Família Postado no dia: 30 novembro, 2020

Como explicar o Coronavírus para crianças

Como explicar o coronavírus para crianças

Tempo estimado de leitura: 2

O Coronavírus é uma doença respiratória que gerou diversos casos pelo mundo. Neste post, respondemos as principais dúvidas e separamos dicas lúdicas de como explicar o coronavírus para crianças  e como elas podem ajudar na prevenção.

O que é?

É um vírus que causa doenças respiratórias. Seus sintomas se parecem muito com os de um resfriado comum, assim como sua transmissão, que acontece por meio de gotículas de saliva, espirro, tosse, contato com objetos e superfícies contaminadas e contato pessoal próximo como toque ou aperto de mão.

Geralmente, esse vírus causa infecções de respiratórias brandas a moderadas. Os primeiros sinais podem ser tosse e febre, e ao longo do desenvolvimento da doença pode causar também falta de ar e dor de garganta.

Para se proteger, é preciso reforçar alguns cuidados, como:

– Lavar bem as mãos;
– Cobrir nariz e boca quando espirrar e tossir;
– Evitar tocar nariz, olhos e boca;
– Usar lenços descartáveis para higiene nasal;
– Não compartilhar objetos de uso pessoal como talheres, pratos, copos ou garrafas;
– Manter os ambientes bem ventilados;
– Evitar contato com pessoas que apresentem sinais da doença;

Como explicar para as crianças?

Para falar sobre um assunto sério como esse, é possível usar uma linguagem lúdica. Explicando, por exemplo, que o vírus é um “bichinho invisível” que trabalha viajando. Para explicar a situação que estamos vivendo, é possível dizer que existem “milhares deles viajando nesse momento”.

Para que entendam a importância de certos cuidados básicos, explique que “nas viagens, por vezes, é preciso achar um lugar pra dormir, e eles gostam de dormir nas mãos, mas, nesse momento, podem entrar no corpo e deixar as crianças doentes”. 

A linguagem lúdica é uma aliada nesse momento. Com ela, é possível ensinar a cuidar bem da saúde desde cedo, ao incentivar que as crianças usem álcool gel lavem as mãos e aceitem melhor as as etapas de prevenção da doença. Invista nela!

O que fazer em caso de suspeita?

Caso os sintomas sejam identificados, procure um médico para fazer o diagnóstico. E mantenha-se sempre informado. Acesse nosso Instagram e saiba mais sobre o coronavírus e as maneiras de preveni-lo!

Leia também: Como a escola tem se reinventado na pandemia?


Artigos Relacionados

Família
+
família na escola

Família na escola: como se engajar mais nas atividades do seu filho?

Com a correria do dia a dia, fica difícil encontrar tempo para dar atenção às tarefas escolares do seu filho, não é mesmo? Mas pensar a presença da sua família na escola…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Cultura Maker

Cultura maker na educação: o que é e principais ferramentas

Pensar na escola do futuro é pensar em um modelo pedagógico mais dinâmico e participativo. Pensando nisso, preparamos este post com informações importantes sobre o que é…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Educação digital

Educação digital: os desafios das escolas do futuro

A educação digital é considerada uma verdadeira revolução nos processos de ensino e aprendizagem do mundo atual. O fato é que a tecnologia vem assumindo um papel cada vez…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Marketing para escolas particulares

Marketing para escolas particulares: como captar mais alunos

Todo mantenedor sabe o desafio que é criar e gerir campanhas que sejam realmente aderentes aos pais, alunos e outras pessoas que fazem parte do público-alvo da escola. Por…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Formação continuada para professores

Formação continuada para professores: como promover na sua escola

Promover a formação continuada para professores nas escolas é imprescindível quando o assunto é evolução na sala de aula. O educador deve se manter atualizado e…

Leia mais

Família
+
Volta às Aulas Conquista

Volta às aulas: como ajudar os filhos no início do ano letivo?

Fevereiro e março sempre indicam a chegada do novo ano letivo. Nesse período, para muitas famílias, surge o desafio de garantir uma transição suave para seus filhos na…

Leia mais

Educação Financeira
+
Como organizar as finanças da escola

Como organizar as finanças da escola? Dicas essenciais e práticas de gestão financeira

É um grande desafio organizar as finanças da escola, principalmente quando falamos de instituições privadas. Isso exige um equilíbrio de diferentes contas: folha de…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
trabalhar metodologias ativas em sala de aula

5 formas de trabalhar metodologias ativas em sala de aula

Trabalhar com metodologias ativas em sala de aula é uma maneira de promover a participação mais autônoma dos estudantes na construção do conhecimento. Isso acontece…

Leia mais

Empreendedorismo
+
Empreendedorismo Social Conquista

Empreendedorismo social: atividades para incentivar os alunos

A promoção do empreendedorismo social ajuda a estimular as habilidades de comunicação, resiliência e trabalho em equipe dos alunos, colocando-os como protagonistas de suas…

Leia mais

Educação Inclusiva
+
Distúrbios de aprendizagem Conquista

Distúrbios de aprendizagem: dicas para trabalhar em sala de aula

Os distúrbios de aprendizagem afetam as habilidades formativas, cognitivas e socioemocionais de diversas pessoas em todo o mundo. Cerca de 5 a 15% das crianças em idade…

Leia mais