Ensino Médio Postado no dia: 23 janeiro, 2023

Como usar a nota do Enem para ingressar no Ensino Superior?

Tempo estimado de leitura: 3

A nota do Enem é o passaporte para o ingresso em universidades públicas e privadas. Garantir uma boa colocação e não zerar a redação pode ser determinante para conquistar a tão sonhada vaga em uma faculdade.

Atualmente, existem diversas maneiras de usar a nota do Enem para conquistar uma vaga e é sobre isso que vamos falar aqui.

Quando sai o resultado do Enem?

Antes de começar a procurar as faculdades que usam a nota do Enem como ingresso, é importante estar atento aos prazos e, claro, à disponibilização das notas aos estudantes.

As notas foram divulgadas no dia 09 de fevereiro e devem ser acessadas na Página do Participante do Inep.

SiSU

O Sistema de Seleção Unificada foi criado para que os estudantes tenham acesso às vagas em universidades públicas de todo o país. É uma plataforma do MEC que seleciona os candidatos por meio da nota obtida no Enem.

Atualmente, é a principal forma de ingresso nos cursos superiores.

As inscrições são abertas duas vezes ao ano, destinadas aos estudantes que fizeram a última edição do Enem e não zeraram a prova.

O SiSU é a porta de entrada para a maioria das universidades, institutos e centros federais no Brasil. As exceções são:  Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Além disso, algumas universidades estaduais também já aderiram ao sistema como critério de seleção.

Em instituições privadas

Muitas universidades particulares aderiram ao Enem para facilitar o acesso dos alunos ao ensino superior. Neste caso, não é necessário passar por um processo seletivo, como o vestibular, para garantir uma vaga. Basta ir até a Instituição de Ensino escolhida e apresentar sua nota. Caso tenha obtido a pontuação necessária estipulada pela universidade, é só fazer a matrícula e aguardar o início das aulas.

Vale lembrar que essa forma de ingresso pode mudar de faculdade para faculdade, portanto é importante pesquisar se a instituição escolhida aceita a nota do Enem para ingresso em um curso.

PROUNI

O Programa Universidade para Todos é uma iniciativa do Governo Federal que oferece bolsas de estudos integrais ou parciais em instituições de ensino privadas por meio da nota do Enem. Para concorrer a uma dessas bolsas, o aluno precisa tirar uma média mínima de 450 pontos e não zerar a redação.

Além disso, outros requisitos precisam ser cumpridos, como:

  • ter cursado o Ensino Médio completo em escola pública, ou;
  • ter cursado o Ensino Médio completo em escola privada com bolsa integral ou sem bolsa de estudo;
  • ter cursado o Ensino Médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição, ou;
  • ser portador de deficiência, ou;
  • ser professor da rede pública de Ensino Básico, em efetivo exercício, integrando o quadro permanente da instituição e concorrendo a vagas em cursos de Licenciatura, Normal Superior ou Pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil também é um programa do governo federal que visa financiar o Ensino Superior, diminuindo o valor das parcelas ao longo do curso. A dívida só começa a ser quitada depois da formatura e com uma taxa de juros reduzida, se comparada aos empréstimos bancários, cheque especial e cartão de crédito.

Para participar, os estudantes precisam tirar pelo menos 400 pontos e não zerar a redação do Exame. Além disso, a renda familiar precisa ser de até cinco salários mínimos por pessoa.

É importante ressaltar que as notas de corte dos cursos variam de acordo com a concorrência, e muda de acordo com a média das notas dos alunos interessados no curso. Isso quer dizer que quanto maior a média dos estudantes interessados em um curso, maior será a nota mínima necessária para garantir uma vaga. Essas informações podem ser acompanhadas no site de inscrição.

Em instituições do exterior

Apesar de ser um Exame Nacional, o Enem é aceito em algumas instituições de ensino no exterior.

Em Portugal, por exemplo, o Enem é aceito por mais de 50 instituições, graças a um acordo firmado entre os dois países. Vale lembrar, no entanto, que a nota obtida no exame brasileiro é apenas um dos critérios aceitos pelas universidades portuguesas. Antes de se inscrever, é preciso analisar os outros fatores impostos pelas instituições.

