Formação e Gestão Escolar Postado no dia: 5 setembro, 2022

Como preparar a escola para receber crianças atípicas

crianças atípicas

Tempo estimado de leitura: 3

A educação inclusiva não é um tema novo. Você já deve ter ouvido falar muito sobre ela. No entanto, ainda é um tema que precisa ser abordado. E mais: sua escola precisa estar preparada para receber crianças atípicas.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas da Grace Klayn, gestora de uma escola parceira da Conquista e influenciadora com mais de 30 mil seguidores nas redes sociais, que vão ajudá-lo nessa preparação.

O que é educação inclusiva?

Antes de falar sobre como se preparar para receber os alunos, precisamos entender o que é educação inclusiva.

A educação inclusiva reforça o direito de todos à igualdade de condições para acesso e permanência na escola, como preveem o artigo 3º da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e uma série de leis voltadas à inclusão de alunos com deficiência.

Ela assegura a todos os alunos a oportunidade de aprender uns com os outros, proporcionando a redução de estigmas e, consequentemente, de exclusão. A Declaração de Salamanca, de 1994, da Unesco, expressa que toda escola deve ser instrumentalizada em termos de recursos pedagógicos e de capacitação profissional para atender todos os alunos, independentemente de suas características físicas, psicológicas e/ou socioculturais.

“No processo de inclusão, as crianças ficam todas juntas, participando dos mesmos momentos pedagógicos, da alimentação, entre outras vivências. Na integração, unimos as crianças que têm características atípicas e as deixamos juntas, criando um certo controle sobre seu comportamento, mas isso não é adequado nem de longe, principalmente para escolas que desejam criar experiências felizes na infância”, esclarece Grace.

Como fazer isso? É o que vamos aprender com Grace Klayn.

Como preparar a escola para receber crianças atípicas?

Grace Klayn destaca que a lei brasileira estabelece a obrigatoriedade de receber esses alunos e oferecer o melhor atendimento para eles.  Para isso, a instituição de ensino precisa considerar três pontos importantes:

Treinamento da equipe

O primeiro passo que a escola precisa dar é em relação à equipe, tanto de atendimento, quanto pedagógica. “O mais adequado não é ficar esperando receber uma criança atípica para buscar aperfeiçoamento do trabalho pedagógico. É preciso se organizar e oferecer essa formação, é preciso estar preparado”, destaca Grace.

Na Conquista, sua equipe tem acesso a treinamentos que vão auxiliar nessa inclusão. Os cursos estão em nosso portal. Lá, você encontra, por exemplo, os cursos de “Síndrome de Down: aprendizagens e muitas possibilidades” e “Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade – TDAH”.

Gestão financeira da escola

A escola precisa contratar novos colaboradores para receber esses novos alunos? Então, é preciso estar com a gestão financeira em dia. “Esse caixa tem que ter fluxo, para isso a precificação da mensalidade deve estar adequada. Deve ser suficiente e precisa, sim, oferecer à escola capacidade de se sustentar”, completa Grace.

Esse é outro aspecto em que a Conquista pode ajudar. A Solução conta com uma assessoria de gestão financeira, composta de assessoria on-line, ferramentas de gestão, formação por meio de videoaulas e um canal de perguntas respondidas por especialistas no assunto.

Saber lidar com os desafios

“Há um desafio, sim, e é bastante extenso. Porém, como tantos outros, em breve será prática comum em nossas escolas o treinamento, a formação e a tranquilidade com que lidaremos com esses desafios. Porque é importante lembrar que o desafio não está relacionado à aceitação da criança, e sim à garantia de que iremos juntos conquistar a melhor educação para ela”, finaliza Grace.

Gostou desse post? E na sua escola, de que maneira a diversidade e a inclusão social têm sido abordadas com os alunos? Para saber mais sobre esse e outros assuntos, continue no blog ou acesse nosso Facebook e nosso Instagram.

 

 


Artigos Relacionados

Família
+
família na escola

Família na escola: como se engajar mais nas atividades do seu filho?

Com a correria do dia a dia, fica difícil encontrar tempo para dar atenção às tarefas escolares do seu filho, não é mesmo? Mas pensar a presença da sua família na escola…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Cultura Maker

Cultura maker na educação: o que é e principais ferramentas

Pensar na escola do futuro é pensar em um modelo pedagógico mais dinâmico e participativo. Pensando nisso, preparamos este post com informações importantes sobre o que é…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Educação digital

Educação digital: os desafios das escolas do futuro

A educação digital é considerada uma verdadeira revolução nos processos de ensino e aprendizagem do mundo atual. O fato é que a tecnologia vem assumindo um papel cada vez…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Marketing para escolas particulares

Marketing para escolas particulares: como captar mais alunos

Todo mantenedor sabe o desafio que é criar e gerir campanhas que sejam realmente aderentes aos pais, alunos e outras pessoas que fazem parte do público-alvo da escola. Por…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Formação continuada para professores

Formação continuada para professores: como promover na sua escola

Promover a formação continuada para professores nas escolas é imprescindível quando o assunto é evolução na sala de aula. O educador deve se manter atualizado e…

Leia mais

Família
+
Volta às Aulas Conquista

Volta às aulas: como ajudar os filhos no início do ano letivo?

Fevereiro e março sempre indicam a chegada do novo ano letivo. Nesse período, para muitas famílias, surge o desafio de garantir uma transição suave para seus filhos na…

Leia mais

Educação Financeira
+
Como organizar as finanças da escola

Como organizar as finanças da escola? Dicas essenciais e práticas de gestão financeira

É um grande desafio organizar as finanças da escola, principalmente quando falamos de instituições privadas. Isso exige um equilíbrio de diferentes contas: folha de…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
trabalhar metodologias ativas em sala de aula

5 formas de trabalhar metodologias ativas em sala de aula

Trabalhar com metodologias ativas em sala de aula é uma maneira de promover a participação mais autônoma dos estudantes na construção do conhecimento. Isso acontece…

Leia mais

Empreendedorismo
+
Empreendedorismo Social Conquista

Empreendedorismo social: atividades para incentivar os alunos

A promoção do empreendedorismo social ajuda a estimular as habilidades de comunicação, resiliência e trabalho em equipe dos alunos, colocando-os como protagonistas de suas…

Leia mais

Educação Inclusiva
+
Distúrbios de aprendizagem Conquista

Distúrbios de aprendizagem: dicas para trabalhar em sala de aula

Os distúrbios de aprendizagem afetam as habilidades formativas, cognitivas e socioemocionais de diversas pessoas em todo o mundo. Cerca de 5 a 15% das crianças em idade…

Leia mais