Empreendedorismo Postado no dia: 13 fevereiro, 2023

10 filmes sobre Empreendedorismo para trabalhar em sala de aula

Filmes sobre Empreendedorismo

Tempo estimado de leitura: 3

Existem diversas ferramentas que as escolas podem usar para ensinar determinado conteúdo ou habilidade às crianças – de atividades lúdicas e práticas a aulas expositivas e mais teóricas. O fato é que alguns assuntos podem ser trabalhados de maneira mais divertida para os alunos, por meio do uso de filmes, por exemplo. Quando falamos em empreendedorismo, as atividades práticas e mão na massa ganham um destaque especial. “O desenvolvimento de habilidades empreendedoras em crianças no processo escolar passa por diversas ferramentas e métodos”, explica o coordenador comercial da Conquista Solução Educacional, Ivo Erthal.

A apresentação de filmes é uma das ferramentas que captam a atenção das crianças e podem ser usadas em sala de aula. De acordo com Ivo, as produções audiovisuais têm um papel importante na consolidação das habilidades e conceitos referentes ao empreendedorismo. “A linguagem cinematográfica costuma atrair a atenção das crianças, seja pela qualidade das imagens, dos sons ou da trilha sonora. O enredo e seus detalhes podem revelar aspectos importantes para educar crianças empreendedoras”, detalha.

O que é empreendedorismo?

A palavra empreender tornou-se recorrente nas rodas de conversa, na imprensa e, principalmente, nas redes sociais. Esse termo é cada vez mais utilizado para definir pessoas capazes de identificar problemas e oportunidades e encontrar novas soluções.

Ser empreendedor significa ser um realizador, alguém que produz novas ideias por meio da congruência entre criatividade e imaginação. Isso muitas vezes significa mudar tudo o que já existe.

Filmes sobre Empreendedorismo

Pensando nisso, Erthal indica dez títulos que podem ajudar a ensinar o assunto às crianças. São filmes que apresentam elementos para discussão e aprendizagem sobre ações inovadoras, motivação, criatividade e empatia, características que compõem o universo do empreendedorismo.

As aventuras de Peabody e Sherman (2014)

Cheio de referências históricas, As aventuras de Peabody e Sherman tem um enredo atraente, divertido e aventureiro. O foco principal da história é uma viagem no tempo, mas, no fundo, o que está em jogo de verdade é a habilidade de Peabody de ser pai. “O filme é uma lição para adultos e crianças”, afirma o especialista.

Operação Big Hero (2014)

Focado no universo da tecnologia, o roteiro de Operação Big Hero desperta o interesse por essa área, tão presente atualmente em todos os aspectos da vida humana, incluindo a Educação. Além disso, a história traz muitas questões relacionadas a novas profissões, o que também ajuda as crianças a pensar em seu futuro profissional.

FormiguinhaZ (1998)

Sucesso à época de seu lançamento, essa animação desperta um debate sobre como é possível conciliar a individualidade e a ética da coletividade. Para Erthal, o filme “tem como elemento coadjuvante a definição de um propósito de vida e como alcançá-lo, o que o torna extremamente didático e ilustrativo”.

O Menino e o mundo (2013)

Essa animação brasileira foi indicada ao Oscar de Melhor Animação em 2016, além de ter levado outros prêmios mundiais importantes, como o Grande Prêmio da Monstra – Festival de Cinema de Animação de Lisboa. Sem usar linguagem falada, a obra conta a história de uma criança à procura do pai e mostra as consequências dessa busca.

Zootopia (2016)

Com um roteiro original e produção cuidadosa, o filme traz discussões importantes a respeito de temas como preconceito, violência e outros problemas enfrentados nas cidades. A linguagem é acessível a crianças e mostra as complexidades e contradições da vida em sociedade, o que é fundamental para que os pequenos cresçam compreendendo a importância de suas atitudes no mundo.

O Rei Leão (1994)

Esse é um clássico amado por gerações. Ainda assim, o filme contém elementos que podem ser discutidos com crianças para além do enredo principal. “O Rei Leão fala do cuidado com os relacionamentos, além de discutir as fases e, principalmente, o sentido da vida, incitando o debate desses temas tão imprescindíveis no universo do empreendedorismo”, destaca.

