Família Postado no dia: 24 agosto, 2022

Programa de Recomposição de Aprendizagens: como superar os desafios educacionais pós-pandemia

Programa de Recomposição de Aprendizagens

Tempo estimado de leitura: 3

Programa de Recomposição de Aprendizagens: Um olhar sensível e estratégico sobre os efeitos da pandemia da Covid-19 na Educação.

 Após um longo período de escolas fechadas, a volta às aulas presenciais trouxe desafios à equipe pedagógica. Alunos das mais variadas idades sofrem com os déficits de aprendizagens e desafios socioemocionais.

Pensando nisso, a Conquista está lançando o Programa de Recuperação da Aprendizagem, uma ferramenta criada para oferecer às escolas da Conquista uma solução que as faça compreender o cenário da recomposição de maneira abrangente e dar possibilidades para que criem estratégias para adequação do currículo, do tempo escolar e das práticas pedagógicas.

“O programa de recomposição de aprendizagens foi concebido com base na necessidade de acolher nossas escolas e discutir uma temática tão importante e sensível, especialmente ao considerar os efeitos da pandemia da Covid-19 na Educação. Queremos apoiar nossos professores, gestores e famílias, para transpor esse momento tão desafiador de readaptação e superar as lacunas de aprendizagem”, destaca Alessandra M. Cavichia Atanazio, coordenadora do Núcleo de Evolução de Conteúdo da Conquista.

Os principais desafios da Educação pós-pandemia

Durante o período em que as escolas fecharam as portas, alunos e professores precisaram se adaptar a uma nova forma de ensinar e aprender. Neste período, o nível da aprendizagem dos estudantes ficou abaixo do esperado.

O Censo Escolar de 2021 mostrou que as escolas brasileiras ficaram fechadas, em média, durante 279 dias, entre março de 2020 e maio de 2021. A pausa nas aulas presenciais afetou a aprendizagem dos alunos e ampliou as desigualdades educacionais, em especial na Educação Básica. O efeito dessa interrupção funciona como um dominó, ou seja, impactos se desdobram para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e assim sucessivamente.

O estudo “Desafios da Educação pós-pandemia e como agir para superá-los”, do The Center of Child Well-being and Development, da Universidade de Zurique, em parceria com o Governo de São Paulo, demonstrou que durante a pandemia os alunos aprenderam apenas ¼ do que era esperado.

O Programa de Recomposição de Aprendizagens foi desenvolvido para dar suporte ao corpo docente nessa adequação dos conteúdos do ano vigente, sem esquecer do que ficou para trás.

O que é o Programa de Recomposição de Aprendizagens?

O Programa de Recomposição de Aprendizagens da Conquista busca oferecer soluções para os desafios escolares das diferentes fases da vida do aluno. Além de conteúdos, a ferramenta conta com ações que abrem espaço para desenvolver também as habilidades socioemocionais, um dos pilares da Conquista Solução Educacional, em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

De forma prática, os professores e a equipe pedagógica, podem usar essa ferramenta para estabelecer quais são as prioridades no ensino, de acordo com o tempo disponível até o final do ano letivo. Utilizando os filtros e anexos, as instituições podem trabalhar seguindo uma ordem do que é mais importante.

Para a Educação Infantil, Alessandra destaca que foi criado um mapa de síntese de aprendizagens.

“O mapa está organizado conforme os Campos de Experiência da BNCC para a Educação Infantil. Cada campo relaciona as aprendizagens a serem desenvolvidas ao longo dessa etapa escolar. Para cada aprendizagem, listamos alguns indicadores, que são perguntas que o educador deve responder ao analisar o desempenho de sua turma e de cada um de seus integrantes. Esses indicadores podem ser entendidos como balizadores do desenvolvimento coletivo e individual das crianças. Também indicamos sugestões de atividades que podem integrar a rotina da turma para oportunizar mais momentos de desenvolvimento dessas aprendizagens”.

