Formação e Gestão Escolar Postado no dia: 28 fevereiro, 2024

Formação continuada para professores: como promover na sua escola

Formação continuada para professores

Tempo estimado de leitura: 4


Promover a formação continuada para professores nas escolas é imprescindível quando o assunto é evolução na sala de aula. O educador deve se manter atualizado e bem-informado acerca de metodologias pedagógicas e das novas tendências da educação.  

As escolas precisam, mais do que nunca, trabalhar com profissionais da educação que valorizem conhecimentos além da teoria, como a pesquisa e a investigação dos métodos de ensino. Por isso, é necessário que as instituições estejam dispostas a reinventar e replanejar, quando necessário, seus modelos de capacitação e formação.  

Leitura de materiais atualizados, palestras e seminários são essenciais, mas como trazer esse conhecimento para a prática? Como engajar professores e gestores na mudança de métodos? Em resumo, é preciso tirar a teoria do papel. Vamos ajudar a encontrar o melhor caminho.    

Continue a leitura e aprenda com a gente!  

Teoria aliada à prática na formação de professores  

Segundo Gatti (2009), a formação continuada, em muitas instituições, é um projeto pouco sintonizado com as necessidades e dificuldades dos professores e da escola. Em suma, os docentes não participam das decisões, e os formadores, que planejam os cursos, permanecem sem conhecimento o bastante acerca dos contextos escolares dos educadores.  

Alguns programas de formação não contam com acompanhamento nem apoio sistemático para a prática pedagógica e não se relacionam com o programa de formação e o cotidiano escolar. Dessa forma, isso dificulta que os docentes coloquem em prática o que aprenderam.  

A formação continuada do educador é um processo permanente. É preciso aperfeiçoar os saberes para melhorar a atividade profissional. Ademais, o avanço da ciência e das novas tecnologias impõe essa mudança constante.  

Portanto, levando em consideração todos os empecilhos que aconteçam no planejamento da formação, é crucial assimilar aspectos fundamentais que garantem a qualidade. Segundo Candau (1997), é importante:  

  • Usar a escola como local de formação (entender as necessidades reais do cotidiano escolar e do professor);  
  • Valorizar o saber docente (considerar o saber curricular/disciplinar e a experiência desse profissional);  
  • Valorizar o ciclo de vida dos professores (resgatar e considerar o saber docente que ele construiu na prática pedagógica).  

Em conclusão, como percebemos, traçar uma relação entre os saberes teóricos e práticos é imprescindível na construção de uma boa performance e qualificação dos professores.  

Dicas práticas de como planejar e promover formação continuada para professores na sua escola 

Precisamos de professores que consigam refletir sobre sua prática educacional, que façam uma análise metódica, regular e instrumentalizada do seu modelo de ensino.   

Segundo Schön (2000), é importante que o professor realize uma autoaprendizagem. Dessa forma, ele constrói, de forma pessoal, um conhecimento profissional renovado e ultrapassa o conhecimento institucionalizado.   

Por isso, separamos aqui alguns pontos indispensáveis, aos quais se atentar quando começar a fazer o plano de formação continuada para professores da sua escola. 

Faça um diagnóstico do plano de formação da escola, com a ajuda dos docentes  

É importante envolver os professores no processo de planejamento. Por isso, antes de organizar os temas que serão abordados no programa de formação continuada, é importante debater e analisar o que for pontuado. 

Coloque em pauta perguntas essenciais, como:  

  • Quais dificuldades didático-pedagógicas mais significativas vocês encontram no dia a dia?  
  • Quais formatos e tecnologias gostariam de aprender para melhorar a didática e interação com os alunos?  
  • O que vocês sentiram ou sentem falta nos projetos de formação que oferecemos todos os anos?  

Reúna-se com o corpo docente e apresente temas, mas também escute e colete informações. Ademais, outra opção é, antes da reunião, criar um formulário online com as perguntas do debate, deixando um campo aberto para sugestões dos professores.   

Conte com uma solução que oferece cursos de formação para professores  

A Solução Conquista Educacional oferece, em sua plataforma digital, cursos EAD de formação continuada para professores, com temas da atualidade. O foco é no desenvolvimento de habilidades e competências específicas.  

