Família Postado no dia: 7 dezembro, 2022

Qual é a importância da família no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças?

Tempo estimado de leitura: 5

As famílias são fontes de carinho e cuidado. São elas que se apoiam e colaboram para o bem-estar uns dos outros, além de serem peças-chave no processo de desenvolvimento e aprendizagem.

É na família que se cria o sentimento de pertencimento e se estabelece o início da socialização. De forma geral, é nela que criamos nossos primeiros vínculos e relações que serão importantes durante toda a vida.

O que é o Dia da Família?

Comemorado anualmente no dia 8 de dezembro, o Dia Nacional da Família tem o objetivo de valorizar a importância da instituição familiar no desenvolvimento de cada pessoa.

No ambiente escolar, isso não poderia ser diferente. Afinal, “é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”.

A partir desse provérbio africano, fica evidente a necessidade de existir toda uma rede de apoio no processo de criação, que deve ir muito além do núcleo familiar. Assim, é importante a participação de outros parentes e até mesmo da sociedade de modo geral, inclusive por meio da promoção de políticas públicas de educação.

Família e escola: uma parceria que conquista

Durante a trajetória acadêmica, as crianças reproduzem na sala de aula comportamentos que vivenciam em casa e compartilham no lar o que aprendem na escola. Assim, é fundamental a integração entre a instituição familiar e o colégio na formação plena dos pequenos.

A família que acompanha de perto o processo de desenvolvimento e aprendizagem tem mais chances de desenvolver adequadamente diferentes aspectos, como o social e o emocional.

Aqui na Conquista, a família é um dos nossos pilares, e acreditamos que ela é a base para um crescimento saudável e uma engrenagem fundamental na construção da nossa sociedade.

Pensando nisso, temos conteúdos exclusivos, destinados a incentivar a participação ativa dos familiares no dia a dia da educação das crianças. Conheça os nossos materiais:

Almanaque da Família

O almanaque foi criado especialmente para esse pilar tão importante da Conquista, a Família, e traz vários conteúdos voltados à educação infantil e às necessidades dos familiares de crianças que têm entre dois e cinco anos.

O material traz curiosidades, dicas e ideias de brincadeiras, além de textos de fácil leitura e compreensão sobre assuntos mais específicos e sobre atividades sensoriais e de saúde integral, como segurança no trânsito e alimentação saudável, por exemplo.

O Almanaque da Família é uma oportunidade para ficar por dentro das fases do desenvolvimento e da aprendizagem. Legal, né?

E tem mais: tudo foi criado de forma lúdica e criativa para ficar ainda mais divertido no dia a dia dos pequenos.

Livro da Família

O Livro da Família já é destinado aos familiares das crianças que estão nos anos iniciais do ensino fundamental.

Como no almanaque, o livro possui informações sobre as etapas do desenvolvimento infanto-juvenil, além de sugestões de atividades muito divertidas que podem ser realizadas por toda a família.

O material conta, ainda, com curiosidades sobre assuntos que envolvem tecnologia e meio ambiente. Há também indicações de livros e filmes adequados à faixa etária dos pequenos.

O livro influencia os familiares a se aproximar dos assuntos da infância e instiga a imaginação com dicas de atividades para se fazer no cotidiano.

Revista da Conquista

A revista traz conteúdos especiais para os alunos dos anos finais do ensino fundamental, com atividades para se fazer em casa e na sala de aula. Bacana, né?

A Revista da Conquista surgiu a partir da necessidade de explicar aos estudantes e aos familiares a importância de alguns assuntos para a formação infanto-juvenil, como o desenvolvimento de um projeto de vida e o de competências socioemocionais diversas.

O material traz conteúdos mais aprofundados, mas explicados sempre de maneira simples e acessível. Vale ressaltar que tudo está aliado aos pilares da Conquista: educação financeira, empreendedorismo, educação socioemocional e família.

Ah, e não para por aí: a revista também traz várias atividades interessantes que chamam a atenção e incentivam a colaboração dos alunos. É tudo de bom reunido em um só lugar!

3 ideias de como participar do processo de aprendizagem na prática

Você já parou para pensar que compartilhar gostos, criar hábitos e passar um tempo juntos pode deixar os laços ainda mais fortes entre a família?

E esses laços mais estreitos são bem importantes para que os responsáveis possam fazer parte do processo de aprendizagem das crianças e dos adolescentes, indo além dos conhecimentos tradicionais e da sala de aula.

Então fica a dica: pequenas ações no dia a dia podem virar tradições familiares e memórias afetivas que farão toda a diferença na vida adulta daqueles que estão em desenvolvimento, hein?!