No Reino Unido, a nota do Enem pode ser usada na Universidade de Kingston, que diz em seu site aceitar estudantes com nota igual ou superior a 55%, entre outros critérios.

O Enem também é aceito como critério de admissão por outras instituições, como:

  • Universidade de Glasgow
  • Birkbeck
  • Universidade de Loughborough
  • Nottingham Trent University

Nos Estados Unidos, algumas instituições também mencionam o Enem como critério para admissão, são elas:

  • New York University
  • Drexel University
  • Northeastern University
  • Temple University

Na Irlanda, são três universidades que aceitam o Enem como um dos critérios de admissão:

  • University College Dublin
  • University College Cork
  • National College of Ireland

Por fim, no Canadá, alunos brasileiros podem ingressar na Universidade de Toronto utilizando a nota obtida no Enem. Mais uma vez, este é apenas um dos critérios de admissão.

Gostou de saber mais sobre como utilizar a nota do Enem para ingressar em uma universidade? Continue navegando pelo Blog da Conquista.

Para mais conteúdos sobre o universo da educação e suas transformações, fique de olho em nosso canal do YouTube e em nossas páginas no Facebook e no Instagram.


Artigos Relacionados

Formação e Gestão Escolar
+
Como evitar o bulliyng

Como evitar o bullying na escola?

O mês de abril é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Bullying, momento para refletir sobre como evitar o bullying na escola. De acordo com uma pesquisa realizada pelo…

Leia mais

Família
+
Revista Projeto de Vida Conquista

Revista Projeto de Vida: reportagens, entrevistas e atividades repletas de conhecimento

Se você é aluno, professor, coordenador ou gestor de uma de nossas escolas parceiras, já pode baixar a revista na plataforma ConX (novo ambiente virtual da…

Leia mais

Família
+
família na escola

Família na escola: como se engajar mais nas atividades do seu filho?

Com a correria do dia a dia, fica difícil encontrar tempo para dar atenção às tarefas escolares do seu filho, não é mesmo? Mas pensar a presença da sua família na escola…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Cultura Maker

Cultura maker na educação: o que é e principais ferramentas

Pensar na escola do futuro é pensar em um modelo pedagógico mais dinâmico e participativo. Pensando nisso, preparamos este post com informações importantes sobre o que é…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Educação digital

Educação digital: os desafios das escolas do futuro

A educação digital é considerada uma verdadeira revolução nos processos de ensino e aprendizagem do mundo atual. O fato é que a tecnologia vem assumindo um papel cada vez…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Marketing para escolas particulares

Marketing para escolas particulares: como captar mais alunos

Todo mantenedor sabe o desafio que é criar e gerir campanhas que sejam realmente aderentes aos pais, alunos e outras pessoas que fazem parte do público-alvo da escola. Por…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Formação continuada para professores

Formação continuada para professores: como promover na sua escola

Promover a formação continuada para professores nas escolas é imprescindível quando o assunto é evolução na sala de aula. O educador deve se manter atualizado e…

Leia mais

Família
+
Volta às Aulas Conquista

Volta às aulas: como ajudar os filhos no início do ano letivo?

Fevereiro e março sempre indicam a chegada do novo ano letivo. Nesse período, para muitas famílias, surge o desafio de garantir uma transição suave para seus filhos na…

Leia mais

Educação Financeira
+
Como organizar as finanças da escola

Como organizar as finanças da escola? Dicas essenciais e práticas de gestão financeira

É um grande desafio organizar as finanças da escola, principalmente quando falamos de instituições privadas. Isso exige um equilíbrio de diferentes contas: folha de…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
trabalhar metodologias ativas em sala de aula

5 formas de trabalhar metodologias ativas em sala de aula

Trabalhar com metodologias ativas em sala de aula é uma maneira de promover a participação mais autônoma dos estudantes na construção do conhecimento. Isso acontece…

Leia mais