Socioemocional Postado no dia: 2 janeiro, 2023

Personagens da Conquista: o que cada um representa?

Personagens da Conquista

Tempo estimado de leitura: 4

Você já conhece os personagens da Conquista? Eles são amados pela nossa comunidade e muito utilizados em sala de aula, principalmente na Educação Infantil. Com eles, o professor cria estratégias para ensinar competências socioemocionais. Assim, as crianças aprendem de um jeito divertido sobre a abertura para o novo, a amabilidade, o respeito e a resiliência.

Além disso, os personagens não só podem ser usados na escola, como também em casa! Pais e filhos podem aproveitar a oportunidade para ampliar o que é trabalhado em sala de aula. Assim todos aprendem juntos. Legal, né?

Como fazer isso? Calma, a gente explica.

Os personagens da Conquista

Primeiro, é preciso conhecer os personagens e as competências que eles transmitem. São eles:

  • Serelepe: representa a abertura para o novo. Traz coragem para o aprendizado de novas habilidades e imaginação para novos desafios.
  • Amorico: representa a amabilidade. Incentiva a empatia, a gentileza e a receptividade.
  • Vitão: representa o respeito. Auxilia a ouvir e entender a opinião do outro com educação.
  • Sabichão: representa a resiliência. É possível recorrer a esse personagem para ensinar o esforço e a persistência.
  • Serena: representa a autorregulação. Ela pode ser usada quando é preciso ensinar a criança a ter consciência das próprias emoções e controlar os comportamentos impulsivos.

Como usar os personagens da Conquista

Agora que você já conhece nossos personagens e o que eles representam, ficou mais fácil entender como aplicar seus conhecimentos em sala de aula ou em casa, não é mesmo?

  1. O Serelepe ajuda a enfrentar os medos com coragem

Na infância, é natural que as crianças tenham medo do novo. Atividades que não são comuns, que desafiam suas habilidades ou, ainda, que provocam emoções com as quais elas não estão acostumadas podem ser um desafio.

É nesse contexto que o Serelepe pode ajudar! Traga o personagem para perto, converse com a criança sobre os medos, incentive a ludicidade, garanta que ela pode confiar no personagem e que todos passamos por isso. Juntos, vocês podem imaginar o que o Serelepe diria para a criança nesse momento.

Com persistência, amabilidade e tempo, o personagem se torna um aliado e pode ajudar a superar medos e receios com relação ao novo.

  1. O Amorico ensina a resolver conflitos com amor

As emoções são complexas para as crianças. Seu entendimento total é fruto de uma grande jornada que deve ser acompanhada e incentivada por todos os responsáveis.

Nesse contexto, o Amorico pode ser um aliado do ensino. Em situações de conflito, por exemplo, é possível trazer ele para perto, explicar as emoções que a criança pode estar sentindo e ajudar a nomeá-las. Depois disso, demonstre as atitudes que devem ser tomadas.

Em situações de briga, por exemplo, é preciso pedir desculpas. Para ensinar essa ação, é possível transferir essa atitude para o personagem e demonstrar o que o Amorico faria, incentivando a criança a fazer o mesmo.

  1. O Vitão cria amizades mais saudáveis

A Educação Infantil é a primeira experiência de socialização da criança. É a partir desse momento que ela começa a entender que deve se relacionar com pessoas que não são da sua família e que existem regras que devem ser seguidas e respeitadas.

Esse processo pode ser confuso para a criança, uma vez que ela está desenvolvendo emoções, socialização e inúmeros outros aprendizados, tudo ao mesmo tempo.

Em situações como essas, o Vitão ajuda a construir amizades mais saudáveis. Em brincadeiras em conjunto, por exemplo, é possível utilizar o personagem como um incentivador da escuta ativa e do respeito que deve existir entre os envolvidos.

Demonstre as atitudes que o personagem teria e incentive a criança a repeti-las. Explique que, por exemplo, quando um amigo pede para brincar com algo dela, é possível compartilhar. Quando ela quiser de volta, basta pedir com amabilidade e o brinquedo será devolvido.

Treine isso com a criança e incentive-a a repetir os passos do Vitão em momentos de socialização.