Faça atividades ao ar livre

Por mais simples e comuns que atividades ao ar livre possam parecer para os adultos, exercitar-se com as crianças é um hábito para lá de especial.

Ensinar a andar de bicicleta, jogar futebol e fazer alongamentos, por exemplo, é uma boa oportunidade de desenvolver as habilidades motoras dos pequenos. Além disso, essas práticas ensinam a gerenciar melhor o autocuidado e a paciência que se deve ter consigo mesmo durante o processo de aprendizagem.

Nas atividades ao ar livre, também é possível ter contato com a natureza e falar sobre a preservação do meio ambiente.

Leve as crianças para a cozinha

Na correria do dia a dia e em meio aos cuidados que uma família exige, às vezes é difícil ter um momento para interagir e se aproximar dos filhos, não é mesmo?

Já pensou em levar, então, as crianças para a cozinha enquanto precisa fazer o almoço ou o jantar? Nesse período, os pais e os demais familiares podem explicar a importância dos bons hábitos de alimentação, por exemplo.

A atividade também pode incentivar a criança a ter senso de autonomia e responsabilidade na dinâmica familiar, além de facilitar conversas entre os membros da família.

Ouça música com as crianças

Se você adora escutar música, que tal dividir esse hábito com os pequenos? Você pode contar sobre as canções que eram famosas na sua época e ainda explicar a riqueza das letras, por exemplo.

Além disso, vocês podem cantar e dançar juntinhos! Um jeito divertido de trabalhar a coordenação motora e a imaginação artística da criança.

Uma boa dica é montar uma playlist com as músicas favoritas de vocês e ouvir no carro, a caminho da escola, ou enquanto fazem outras atividades juntos.

Você gostou dos nossos materiais exclusivos para a família? Quer continuar lendo sobre a importância dessa instituição no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças?

Então continue acompanhando o Blog da Conquista e os nossos perfis no Facebook, Instagram e LinkedIn, para ficar por dentro dos assuntos do universo escolar!


Artigos Relacionados

Formação e Gestão Escolar
+
Como evitar o bulliyng

Como evitar o bullying na escola?

O mês de abril é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Bullying, momento para refletir sobre como evitar o bullying na escola. De acordo com uma pesquisa realizada pelo…

Leia mais

Família
+
Revista Projeto de Vida Conquista

Revista Projeto de Vida: reportagens, entrevistas e atividades repletas de conhecimento

Se você é aluno, professor, coordenador ou gestor de uma de nossas escolas parceiras, já pode baixar a revista na plataforma ConX (novo ambiente virtual da…

Leia mais

Família
+
família na escola

Família na escola: como se engajar mais nas atividades do seu filho?

Com a correria do dia a dia, fica difícil encontrar tempo para dar atenção às tarefas escolares do seu filho, não é mesmo? Mas pensar a presença da sua família na escola…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Cultura Maker

Cultura maker na educação: o que é e principais ferramentas

Pensar na escola do futuro é pensar em um modelo pedagógico mais dinâmico e participativo. Pensando nisso, preparamos este post com informações importantes sobre o que é…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Educação digital

Educação digital: os desafios das escolas do futuro

A educação digital é considerada uma verdadeira revolução nos processos de ensino e aprendizagem do mundo atual. O fato é que a tecnologia vem assumindo um papel cada vez…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Marketing para escolas particulares

Marketing para escolas particulares: como captar mais alunos

Todo mantenedor sabe o desafio que é criar e gerir campanhas que sejam realmente aderentes aos pais, alunos e outras pessoas que fazem parte do público-alvo da escola. Por…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Formação continuada para professores

Formação continuada para professores: como promover na sua escola

Promover a formação continuada para professores nas escolas é imprescindível quando o assunto é evolução na sala de aula. O educador deve se manter atualizado e…

Leia mais

Família
+
Volta às Aulas Conquista

Volta às aulas: como ajudar os filhos no início do ano letivo?

Fevereiro e março sempre indicam a chegada do novo ano letivo. Nesse período, para muitas famílias, surge o desafio de garantir uma transição suave para seus filhos na…

Leia mais

Educação Financeira
+
Como organizar as finanças da escola

Como organizar as finanças da escola? Dicas essenciais e práticas de gestão financeira

É um grande desafio organizar as finanças da escola, principalmente quando falamos de instituições privadas. Isso exige um equilíbrio de diferentes contas: folha de…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
trabalhar metodologias ativas em sala de aula

5 formas de trabalhar metodologias ativas em sala de aula

Trabalhar com metodologias ativas em sala de aula é uma maneira de promover a participação mais autônoma dos estudantes na construção do conhecimento. Isso acontece…

Leia mais