Formação e Gestão Escolar Postado no dia: 27 setembro, 2022

Marketing educacional: 6 dicas para aplicar na sua escola

Marketing Educacional

Tempo estimado de leitura: 4

O Brasil conta hoje com mais de 40 mil escolas particulares. Nesse mercado, é preciso planejamento para se destacar e continuar captando novos alunos e conquistando estudantes e famílias. Pensando nisso, apresentamos a seguir seis dicas de marketing educacional que vão ajudar sua escola a continuar crescendo.

Esteja presente nas redes sociais

Começamos pela estratégia mais utilizada atualmente: a presença da marca nas redes sociais. Estar ativo neste ambiente é fundamental para atrair novas famílias e manter um relacionamento próximo com as que já estão matriculadas.

O Brasil é o 5º país que mais acessa redes sociais. Então, existem grandes chances de os pais do futuro aluno de sua escola estarem usando esses aplicativos de relacionamento. Além disso, hoje, 6 em cada 10 consumidores afirmam pesquisar na internet antes de definir uma compra.

As redes sociais são a “vitrine” da marca no meio digital! Procure dar destaque para aquilo que ressalta os diferenciais da escola.

Uma dica de conteúdo que pode ser postado com frequência são os eventos e atividades, informações sobre o calendário escolar e dia a dia, destaques positivos do bimestre, entre outros. Mas atenção: depois de criar os perfis nas redes sociais, é preciso publicar regularmente. Deixar a página sem atualização durante muito tempo pode causar um efeito contrário e gerar uma má impressão.

Planeje a campanha de matrículas com antecedência

Ao falar de estratégia de marketing para escolas, é essencial pensar no período mais importante para a captação e retenção de alunos: a Campanha de Matrículas.

Fazer esse planejamento com antecedência deve ser uma das prioridades da escola. Definir metas de número de alunos, estabelecer um cronograma para as matrículas, treinar os colaboradores da escola são ações que contribuem para uma Campanha de Matrículas que conquista a todos!

Vale lembrar que na Conquista a escola tem acesso a materiais que podem ser usados nesse período. Eles ficam disponíveis para consulta e download no Portal da Conquista.

Para ajudá-lo a entender um pouco mais sobre esse assunto, temos um texto com dicas práticas de como fazer uma Campanha de Matrículas com os resultados esperados.

Campanha de Matrículas: 10 dicas para conquistar novos alunos e preservar os antigos

Considere as limitações geográficas

A localização é um fator que faz a diferença na segmentação do público-alvo. Ao fazer o planejamento, leve esse fator em consideração. Seus alunos são, na maioria, moradores do mesmo bairro ou região? Então foque em atingir o público dessa localidade.

Para escolas que se concentram apenas em uma cidade ou estado, uma dica é usar alguns regionalismos na comunicação, criando uma proximidade com o público local.

Construa uma marca forte

A marca é o que vai representar a instituição e seus propósitos. Por isso, podemos dizer que nome, logo e identidade visual são indispensáveis para uma estratégia de marketing sólida a longo prazo.

Eles representam o modo como a escola se comunica com a comunidade e se posiciona no mercado, portanto devem estar de acordo com a maneira como a escola quer ser reconhecida.

Se sua escola já tem uma identidade visual estabelecida, parabéns! Significa que você já deu um passo importante para construir uma marca forte no mercado. Mas, se ainda não fez isso, é um ótimo ponto de partida.

Tenha um bom site

Mesmo com perfis nas redes sociais, ainda é muito importante ter um site bem estruturado. Nele, você pode divulgar a marca com mais profundidade, citando os diferenciais e os serviços oferecidos.

Então, aproveite que esse espaço é só seu e divulgue detalhes sobre a solução educacional que a escola utiliza, o projeto pedagógico, atividades extracurriculares, segmentos atendidos, calendário, campanha de matrículas, endereço e telefones, etc.

Para garantir mais visibilidade à escola, lembre-se de cadastrar gratuitamente a instituição no Google Meu Negócio. Assim, com esse cadastro, a instituição aparece nos resultados de busca e em apps como o Google Maps.

Por fim, se sua escola não destinar verba à criação de um site, é possível desenvolver um de maneira simples com soluções rápidas e intuitivas, como Wix e Locaweb.

