Tempo estimado de leitura: 2
Grande parte do ensino acontece em casa, com as tarefas e as atividades curriculares. Mas há diferença entre fazer algumas atividades e manter o ensino em meio a uma interrupção, como o que ocorreu durante a pandemia de Coronavírus. Pensando nisso, separamos algumas dicas para que você, pai ou responsável, possa ajudar seu filho a estudar em casa de forma efetiva.
Estabeleça uma rotina
Tenha um local e horário de estudos fixos. Tente seguir os horários da escola, respeitando as pausas, assim, seus filhos terão energia para concluir os trabalhos e atividades.
Planeje as atividades
Uma tarefa extensa pode ser difícil de administrar. Por isso, antes de dar início às atividades, sente com seu filho e planeje a execução, dividindo-as em porções menores. Dessa forma, cada pedaço pode ser concluído diariamente e o trabalho se torna gerenciável e tranquilo.
Prepare seu filho para estudar em casa
Antes que ele comece as atividades, é importante que esteja pronto. Por isso, incentive que ele se alimente, tenha água à disposição e distrações longe da mesa de estudos. Dessa forma, as tarefas serão feitas com mais disposição e eficiência.
Faça pausas
Assim como existem intervalos entre as aulas, é importante fazer algumas pausas dentre as atividades e estudos. Esse intervalo pode ser usado para levantar, se alongar, ir ao banheiro e até mesmo espairecer, e é importante para o rendimento da criança na próxima tarefa.
Peça ajuda
Se dúvidas surgirem no meio do caminho, não hesite em pedir ajuda dos professores dos seus filhos. Eles são capacitados para lidar com o dia a dia do aluno, por isso, estão aptos a responder dúvidas relacionadas ao aprendizado do seu filho.
Seja compreensivo
O aprendizado é um processo. É na rotina, repetição, interações e aplicações que a criança consolida o conhecimento adquirido. Por isso, tenha paciência e seja compreensivo com o processo de cada um deles.
Estimule seu filho a ir além
Se as tarefas para casa parecem simples, estimule-o a buscar mais conhecimento sobre o tema de maneira autônoma. A internet pode ser uma ótima aliada na consolidação do aprendizado, se usada com responsabilidade. Se seu filho está estudando história, por exemplo, incentive-o a buscar jogos e filmes sobre o tema.
Converse bastante
Uma simples conversa pode incentivar a busca por mais conhecimento e aprendizado. Ao se interessar pelas matérias que seu filho estuda, você o ajuda a consolidar o conhecimento adquirido e ir em busca de respostas para questões que podem nascer dessa troca.
E você, como apoia o aprendizado dos seus filhos em casa? Tem alguma dica? Compartilhe com a gente aqui nos comentários ou nas nossas redes sociais. Acompanhe o Instagram da Conquista e fique por dentro de todas as nossas novidades.
Leia também: Educação Financeira: uma conversa com Maurício de Sousa