Ensino Médio Postado no dia: 18 janeiro, 2021

Novo Ensino Médio: o que mudou?

Novo Ensino Médio

Tempo estimado de leitura: 3

Para muitas escolas, 2021 marca o início da transição para o Novo Ensino Médio. Isso porque, em 2022, algumas das medidas propostas pelo Ministério da Educação já precisam estar valendo. Contudo, entender o que mudou e como a atualização deve ser feita pode ser desafiador para as instituições. É provável que as mudanças e o porquê delas estarem acontecendo não tenham ficado claro. Por isso, antes de mais nada, é importante entender o cenário que originou o Novo Ensino Médio. 

Para que você e sua escola entendam, definitivamente, o que há de novo e, então, possam partir para a ação, é preciso contextualizar a origem desse novo formato.

O que mudou antes do Novo Ensino Médio

O Novo Ensino Médio é a maior mudança na educação nos últimos 20 anos. Nesse meio tempo, quantas coisas passaram por transformações? 

A época

O período que vivemos agora é diretamente influenciado pela transformação digital. Reflita sobre como era a sua rotina ou a de seus pais há 20 anos e como é agora. O modo de se comunicar, consumir informação, tirar dúvidas sobre temas técnicos e específicos é absolutamente diferente. 

As consequências dessas modificações vão do micro ao macro: o ser humano passa a ter novos hábitos, novos padrões de pensamento e novas necessidades. Da mesma forma, a sociedade caminha nesse sentido e renova seus padrões de comportamento, crenças e acordos coletivos, formas de serviços e negócios.

Os estudantes

As crianças e os jovens que estão hoje na escola nasceram nesse novo período. Para eles, o mundo digital não é uma transformação, mas, sim, a realidade. Eles fazem parte da Geração Z, ou Centennials, a geração que não conhece o mundo sem internet. 

Quem não nasceu na era da internet é capaz de se comunicar via WhatsApp, assistir a um vídeo no YouTube ou fazer uma videochamada, mas pessoas da Geração Z vão além. 

Eles são pragmáticos, ágeis e fazem conexões com excelência: entre o mundo físico e o digital, entre o que se aprendem em casa e na escola, entre a realidade em que vivem e suas próprias habilidades, entre as necessidades do mundo e o que eles podem fazer para solucioná-las.

Já deu para entender que esses estudantes pedem um novo formato de educação, certo? Além disso, alguns dados alertam para a necessidade de adotar uma estratégia de ensino mais eficaz para todos os alunos:

O mundo

A globalização ajudou a conectar realidades e a fazer com que diferentes ideias circulassem ainda mais pelo mundo todo. São aprendizados que transformaram o presente e, eventualmente, podem influenciar o futuro. Novas habilidades são exigidas para a vida em sociedade e para o mercado de trabalho.

O que mudou na estrutura do Novo Ensino Médio

O modelo proposto para o Novo Ensino Médio traz agora uma integração de três partes: 

Formação básica

Esta parte do currículo terá os conteúdos comuns a todos os estudantes. Eles são determinados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e correspondem a, no máximo, 1 800 horas (60% do currículo). 

Aqui estão conteúdos de quatro grandes áreas de conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e, por fim, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Itinerários formativos

Correspondente a 40% do currículo (1 200 horas), os itinerários formativos são a parte flexível que cada escola ou sistema de ensino pode organizar do seu jeito. 

A proposta é que, ao estudar esses conteúdos, o aluno aprofunde conhecimentos adquiridos na Formação Geral Básica. 

Os estudantes poderão escolher um ou mais itinerários, de acordo com seus interesses. Para isso, é necessário que o aluno desenvolva uma visão sobre seu papel na sociedade e reflita sobre o caminho que quer seguir. 

E é por isso que existe um pilar essencial na jornada dos alunos no Novo Ensino Médio: o Projeto de vida.

Projeto de vida

Esta parte da formação começa já nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O Projeto de vida propõe que o aluno reflita, enquanto aprende, sobre como o conhecimento adquirido pode impactar na sua formação como indivíduo. 

Dessa forma, ele sairá da escola com habilidades emocionais e sociais que o ajudarão a superar desafios, além de conseguir escolher seu caminho no futuro com mais coerência e autoconfiança.

A ideia é que, com a implementação completa do Novo Ensino Médio, a carga horária para essa fase seja de 3 000 horas. Isso vai acontecer gradualmente. Até 2022, as escolas já devem ampliar a jornada para 1 000 horas/ano.

Ficou com dúvidas sobre o Novo Ensino Médio? 

Nós queremos saber como está a transição para o Novo Ensino Médio na sua escola. Compartilhe suas dicas, dúvidas e informações conosco nas nossas redes sociais. 

Para mais conteúdos sobre o universo da educação e suas transformações, fique de olho no Blog da Conquista, no nosso canal do YouTube e na nossa página no Facebook e no Instagram.

Leia mais: 8 mitos sobre o Novo Ensino Médio


Artigos Relacionados

Ensino Médio
+
Novo ensino Médio

Novo Ensino Médio: confira as mudanças que você precisa conhecer

Em março deste ano, a Câmara dos Deputados aprovou um conjunto de mudanças para o Novo Ensino Médio (NEM). O projeto, que desde 2017 movimenta o debate sobre os rumos da…

Leia mais

Família
+
Festa Junina na escola

Festa Junina na escola: como incluir alunos e famílias

Chegou uma das épocas mais aguardadas do ano: o período da Festa Junina na escola, algo bastante esperado por alunos, professores e famílias. É um momento em que as…

Leia mais

Família
+
Família e escola

Família e escola: uma relação que transforma o desenvolvimento da criança

Construir uma relação entre família e escola é um grande desafio para as instituições escolares. Muitas vezes pais e instituição têm interesses e necessidades diferentes,…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Gestão de Pessoas

Gestão de pessoas na escola: tudo o que você precisa saber

A gestão de pessoas é uma parte essencial para o bom funcionamento de uma escola. Afinal de contas, são os colaboradores que fazem a dinâmica escolar acontecer todos os…

Leia mais

Socioemocional
+
Competências socioemocionais

Como competências socioemocionais ajudam no desempenho acadêmico

Um estudo realizado em Sobral (CE) pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), em parceria com o Instituto Ayrton Senna, mostrou importantes…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Como evitar o bulliyng

Como evitar o bullying na escola?

O mês de abril é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Bullying, momento para refletir sobre como evitar o bullying na escola. De acordo com uma pesquisa realizada pelo…

Leia mais

Família
+
Revista Projeto de Vida Conquista

Revista Projeto de Vida: reportagens, entrevistas e atividades repletas de conhecimento

Se você é aluno, professor, coordenador ou gestor de uma de nossas escolas parceiras, já pode baixar a revista na plataforma ConX (novo ambiente virtual da…

Leia mais

Família
+
família na escola

Família na escola: como se engajar mais nas atividades do seu filho?

Com a correria do dia a dia, fica difícil encontrar tempo para dar atenção às tarefas escolares do seu filho, não é mesmo? Mas pensar a presença da sua família na escola…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Cultura Maker

Cultura maker na educação: o que é e principais ferramentas

Pensar na escola do futuro é pensar em um modelo pedagógico mais dinâmico e participativo. Pensando nisso, preparamos este post com informações importantes sobre o que é…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Educação digital

Educação digital: os desafios das escolas do futuro

A educação digital é considerada uma verdadeira revolução nos processos de ensino e aprendizagem do mundo atual. O fato é que a tecnologia vem assumindo um papel cada vez…

Leia mais