Para o Ensino Fundamental, a estratégia adotada foi priorizar aprendizagens essenciais para cada ano escolar do segmento. “O programa oferece o mapa curricular priorizado, ferramenta que elenca as habilidades prioritárias de diferentes componentes curriculares ao longo dessa etapa da Educação Básica. Esse mapa foi elaborado com base em um cruzamento dos mapas curriculares de nossos materiais didáticos, com as matrizes de nossas avaliações diagnósticas e mapas de priorização de instituição externa reconhecida e de estrutura consolidada (Instituto Reúna)”, relata a coordenadora.

Como acessar o Programa de Recomposição de Aprendizagens?

Todas as escolas parceiras podem ter acesso ao Programa de Recomposição de Aprendizagens que está disponível no Portal Conquista.

Confira o passo a passo:

  • Acesse o Portal da Conquista.
  • Na aba Biblioteca de Conteúdos, acesse Projetos.
  • Selecione Programa de Recomposição de Aprendizagens e aplique o filtro.
  • Pronto! Agora você terá acesso ao artigo e às ferramentas.

Para saber mais sobre o universo da Educação, acesse outros artigos do Blog da Conquista e nossos perfis no Facebook e no Instagram. Fale com nosso consultor e faça parte da solução educacional que conquistou o Brasil!


Artigos Relacionados

Formação e Gestão Escolar
+
Como evitar o bulliyng

Como evitar o bullying na escola?

O mês de abril é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Bullying, momento para refletir sobre como evitar o bullying na escola. De acordo com uma pesquisa realizada pelo…

Leia mais

Família
+
família na escola

Família na escola: como se engajar mais nas atividades do seu filho?

Com a correria do dia a dia, fica difícil encontrar tempo para dar atenção às tarefas escolares do seu filho, não é mesmo? Mas pensar a presença da sua família na escola…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Cultura Maker

Cultura maker na educação: o que é e principais ferramentas

Pensar na escola do futuro é pensar em um modelo pedagógico mais dinâmico e participativo. Pensando nisso, preparamos este post com informações importantes sobre o que é…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Educação digital

Educação digital: os desafios das escolas do futuro

A educação digital é considerada uma verdadeira revolução nos processos de ensino e aprendizagem do mundo atual. O fato é que a tecnologia vem assumindo um papel cada vez…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Marketing para escolas particulares

Marketing para escolas particulares: como captar mais alunos

Todo mantenedor sabe o desafio que é criar e gerir campanhas que sejam realmente aderentes aos pais, alunos e outras pessoas que fazem parte do público-alvo da escola. Por…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Formação continuada para professores

Formação continuada para professores: como promover na sua escola

Promover a formação continuada para professores nas escolas é imprescindível quando o assunto é evolução na sala de aula. O educador deve se manter atualizado e…

Leia mais

Família
+
Volta às Aulas Conquista

Volta às aulas: como ajudar os filhos no início do ano letivo?

Fevereiro e março sempre indicam a chegada do novo ano letivo. Nesse período, para muitas famílias, surge o desafio de garantir uma transição suave para seus filhos na…

Leia mais

Educação Financeira
+
Como organizar as finanças da escola

Como organizar as finanças da escola? Dicas essenciais e práticas de gestão financeira

É um grande desafio organizar as finanças da escola, principalmente quando falamos de instituições privadas. Isso exige um equilíbrio de diferentes contas: folha de…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
trabalhar metodologias ativas em sala de aula

5 formas de trabalhar metodologias ativas em sala de aula

Trabalhar com metodologias ativas em sala de aula é uma maneira de promover a participação mais autônoma dos estudantes na construção do conhecimento. Isso acontece…

Leia mais

Empreendedorismo
+
Empreendedorismo Social Conquista

Empreendedorismo social: atividades para incentivar os alunos

A promoção do empreendedorismo social ajuda a estimular as habilidades de comunicação, resiliência e trabalho em equipe dos alunos, colocando-os como protagonistas de suas…

Leia mais