Formação e Gestão Escolar Postado no dia: 19 maio, 2023

Confira como foi a participação da Conquista na Bett 2023

Bett Brasil

Tempo estimado de leitura: 5

A Conquista esteve presente na Bett Brasil 2023 pela segunda vez. Com um estande preparado para proporcionar aos visitantes uma experiência completa, os quatro dias de feira foram incríveis.

Ao longo dos dias, centenas de pessoas, entre diretores, mantenedores, coordenadores e professores, passaram pelo estande e conheceram a solução.

As atrações ficaram por conta do Caça Conquistas: a cada segmento, os visitantes recebiam um botton ou adesivo. Ao final do percurso, havia um vídeo 360° e uma máquina de pelúcias para premiar os visitantes. Além disso, durante a Bett, a Conquista realizou uma série de bate-papos com temas relacionados à educação.

Confira os temas abordados a seguir.

Passo a passo da aprovação: como estudam os alunos aprovados? Uma abordagem baseada em dados

Conduzida por André Corleta, CEO do Me Salva!, a palestra mostrou aos visitantes dados relativos às técnicas de estudos dos alunos que são aprovados em vestibulares de todo país.

Em sua fala, Corleta destacou: “Depois de todas as análises e estudos que fizemos com os alunos, [chegamos à conclusão de que] o mais importante é volume de estudos e acompanhamento individual. O aluno tem que estudar muito, assistir a muitas aulas, fazer redações, resolver exercícios, mas isso é potencializado por um acompanhamento humano individual.”

Novos caminhos da gestão escolar

Luis Laurelli, Diretor Educacional do Isacc, falou sobre os principais aspectos da gestão escolar, todos os públicos com o qual o gestor precisa trabalhar, os setores da escola e como equilibrar todas essas tarefas.

Durante a fala, Laurelli, destacou que existem algumas maneiras de gerir uma escola. “Existem três modelos de gestão. Um modelo é a gestão centralizada, que é aquela escola em que o diretor decide tudo. Outro em que algumas pessoas decidem e outras executam, mas as coisas estão desligadas umas das outras. E tem a rede distribuída. Quando pensamos em rede, pensamos em conexões. As coisas estão conectadas.”

Empatia, cooperação e cultura de paz nas escolas

No segundo dia da feira, o Diretor Educacional da Conquista, Raison Pinheiro, falou com os visitantes do estande da Conquista sobre empatia, cooperação e cultura de paz nas escolas.

Falou sobre como a felicidade, a sensação de bem-estar, transforma a vida das pessoas. “Fazer o outro feliz, nos torna felizes.” Além disso, Raison destacou em sua fala como o afeto pode ser transformador na vida dos alunos, dando exemplos aplicados em seu trabalho ao longo dos anos.

Cultura maker: como colocar em prática em sala de aula?

As representantes de nosso parceiro Nave à Vela, Alice Ferreira e Maira Detomi, falaram sobre cultura maker e metodologias ativas.

Segundo elas, de forma resumida, a cultura maker se trata de colocar a mão na massa, e a metodologia ativa coloca o aluno no centro da aprendizagem. Assim, os dois conceitos têm o mesmo significado, mas de formas diferentes.

“Para colocar a mão na massa, o aluno precisa estar ativo naquele processo. Caso contrário, não é cultura maker.”

Vamos falar sobre saúde mental nas escolas?

Rafaela de Oliveira Perim, Gerente da Escola da Inteligência, abriu os bate-papos do terceiro dia da Conquista na Bett. Durante sua fala, ela mostrou como a escola é um recorte da sociedade e um terreno fértil para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

“Falar sobre saúde mental nas escolas é de extrema importância. Nós temos um documento preconizando isso, que é a BNCC. Eu acredito na relevância de desenvolver um trabalho preventivo, ensinar crianças e adolescentes desde pequenos a identificar as emoções, nomear aquilo que sentem e se expressar de forma efetiva. Com esse viés preventivo, é possível que a gente desenvolva uma sociedade emocionalmente mais saudável.”

Como fidelizar alunos e conquistar novos

Trazendo um assunto de muito interesse, principalmente para os gestores escolares, Thiago Faria, CEO da Escola Cheia, falou sobre como fidelizar os alunos e conquistar novas matrículas todos os anos. Ele deu dicas de como atuar em cada uma dessas áreas: “Para a fidelização, fique próximo das famílias e acompanhe essa base, porque a insatisfação com a escola pode existir, e você vai tratá-la. Para o processo de captação de novos alunos, tenha uma execução consistente e uma rotina com o time de matrículas. É preciso avaliar seu desempenho toda semana.”

Inteligência Artificial: como usar o Chat GPT em sala de aula?

