Tempo estimado de leitura: 3
Programa de Recomposição de Aprendizagens: Um olhar sensível e estratégico sobre os efeitos da pandemia da Covid-19 na Educação.
Após um longo período de escolas fechadas, a volta às aulas presenciais trouxe desafios à equipe pedagógica. Alunos das mais variadas idades sofrem com os déficits de aprendizagens e desafios socioemocionais.
Pensando nisso, a Conquista está lançando o Programa de Recuperação da Aprendizagem, uma ferramenta criada para oferecer às escolas da Conquista uma solução que as faça compreender o cenário da recomposição de maneira abrangente e dar possibilidades para que criem estratégias para adequação do currículo, do tempo escolar e das práticas pedagógicas.
“O programa de recomposição de aprendizagens foi concebido com base na necessidade de acolher nossas escolas e discutir uma temática tão importante e sensível, especialmente ao considerar os efeitos da pandemia da Covid-19 na Educação. Queremos apoiar nossos professores, gestores e famílias, para transpor esse momento tão desafiador de readaptação e superar as lacunas de aprendizagem”, destaca Alessandra M. Cavichia Atanazio, coordenadora do Núcleo de Evolução de Conteúdo da Conquista.
Os principais desafios da Educação pós-pandemia
Durante o período em que as escolas fecharam as portas, alunos e professores precisaram se adaptar a uma nova forma de ensinar e aprender. Neste período, o nível da aprendizagem dos estudantes ficou abaixo do esperado.
O Censo Escolar de 2021 mostrou que as escolas brasileiras ficaram fechadas, em média, durante 279 dias, entre março de 2020 e maio de 2021. A pausa nas aulas presenciais afetou a aprendizagem dos alunos e ampliou as desigualdades educacionais, em especial na Educação Básica. O efeito dessa interrupção funciona como um dominó, ou seja, impactos se desdobram para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e assim sucessivamente.
O estudo “Desafios da Educação pós-pandemia e como agir para superá-los”, do The Center of Child Well-being and Development, da Universidade de Zurique, em parceria com o Governo de São Paulo, demonstrou que durante a pandemia os alunos aprenderam apenas ¼ do que era esperado.
O Programa de Recomposição de Aprendizagens foi desenvolvido para dar suporte ao corpo docente nessa adequação dos conteúdos do ano vigente, sem esquecer do que ficou para trás.
O que é o Programa de Recomposição de Aprendizagens?
O Programa de Recomposição de Aprendizagens da Conquista busca oferecer soluções para os desafios escolares das diferentes fases da vida do aluno. Além de conteúdos, a ferramenta conta com ações que abrem espaço para desenvolver também as habilidades socioemocionais, um dos pilares da Conquista Solução Educacional, em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
De forma prática, os professores e a equipe pedagógica, podem usar essa ferramenta para estabelecer quais são as prioridades no ensino, de acordo com o tempo disponível até o final do ano letivo. Utilizando os filtros e anexos, as instituições podem trabalhar seguindo uma ordem do que é mais importante.
Para a Educação Infantil, Alessandra destaca que foi criado um mapa de síntese de aprendizagens.
“O mapa está organizado conforme os Campos de Experiência da BNCC para a Educação Infantil. Cada campo relaciona as aprendizagens a serem desenvolvidas ao longo dessa etapa escolar. Para cada aprendizagem, listamos alguns indicadores, que são perguntas que o educador deve responder ao analisar o desempenho de sua turma e de cada um de seus integrantes. Esses indicadores podem ser entendidos como balizadores do desenvolvimento coletivo e individual das crianças. Também indicamos sugestões de atividades que podem integrar a rotina da turma para oportunizar mais momentos de desenvolvimento dessas aprendizagens”.
Para o Ensino Fundamental, a estratégia adotada foi priorizar aprendizagens essenciais para cada ano escolar do segmento. “O programa oferece o mapa curricular priorizado, ferramenta que elenca as habilidades prioritárias de diferentes componentes curriculares ao longo dessa etapa da Educação Básica. Esse mapa foi elaborado com base em um cruzamento dos mapas curriculares de nossos materiais didáticos, com as matrizes de nossas avaliações diagnósticas e mapas de priorização de instituição externa reconhecida e de estrutura consolidada (Instituto Reúna)”, relata a coordenadora.
Como acessar o Programa de Recomposição de Aprendizagens?
Todas as escolas parceiras podem ter acesso ao Programa de Recomposição de Aprendizagens que está disponível no Portal Conquista.
Confira o passo a passo:
- Acesse o Portal da Conquista.
- Na aba Biblioteca de Conteúdos, acesse Projetos.
- Selecione Programa de Recomposição de Aprendizagens e aplique o filtro.
- Pronto! Agora você terá acesso ao artigo e às ferramentas.
Para saber mais sobre o universo da Educação, acesse outros artigos do Blog da Conquista e nossos perfis no Facebook e no Instagram. Fale com nosso consultor e faça parte da solução educacional que conquistou o Brasil!