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Promover a formação continuada para professores nas escolas é imprescindível quando o assunto é evolução na sala de aula. O educador deve se manter atualizado e bem-informado acerca de metodologias pedagógicas e das novas tendências da educação.
As escolas precisam, mais do que nunca, trabalhar com profissionais da educação que valorizem conhecimentos além da teoria, como a pesquisa e a investigação dos métodos de ensino. Por isso, é necessário que as instituições estejam dispostas a reinventar e replanejar, quando necessário, seus modelos de capacitação e formação.
Leitura de materiais atualizados, palestras e seminários são essenciais, mas como trazer esse conhecimento para a prática? Como engajar professores e gestores na mudança de métodos? Em resumo, é preciso tirar a teoria do papel. Vamos ajudar a encontrar o melhor caminho.
Continue a leitura e aprenda com a gente!
Teoria aliada à prática na formação de professores
Segundo Gatti (2009), a formação continuada, em muitas instituições, é um projeto pouco sintonizado com as necessidades e dificuldades dos professores e da escola. Em suma, os docentes não participam das decisões, e os formadores, que planejam os cursos, permanecem sem conhecimento o bastante acerca dos contextos escolares dos educadores.
Alguns programas de formação não contam com acompanhamento nem apoio sistemático para a prática pedagógica e não se relacionam com o programa de formação e o cotidiano escolar. Dessa forma, isso dificulta que os docentes coloquem em prática o que aprenderam.
A formação continuada do educador é um processo permanente. É preciso aperfeiçoar os saberes para melhorar a atividade profissional. Ademais, o avanço da ciência e das novas tecnologias impõe essa mudança constante.
Portanto, levando em consideração todos os empecilhos que aconteçam no planejamento da formação, é crucial assimilar aspectos fundamentais que garantem a qualidade. Segundo Candau (1997), é importante:
- Usar a escola como local de formação (entender as necessidades reais do cotidiano escolar e do professor);
- Valorizar o saber docente (considerar o saber curricular/disciplinar e a experiência desse profissional);
- Valorizar o ciclo de vida dos professores (resgatar e considerar o saber docente que ele construiu na prática pedagógica).
Em conclusão, como percebemos, traçar uma relação entre os saberes teóricos e práticos é imprescindível na construção de uma boa performance e qualificação dos professores.
Dicas práticas de como planejar e promover formação continuada para professores na sua escola
Precisamos de professores que consigam refletir sobre sua prática educacional, que façam uma análise metódica, regular e instrumentalizada do seu modelo de ensino.
Segundo Schön (2000), é importante que o professor realize uma autoaprendizagem. Dessa forma, ele constrói, de forma pessoal, um conhecimento profissional renovado e ultrapassa o conhecimento institucionalizado.
Por isso, separamos aqui alguns pontos indispensáveis, aos quais se atentar quando começar a fazer o plano de formação continuada para professores da sua escola.
Faça um diagnóstico do plano de formação da escola, com a ajuda dos docentes
É importante envolver os professores no processo de planejamento. Por isso, antes de organizar os temas que serão abordados no programa de formação continuada, é importante debater e analisar o que for pontuado.
Coloque em pauta perguntas essenciais, como:
- Quais dificuldades didático-pedagógicas mais significativas vocês encontram no dia a dia?
- Quais formatos e tecnologias gostariam de aprender para melhorar a didática e interação com os alunos?
- O que vocês sentiram ou sentem falta nos projetos de formação que oferecemos todos os anos?
Reúna-se com o corpo docente e apresente temas, mas também escute e colete informações. Ademais, outra opção é, antes da reunião, criar um formulário online com as perguntas do debate, deixando um campo aberto para sugestões dos professores.
Conte com uma solução que oferece cursos de formação para professores
A Solução Conquista Educacional oferece, em sua plataforma digital, cursos EAD de formação continuada para professores, com temas da atualidade. O foco é no desenvolvimento de habilidades e competências específicas.
Nossas escolas parceiras têm acesso gratuito e ilimitado a esses cursos, que contribuem e muito para a qualidade do ensino. Além disso, a Conquista também promove eventos de formação presenciais e online, com objetivo de levar informação de qualidade para gestores, professores e alunos, agregando valores e conhecimento para nossos parceiros.
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Soft skills: habilidades essenciais
O mercado atual exige aptidões que extrapolam a técnica. Você sabe o que são soft skills? Em suma, trata-se de um termo, em inglês, empregado para definir habilidades comportamentais e competências subjetivas que todo profissional contemporâneo precisa desenvolver.
Os educadores também precisam trabalhar o autoconhecimento e desenvolver essas “vocações”. Portanto, no momento de pensar a grade para os cursos de formação continuada, é recomendável considerar a possibilidade de inserir temas como:
- Oratória;
- Comunicação não violenta;
- Produtividade e gestão de tempo;
- Liderança;
- Gestão de conflitos;
- Negociação;
- Pensamento criativo.
Autoavaliação e feedback
Em conclusão, ao final dos cursos, é importante fazer uma reunião de avaliação ou uma pesquisa sobre o que foi bom nesse último programa de formação e o que pode melhorar nos próximos.
Essa ação faz toda a diferença no progresso e contribui positivamente para a oferta de cursos de formação, com escolhas e prazos viáveis para a rotina dos professores.
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