Família Postado no dia: 30 novembro, 2020

Como ajudar seu filho a estudar em casa

Como ajudar seu filho a estudar em casa Conquista Educação

Tempo estimado de leitura: 2

Grande parte do ensino acontece em casa, com as tarefas e as atividades curriculares. Mas há diferença entre fazer algumas atividades e manter o ensino em meio a uma interrupção, como o que ocorreu durante a pandemia de Coronavírus. Pensando nisso, separamos algumas dicas para que você, pai ou responsável, possa ajudar seu filho a estudar em casa de forma efetiva.

Estabeleça uma rotina

Tenha um local e horário de estudos fixos. Tente seguir os horários da escola, respeitando as pausas, assim, seus filhos terão energia para concluir os trabalhos e atividades.

Planeje as atividades

Uma tarefa extensa pode ser difícil de administrar. Por isso, antes de dar início às atividades, sente com seu filho e planeje a execução, dividindo-as em porções menores. Dessa forma, cada pedaço pode ser concluído diariamente e o trabalho se torna gerenciável e tranquilo.

Prepare seu filho para estudar em casa

Antes que ele comece as atividades, é importante que esteja pronto. Por isso, incentive que ele se alimente, tenha água à disposição e distrações longe da mesa de estudos. Dessa forma, as tarefas serão feitas com mais disposição e eficiência.

Faça pausas

Assim como existem intervalos entre as aulas, é importante fazer algumas pausas dentre as atividades e estudos. Esse intervalo pode ser usado para levantar, se alongar, ir ao banheiro e até mesmo espairecer, e é importante para o rendimento da criança na próxima tarefa.

Peça ajuda

Se dúvidas surgirem no meio do caminho, não hesite em pedir ajuda dos professores dos seus filhos. Eles são capacitados para lidar com o dia a dia do aluno, por isso, estão aptos a responder dúvidas relacionadas ao aprendizado do seu filho.

Seja compreensivo

O aprendizado é um processo. É na rotina, repetição, interações e aplicações que a criança consolida o conhecimento adquirido. Por isso, tenha paciência e seja compreensivo com o processo de cada um deles.

Estimule seu filho a ir além

Se as tarefas para casa parecem simples, estimule-o a buscar mais conhecimento sobre o tema de maneira autônoma. A internet pode ser uma ótima aliada na consolidação do aprendizado, se usada com responsabilidade. Se seu filho está estudando história, por exemplo, incentive-o a buscar jogos e filmes sobre o tema.

Converse bastante

Uma simples conversa pode incentivar a busca por mais conhecimento e aprendizado. Ao se interessar pelas matérias que seu filho estuda, você o ajuda a consolidar o conhecimento adquirido e ir em busca de respostas para questões que podem nascer dessa troca.

E você, como apoia o aprendizado dos seus filhos em casa? Tem alguma dica? Compartilhe com a gente aqui nos comentários ou nas nossas redes sociais. Acompanhe o Instagram da Conquista e fique por dentro de todas as nossas novidades.

Leia também: Educação Financeira: uma conversa com Maurício de Sousa


Artigos Relacionados

Formação e Gestão Escolar
+
Como evitar o bulliyng

Como evitar o bullying na escola?

O mês de abril é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Bullying, momento para refletir sobre como evitar o bullying na escola. De acordo com uma pesquisa realizada pelo…

Leia mais

Família
+
família na escola

Família na escola: como se engajar mais nas atividades do seu filho?

Com a correria do dia a dia, fica difícil encontrar tempo para dar atenção às tarefas escolares do seu filho, não é mesmo? Mas pensar a presença da sua família na escola…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Cultura Maker

Cultura maker na educação: o que é e principais ferramentas

Pensar na escola do futuro é pensar em um modelo pedagógico mais dinâmico e participativo. Pensando nisso, preparamos este post com informações importantes sobre o que é…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Educação digital

Educação digital: os desafios das escolas do futuro

A educação digital é considerada uma verdadeira revolução nos processos de ensino e aprendizagem do mundo atual. O fato é que a tecnologia vem assumindo um papel cada vez…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Marketing para escolas particulares

Marketing para escolas particulares: como captar mais alunos

Todo mantenedor sabe o desafio que é criar e gerir campanhas que sejam realmente aderentes aos pais, alunos e outras pessoas que fazem parte do público-alvo da escola. Por…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Formação continuada para professores

Formação continuada para professores: como promover na sua escola

Promover a formação continuada para professores nas escolas é imprescindível quando o assunto é evolução na sala de aula. O educador deve se manter atualizado e…

Leia mais

Família
+
Volta às Aulas Conquista

Volta às aulas: como ajudar os filhos no início do ano letivo?

Fevereiro e março sempre indicam a chegada do novo ano letivo. Nesse período, para muitas famílias, surge o desafio de garantir uma transição suave para seus filhos na…

Leia mais

Educação Financeira
+
Como organizar as finanças da escola

Como organizar as finanças da escola? Dicas essenciais e práticas de gestão financeira

É um grande desafio organizar as finanças da escola, principalmente quando falamos de instituições privadas. Isso exige um equilíbrio de diferentes contas: folha de…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
trabalhar metodologias ativas em sala de aula

5 formas de trabalhar metodologias ativas em sala de aula

Trabalhar com metodologias ativas em sala de aula é uma maneira de promover a participação mais autônoma dos estudantes na construção do conhecimento. Isso acontece…

Leia mais

Empreendedorismo
+
Empreendedorismo Social Conquista

Empreendedorismo social: atividades para incentivar os alunos

A promoção do empreendedorismo social ajuda a estimular as habilidades de comunicação, resiliência e trabalho em equipe dos alunos, colocando-os como protagonistas de suas…

Leia mais