o convidado especial da live, Leandro Karnal. O professor abordou a relação entre família e escola durante a quarentena e a importância de se reinventar com a crise.

Abaixo, reunimos alguns pontos principais. Confira:

Novidades lançadas pela Conquista

Estamos lançando dois materiais que vão orientar toda a equipe docente da sua escola na organização da volta às aulas:

  • E-book com dicas sobre avaliações diagnósticas, cronograma, ensino remoto e comunicação com as famílias e competências socioemocionais.
  • Simulador para ajudar a organizar o calendário escolar de acordo com as peculiaridades da instituição.

Para facilitar ainda mais o dia a dia das escolas, a Conquista vai contar com serviços de Gestão Escolar: assessoria de marketing, financeira e jurídica. A ideia é descomplicar a administração da sua instituição.

Participação de Leandro Karnal

Momentos de crise não são fáceis, mas são eles que nos fazem crescer. É nisso que acredita Leandro Karnal. Ele explicou que a conjuntura atual é particularmente complicada porque envolve a combinação de três crises: na economia, na política e na saúde. E tem um perfil de pessoa que sobrevive nela: quem é otimista e prático. “Quem toma decisões concretas para sair da crise, quem pensa no futuro e quem age”, complementa.

Como ninguém estava preparado para uma pandemia, foi preciso “trocar o pneu com o carro em movimento”, ou seja, aprender enquanto se faz. “Nós estamos em um processo de aceleramento histórico. Não é fácil, mas por isso que somos professores, coordenadores e pais. O ser humano é irrepetível e a cada crise podemos melhorar bastante”, teoriza.

Uma oportunidade trazida pela crise, segundo o professor, é a de implantar na escola uma educação voltada para a resolução de problemas − no lugar de um ensino apenas conteudista e de repetição. Karnal destaca que o foco pode estar muito mais na atitude, no desafio e na criação. “Esse pode ser um dos melhores anos da formação dos alunos, porque eles tiveram que responder a uma situação nova”, avalia.

A jornada continua!

O bate-papo com o professor Karnal marcou o primeiro encontro com gestores parceiros, e não vamos parar por aí. Nas próximas edições da jornada da Conquista, conversaremos com especialistas sobre recuperação financeira e o futuro da educação.

Vamos realizar mais lives para gestores, professores, pais e alunos. Para ficar por dentro, basta se cadastrar aqui para ser avisado por e-mail ou se inscrever no nosso canal no YouTube, além de acompanhar nossas redes sociais: Facebook e Instagram.


Artigos Relacionados

Formação e Gestão Escolar
+
Formação continuada para professores

Formação continuada para professores: como promover na sua escola

Promover a formação continuada para professores nas escolas é imprescindível quando o assunto é modernização escolar. O educador deve se manter atualizado e bem-informado…

Leia mais

Família
+
Volta às Aulas Conquista

Volta às aulas: como ajudar os filhos no início do ano letivo?

Fevereiro e março sempre indicam a chegada do novo ano letivo. Nesse período, para muitas famílias, surge o desafio de garantir uma transição suave para seus filhos na…

Leia mais

Educação Financeira
+
Como organizar as finanças da escola

Como organizar as finanças da escola? Dicas essenciais e práticas de gestão financeira

É um grande desafio organizar as finanças da escola, principalmente quando falamos de instituições privadas. Isso exige um equilíbrio de diferentes contas: folha de…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
trabalhar metodologias ativas em sala de aula

5 formas de trabalhar metodologias ativas em sala de aula

Trabalhar com metodologias ativas em sala de aula é uma maneira de promover a participação mais autônoma dos estudantes na construção do conhecimento. Isso acontece…

Leia mais

Empreendedorismo
+
Empreendedorismo Social Conquista

Empreendedorismo social: atividades para incentivar os alunos

A promoção do empreendedorismo social ajuda a estimular as habilidades de comunicação, resiliência e trabalho em equipe dos alunos, colocando-os como protagonistas de suas…

Leia mais

Educação Inclusiva
+
Distúrbios de aprendizagem Conquista

Distúrbios de aprendizagem: dicas para trabalhar em sala de aula

Os distúrbios de aprendizagem afetam as habilidades formativas, cognitivas e socioemocionais de diversas pessoas em todo o mundo. Cerca de 5 a 15% das crianças em idade…

Leia mais

Notícias
+
Tendências da educação para 2024

Tecnologia e IA: tendências da educação para 2024

À medida que entramos em 2024, chegam as previsões do que estará em alta para o ano. Já se pode adiantar, inclusive, que a tecnologia educacional continuará sendo uma das…

Leia mais

Educação Financeira
+
Educação financeira nas escolas

Educação financeira nas escolas: como trabalhar o tema

Em fevereiro de 2023, cerca de 78% das famílias brasileiras estavam endividadas, segundo um levantamento feito pela Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Campanha Matrículas 2024

Campanha de matrículas 2024: dicas para captar e reter mais alunos

Conquistar e reter alunos nem sempre é fácil. Mas a boa notícia é que, com uma estratégia adequada, sua campanha de matrículas 2024 pode ser um grande sucesso….

Leia mais

Família
+
Férias escolares Conquista

Férias escolares: atividades para fazer com as crianças

Com a chegada das férias escolares, surge também a oportunidade de criar momentos inesquecíveis com os pequenos. Se você está em busca de maneiras encantadoras de…

Leia mais