Tempo estimado de leitura: 2
O Coronavírus é uma doença respiratória que gerou diversos casos pelo mundo. Neste post, respondemos as principais dúvidas e separamos dicas lúdicas de como explicar o coronavírus para crianças e como elas podem ajudar na prevenção.
O que é?
É um vírus que causa doenças respiratórias. Seus sintomas se parecem muito com os de um resfriado comum, assim como sua transmissão, que acontece por meio de gotículas de saliva, espirro, tosse, contato com objetos e superfícies contaminadas e contato pessoal próximo como toque ou aperto de mão.
Geralmente, esse vírus causa infecções de respiratórias brandas a moderadas. Os primeiros sinais podem ser tosse e febre, e ao longo do desenvolvimento da doença pode causar também falta de ar e dor de garganta.
Para se proteger, é preciso reforçar alguns cuidados, como:
– Lavar bem as mãos;
– Cobrir nariz e boca quando espirrar e tossir;
– Evitar tocar nariz, olhos e boca;
– Usar lenços descartáveis para higiene nasal;
– Não compartilhar objetos de uso pessoal como talheres, pratos, copos ou garrafas;
– Manter os ambientes bem ventilados;
– Evitar contato com pessoas que apresentem sinais da doença;
Como explicar para as crianças?
Para falar sobre um assunto sério como esse, é possível usar uma linguagem lúdica. Explicando, por exemplo, que o vírus é um “bichinho invisível” que trabalha viajando. Para explicar a situação que estamos vivendo, é possível dizer que existem “milhares deles viajando nesse momento”.
Para que entendam a importância de certos cuidados básicos, explique que “nas viagens, por vezes, é preciso achar um lugar pra dormir, e eles gostam de dormir nas mãos, mas, nesse momento, podem entrar no corpo e deixar as crianças doentes”.
A linguagem lúdica é uma aliada nesse momento. Com ela, é possível ensinar a cuidar bem da saúde desde cedo, ao incentivar que as crianças usem álcool gel lavem as mãos e aceitem melhor as as etapas de prevenção da doença. Invista nela!
O que fazer em caso de suspeita?
Caso os sintomas sejam identificados, procure um médico para fazer o diagnóstico. E mantenha-se sempre informado. Acesse nosso Instagram e saiba mais sobre o coronavírus e as maneiras de preveni-lo!
Leia também: Como a escola tem se reinventado na pandemia?