Formação e Gestão Escolar Postado no dia: 18 janeiro, 2021

Como ensinar respeito e tolerância às diferenças em sala de aula

respeito às diferenças

Tempo estimado de leitura: 2



A socialização de crianças é talvez um dos papéis mais importantes de uma escola. É nesse ambiente que os cidadãos do futuro aprendem a respeitar as diferenças culturais, comportamentais, raciais, religiosas e, em alguns casos, até mesmo nacionais.

Paralelo a isso, por conta da globalização, exige-se cada vez mais dos educadores e das instituições de ensino a aplicação de metodologias que transmitem valores como respeito e tolerância às diferenças. Aliás, essas habilidades sociais estão, inclusive, bem expressas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

Esta é uma tarefa que exige paciência, mas, muitas vezes, é mais simples do que parece. Conversaremos sobre algumas dicas de como você pode ajudar nesse processo dentro da sala de aula. Confira!

Exponha as crianças ao que é diferente para elas

Até mesmo os adultos precisam passar por algumas experiências para aprender com elas. Agora aplique essa mesma premissa para crianças e reflita sobre a importância disso nesta fase da vida.

Nesse sentido, exponha a elas situações que podem ser reais, como a convivência com crianças diferentes delas. Atividades mais lúdicas também podem explorar isso através de, por exemplo, peças teatrais ou filmes que retratam diferenças.

Respeito às diferenças faz bem, mostre isso a elas

É muito importante que a criança enxergue os benefícios práticos de se respeitar as diferenças de todos os tipos. Isso pode ser feito mostrando o quanto atitudes tolerantes contribuem para tornar o mundo mais justo, inclusive para as pessoas que elas amam.

Estimule a integração com brincadeiras

Já abordamos aqui a importância que tem o brincar na vida de uma criança. Quando estão brincando, elas estão priorizando a diversão, mas é nesse momento que desenvolvem competências como a participação coletiva.

Para integrar conceitos de respeito e tolerância às diferenças a essas atividades, basta promover brincadeiras que demonstrem o limite e a capacidade de cada um, independentemente de qualquer diferença. O que deve prevalecer é a amizade.

Apresente exemplos de representatividade

Não restam dúvidas a respeito do peso que o comportamento de um ídolo e os valores transmitidos por um personagem têm para uma criança. Portanto, busque levar a elas o mesmo tipo de inspiração para transmitir boas referências de respeito à diversidade.

Mostre a elas grandes personagens históricos que se destacaram apesar das suas diferenças. Essa também é uma boa maneira de fortalecer a autoestima delas, mostrando que podem e têm o direito de alcançar grandes conquistas, não importa qual seja o seu contexto de vida.

Assim, você pode incentivar seus alunos a lidar com as diferenças. Para ver outras dicas sobre aprendizagem, continue aqui no Blog da Conquista e acompanhe nossos perfis no Facebook e Instagram.


Artigos Relacionados

Sem categoria
+

Como escolher material didático: para onde a gestão escolar deve olhar?

Você está naquele momento crucial do ano: pilhas de catálogos sobre sua mesa, representantes comerciais ligando todos os dias, promessas mirabolantes de “sistema…

Leia mais

Sem categoria
+

Como melhorar a comunicação com as famílias na escola

Fortalecer a comunicação escolar com pais é sem dúvida um dos maiores desafios — e também uma das maiores oportunidades — para os gestores escolares atualmente. Em um…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Importância da Formação Contínua de docentes

Importância da Formação Contínua de docentes

Gerir uma escola no Brasil não é uma tarefa simples. Afinal, são muitos os desafios enfrentados por diretores e coordenadores que, mesmo cansados, mantêm o compromisso de…

Leia mais

Sem categoria
+
Formação continuada para professores: futuro da educação

Formação continuada para professores: futuro da educação

Formação continuada: uma conexão com o futuro da educação As inovações tecnológicas, o surgimento de diversas metodologias e as demandas de uma sociedade cada vez mais…

Leia mais

Sem categoria
+

Como inserir e melhorar o uso da tecnologia na escola

Você já se sentiu paralisado olhando para aquele laboratório de informática com computadores de dez anos atrás enquanto escuta que “escola moderna precisa de realidade…

Leia mais

Sem categoria
+

Gestor escolar: como equilibrar liderança e bem-estar?

Você já parou para contar quantas horas por dia pensa na escola? Não estou falando apenas do horário de trabalho oficial. Estou falando daquelas ideias que pipocam durante o…

Leia mais

Sem categoria
+

A importância da educação socioemocional na escola

Na segunda-feira, João chegou na escola com olhos vermelhos e se isolou no canto do pátio. Na quarta, Maria explodiu numa crise de choro no meio da aula de matemática sem…

Leia mais

Sem categoria
+

Como fazer uma reunião pedagógica eficiente e acolhedora

Segunda-feira, 8h da manhã, primeira reunião pedagógica pós-férias. O ar condicionado ainda está gelado demais, o café chegou morno e você vê nos rostos da equipe aquela…

Leia mais

Sem categoria
+

Como usar o feedback de alunos e famílias na escola

Sabe aquela sensação de que você está fazendo o melhor possível pela escola, mas às vezes parece que algo não está conectando? Como se houvesse uma conversa importante…

Leia mais

Sem categoria
+

Inovação na escola pequena: o que implementar?

Quando se fala em inovação na educação, é comum imaginar salas de aula tecnológicas, laboratórios modernos, softwares avançados e metodologias sofisticadas. Mas, na…

Leia mais