Não categorizado Postado no dia: 10 março, 2021

Como motivar os alunos no ensino híbrido

motivar os alunos

Tempo estimado de leitura: 2

Se você fosse estudante, o que despertaria sua curiosidade e o prazer em aprender? De que jeito gostaria de estudar? Motivar os alunos no ensino híbrido, seja nos modelos sustentados seja nos disruptivos, demanda empatia. É constante o exercício de compreender o que ele espera do material didático e o que faz sentido em cada momento de estudo.

Lembre-se de que a autonomia e o pensamento crítico do estudante estão sendo estimulados. Logo, ele se torna mais sagaz e também espera mais dos materiais, das abordagens e do relacionamento com a equipe escolar. 

Neste texto, abordamos o que pode contribuir para motivar os alunos no ensino híbrido:

  • Materiais didáticos lúdicos e criativos.
  • Educação empreendedora e financeira.
  • Integração entre pais, alunos e professores.
  • Materiais didáticos novos e atualizados.
  • Preparação para um mundo colaborativo.

Materiais didáticos lúdicos e criativos

Dar vida a personagens criados pelos alunos, apostar em materiais mão na massa e naqueles que já conquistam pela apresentação tornam a aprendizagem mais encantadora e prazerosa. 

O estudante tem vontade de aprender e de cuidar do que é seu, do que lhe traz conhecimento. De forma lúdica e criativa, esses materiais didáticos vão além do conteúdo curricular e desenvolvem competências e habilidades socioemocionais. 

Educação empreendedora e financeira

O aprendizado que faz sentido para o estudante é aquele que impacta a sua vida e a de sua comunidade. É no presente que se planeja o futuro, e faz todo sentido entender desde cedo as noções de escassez e de consumo consciente, por exemplo. 

Estimule os estudantes a criarem projetos de empreendedorismo que beneficiem a sociedade. Que tal um crowdfunding? Engaje e eles vão surpreender! 

Integração entre pais, alunos e professores

Telefone, chat, WhatsApp, e-mail, redes sociais, plataforma on-line, aplicativo da escola. Com todos esses canais de comunicação, o mínimo que pais e alunos esperam é manter o diálogo acessível e sempre aberto. 

Principalmente porque o papel da tecnologia na educação é aproximar, jamais ser uma barreira. A participação dos pais enriquece a aprendizagem, ajuda a motivar os alunos e compõe o círculo junto à escola. 

Materiais didáticos novos e atualizados

A educação está em transformação e os estudantes consomem conteúdos na velocidade dos megabytes da internet. Materiais didáticos atualizados são imprescindíveis para o desempenho dos alunos e o trabalho dos professores. 

É impossível engajar um estudante que não credibiliza seus materiais de estudo. Material

defasado é desanimador :(. Adquirir de segunda mão e reaproveitar edições desatualizadas pode custar caro no fim das contas. 

Além disso, na proposta de personalização do ensino híbrido, os alunos acessam ferramentas on-line com login próprio. Tudo diz respeito a ele, assim como os livros novos que terão o seu nome e registros de sua aprendizagem. 

Para motivá-lo, também é preciso proporcionar a melhor experiência com os materiais didáticos.

Preparação para um mundo colaborativo

Quando a proposta pedagógica está antenada com as mudanças do mundo e desenvolve habilidades e competências socioemocionais, ela prepara o estudante para a vida real. O Ensino Híbrido foca em autonomia e protagonismo, que já são motivadores para os alunos.  

Com um professor que estimula ainda mais a confiança, a empatia e o pensamento crítico, esse estudante desenvolve a capacidade de questionar, agir e colaborar. Empodere-o com conhecimento e mostre que ele fará a diferença onde se posicionar. 

Concorda com os pontos que trouxemos? Confira mais dicas sobre o universo da Educação no Blog e em nossos perfis no Facebook e Instagram.

Leia mais: Dicas para usar os personagens da Conquista em casa


Artigos Relacionados

Formação e Gestão Escolar
+
Formação continuada para professores

Formação continuada para professores: como promover na sua escola

Promover a formação continuada para professores nas escolas é imprescindível quando o assunto é modernização escolar. O educador deve se manter atualizado e bem-informado…

Leia mais

Família
+
Volta às Aulas Conquista

Volta às aulas: como ajudar os filhos no início do ano letivo?

Fevereiro e março sempre indicam a chegada do novo ano letivo. Nesse período, para muitas famílias, surge o desafio de garantir uma transição suave para seus filhos na…

Leia mais

Educação Financeira
+
Como organizar as finanças da escola

Como organizar as finanças da escola? Dicas essenciais e práticas de gestão financeira

É um grande desafio organizar as finanças da escola, principalmente quando falamos de instituições privadas. Isso exige um equilíbrio de diferentes contas: folha de…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
trabalhar metodologias ativas em sala de aula

5 formas de trabalhar metodologias ativas em sala de aula

Trabalhar com metodologias ativas em sala de aula é uma maneira de promover a participação mais autônoma dos estudantes na construção do conhecimento. Isso acontece…

Leia mais

Empreendedorismo
+
Empreendedorismo Social Conquista

Empreendedorismo social: atividades para incentivar os alunos

A promoção do empreendedorismo social ajuda a estimular as habilidades de comunicação, resiliência e trabalho em equipe dos alunos, colocando-os como protagonistas de suas…

Leia mais

Educação Inclusiva
+
Distúrbios de aprendizagem Conquista

Distúrbios de aprendizagem: dicas para trabalhar em sala de aula

Os distúrbios de aprendizagem afetam as habilidades formativas, cognitivas e socioemocionais de diversas pessoas em todo o mundo. Cerca de 5 a 15% das crianças em idade…

Leia mais

Notícias
+
Tendências da educação para 2024

Tecnologia e IA: tendências da educação para 2024

À medida que entramos em 2024, chegam as previsões do que estará em alta para o ano. Já se pode adiantar, inclusive, que a tecnologia educacional continuará sendo uma das…

Leia mais

Educação Financeira
+
Educação financeira nas escolas

Educação financeira nas escolas: como trabalhar o tema

Em fevereiro de 2023, cerca de 78% das famílias brasileiras estavam endividadas, segundo um levantamento feito pela Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Campanha Matrículas 2024

Campanha de matrículas 2024: dicas para captar e reter mais alunos

Conquistar e reter alunos nem sempre é fácil. Mas a boa notícia é que, com uma estratégia adequada, sua campanha de matrículas 2024 pode ser um grande sucesso….

Leia mais

Família
+
Férias escolares Conquista

Férias escolares: atividades para fazer com as crianças

Com a chegada das férias escolares, surge também a oportunidade de criar momentos inesquecíveis com os pequenos. Se você está em busca de maneiras encantadoras de…

Leia mais