Formação e Gestão Escolar Postado no dia: 20 julho, 2021

Metodologias ativas de aprendizagem mudam a experiência do aluno

metodologias ativas

Tempo estimado de leitura: 3

As metodologias ativas estimulam a autonomia do aluno e proporcionam experiências educativas diferenciadas. Entenda melhor como usá-las.

Neste texto você encontra:
– o que são metodologias ativas de aprendizagem;
– tipos de metodologias ativas;
– benefícios para a aprendizagem;
– como colocar em prática;
– exemplos reais de escolas parceiras da Conquista.

O que são metodologias ativas de aprendizagem

Diante de novas tecnologias e comportamentos, manter o interesse do aluno em aulas tradicionais pode ser um desafio e tanto! Por isso, é importante se atualizar e buscar metodologias que façam sentido para crianças e adolescentes.

As metodologias ativas de aprendizagem colocam o aluno no centro de seu processo de conhecimento. O estudante age com autonomia, tem melhor conexão com o conteúdo e se desenvolve com o apoio do professor mediador. A escola das vivências, das experiências tem essa natureza.

Segundo o professor Max Haetinger, especialista em criatividade e psicopedagogia, as metodologias ativas “são aquelas que colocam os alunos efetivamente em ação e são especialmente boas no ensino híbrido, pois permitem a aprendizagem em diferentes lugares e podem ser facilmente adaptadas”.

Metodologias ativas de aprendizagem mudam a experiência do aluno: a imagem mostra um momento da conversa entre Max Haetinger e Fafa Conta que aconteceu no Congresso Conquista, além disso, a interprete de libras também está na imagem.
Max Haetinger no Congresso da Conquista 2021.

Assista à palestra completa do professor Max Haetinger no Congresso da Conquista.

Tipos de metodologias ativas de aprendizagem

Existem várias práticas de metodologias ativas e todas têm em comum o objetivo de fazer o aluno construir o próprio saber. Veja alguns exemplos a seguir.

Aprendizagem baseada em projetos

Metodologia fundamental para engajar, acolher e motivar o aluno a buscar soluções criativas para problemas comuns. Promove o diálogo entre os estudantes e os ajuda a desenvolver habilidades como proatividade, empatia e investigação.

Se a turma estiver com vontade de promover uma festa temática, por exemplo, a captação de recursos, a busca pelo espaço, a organização dos convites e a produção do ambiente podem ser etapas do projeto.

Resolução de problemas 

O aluno aprende a buscar soluções para problemas cotidianos, colocando em prática o conteúdo que o professor planejou para o período. Assim, desenvolve habilidades como a investigação, a reflexão e a criação. Essa metodologia ativa pode ser aplicada por meio de gincanas, por exemplo.

O professor se torna um mediador da aprendizagem, incentivando os alunos, auxiliando em suas dúvidas e, ao final, intermediando a apresentação das soluções.  

Sala de aula invertida

Essa metodologia ajuda o estudante a se manter ativo na construção de seu aprendizado. Ele acessa previamente o conteúdo que será exposto em sala de aula.

Ao fazer sua pesquisa, o aluno pode escolher o formato da fonte que preferir: áudio, vídeo ou texto. A metodologia combina liberdade, autonomia e autorresponsabilidade.

Assim, a sala de aula se torna um espaço de prática, onde o aluno tem a oportunidade de interagir com os colegas e resolver problemas de forma mais ativa.

Gamificação

O professor tem a oportunidade de tornar a sala de aula mais encantadora “utilizando os conceitos que estão por trás do sucesso dos games”, como bem diz o professor Max Haetinger.

Pequenos conteúdos com começo, meio e fim, ministrados em um curto período de tempo, são um exemplo. Além disso, criar fases com possibilidades de recuperação imediata estimula os alunos a persistir no aprendizado.

Metodologias ativas na prática 

A Escola Girassol, de Presidente Dutra – MA, é parceira da Conquista e coloca as metodologias ativas de aprendizagem em prática! A coordenadora Sânia Katia Silva Meneses aplica duas atividades que podem inspirar sua escola:

✨Chá Literário →  evento que estimula o aprendizado da leitura e escrita por meio da leitura conjunta de contos de fadas, parlendas, trava-línguas, músicas… A atividade incentiva o hábito da leitura, a oralidade, a imaginação e a criatividade dos alunos.

✨ Estante Mágica →  nesse projeto, a criança desenvolve um livro em que é protagonista da própria história. Ao final da atividade, os pais são convidados a comprar a história criada por seus filhos. A atividade incentiva o empreendedorismo, a imaginação e a criatividade.

Gostou do conteúdo? Para saber mais sobre o universo da Educação, acesse outros artigos do Blog da Conquista e nossos perfis no Facebook e no Instagram. Fale com nosso consultor e faça parte da solução educacional que conquistou o Brasil!

Leia mais: Mesada para filhos é uma boa ideia?


Artigos Relacionados

Formação e Gestão Escolar
+
Imagem de uma mão mexendo em uma calculadora

Guia: como cobrar mensalidade em atraso

Sabe aquele desconforto que dá no estômago quando você percebe que várias mensalidades estão atrasadas e precisa fazer alguma coisa a respeito? Você não entrou na…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+

Como escolher material didático: para onde a gestão escolar deve olhar?

Você está naquele momento crucial do ano: pilhas de catálogos sobre sua mesa, representantes comerciais ligando todos os dias, promessas mirabolantes de “sistema…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+

Como melhorar a comunicação com as famílias na escola

Fortalecer a comunicação escolar com pais é sem dúvida um dos maiores desafios — e também uma das maiores oportunidades — para os gestores escolares atualmente. Em um…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Importância da Formação Contínua de docentes

Importância da Formação Contínua de docentes

Gerir uma escola no Brasil não é uma tarefa simples. Afinal, são muitos os desafios enfrentados por diretores e coordenadores que, mesmo cansados, mantêm o compromisso de…

Leia mais

Sem categoria
+
Formação continuada para professores: futuro da educação

Formação continuada para professores: futuro da educação

Formação continuada: uma conexão com o futuro da educação As inovações tecnológicas, o surgimento de diversas metodologias e as demandas de uma sociedade cada vez mais…

Leia mais

Sem categoria
+

Como inserir e melhorar o uso da tecnologia na escola

Você já se sentiu paralisado olhando para aquele laboratório de informática com computadores de dez anos atrás enquanto escuta que “escola moderna precisa de realidade…

Leia mais

Sem categoria
+

Gestor escolar: como equilibrar liderança e bem-estar?

Você já parou para contar quantas horas por dia pensa na escola? Não estou falando apenas do horário de trabalho oficial. Estou falando daquelas ideias que pipocam durante o…

Leia mais

Sem categoria
+

A importância da educação socioemocional na escola

Na segunda-feira, João chegou na escola com olhos vermelhos e se isolou no canto do pátio. Na quarta, Maria explodiu numa crise de choro no meio da aula de matemática sem…

Leia mais

Sem categoria
+

Como fazer uma reunião pedagógica eficiente e acolhedora

Segunda-feira, 8h da manhã, primeira reunião pedagógica pós-férias. O ar condicionado ainda está gelado demais, o café chegou morno e você vê nos rostos da equipe aquela…

Leia mais

Sem categoria
+

Como usar o feedback de alunos e famílias na escola

Sabe aquela sensação de que você está fazendo o melhor possível pela escola, mas às vezes parece que algo não está conectando? Como se houvesse uma conversa importante…

Leia mais