Formação e Gestão Escolar Postado no dia: 25 junho, 2021

Dicas de aplicativos educacionais fundamentais para professores

aplicativos educacionais

Tempo estimado de leitura: 2

Com diferentes aplicativos educacionais, professores podem facilitar sua rotina e organizar tarefas.

Os aplicativos educacionais já fazem parte da vida de muitos professores e alunos, e já não são exatamente uma novidade, não é mesmo? Seja no celular, tablet ou computador, diversas ferramentas auxiliam na organização de atividades, na criação de ambientes de estudo, de videoaulas atraentes e facilitam a distribuição de atividades.

Contudo, são tantas opções, que buscar uma novidade para implantar em sala de aula pode tomar muito tempo e esforço do educador. Para auxiliar nesta tarefa, elaboramos uma lista com aplicativos educacionais indispensáveis na vida do professor. Confira!

5 aplicativos educacionais indispensáveis para aulas on-line

1. Google Classroom (iOS, Android e PC)

Esta ferramenta não poderia faltar em uma lista de aplicativos educacionais. O Google Classroom permite que escolas e professores criem ambientes virtuais de aula eficazes com os alunos. O app literalmente cria turmas on-line, facilita a distribuição de tarefas, além de novas formas de comunicação e organização para uma aula mais completa.

E a melhor parte de tudo isso vem agora: o Classroom é totalmente gratuito!

2. Microsoft Office Lens –  PDF Scan (iOS e Android)

Já precisou digitalizar um documento para usar em sala de aula? Quem nunca, não é mesmo? Por isso, resolvemos indicar o app Microsoft Office Lens – PDF Scan. O aplicativo possibilita que professores e alunos registrem e/ou escaneiem qualquer documento que for usado na sala de aula, como trabalhos e provas, para transformá-los em arquivos editáveis no Microsoft Word e PowerPoint.

3. Canva (iOS, Android e PC)

Criar apresentações e aulas atrativas é fundamental na vida de professores. Afinal, os educadores disputam atenção com cada vez mais informações. E a dica da vez pode ajudar muito neste quesito, além de economizar tempo e, de quebra, demonstrar qualidade.

No Canva é possível criar, além de apresentações, cartazes, slides, montagens com fotos, entre outras possibilidades. Tudo isso em uma ferramenta acessível, didática e em boa parte gratuita. Ah, e todas essas funcionalidades podem ser usadas pelos alunos também!

4. TED (iOS, Android e PC)

Vídeos com pessoas inspiradoras são uma ótima forma de captar a atenção dos alunos e levantar debates em sala de aula. E o aplicativo dá acesso a uma biblioteca com as mais de 2.000 palestras de profissionais exibidas pela plataforma. Os painéis falam sobre os mais diversos temas, como tecnologia, ciências, entre muitos outros.

5. Quizlet (iOS, Android e PC)

Investigação, inclusão, colaboração, curadoria, exploração e engajamento. Estes são os pontos fortes do Quizlet, uma ferramenta em que professores e alunos conseguem criar e compartilhar seus próprios cartões de memória e/ou fichas de estudo, além de jogos e testes.

O aplicativo é gratuito e, com cinco ou dez minutos de digitação (ou colagem), pode render horas de atividades avaliadas automaticamente dentro e fora da sala de aula. 

Esperamos que esta lista possa ajudar na sua busca por bons aplicativos educacionais para usar na sala de aula. Mas se estiver em busca de soluções educacionais completas para seus alunos, com recursos e materiais digitais integrados, entre em contato conosco e seja uma escola parceira da Conquista. 

Para saber mais sobre o universo da Educação, acesse outros artigos do Blog da Conquista e nossos perfis no Facebook e Instagram. Faça parte da solução educacional que conquistou o Brasil!

Leia mais: 5 dicas para atrair a atenção dos alunos em videoaulas


Artigos Relacionados

Formação e Gestão Escolar
+
Como evitar o bulliyng

Como evitar o bullying na escola?

O mês de abril é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Bullying, momento para refletir sobre como evitar o bullying na escola. De acordo com uma pesquisa realizada pelo…

Leia mais

Família
+
Revista Projeto de Vida Conquista

Revista Projeto de Vida: reportagens, entrevistas e atividades repletas de conhecimento

Se você é aluno, professor, coordenador ou gestor de uma de nossas escolas parceiras, já pode baixar a revista na plataforma ConX (novo ambiente virtual da…

Leia mais

Família
+
família na escola

Família na escola: como se engajar mais nas atividades do seu filho?

Com a correria do dia a dia, fica difícil encontrar tempo para dar atenção às tarefas escolares do seu filho, não é mesmo? Mas pensar a presença da sua família na escola…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Cultura Maker

Cultura maker na educação: o que é e principais ferramentas

Pensar na escola do futuro é pensar em um modelo pedagógico mais dinâmico e participativo. Pensando nisso, preparamos este post com informações importantes sobre o que é…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Educação digital

Educação digital: os desafios das escolas do futuro

A educação digital é considerada uma verdadeira revolução nos processos de ensino e aprendizagem do mundo atual. O fato é que a tecnologia vem assumindo um papel cada vez…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Marketing para escolas particulares

Marketing para escolas particulares: como captar mais alunos

Todo mantenedor sabe o desafio que é criar e gerir campanhas que sejam realmente aderentes aos pais, alunos e outras pessoas que fazem parte do público-alvo da escola. Por…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Formação continuada para professores

Formação continuada para professores: como promover na sua escola

Promover a formação continuada para professores nas escolas é imprescindível quando o assunto é evolução na sala de aula. O educador deve se manter atualizado e…

Leia mais

Família
+
Volta às Aulas Conquista

Volta às aulas: como ajudar os filhos no início do ano letivo?

Fevereiro e março sempre indicam a chegada do novo ano letivo. Nesse período, para muitas famílias, surge o desafio de garantir uma transição suave para seus filhos na…

Leia mais

Educação Financeira
+
Como organizar as finanças da escola

Como organizar as finanças da escola? Dicas essenciais e práticas de gestão financeira

É um grande desafio organizar as finanças da escola, principalmente quando falamos de instituições privadas. Isso exige um equilíbrio de diferentes contas: folha de…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
trabalhar metodologias ativas em sala de aula

5 formas de trabalhar metodologias ativas em sala de aula

Trabalhar com metodologias ativas em sala de aula é uma maneira de promover a participação mais autônoma dos estudantes na construção do conhecimento. Isso acontece…

Leia mais