Não categorizado Postado no dia: 10 março, 2021

Como motivar os alunos no ensino híbrido

motivar os alunos

Tempo estimado de leitura: 2

Se você fosse estudante, o que despertaria sua curiosidade e o prazer em aprender? De que jeito gostaria de estudar? Motivar os alunos no ensino híbrido, seja nos modelos sustentados seja nos disruptivos, demanda empatia. É constante o exercício de compreender o que ele espera do material didático e o que faz sentido em cada momento de estudo.

Lembre-se de que a autonomia e o pensamento crítico do estudante estão sendo estimulados. Logo, ele se torna mais sagaz e também espera mais dos materiais, das abordagens e do relacionamento com a equipe escolar. 

Neste texto, abordamos o que pode contribuir para motivar os alunos no ensino híbrido:

  • Materiais didáticos lúdicos e criativos.
  • Educação empreendedora e financeira.
  • Integração entre pais, alunos e professores.
  • Materiais didáticos novos e atualizados.
  • Preparação para um mundo colaborativo.

Materiais didáticos lúdicos e criativos

Dar vida a personagens criados pelos alunos, apostar em materiais mão na massa e naqueles que já conquistam pela apresentação tornam a aprendizagem mais encantadora e prazerosa. 

O estudante tem vontade de aprender e de cuidar do que é seu, do que lhe traz conhecimento. De forma lúdica e criativa, esses materiais didáticos vão além do conteúdo curricular e desenvolvem competências e habilidades socioemocionais. 

Educação empreendedora e financeira

O aprendizado que faz sentido para o estudante é aquele que impacta a sua vida e a de sua comunidade. É no presente que se planeja o futuro, e faz todo sentido entender desde cedo as noções de escassez e de consumo consciente, por exemplo. 

Estimule os estudantes a criarem projetos de empreendedorismo que beneficiem a sociedade. Que tal um crowdfunding? Engaje e eles vão surpreender! 

Integração entre pais, alunos e professores

Telefone, chat, WhatsApp, e-mail, redes sociais, plataforma on-line, aplicativo da escola. Com todos esses canais de comunicação, o mínimo que pais e alunos esperam é manter o diálogo acessível e sempre aberto. 

Principalmente porque o papel da tecnologia na educação é aproximar, jamais ser uma barreira. A participação dos pais enriquece a aprendizagem, ajuda a motivar os alunos e compõe o círculo junto à escola. 

Materiais didáticos novos e atualizados

A educação está em transformação e os estudantes consomem conteúdos na velocidade dos megabytes da internet. Materiais didáticos atualizados são imprescindíveis para o desempenho dos alunos e o trabalho dos professores. 

É impossível engajar um estudante que não credibiliza seus materiais de estudo. Material

defasado é desanimador :(. Adquirir de segunda mão e reaproveitar edições desatualizadas pode custar caro no fim das contas. 

Além disso, na proposta de personalização do ensino híbrido, os alunos acessam ferramentas on-line com login próprio. Tudo diz respeito a ele, assim como os livros novos que terão o seu nome e registros de sua aprendizagem. 

Para motivá-lo, também é preciso proporcionar a melhor experiência com os materiais didáticos.

Preparação para um mundo colaborativo

Quando a proposta pedagógica está antenada com as mudanças do mundo e desenvolve habilidades e competências socioemocionais, ela prepara o estudante para a vida real. O Ensino Híbrido foca em autonomia e protagonismo, que já são motivadores para os alunos.  

Com um professor que estimula ainda mais a confiança, a empatia e o pensamento crítico, esse estudante desenvolve a capacidade de questionar, agir e colaborar. Empodere-o com conhecimento e mostre que ele fará a diferença onde se posicionar. 

Concorda com os pontos que trouxemos? Confira mais dicas sobre o universo da Educação no Blog e em nossos perfis no Facebook e Instagram.

Leia mais: Dicas para usar os personagens da Conquista em casa


Artigos Relacionados

Família
+
Festa Junina na escola

Festa Junina na escola: como incluir alunos e famílias

Chegou uma das épocas mais aguardadas do ano: o período da Festa Junina na escola, algo bastante esperado por alunos, professores e famílias. É um momento em que as…

Leia mais

Família
+
Família e escola

Família e escola: uma relação que transforma o desenvolvimento da criança

Construir uma relação entre família e escola é um grande desafio para as instituições escolares. Muitas vezes pais e instituição têm interesses e necessidades diferentes,…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Gestão de Pessoas

Gestão de pessoas na escola: tudo o que você precisa saber

A gestão de pessoas é uma parte essencial para o bom funcionamento de uma escola. Afinal de contas, são os colaboradores que fazem a dinâmica escolar acontecer todos os…

Leia mais

Socioemocional
+
Competências socioemocionais

Como competências socioemocionais ajudam no desempenho acadêmico

Um estudo realizado em Sobral (CE) pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), em parceria com o Instituto Ayrton Senna, mostrou importantes…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Como evitar o bulliyng

Como evitar o bullying na escola?

O mês de abril é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Bullying, momento para refletir sobre como evitar o bullying na escola. De acordo com uma pesquisa realizada pelo…

Leia mais

Família
+
Revista Projeto de Vida Conquista

Revista Projeto de Vida: reportagens, entrevistas e atividades repletas de conhecimento

Se você é aluno, professor, coordenador ou gestor de uma de nossas escolas parceiras, já pode baixar a revista na plataforma ConX (novo ambiente virtual da…

Leia mais

Família
+
família na escola

Família na escola: como se engajar mais nas atividades do seu filho?

Com a correria do dia a dia, fica difícil encontrar tempo para dar atenção às tarefas escolares do seu filho, não é mesmo? Mas pensar a presença da sua família na escola…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Cultura Maker

Cultura maker na educação: o que é e principais ferramentas

Pensar na escola do futuro é pensar em um modelo pedagógico mais dinâmico e participativo. Pensando nisso, preparamos este post com informações importantes sobre o que é…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Educação digital

Educação digital: os desafios das escolas do futuro

A educação digital é considerada uma verdadeira revolução nos processos de ensino e aprendizagem do mundo atual. O fato é que a tecnologia vem assumindo um papel cada vez…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Marketing para escolas particulares

Marketing para escolas particulares: como captar mais alunos

Todo mantenedor sabe o desafio que é criar e gerir campanhas que sejam realmente aderentes aos pais, alunos e outras pessoas que fazem parte do público-alvo da escola. Por…

Leia mais