  1. O Sabichão ajuda na Educação Financeira

A Educação Financeira deve ser ensinada para a criança desde os primeiros passos. Como fazer isso com efetividade? Conte com o Sabichão! Ele representa a resiliência, o esforço e a persistência, características essenciais para a construção de uma Educação Financeira eficiente. Se a criança pede um brinquedo novo, por exemplo, o Sabichão pode entrar em ação. Explique que é preciso juntar dinheiro para essa conquista. Depois, conte que o personagem vai ajudar com a persistência e a resiliência.

Explique o tempo que vai levar até que a criança consiga comprar o brinquedo novo e, sempre que ela ganhar dinheiro, lembre-a do desejo inicial e do incentivo do personagem. Assim, você e o Sabichão ensinam a criança a poupar desde cedo.

  1. A Serena ensina o equilíbrio

De personalidade forte, Serena é decidida e sabe o que quer. Quando acha que algo é injusto, fica muito brava! Mas não se engane: ela detesta briga e confusão.

A Serena é uma excelente aliada quando a criança perde a paciência ou quer agir com impulsividade. A personagem pode ser usada para ensinar que, nesses momentos, é preciso contar até 10 antes de resolver os problemas e pensar antes de tomar uma decisão e agir. Então, imagine junto com a criança como a Serena agiria naquela situação e incentive-a a respirar fundo e pensar antes de agir.

Leve esses personagens para sua escola

E aí, gostou das dicas para usar os personagens da Conquista em casa? Conte pra gente aqui nos comentários! Para conferir mais dicas sobre o universo da educação, acesse o Blog da Conquista e nossos perfis no Facebook e Instagram.


Artigos Relacionados

Família
+
Festa Junina na escola

Festa Junina na escola: como incluir alunos e famílias

Chegou uma das épocas mais aguardadas do ano: o período da Festa Junina na escola, algo bastante esperado por alunos, professores e famílias. É um momento em que as…

Leia mais

Família
+
Família e escola

Família e escola: uma relação que transforma o desenvolvimento da criança

Construir uma relação entre família e escola é um grande desafio para as instituições escolares. Muitas vezes pais e instituição têm interesses e necessidades diferentes,…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Gestão de Pessoas

Gestão de pessoas na escola: tudo o que você precisa saber

A gestão de pessoas é uma parte essencial para o bom funcionamento de uma escola. Afinal de contas, são os colaboradores que fazem a dinâmica escolar acontecer todos os…

Leia mais

Socioemocional
+
Competências socioemocionais

Como competências socioemocionais ajudam no desempenho acadêmico

Um estudo realizado em Sobral (CE) pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), em parceria com o Instituto Ayrton Senna, mostrou importantes…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Como evitar o bulliyng

Como evitar o bullying na escola?

O mês de abril é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Bullying, momento para refletir sobre como evitar o bullying na escola. De acordo com uma pesquisa realizada pelo…

Leia mais

Família
+
Revista Projeto de Vida Conquista

Revista Projeto de Vida: reportagens, entrevistas e atividades repletas de conhecimento

Se você é aluno, professor, coordenador ou gestor de uma de nossas escolas parceiras, já pode baixar a revista na plataforma ConX (novo ambiente virtual da…

Leia mais

Família
+
família na escola

Família na escola: como se engajar mais nas atividades do seu filho?

Com a correria do dia a dia, fica difícil encontrar tempo para dar atenção às tarefas escolares do seu filho, não é mesmo? Mas pensar a presença da sua família na escola…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Cultura Maker

Cultura maker na educação: o que é e principais ferramentas

Pensar na escola do futuro é pensar em um modelo pedagógico mais dinâmico e participativo. Pensando nisso, preparamos este post com informações importantes sobre o que é…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Educação digital

Educação digital: os desafios das escolas do futuro

A educação digital é considerada uma verdadeira revolução nos processos de ensino e aprendizagem do mundo atual. O fato é que a tecnologia vem assumindo um papel cada vez…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Marketing para escolas particulares

Marketing para escolas particulares: como captar mais alunos

Todo mantenedor sabe o desafio que é criar e gerir campanhas que sejam realmente aderentes aos pais, alunos e outras pessoas que fazem parte do público-alvo da escola. Por…

Leia mais