Tempo estimado de leitura: 2
A promoção do empreendedorismo social ajuda a estimular as habilidades de comunicação, resiliência e trabalho em equipe dos alunos, colocando-os como protagonistas de suas próprias histórias. Atualmente, as instituições de ensino que são atualizadas sabem que esse é um tópico indispensável.
Para incentivar os alunos a desenvolverem pensamento empreendedor, as escolas precisam organizar métodos de ensino e atividades adequadas e criativas. Continue lendo e veja nossas dicas!
O que é empreendedorismo social e qual é a sua importância para as escolas?
Geralmente, o termo empreendedorismo social é associado apenas às empresas que fazem trabalho social ou são mantenedoras de ONGs. Contudo, o verdadeiro significado do empreendedorismo vai muito além da criação de um produto inovador. As atividades realizadas nesse viés podem impulsionar a capacidade de inovação e resolução de problemas das crianças e adolescentes, por exemplo.
Para o coordenador pedagógico regional da Conquista e especialista em educação, Ivo Erthal, é parte do papel da escola conectar os alunos a um propósito de vida que extrapole o individualismo: “o empreendedorismo nas escolas ajuda os alunos a se relacionarem mais com as realidades em que estão inseridos, motivando-os a agir em função do bem-estar social de forma global”.
Como incentivar os alunos a desenvolver projetos de empreendedorismo social
Para estimular projetos de empreendedorismo social que vão além da sala de aula, é importante lembrar que é necessário possuir uma estrutura adequada para desenvolvimento, assim como ter materiais didáticos e de pesquisa à disposição e professores capacitados para apoio.
De qualquer forma, instituir a educação empreendedora dentro das atividades comuns de sala de aula já é suficiente, caso a sua escola não comporte as atividades extracurriculares.
Na hora de fazer o planejamento de aula, é importante levantar temas que façam os alunos entenderem a relação deles mesmos com o meio ambiente e com a comunidade onde vivem.
Assim, você pode organizar a sala em grupos e, em conjunto com os estudantes, pensar em perguntas que podem levar à resolução de problemas, gerando um debate. Ao longo da discussão, não deixem de refletir sobre soluções práticas que possam, eventualmente, culminar em um projeto.
Um dos pilares da Solução Conquista é o empreendedorismo. Portanto, nossos materiais didáticos falam sobre esse tema do Ensino Infantil ao Ensino Médio, motivando os alunos a pensar em novas maneiras de resolver problemas e atuar com autonomia.
Exemplos de atividade que estimulam o pensamento empreendedor
Atividade “Meu amigo empreendedor social”
Convide empreendedores ou pessoas que gerem projetos de empreendedorismo social para palestrar em sua escola. Além de inspirar, a finalidade é debater a importância de pensar em iniciativas que podem ser feitas na comunidade.
Atividade “Coleta seletiva colaborativa”
Reúna os alunos para desenvolver um projeto de reciclagem, coleta seletiva e reaproveitamento de resíduos na própria escola ou no bairro.
Atividade “Solucionando os desafios da comunidade”
Divida os estudantes em grupos. Cada equipe ficará responsável por encontrar pontos de melhoria e evolução no bairro ou na escola. Depois, crie um plano para mudar essa realidade.
Quer ter uma solução educacional empreendedora na sua escola?
Os materiais didáticos da Conquista auxiliam na formação de cidadãos críticos, criativos, ativos, colaborativos e resilientes. Conheça nossa proposta! Clique aqui e converse com um especialista.
Agora, se quiser ficar ainda mais por dentro do universo da educação, continue navegando em nosso blog ou acesse nosso Facebook e nosso Instagram.
Leia mais: Distúrbios de aprendizagem: dicas para trabalhar em sala de aula