Para finalizar as palestras no estande da Conquista, Ronaldo Casagrande, Vice-Presidente do Instituto Casagrande, falou sobre esse tema tão atual e que vem tomando conta das escolas por todo o país.

Ele apresentou as principais funcionalidades do Chat GPT e deu dicas de como usá-lo de forma prática no dia a dia para facilitar a rotina do professor. Confira alguns pontos destacados:

  • auxiliar na elaboração do plano de aula;
  • auxiliar na elaboração de atividades;
  • obter resumos de artigos e livros;
  • criar atividades gamificadas para os alunos;
  • auxiliar na criação de histórias;
  • corrigir textos produzidos pelos alunos;
  • auxiliar na proposição de projetos e atividades práticas.

Como foi a participação da Conquista na Bett 2023?

A participação da Conquista na edição de 2023 da Bett Brasil superou todas as expectativas.

Para Ana Luiza Perdigão, Coordenadora de Marketing da Conquista, a feira é uma experiência que vale muito a pena.

“A feira é uma oportunidade única de receber escolas parceiras, estabelecer parcerias futuras, apresentar nossos materiais, nossos diferenciais e nossos quatro pilares: Educação Financeira, Empreendedorismo, Educação Socioemocional e Família. Uma oportunidade para falar sobre aquilo de que a gente mais gosta, que é educação.”

Ao todo, foram mais de 2 mil visitas ao estande, mais de 1.200 participantes do circuito, 55 escolas parceiras conhecendo pessoalmente todo o time da Conquista presente no estante, centenas de novos contatos e um aumento de 85% no alcance de nossas redes sociais durante os quatro dias de feira.

Gostou deste conteúdo e quer ter acesso a mais textos sobre o universo da educação? Então continue navegando pelo nosso blog e confira nossos outros artigos disponíveis. Os temas são diversos! Ah, e não se esqueça de nos seguir nas redes sociais: FacebookLinkedInInstagram.


Artigos Relacionados

Formação e Gestão Escolar
+
Como evitar o bulliyng

Como evitar o bullying na escola?

O mês de abril é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Bullying, momento para refletir sobre como evitar o bullying na escola. De acordo com uma pesquisa realizada pelo…

Leia mais

Família
+
família na escola

Família na escola: como se engajar mais nas atividades do seu filho?

Com a correria do dia a dia, fica difícil encontrar tempo para dar atenção às tarefas escolares do seu filho, não é mesmo? Mas pensar a presença da sua família na escola…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Cultura Maker

Cultura maker na educação: o que é e principais ferramentas

Pensar na escola do futuro é pensar em um modelo pedagógico mais dinâmico e participativo. Pensando nisso, preparamos este post com informações importantes sobre o que é…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Educação digital

Educação digital: os desafios das escolas do futuro

A educação digital é considerada uma verdadeira revolução nos processos de ensino e aprendizagem do mundo atual. O fato é que a tecnologia vem assumindo um papel cada vez…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Marketing para escolas particulares

Marketing para escolas particulares: como captar mais alunos

Todo mantenedor sabe o desafio que é criar e gerir campanhas que sejam realmente aderentes aos pais, alunos e outras pessoas que fazem parte do público-alvo da escola. Por…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
Formação continuada para professores

Formação continuada para professores: como promover na sua escola

Promover a formação continuada para professores nas escolas é imprescindível quando o assunto é evolução na sala de aula. O educador deve se manter atualizado e…

Leia mais

Família
+
Volta às Aulas Conquista

Volta às aulas: como ajudar os filhos no início do ano letivo?

Fevereiro e março sempre indicam a chegada do novo ano letivo. Nesse período, para muitas famílias, surge o desafio de garantir uma transição suave para seus filhos na…

Leia mais

Educação Financeira
+
Como organizar as finanças da escola

Como organizar as finanças da escola? Dicas essenciais e práticas de gestão financeira

É um grande desafio organizar as finanças da escola, principalmente quando falamos de instituições privadas. Isso exige um equilíbrio de diferentes contas: folha de…

Leia mais

Formação e Gestão Escolar
+
trabalhar metodologias ativas em sala de aula

5 formas de trabalhar metodologias ativas em sala de aula

Trabalhar com metodologias ativas em sala de aula é uma maneira de promover a participação mais autônoma dos estudantes na construção do conhecimento. Isso acontece…

Leia mais

Empreendedorismo
+
Empreendedorismo Social Conquista

Empreendedorismo social: atividades para incentivar os alunos

A promoção do empreendedorismo social ajuda a estimular as habilidades de comunicação, resiliência e trabalho em equipe dos alunos, colocando-os como protagonistas de suas…

Leia mais