Tempo estimado de leitura: 3
A nota do Enem é o passaporte para o ingresso em universidades públicas e privadas. Garantir uma boa colocação e não zerar a redação pode ser determinante para conquistar a tão sonhada vaga em uma faculdade.
Atualmente, existem diversas maneiras de usar a nota do Enem para conquistar uma vaga e é sobre isso que vamos falar aqui.
Quando sai o resultado do Enem?
Antes de começar a procurar as faculdades que usam a nota do Enem como ingresso, é importante estar atento aos prazos e, claro, à disponibilização das notas aos estudantes.
As notas foram divulgadas no dia 09 de fevereiro e devem ser acessadas na Página do Participante do Inep.
SiSU
O Sistema de Seleção Unificada foi criado para que os estudantes tenham acesso às vagas em universidades públicas de todo o país. É uma plataforma do MEC que seleciona os candidatos por meio da nota obtida no Enem.
Atualmente, é a principal forma de ingresso nos cursos superiores.
As inscrições são abertas duas vezes ao ano, destinadas aos estudantes que fizeram a última edição do Enem e não zeraram a prova.
O SiSU é a porta de entrada para a maioria das universidades, institutos e centros federais no Brasil. As exceções são: Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal de Rondônia (UNIR).
Além disso, algumas universidades estaduais também já aderiram ao sistema como critério de seleção.
Em instituições privadas
Muitas universidades particulares aderiram ao Enem para facilitar o acesso dos alunos ao ensino superior. Neste caso, não é necessário passar por um processo seletivo, como o vestibular, para garantir uma vaga. Basta ir até a Instituição de Ensino escolhida e apresentar sua nota. Caso tenha obtido a pontuação necessária estipulada pela universidade, é só fazer a matrícula e aguardar o início das aulas.
Vale lembrar que essa forma de ingresso pode mudar de faculdade para faculdade, portanto é importante pesquisar se a instituição escolhida aceita a nota do Enem para ingresso em um curso.
PROUNI
O Programa Universidade para Todos é uma iniciativa do Governo Federal que oferece bolsas de estudos integrais ou parciais em instituições de ensino privadas por meio da nota do Enem. Para concorrer a uma dessas bolsas, o aluno precisa tirar uma média mínima de 450 pontos e não zerar a redação.
Além disso, outros requisitos precisam ser cumpridos, como:
- ter cursado o Ensino Médio completo em escola pública, ou;
- ter cursado o Ensino Médio completo em escola privada com bolsa integral ou sem bolsa de estudo;
- ter cursado o Ensino Médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição, ou;
- ser portador de deficiência, ou;
- ser professor da rede pública de Ensino Básico, em efetivo exercício, integrando o quadro permanente da instituição e concorrendo a vagas em cursos de Licenciatura, Normal Superior ou Pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.
Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil também é um programa do governo federal que visa financiar o Ensino Superior, diminuindo o valor das parcelas ao longo do curso. A dívida só começa a ser quitada depois da formatura e com uma taxa de juros reduzida, se comparada aos empréstimos bancários, cheque especial e cartão de crédito.
Para participar, os estudantes precisam tirar pelo menos 400 pontos e não zerar a redação do Exame. Além disso, a renda familiar precisa ser de até cinco salários mínimos por pessoa.
É importante ressaltar que as notas de corte dos cursos variam de acordo com a concorrência, e muda de acordo com a média das notas dos alunos interessados no curso. Isso quer dizer que quanto maior a média dos estudantes interessados em um curso, maior será a nota mínima necessária para garantir uma vaga. Essas informações podem ser acompanhadas no site de inscrição.
Em instituições do exterior
Apesar de ser um Exame Nacional, o Enem é aceito em algumas instituições de ensino no exterior.
Em Portugal, por exemplo, o Enem é aceito por mais de 50 instituições, graças a um acordo firmado entre os dois países. Vale lembrar, no entanto, que a nota obtida no exame brasileiro é apenas um dos critérios aceitos pelas universidades portuguesas. Antes de se inscrever, é preciso analisar os outros fatores impostos pelas instituições.
No Reino Unido, a nota do Enem pode ser usada na Universidade de Kingston, que diz em seu site aceitar estudantes com nota igual ou superior a 55%, entre outros critérios.
O Enem também é aceito como critério de admissão por outras instituições, como:
- Universidade de Glasgow
- Birkbeck
- Universidade de Loughborough
- Nottingham Trent University
Nos Estados Unidos, algumas instituições também mencionam o Enem como critério para admissão, são elas:
- New York University
- Drexel University
- Northeastern University
- Temple University
Na Irlanda, são três universidades que aceitam o Enem como um dos critérios de admissão:
- University College Dublin
- University College Cork
- National College of Ireland
Por fim, no Canadá, alunos brasileiros podem ingressar na Universidade de Toronto utilizando a nota obtida no Enem. Mais uma vez, este é apenas um dos critérios de admissão.
Gostou de saber mais sobre como utilizar a nota do Enem para ingressar em uma universidade? Continue navegando pelo Blog da Conquista.
Para mais conteúdos sobre o universo da educação e suas transformações, fique de olho em nosso canal do YouTube e em nossas páginas no Facebook e no Instagram.