Desenvolva um bom relacionamento com alunos e famílias

Todas as dicas dadas anteriormente são de extrema importância para sua escola, mas a melhor estratégia de marketing é desenvolver um bom relacionamento com alunos e famílias.

Nossa dica é estabelecer uma comunicação próxima, pessoal, e buscar saber o que a comunidade escolar mais valoriza na instituição.

Quando você se torna próximo do seu público e valoriza essa interação, as pessoas se tornam naturalmente defensoras da escola. E sabe por que isso é tão importante? Porque as indicações feitas no método “boca a boca” são essenciais para trazer novas famílias para a escola. A experiência de quem já está na comunidade escolar tem muito peso na decisão de quem está em busca de uma instituição de ensino.

Dica bônus: conte com a Conquista

Aqui na Conquista temos uma equipe de marketing pronta para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto. Além disso, no Portal da Conquista a escola tem à disposição cards prontos para serem usados nas redes sociais, com um espaço personalizável, onde é só incluir a logo da escola.

Acompanhando nosso blog, canal no YouTube e redes sociais, você também vai encontrar diversas dicas sobre o assunto. Para dar um gostinho, separamos uma playlist sobre marketing. Confira:

Venha ser um parceiro Conquista!

Se quiser conhecer melhor nossas soluções, assessorias e materiais didáticos, venha conversar com a gente! Estamos disponíveis para esclarecer suas dúvidas.

Já é parceiro? Para saber mais sobre esse e outros assuntos, continue no nosso blog ou acesse nosso Facebook e nosso Instagram.


Artigos Relacionados

Sem categoria
+

Como melhorar a comunicação com as famílias na escola

Fortalecer a comunicação escolar com pais é sem dúvida um dos maiores desafios — e também uma das maiores oportunidades — para os gestores escolares atualmente. Em um…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Importância da Formação Contínua de docentes

Importância da Formação Contínua de docentes

Gerir uma escola no Brasil não é uma tarefa simples. Afinal, são muitos os desafios enfrentados por diretores e coordenadores que, mesmo cansados, mantêm o compromisso de…

Leia mais

Sem categoria
+
Formação continuada para professores: futuro da educação

Formação continuada para professores: futuro da educação

Formação continuada: uma conexão com o futuro da educação As inovações tecnológicas, o surgimento de diversas metodologias e as demandas de uma sociedade cada vez mais…

Leia mais

Sem categoria
+

Gestor escolar: como equilibrar liderança e bem-estar?

Você já parou para contar quantas horas por dia pensa na escola? Não estou falando apenas do horário de trabalho oficial. Estou falando daquelas ideias que pipocam durante o…

Leia mais

Sem categoria
+

Como fazer uma reunião pedagógica eficiente e acolhedora

Segunda-feira, 8h da manhã, primeira reunião pedagógica pós-férias. O ar condicionado ainda está gelado demais, o café chegou morno e você vê nos rostos da equipe aquela…

Leia mais

Sem categoria
+

Como usar o feedback de alunos e famílias na escola

Sabe aquela sensação de que você está fazendo o melhor possível pela escola, mas às vezes parece que algo não está conectando? Como se houvesse uma conversa importante…

Leia mais

Sem categoria
+

Inovação na escola pequena: o que implementar?

Quando se fala em inovação na educação, é comum imaginar salas de aula tecnológicas, laboratórios modernos, softwares avançados e metodologias sofisticadas. Mas, na…

Leia mais

Sem categoria
+
Indicadores para acompanhar a saúde financeira da escola

Indicadores para acompanhar a saúde financeira da escola

 A gestão escolar, para ser completa, precisa ir além da organização pedagógica e do cuidado com os alunos. A parte administrativa, especialmente a gestão financeira, é…

Leia mais

Sem categoria
+

A importância de um sistema de ensino que se adapta à escola

Todo gestor escolar sabe: nenhuma escola é igual à outra. Há escolas maiores e menores, urbanas e rurais, com propostas pedagógicas diversas, equipes mais ou menos…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+

Como planejar o segundo semestre letivo com mais tranquilidade

Com o fim do primeiro semestre letivo se aproximando, muitos gestores escolares se veem diante de um desafio recorrente: como organizar o planejamento escolar do segundo semestre…

Leia mais