Walt antes do Mickey (2015)

A história de Walt Disney, criador de um dos maiores impérios de fantasia do mundo, pode ser inspiradora para pessoas de todas as idades. Apesar de ser um filme biográfico para adultos, ver como nasceu a Disney é empolgante. A principal lição do filme não é a história do sucesso, mas tudo o que Walt precisou enfrentar para chegar até ele. Um dos pontos altos é a apresentação de Walt como uma criança sonhadora que perseguiu seus objetivos.

Ratatouille (2007)

Um ratinho cozinheiro está cansado da vida que leva e busca uma oportunidade de trabalhar com aquilo que ama: os muitos sabores da cozinha. Ratatouille tem todos os elementos necessários para encantar as crianças e, ao mesmo tempo, ensinar lições valiosas sobre dedicação, persistência e visão de futuro.

Divertida Mente (2015)

“Quando falamos de empreendedorismo, a inteligência emocional é um fator indispensável. Divertida Mente já é, há algum tempo, uma referência nesse assunto, tanto no âmbito familiar, quanto no ambiente escolar”, detalha Erthal.

O menino que descobriu o vento (2019)

Por meio dos conhecimentos desenvolvidos na escola, um menino consegue desenvolver soluções para os problemas enfrentados pela família e pelas pessoas de sua comunidade. Inventividade e persistência são as tônicas desse drama que é, também, muito motivacional.

Para mais conteúdos sobre o universo da educação, continue navegando pelo nosso blog e confira nossos outros artigos disponíveis. Os assuntos são diversos! Ah, e não se esqueça de nos seguir nas redes sociais: FacebookLinkedInInstagram.

 


Artigos Relacionados

Formação e Gestão Escolar
+
Como evitar o bulliyng

Como evitar o bullying na escola?

O mês de abril é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Bullying, momento para refletir sobre como evitar o bullying na escola. De acordo com uma pesquisa realizada pelo…

Leia mais

Família
+
família na escola

Família na escola: como se engajar mais nas atividades do seu filho?

Com a correria do dia a dia, fica difícil encontrar tempo para dar atenção às tarefas escolares do seu filho, não é mesmo? Mas pensar a presença da sua família na escola…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Cultura Maker

Cultura maker na educação: o que é e principais ferramentas

Pensar na escola do futuro é pensar em um modelo pedagógico mais dinâmico e participativo. Pensando nisso, preparamos este post com informações importantes sobre o que é…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Educação digital

Educação digital: os desafios das escolas do futuro

A educação digital é considerada uma verdadeira revolução nos processos de ensino e aprendizagem do mundo atual. O fato é que a tecnologia vem assumindo um papel cada vez…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Marketing para escolas particulares

Marketing para escolas particulares: como captar mais alunos

Todo mantenedor sabe o desafio que é criar e gerir campanhas que sejam realmente aderentes aos pais, alunos e outras pessoas que fazem parte do público-alvo da escola. Por…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Formação continuada para professores

Formação continuada para professores: como promover na sua escola

Promover a formação continuada para professores nas escolas é imprescindível quando o assunto é evolução na sala de aula. O educador deve se manter atualizado e…

Leia mais

Família
+
Volta às Aulas Conquista

Volta às aulas: como ajudar os filhos no início do ano letivo?

Fevereiro e março sempre indicam a chegada do novo ano letivo. Nesse período, para muitas famílias, surge o desafio de garantir uma transição suave para seus filhos na…

Leia mais

Educação Financeira
+
Como organizar as finanças da escola

Como organizar as finanças da escola? Dicas essenciais e práticas de gestão financeira

É um grande desafio organizar as finanças da escola, principalmente quando falamos de instituições privadas. Isso exige um equilíbrio de diferentes contas: folha de…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
trabalhar metodologias ativas em sala de aula

5 formas de trabalhar metodologias ativas em sala de aula

Trabalhar com metodologias ativas em sala de aula é uma maneira de promover a participação mais autônoma dos estudantes na construção do conhecimento. Isso acontece…

Leia mais

Empreendedorismo
+
Empreendedorismo Social Conquista

Empreendedorismo social: atividades para incentivar os alunos

A promoção do empreendedorismo social ajuda a estimular as habilidades de comunicação, resiliência e trabalho em equipe dos alunos, colocando-os como protagonistas de suas…

Leia mais