Família Postado no dia: 11 janeiro, 2021

6 brincadeiras para pais e filhos se divertirem na quarentena

Tempo estimado de leitura: 3



Em tempos de pandemia e isolamento social, a criatividade tem sido a saída para muitos pais distraírem seus filhos em casa, nos horários em que já cumpriram suas atividades escolares. Além de uma boa dose de paciência e disposição para participar das brincadeiras, é claro. Entretanto, após tantos meses de quarentena, nem sempre é fácil inventar e criar distrações que continuem sendo divertidas para a criançada. Para ajudar nessa missão, separamos algumas sugestões de brincadeiras para pais e filhos na quarentena. É para anotar, criar e se divertir, juntos!

1. Um dia na cabana

Uma sugestão de brincadeira que pode ser pra lá de animada entre pais e filhos na quarentena é organizar uma cabana dentro de casa. A diversão já começa com a montagem do espaço. Chame as crianças para separarem tecidos, lençóis, cobertores, tapetes, almofadas, travesseiros e tudo o que pode servir para fixar a cabana. Depois de pronta, é hora de pensar no que terá dentro dela: brinquedos, jogos, livros, materiais para pintura e o que mais a imaginação pensar. Para completar o dia na cabana, que tal organizar um piquenique com os pequenos? É só preparar sanduíches, frutas, água e suco e aproveitar!

2. Contação de histórias diferente

Organizar momentos de contação de história é sempre uma atividade que ajuda a manter as crianças entretidas e contentes. Mas a dica aqui é fazer diferente: os pais vão convidá-las para elas mesmas prepararem uma sessão de histórias e contarem a eles. Ou seja, os pais se tornam o público e as crianças as protagonistas da atividade. Se quiserem, podem até criar uma peça de teatro ou fantoche. A diversão começa já no início, com a escolha da história, a definição de quem serão os personagens, o que terá em cena e como será o roteiro. A prática estimula o trabalho em equipe, o raciocínio, a organização e a expressão corporal e verbal, entre outros. E tudo isso brincando! Ótima opção de brincadeira para pais e filhos na quarentena.

3. Caça ao tesouro em casa

Que criança não fica curiosa quando a brincadeira envolve pistas, dicas, caminhos e um prêmio no final? Por isso, vale a pena apostar em uma divertida e inteligente caça ao tesouro mesmo sendo dentro de casa. Para esta atividade, vão ser necessários materiais como papéis em branco, caneta, lápis, canetinhas, fita-crepe e uma boa dose de criatividade! É o momento de os pais ativarem as ideias para bolar pistas e dicas inteligentes, e com elas montar o caminho que será percorrido até o tesouro. Para crianças maiores, as pistas podem ser escritas nos papéis. Já para os menores vale desenhar os objetos que representam as dicas. Depois disso, é só distribuir os papéis pelo percurso e esconder bem o prêmio no último local. Partiu?     

4. Circuito de obstáculos

Para distrair a criançada, e ainda fazer com que gastem aquela energia diária tão típica, uma boa saída é montar um circuito de obstáculos. Mas dentro de casa? Sim! É possível. Basta analisar o espaço e organizar um percurso de acordo com a disposição dos cômodos. O próximo passo é separar os objetos e montar os obstáculos. Vale colchão, almofadas, travesseiros, brinquedos, caixas, sapatos, baldes, vassouras… E escolher o que será feito em cada um deles: pular, fazer zigue-zague, desviar, passar por baixo, dar cambalhota. O importante é criar um caminho divertido e seguro para pais e filhos se distraírem na quarentena. A brincadeira pode ficar ainda mais animada se houver uma premiação no final.    

