Empreendedorismo Postado no dia: 24 janeiro, 2024

Empreendedorismo social: atividades para incentivar os alunos

Empreendedorismo Social Conquista

Tempo estimado de leitura: 2


A promoção do empreendedorismo social ajuda a estimular as habilidades de comunicação, resiliência e trabalho em equipe dos alunos, colocando-os como protagonistas de suas próprias histórias. Atualmente, as instituições de ensino que são atualizadas sabem que esse é um tópico indispensável.

Para incentivar os alunos a desenvolverem pensamento empreendedor, as escolas precisam organizar métodos de ensino e atividades adequadas e criativas. Continue lendo e veja nossas dicas!

O que é empreendedorismo social e qual é a sua importância para as escolas?

Geralmente, o termo empreendedorismo social é associado apenas às empresas que fazem trabalho social ou são mantenedoras de ONGs. Contudo, o verdadeiro significado do empreendedorismo vai muito além da criação de um produto inovador. As atividades realizadas nesse viés podem impulsionar a capacidade de inovação e resolução de problemas das crianças e adolescentes, por exemplo.

Para o coordenador pedagógico regional da Conquista e especialista em educação, Ivo Erthal, é parte do papel da escola conectar os alunos a um propósito de vida que extrapole o individualismo: “o empreendedorismo nas escolas ajuda os alunos a se relacionarem mais com as realidades em que estão inseridos, motivando-os a agir em função do bem-estar social de forma global”.

Como incentivar os alunos a desenvolver projetos de empreendedorismo social

Para estimular projetos de empreendedorismo social que vão além da sala de aula, é importante lembrar que é necessário possuir uma estrutura adequada para desenvolvimento, assim como ter materiais didáticos e de pesquisa à disposição e professores capacitados para apoio.

De qualquer forma, instituir a educação empreendedora dentro das atividades comuns de sala de aula já é suficiente, caso a sua escola não comporte as atividades extracurriculares.

Na hora de fazer o planejamento de aula, é importante levantar temas que façam os alunos entenderem a relação deles mesmos com o meio ambiente e com a comunidade onde vivem.

Assim, você pode organizar a sala em grupos e, em conjunto com os estudantes, pensar em perguntas que podem levar à resolução de problemas, gerando um debate. Ao longo da discussão, não deixem de refletir sobre soluções práticas que possam, eventualmente, culminar em um projeto.

Um dos pilares da Solução Conquista é o empreendedorismo. Portanto, nossos materiais didáticos falam sobre esse tema do Ensino Infantil ao Ensino Médio, motivando os alunos a pensar em novas maneiras de resolver problemas e atuar com autonomia.

Exemplos de atividade que estimulam o pensamento empreendedor

Atividade “Meu amigo empreendedor social”

Convide empreendedores ou pessoas que gerem projetos de empreendedorismo social para palestrar em sua escola. Além de inspirar, a finalidade é debater a importância de pensar em iniciativas que podem ser feitas na comunidade.

Atividade “Coleta seletiva colaborativa”

Reúna os alunos para desenvolver um projeto de reciclagem, coleta seletiva e reaproveitamento de resíduos na própria escola ou no bairro.

Atividade “Solucionando os desafios da comunidade”

Divida os estudantes em grupos. Cada equipe ficará responsável por encontrar pontos de melhoria e evolução no bairro ou na escola. Depois, crie um plano para mudar essa realidade.

Quer ter uma solução educacional empreendedora na sua escola?

Os materiais didáticos da Conquista auxiliam na formação de cidadãos críticos, criativos, ativos, colaborativos e resilientes. Conheça nossa proposta! Clique aqui e converse com um especialista.

Agora, se quiser ficar ainda mais por dentro do universo da educação, continue navegando em nosso blog ou acesse nosso Facebook e nosso Instagram.

Leia mais: Distúrbios de aprendizagem: dicas para trabalhar em sala de aula


Artigos Relacionados

Formação e Gestão Escolar
+
Como evitar o bulliyng

Como evitar o bullying na escola?

O mês de abril é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Bullying, momento para refletir sobre como evitar o bullying na escola. De acordo com uma pesquisa realizada pelo…

Leia mais

Família
+
Revista Projeto de Vida Conquista

Revista Projeto de Vida: reportagens, entrevistas e atividades repletas de conhecimento

Se você é aluno, professor, coordenador ou gestor de uma de nossas escolas parceiras, já pode baixar a revista na plataforma ConX (novo ambiente virtual da…

Leia mais

Família
+
família na escola

Família na escola: como se engajar mais nas atividades do seu filho?

Com a correria do dia a dia, fica difícil encontrar tempo para dar atenção às tarefas escolares do seu filho, não é mesmo? Mas pensar a presença da sua família na escola…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Cultura Maker

Cultura maker na educação: o que é e principais ferramentas

Pensar na escola do futuro é pensar em um modelo pedagógico mais dinâmico e participativo. Pensando nisso, preparamos este post com informações importantes sobre o que é…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Educação digital

Educação digital: os desafios das escolas do futuro

A educação digital é considerada uma verdadeira revolução nos processos de ensino e aprendizagem do mundo atual. O fato é que a tecnologia vem assumindo um papel cada vez…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Marketing para escolas particulares

Marketing para escolas particulares: como captar mais alunos

Todo mantenedor sabe o desafio que é criar e gerir campanhas que sejam realmente aderentes aos pais, alunos e outras pessoas que fazem parte do público-alvo da escola. Por…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Formação continuada para professores

Formação continuada para professores: como promover na sua escola

Promover a formação continuada para professores nas escolas é imprescindível quando o assunto é evolução na sala de aula. O educador deve se manter atualizado e…

Leia mais

Família
+
Volta às Aulas Conquista

Volta às aulas: como ajudar os filhos no início do ano letivo?

Fevereiro e março sempre indicam a chegada do novo ano letivo. Nesse período, para muitas famílias, surge o desafio de garantir uma transição suave para seus filhos na…

Leia mais

Educação Financeira
+
Como organizar as finanças da escola

Como organizar as finanças da escola? Dicas essenciais e práticas de gestão financeira

É um grande desafio organizar as finanças da escola, principalmente quando falamos de instituições privadas. Isso exige um equilíbrio de diferentes contas: folha de…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
trabalhar metodologias ativas em sala de aula

5 formas de trabalhar metodologias ativas em sala de aula

Trabalhar com metodologias ativas em sala de aula é uma maneira de promover a participação mais autônoma dos estudantes na construção do conhecimento. Isso acontece…

Leia mais