Tempo estimado de leitura: 2
Se você fosse estudante, o que despertaria sua curiosidade e o prazer em aprender? De que jeito gostaria de estudar? Motivar os alunos no ensino híbrido, seja nos modelos sustentados seja nos disruptivos, demanda empatia. É constante o exercício de compreender o que ele espera do material didático e o que faz sentido em cada momento de estudo.
Lembre-se de que a autonomia e o pensamento crítico do estudante estão sendo estimulados. Logo, ele se torna mais sagaz e também espera mais dos materiais, das abordagens e do relacionamento com a equipe escolar.
Neste texto, abordamos o que pode contribuir para motivar os alunos no ensino híbrido:
- Materiais didáticos lúdicos e criativos.
- Educação empreendedora e financeira.
- Integração entre pais, alunos e professores.
- Materiais didáticos novos e atualizados.
- Preparação para um mundo colaborativo.
Materiais didáticos lúdicos e criativos
Dar vida a personagens criados pelos alunos, apostar em materiais mão na massa e naqueles que já conquistam pela apresentação tornam a aprendizagem mais encantadora e prazerosa.
O estudante tem vontade de aprender e de cuidar do que é seu, do que lhe traz conhecimento. De forma lúdica e criativa, esses materiais didáticos vão além do conteúdo curricular e desenvolvem competências e habilidades socioemocionais.
Educação empreendedora e financeira
O aprendizado que faz sentido para o estudante é aquele que impacta a sua vida e a de sua comunidade. É no presente que se planeja o futuro, e faz todo sentido entender desde cedo as noções de escassez e de consumo consciente, por exemplo.
Estimule os estudantes a criarem projetos de empreendedorismo que beneficiem a sociedade. Que tal um crowdfunding? Engaje e eles vão surpreender!
Integração entre pais, alunos e professores
Telefone, chat, WhatsApp, e-mail, redes sociais, plataforma on-line, aplicativo da escola. Com todos esses canais de comunicação, o mínimo que pais e alunos esperam é manter o diálogo acessível e sempre aberto.
Principalmente porque o papel da tecnologia na educação é aproximar, jamais ser uma barreira. A participação dos pais enriquece a aprendizagem, ajuda a motivar os alunos e compõe o círculo junto à escola.
Materiais didáticos novos e atualizados
A educação está em transformação e os estudantes consomem conteúdos na velocidade dos megabytes da internet. Materiais didáticos atualizados são imprescindíveis para o desempenho dos alunos e o trabalho dos professores.
É impossível engajar um estudante que não credibiliza seus materiais de estudo. Material
defasado é desanimador :(. Adquirir de segunda mão e reaproveitar edições desatualizadas pode custar caro no fim das contas.
Além disso, na proposta de personalização do ensino híbrido, os alunos acessam ferramentas on-line com login próprio. Tudo diz respeito a ele, assim como os livros novos que terão o seu nome e registros de sua aprendizagem.
Para motivá-lo, também é preciso proporcionar a melhor experiência com os materiais didáticos.
Preparação para um mundo colaborativo
Quando a proposta pedagógica está antenada com as mudanças do mundo e desenvolve habilidades e competências socioemocionais, ela prepara o estudante para a vida real. O Ensino Híbrido foca em autonomia e protagonismo, que já são motivadores para os alunos.
Com um professor que estimula ainda mais a confiança, a empatia e o pensamento crítico, esse estudante desenvolve a capacidade de questionar, agir e colaborar. Empodere-o com conhecimento e mostre que ele fará a diferença onde se posicionar.
Concorda com os pontos que trouxemos? Confira mais dicas sobre o universo da Educação no Blog e em nossos perfis no Facebook e Instagram.
Leia mais: Dicas para usar os personagens da Conquista em casa