5. Concurso de música e dança

Cantar e dançar pode ser ainda mais divertido se pais e filhos participarem juntos de um concurso em casa. Aproveite para apresentar as músicas e os estilos de dança da sua época e conhecer as versões atuais que são de interesse de seus filhos. Depois, juntos, selecionem quais delas farão parte do concurso. Na hora de cantar, uma opção é tentar descobrir trechos das músicas que o outro escolheu. Já para as danças, vale a pena assistir a vídeos de competições na internet e criar as regras para imitar determinada apresentação. O adulto que não estiver participando fica responsável por dar as notas. No final, o prêmio fica à escolha do vencedor, que pode ser a opção do jantar ou o filme para a próxima sessão em família.  

6. É hora de jogar!

Jogos de tabuleiro, de baralho, stop, jogo da velha… A ideia é fazer uma maratona dos mais diversos tipos e convidar as crianças para participarem. Definam juntos quais deles farão parte da série e separem tempos para cada um deles. Quanto mais jogos conseguirem terminar melhor. Dessa forma, além de se divertirem, pais e filhos têm a criatividade, o raciocínio e qualquer outra habilidade exigida de acordo com o jogo estimulada. É diversão e aprendizado na certa, em forma de brincadeiras para pais e filhos na quarentena.

Gostou das nossas sugestões? E aí na sua casa, como tem sido esta quarentena? Compartilhe com a gente as brincadeiras que têm feito sucesso com seus filhos! Para mais dicas, continue aqui no blog ou acesse nosso Facebook e Instagram, e fique por dentro de todas as ações que estamos desenvolvendo. 


Artigos Relacionados

Formação e Gestão Escolar
+
Como evitar o bulliyng

Como evitar o bullying na escola?

O mês de abril é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Bullying, momento para refletir sobre como evitar o bullying na escola. De acordo com uma pesquisa realizada pelo…

Leia mais

Família
+
família na escola

Família na escola: como se engajar mais nas atividades do seu filho?

Com a correria do dia a dia, fica difícil encontrar tempo para dar atenção às tarefas escolares do seu filho, não é mesmo? Mas pensar a presença da sua família na escola…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Cultura Maker

Cultura maker na educação: o que é e principais ferramentas

Pensar na escola do futuro é pensar em um modelo pedagógico mais dinâmico e participativo. Pensando nisso, preparamos este post com informações importantes sobre o que é…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Educação digital

Educação digital: os desafios das escolas do futuro

A educação digital é considerada uma verdadeira revolução nos processos de ensino e aprendizagem do mundo atual. O fato é que a tecnologia vem assumindo um papel cada vez…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Marketing para escolas particulares

Marketing para escolas particulares: como captar mais alunos

Todo mantenedor sabe o desafio que é criar e gerir campanhas que sejam realmente aderentes aos pais, alunos e outras pessoas que fazem parte do público-alvo da escola. Por…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Formação continuada para professores

Formação continuada para professores: como promover na sua escola

Promover a formação continuada para professores nas escolas é imprescindível quando o assunto é evolução na sala de aula. O educador deve se manter atualizado e…

Leia mais

Família
+
Volta às Aulas Conquista

Volta às aulas: como ajudar os filhos no início do ano letivo?

Fevereiro e março sempre indicam a chegada do novo ano letivo. Nesse período, para muitas famílias, surge o desafio de garantir uma transição suave para seus filhos na…

Leia mais

Educação Financeira
+
Como organizar as finanças da escola

Como organizar as finanças da escola? Dicas essenciais e práticas de gestão financeira

É um grande desafio organizar as finanças da escola, principalmente quando falamos de instituições privadas. Isso exige um equilíbrio de diferentes contas: folha de…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
trabalhar metodologias ativas em sala de aula

5 formas de trabalhar metodologias ativas em sala de aula

Trabalhar com metodologias ativas em sala de aula é uma maneira de promover a participação mais autônoma dos estudantes na construção do conhecimento. Isso acontece…

Leia mais

Empreendedorismo
+
Empreendedorismo Social Conquista

Empreendedorismo social: atividades para incentivar os alunos

A promoção do empreendedorismo social ajuda a estimular as habilidades de comunicação, resiliência e trabalho em equipe dos alunos, colocando-os como protagonistas de suas…

Leia mais