Nossas escolas parceiras têm acesso gratuito e ilimitado a esses cursos, que contribuem e muito para a qualidade do ensino. Além disso, a Conquista também promove eventos de formação presenciais e online, com objetivo de levar informação de qualidade para gestores, professores e alunos, agregando valores e conhecimento para nossos parceiros.  

Confira nossa playlist da Semana de Marketing de 2023 

Conheça mais sobre a nossa solução! Clique aqui e converse com um especialista 

Soft skills: habilidades essenciais 

O mercado atual exige aptidões que extrapolam a técnica. Você sabe o que são soft skills? Em suma, trata-se de um termo, em inglês, empregado para definir habilidades comportamentais e competências subjetivas que todo profissional contemporâneo precisa desenvolver.  

Os educadores também precisam trabalhar o autoconhecimento e desenvolver essas “vocações”.  Portanto, no momento de pensar a grade para os cursos de formação continuada, é recomendável considerar a possibilidade de inserir temas como:  

  • Oratória;  
  • Comunicação não violenta;  
  • Produtividade e gestão de tempo;  
  • Liderança;   
  • Gestão de conflitos;  
  • Negociação;  
  • Pensamento criativo.  

Autoavaliação e feedback 

Em conclusão, ao final dos cursos, é importante fazer uma reunião de avaliação ou uma pesquisa sobre o que foi bom nesse último programa de formação e o que pode melhorar nos próximos.  

Essa ação faz toda a diferença no progresso e contribui positivamente para a oferta de cursos de formação, com escolhas e prazos viáveis para a rotina dos professores.  

Se quiser ficar ainda mais por dentro do universo da educação, continue navegando pelo nosso blog ou acesse nossos Facebook e Instagram 

Leia também: Como organizar as finanças da escola? Dicas essenciais e práticas de gestão financeira


Artigos Relacionados

Formação e Gestão Escolar
+
Como evitar o bulliyng

Como evitar o bullying na escola?

O mês de abril é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Bullying, momento para refletir sobre como evitar o bullying na escola. De acordo com uma pesquisa realizada pelo…

Leia mais

Família
+
família na escola

Família na escola: como se engajar mais nas atividades do seu filho?

Com a correria do dia a dia, fica difícil encontrar tempo para dar atenção às tarefas escolares do seu filho, não é mesmo? Mas pensar a presença da sua família na escola…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Cultura Maker

Cultura maker na educação: o que é e principais ferramentas

Pensar na escola do futuro é pensar em um modelo pedagógico mais dinâmico e participativo. Pensando nisso, preparamos este post com informações importantes sobre o que é…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Educação digital

Educação digital: os desafios das escolas do futuro

A educação digital é considerada uma verdadeira revolução nos processos de ensino e aprendizagem do mundo atual. O fato é que a tecnologia vem assumindo um papel cada vez…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Marketing para escolas particulares

Marketing para escolas particulares: como captar mais alunos

Todo mantenedor sabe o desafio que é criar e gerir campanhas que sejam realmente aderentes aos pais, alunos e outras pessoas que fazem parte do público-alvo da escola. Por…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Formação continuada para professores

Formação continuada para professores: como promover na sua escola

Promover a formação continuada para professores nas escolas é imprescindível quando o assunto é evolução na sala de aula. O educador deve se manter atualizado e…

Leia mais

Família
+
Volta às Aulas Conquista

Volta às aulas: como ajudar os filhos no início do ano letivo?

Fevereiro e março sempre indicam a chegada do novo ano letivo. Nesse período, para muitas famílias, surge o desafio de garantir uma transição suave para seus filhos na…

Leia mais

Educação Financeira
+
Como organizar as finanças da escola

Como organizar as finanças da escola? Dicas essenciais e práticas de gestão financeira

É um grande desafio organizar as finanças da escola, principalmente quando falamos de instituições privadas. Isso exige um equilíbrio de diferentes contas: folha de…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
trabalhar metodologias ativas em sala de aula

5 formas de trabalhar metodologias ativas em sala de aula

Trabalhar com metodologias ativas em sala de aula é uma maneira de promover a participação mais autônoma dos estudantes na construção do conhecimento. Isso acontece…

Leia mais

Empreendedorismo
+
Empreendedorismo Social Conquista

Empreendedorismo social: atividades para incentivar os alunos

A promoção do empreendedorismo social ajuda a estimular as habilidades de comunicação, resiliência e trabalho em equipe dos alunos, colocando-os como protagonistas de suas…

Leia mais