Tempo estimado de leitura: 4
Foco no agora e concentração total no que se está fazendo. Sabe como isso é possível? Com a prática do mindfulness, uma técnica que combina meditação e exercícios de tradição asiática. O objetivo? Pensar exclusivamente no presente, deixando de lado expectativas para o futuro ou traumas do passado. Quer tentar? Então acompanhe o exercício e experimente!
Pare o que estiver fazendo agora e tire alguns minutos para perceber o que está acontecendo ao seu redor. Admire o ambiente em que você está agora, note detalhes; feche os olhos, ouça os sons altos e baixos, graves e agudos; sinta o ar, a interação do seu corpo com o meio em que se encontra e perceba também o que acontece aí dentro: as batidas do seu coração, o peso de cada músculo, o encher e esvaziar dos pulmões, as sensações do seu estômago e intestino.
Depois dessas informações, responda: neste exato momento, você está em perigo? Há alguma razão para ter medo agora? As condições atuais causam ansiedade em você? Essa experiência é exatamente a prática do mindfulness, atenção plena, em tradução livre.
Principais vantagens do mindfulness
Além do aumento da concentração, foco e criatividade, os exercícios propostos pelo mindfulness trazem resultados bastante importantes, como a diminuição da ansiedade, a melhora do desempenho acadêmico e o desenvolvimento da inteligência emocional.
Com a técnica, não só se aprende a perceber pensamentos, sensações corporais e emoções no momento em que ocorrem, sem reagir de maneira automática ou habitual, como também a fazer escolhas mais conscientes e funcionais, influenciando positivamente na maneira como lidamos com os desafios cotidianos. E, ainda, auxilia a regular emoções desafiadoras e a tomar ações conscientes, mesmo em circunstâncias difíceis.
É por isso que a prática tem feito sucesso entre vários profissionais, como executivos, atletas e também professores, independentemente do estilo de vida de quem adota.
Principais benefícios para a saúde:
- Diminuição de dores crônicas e pressão arterial;
- Evita crises de ansiedade e depressão;
- Eficácia no tratamento de síndrome do stress pós-traumático;
- Aumento do bem-estar geral.
Por onde começar a prática?
O estado de atenção plena no momento presente exige muita paciência. É como começar um novo hábito: nos primeiros dias de prática, você vai precisar de disciplina e terá que pensar antes de agir, mas é só uma questão de calma e, claro, de concentração.
Além disso, você pode inserir as práticas de mindfulness em diversos momentos do seu dia a dia. Quer ver como?
Indo para o trabalho
1. Fique em pé e repare na ação da gravidade sobre o seu corpo. Sinta a pressão na sola dos pés.
2. Depois de despertar essa percepção, comece a caminhar. Note a harmonia de movimentos que acontecem nesse momento: o balançar de seus braços, os seus passos intercalados, os joelhos que se esticam e dobram, seus pés tocando no chão e seu corpo encontrando o ar a sua frente.
3. Esse despertar de consciência trará muitas informações sobre o momento presente. Perceba todos eles (sons, imagens, sensações e sentimentos).
4. Repare nas sensações que surgem enquanto se movimenta. Se algo distrair você, se desafie a voltar a atenção para esse momento.
Durante o intervalo
1. Concentre-se em você. Sentado e de olhos fechados, perceba como está a sua postura. Sinta suas pernas tocando a cadeira, o apoio dos pés no chão e sua roupa encostando na pele.
2. Repare também em outras sensações. Quais cheiros pode identificar? Que gosto sua boca tem exatamente agora? Faz calor ou frio?
3. Sem se forçar a encontrar barulhos, conecte-se a todos os sons que chegam até seus ouvidos. Há música? Preste atenção nas notas e nas pausas entre elas. Note também o silêncio, a frequência, timbre e volume dos outros sons.
Na hora do almoço
1. Observe as cores do seu prato, dando atenção a cada detalhe. Sinta o cheiro dos alimentos e note a reação que ele gera em sua boca.
2. A cada garfada, perceba o movimento de seu corpo inteiro: braços, pescoço, boca… note a textura e a temperatura de cada alimento.
3. Perceba se o gosto da comida está como sempre ou se há algo de diferente. Mastigue devagar e repare nos músculos usados para engolir.
Deixando para trás
1. Durante o banho, explore o que acontece no seu corpo e fora dele: os cheiros, as texturas e as sensações.
2. Quando acabar, observe a água indo embora. Perceba o movimento que ela faz indo embora e imagine que ela está levando tudo que você pode deixar ir embora, como o medo, a irritação e as preocupações.
3. Ao acabar, perceba o seu estado atual. Como você é a partir de agora?
Aplicativos de mindfulness
Aura: diariamente, você recebe uma meditação nova, personalizada e que dura três minutos. Para personalizar a experiência, o app pergunta a idade e o nível de estresse, otimismo e interesse em mindfulness que você tem.
Stop, breathe & think: a ferramenta promete ajudar na familiarização com o mindfulness: a seção “Aprenda a meditar” explica o que é a prática, quais seus benefícios e o que esperar quando inicia a primeira trilha. O aplicativo aborda um pouco da neurociência do mindfulness e da psicologia do estresse, caso você duvide de sua eficácia.
O mindfulness pode começar com simples exercícios de respiração e ir até práticas mais elaboradas. Com o tempo, ele pode se tornar um hábito. Que tal experimentar? Compartilhe seus resultados conosco aqui nos comentários. Confira mais dicas no Blog da Conquista e em nossos perfis no Facebook e Instagram.
Ler mais: Conhece o lifelong learning? Saiba como aplicar esse conceito com os cursos da Conquista